Luz travão de mão sempre acessa E46.

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

Boa tarde.

Algum tempo a luz do travão de mão por vezes andava ligada e outras vezes desligava-se.
Agora já nem se desliga.

Trata-se de um E46 de 99.

Gostava de saber qual o significado desta luz sempre acesa. Ou se sera somente ser algum sensor com o travão se mão estragado.

Cumprimentos
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por marco pires »

verifica o nivel do liquido dos travões, se estiver ok dá uma vista de olhos na boia para ver se não está presa.

se não for dai, desforra a travão de mão para acederes a uma ficha que se encontra na parte de dentro da consola onde está o travão de mão, essas situações tambem costumam acontecer quando essa ficha está a fazer mau contacto.

em ultima analise poderia ser um problema no modulo LCM, mas tenho quase a certeza que não será esse o problema.

seja como for não há qualquer problema por essa luz andar acesa.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

Obrigado pelo resposta Marco.

Estive a ver e de facto o nivel do oleo dos travoes esta no minimo.

Quais as razoes mais provaveis para isso acontecer?

Cumprimentos
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo_felix
Membro Juvenil
Mensagens: 129
Registado: 24 dez 2009, 01:34
O meu Carro:: bmw 320d e46 2000/09
Localização: Porto

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Ricardo_felix »

Pode ser os travões gastos..
BMW E46 320d
Kawasaki ZX12R

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

Ricardo_felix Escreveu:Pode ser os travões gastos..

Eu também pensei nessa possibilidade, mas aos 218mil km foram colocados discos e pastilhas novas a frente, e pastilhas novas atrás.
Neste momento conta com 271mil km, é normal umas pastilhas fazerem só 53mil km?

Cumprimentos
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por marco pires »

à quanto tempo não mudas o liquido dos travões?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

marco pires Escreveu:à quanto tempo não mudas o liquido dos travões?
Para ser sincero nunca mudei. :wall
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por marco pires »

pois devias!

o liquido dos travões (designado por muitos como oleo dos travões, mas na verdade não é oleo nenhum) deve ser mudado a cada dois anos pelo menos, deve ser tirado todo fora e colocado liquido novo.

isto deve ser assim porque o liquido absorve humidade, e como tal vai perdendo caracteristicas o que acaba por ser ruim para as tubagens de todo o circuito bem perda de eficácia.

se nunca mudaste o liquido é impossivel dizer se o nivel está baixo por não ter sido bem atestado da ultima vez, ou se existe fuga.

atenção que o circuito do liquido dos travões é um circuito fechado, e portanto o liquido só baixa em duas circunstancias; pastilhas gastas, ou fuga no circuito.

o facto de teres 53 mil kms nessas pastilhas não quer dizer nada, tanto podem estar ainda boas como já estarem gastas, tudo depende do material aplicado e do tipo de condução, de qualquer forma com 53 mil kms já estarão a aproximar-se do fim de vida, mas como eu disse depende muito do tipo de condução e da qualidade das pastilhas.

contudo se estivessem totalmente gastas deverias ter a seguinte luz acesa no painel:

Imagem

não estando essa luz acesa não significa isso que já não estejam quase gastas, a luz só acende mesmo no fim de ciclo da vida das pastilhas, com 53 mil kms é altamente aconselhável ver isso.

para já e se fosse comigo aquilo que eu fazia era o seguinte:

1º- verificava a espessura das pastilhas, não podem ter menos de 2mm, caso contrário é meter novas.
2º- independentemente do estado das pastilhas e de precisarem de substituição ou não, mudava o liquido dos travões, e digo isto porque tal como afirmaste nunca o fizeste, e nesse caso deve estar mesmo a precisar de liquido novo.

caso as pastilhas estejam boas e não precisem de substituição, então nesse caso é fazeres apenas o passo dois (mudar o liquido) e depois ires vendo se o nivel baixa, se baixar é porque há fuga.

