Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Boas, montei umas molas de rebaixamento no meu 120d e eu tenho farois xenon tanto em médios como em máximos de origem e acho que afinam sozinhos a altura pelo menos tenho os sensores nos braços da suspenção disse-me o mecanico agora depois do rebaixamento os médios ficaram a dar-me pouca luz a luz está muito baixa muito perto do carro pouco vejo a estrada, eles não se ajustaram sozinhos como deviam corrigir a altura automaticamente o que devo fazer para eles afinarem a altura certa.

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por L.Sousa »

Muito simples o melhor é levares o carro a uma oficina para afinarem isso como deve ser. è barato. O carro apenas afina altura dos faróis consoante o peso do carro, não afina depois de alterares a geometria da suspensão.
Imagem

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Acho que tb afina sim quando se mexe na geometria da suspenção a altura já ouvi dizer que se tem que ligar ao computador e meter os valores a zero e depois ele afina sozinho a andar na estrada tantos os médios como os maximos agora n sei se é verdade mas já deve ter acontecido a mais alguem com carros iguais de certeza.

Avatar do Utilizador
Miguel000
Membro Senior
Mensagens: 699
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Miguel000 »

A altura dos faróis têm que ser afinada como é obvio! O carro não adivinha...
Depois de afinado é que ele lá corrige conforme os movimentos da suspensão (devido ás diferenças de peso no carro), mas a orientação inicial tem que ser dada por nós...
Os modelos do ano do meu e alguns anos acima têm umas rodas na parte de cima da optica que permite afinação manual.
Depois de afinares o resto é automático...
O teu também deve ter :think

Alinha o teu carro com outro carro á frente e regula a altura de maneira a que não bata nos espelhor retrovisores do carro da frente.
Para ficar no ponto, vai a uma casa que tenha aquele aparelho que usam na IPO para ver a que altura está a luz e regula :fixe
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

Avatar do Utilizador
TorresVCP
Membro Iniciado
Mensagens: 44
Registado: 03 ago 2010, 18:30
O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
Localização: Alentejo

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por TorresVCP »

Boas! A melhor maneira é como te já disseram aqui, sítio plano contra uma parede, carros lado a lado. Levantas capô, e tens 2 afinadores, um para os lados outro para cima e baixo. Levas uma chave sextavada ou philips e vais rodando até ficar igual.

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por L.Sousa »

Volto a insistir a melhor maneira é levar o carro a uma oficina para alinharem isso numa máquina igual à do IPO, contra uma parede apenas dá para ter umas "ideias" (fazem isso por 5 ou 6€, a máquina é colocada ao centro do carro e depois consoante a altura das opticas regulam isso... Agora percebo porque anda ai muitos carros com os médios a baterem bem alto... Como aqui foi dito os faróis têm um afinador para regular a altura e outros têm mesmo para regular a "lateralização" dos mesmos. O que esse afinador electrónico faz (o meu tb tem) é consoante o peso baixar ou levantar a orientação do farol, mas o ponto neutro inicial terá sempre que ser feito manualmente....
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel000
Membro Senior
Mensagens: 699
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Miguel000 »

L.Sousa Escreveu:Volto a insistir a melhor maneira é levar o carro a uma oficina para alinharem isso numa máquina igual à do IPO, contra uma parede apenas dá para ter umas "ideias" (fazem isso por 5 ou 6€, a máquina é colocada ao centro do carro e depois consoante a altura das opticas regulam isso... Agora percebo porque anda ai muitos carros com os médios a baterem bem alto... Como aqui foi dito os faróis têm um afinador para regular a altura e outros têm mesmo para regular a "lateralização" dos mesmos. O que esse afinador electrónico faz (o meu tb tem) é consoante o peso baixar ou levantar a orientação do farol, mas o ponto neutro inicial terá sempre que ser feito manualmente....
Tens toda a razão. Acho que tanto eu como o outro user estamos a arranjar solução dita "provisória" para não ficar com os faróis a apontar para o chão...
Depois, assim que se puder levar ao tal aparelho :fixe

Essa malta que anda ai com os faróis a apontar para a lua também me irrita :evil:
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Obrigado pessoal :)

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por JOFIMO »

Navio Escreveu:Boas, montei umas molas de rebaixamento no meu 120d e eu tenho farois xenon tanto em médios como em máximos de origem e acho que afinam sozinhos a altura pelo menos tenho os sensores nos braços da suspenção disse-me o mecanico agora depois do rebaixamento os médios ficaram a dar-me pouca luz a luz está muito baixa muito perto do carro pouco vejo a estrada, eles não se ajustaram sozinhos como deviam corrigir a altura automaticamente o que devo fazer para eles afinarem a altura certa.
haste do nivelador ao braço da suspensão partido, quando desmontaram os amortecedores para trocarem as molas devem ter-se esquecido de soltar o nivelador do braço e partiu a haste de plástico, prepara 100 aérios ou cola o que lá está .... e assunto resolvido não é caso de focagem de faróis depois de coilovers :fixe
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Já alevantei o carro e está tudo ok com os sensores á frente a atrás e tb já tenho o problema resolvido hehe

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por L.Sousa »

Navio Escreveu:Já alevantei o carro e está tudo ok com os sensores á frente a atrás e tb já tenho o problema resolvido hehe

Afinal o que fizeste?
Imagem

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Afinei manualmente com a máquina, depois fiz o reset meti a 0 os sensores e apartir dai eles afinam automatico quando precisam aprtir do ponto que meti.

Avatar do Utilizador
sam28
Membro Senior
Mensagens: 652
Registado: 09 mar 2011, 22:54
O meu Carro:: bmw 640i f13/ vw polo 6r tdi
Localização: Guarda/Suiça

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por sam28 »

Navio Escreveu:Afinei manualmente com a máquina, depois fiz o reset meti a 0 os sensores e apartir dai eles afinam automatico quando precisam aprtir do ponto que meti.
fizes-te o reset aos sensores?
explica lá isso melhor,como se faz o reset aos sensores

Avatar do Utilizador
noosphere
Membro Junior
Mensagens: 380
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por noosphere »

sam28 Escreveu:
Navio Escreveu:Afinei manualmente com a máquina, depois fiz o reset meti a 0 os sensores e apartir dai eles afinam automatico quando precisam aprtir do ponto que meti.
fizes-te o reset aos sensores?
explica lá isso melhor,como se faz o reset aos sensores
Também gostava de saber como fazem isso :(
Quero ver se esta semana vou afinar os meus... estão mesmo baixos :(

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Ajuda a afinar os médios e máximos no farol xenon

Mensagem por Navio »

Eles ligam o carro á máquina e fazem o reset metem a afinar apartir da afinação que está dada a que fizemos manualmente a que fizemos manualmente é afinação 0 apartir dai conforme a estrada ele regula automatico mais para cima ou mais para baixo espero ter explicado :)

Responder

Voltar para “Electronica”