em ultima alternativa e uma vez mais partindo do principio que as pastilhas estão boas, é atestares o nivel do liquido e depois ires vendo se baixa ou não, de qualquer forma e no teu caso recomendo sempre a muda do liquido no lugar do simples atestar, mas se for para diagnosticar uma possivel fuga podes atestar e depois para ver se baixa ou não, e se não voltar a baixar então depois fazeres a muda por completo.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

marco pires Escreveu:pois devias!

o liquido dos travões (designado por muitos como oleo dos travões, mas na verdade não é oleo nenhum) deve ser mudado a cada dois anos pelo menos, deve ser tirado todo fora e colocado liquido novo.

isto deve ser assim porque o liquido absorve humidade, e como tal vai perdendo caracteristicas o que acaba por ser ruim para as tubagens de todo o circuito bem perda de eficácia.

se nunca mudaste o liquido é impossivel dizer se o nivel está baixo por não ter sido bem atestado da ultima vez, ou se existe fuga.

atenção que o circuito do liquido dos travões é um circuito fechado, e portanto o liquido só baixa em duas circunstancias; pastilhas gastas, ou fuga no circuito.

o facto de teres 53 mil kms nessas pastilhas não quer dizer nada, tanto podem estar ainda boas como já estarem gastas, tudo depende do material aplicado e do tipo de condução, de qualquer forma com 53 mil kms já estarão a aproximar-se do fim de vida, mas como eu disse depende muito do tipo de condução e da qualidade das pastilhas.

contudo se estivessem totalmente gastas deverias ter a seguinte luz acesa no painel:

Imagem

não estando essa luz acesa não significa isso que já não estejam quase gastas, a luz só acende mesmo no fim de ciclo da vida das pastilhas, com 53 mil kms é altamente aconselhável ver isso.

para já e se fosse comigo aquilo que eu fazia era o seguinte:

1º- verificava a espessura das pastilhas, não podem ter menos de 2mm, caso contrário é meter novas.
2º- independentemente do estado das pastilhas e de precisarem de substituição ou não, mudava o liquido dos travões, e digo isto porque tal como afirmaste nunca o fizeste, e nesse caso deve estar mesmo a precisar de liquido novo.

caso as pastilhas estejam boas e não precisem de substituição, então nesse caso é fazeres apenas o passo dois (mudar o liquido) e depois ires vendo se o nivel baixa, se baixar é porque há fuga.

em ultima alternativa e uma vez mais partindo do principio que as pastilhas estão boas, é atestares o nivel do liquido e depois ires vendo se baixa ou não, de qualquer forma e no teu caso recomendo sempre a muda do liquido no lugar do simples atestar, mas se for para diagnosticar uma possivel fuga podes atestar e depois para ver se baixa ou não, e se não voltar a baixar então depois fazeres a muda por completo.

Visto que tenho agora uns dias de ferias vai ser para tratar disto.

Realmente nunca me tinha passado pela cabeça a muda do liquido do travoes, mas visto que surgiu isto esta mais do que na altura fazer essa intervenção.

Eu apenas referi que elas apenas tinham 53mil km, pois as ultimas duraram cerca de 76mil km, dai eu não ter associado ao desgaste da pastilha, mas como disseste Marco, tudo depende da qualidade.

Amanha logo pela manha vou tratar desta situação e verificar o que realmente se passa e resolver isto. É que sem travões não dá com nada.
Depois digo o que realmente se passa com o bimmer.
Imagem

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

A luz finalmente já apagou, foi so acrescentar liquido.

Ja comprei liquido novo para a próxima semana fazer a muda, até la vou estar atento ao nível para ver se baixa.

Obrigados pela ajuda.
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por marco pires »

ainda bem que já conseguiste resolver a situação :fixe

só podia ser o nivel baixo ou então a tal ficha de que te falei.

agora o que tens a fazer é isso mesmo que disseste; vai vendo se o nivel baixa ou se mantem igual.

se o nivel se mantiver faz essa muda completa retirando todo liquido que se encontra no sistema (se fores tu a fazer isso, não te esqueças de sangrar bem o sistema), é mesmo aconselhável que faças isso pois se nunca fizeste essa mudança posso-te garantir que o liquido que está no sistema já não em condições e pode começar a degradar as tubagens.

portanto agora é ires vendo o nivel, se estiver tudo ok como acredito que esteja, é só fazeres a muda do liquido e durante uns dois anos não precisas de te preocupar mais com isso. :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

Nestes últimos três dias já fiz cerca de 550km e o nível esta igual. Também não sei se esta distancia é o suficiente para verificar tal descida do nível do liquido.

De toda a maneira se todo correr como o planeado para a semana vou fazer a troca do óleo do motor e ao fazer uma coisa faz se a outra, e ate la de certeza que já terá mais uns bons km feitos, e assim ja posso dar mais uma vista de olhos no nível.

A troca do liquido dos travões como já referi em cima nunca fiz, nem sei como se faz, mas ja pedi ajuda de uma pessoa que percebe do assunto para meter mãos a obra e assim também fico a saber como se faz.

E eu a pensar que poderia ser um problema eléctrico. Enfim.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Assim foi dar logo com o problema.
Imagem

Avatar do Utilizador
Quick190
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 22 abr 2008, 17:20
O meu Carro:: 320d E46 - 1999/05
Localização: Ponte de Lima

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por Quick190 »

Nestes últimos três dias já fiz cerca de 550km e o nível esta igual. Também não sei se esta distancia é o suficiente para verificar tal descida do nível do liquido.

De toda a maneira se todo correr como o planeado para a semana vou fazer a troca do óleo do motor e ao fazer uma coisa faz se a outra, e ate la de certeza que já terá mais uns bons km feitos, e assim ja posso dar mais uma vista de olhos no nível.

A troca do liquido dos travões como já referi em cima nunca fiz, nem sei como se faz, mas ja pedi ajuda de uma pessoa que percebe do assunto para meter mãos a obra e assim também fico a saber como se faz.

E eu a pensar que poderia ser um problema eléctrico. Enfim.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Assim foi dar logo com o problema.
Imagem

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por L.Sousa »

Quick190 Escreveu:Nestes últimos três dias já fiz cerca de 550km e o nível esta igual. Também não sei se esta distancia é o suficiente para verificar tal descida do nível do liquido.

De toda a maneira se todo correr como o planeado para a semana vou fazer a troca do óleo do motor e ao fazer uma coisa faz se a outra, e ate la de certeza que já terá mais uns bons km feitos, e assim ja posso dar mais uma vista de olhos no nível.

A troca do liquido dos travões como já referi em cima nunca fiz, nem sei como se faz, mas ja pedi ajuda de uma pessoa que percebe do assunto para meter mãos a obra e assim também fico a saber como se faz.

E eu a pensar que poderia ser um problema eléctrico. Enfim.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Assim foi dar logo com o problema.
O óleo dos travões deverá ser mudado todos os dois anos pois o mesmo absorve água e vai perdendo a sua eficácia. É normal que o nível baixe para compensar o gasto das pastilhas.
A sua substituição não é nenhum bicho de sete cabeças mas no entanto deverá ser feita de forma correcta pois corres o risco de ficares sem travões ou os mesmos ficarem sem eficácia.
Para ser feito a 100% deveria ser com uma pressão de 2 bar ligada ao depósito do óleo e começara a sangrar sempre da roda mais distante para a mais perto da bomba do travão. Como geralmente a mesma está junto ao condutor deveria ser: trás dta-> trás esq -> frente dta -> frente esq
De forma a tirar todo o ar do circuito. Têm também atenção ao tipo de óleo que colocas existem várias normas Tipo DOT4, etc...

Um abraço.
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Luz travão de mão sempre acessa E46.

Mensagem por marco pires »

exato, a mudança tem que ser feita por alguem que esteja habituado, com os travões não se brinca.

o liquido é o DOT4 habitual, normalmente o mesmo que se usa na bomba da direcção assistida.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Electronica”