White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida

Mensagem por White_Spot™ »

Já estava na altura de criar este tópico com as mod´s que fui fazendo e não só.

Tenho metido essas actualizações todas mas em outras bandas (fórum VirtuaLegion) e agora achei que estava mais que na hora de meter aqui que é o lugar devido.

Não liguem se alguma coisa soar assim para o deslocado aqui do fórum, mas é como disse, isto foi colocado noutro lugar e como tal pode haver alguma coisa que não soe muito "lógico".

Poderão ver que fiz tipo uns DIY para algumas mod´s, mas no fim parecem mais umas sessões fotográficas rascas do que outra coisa hehe.

Vou então começar com os aros cromados.

DIY – Aros cromados no painel de instrumentos.



Preço dos aros: 30€ mais portes (valor conseguido num Group Buy)

Viatura: BMW E46 330D Sedan de Janeiro de 2001

Imagem

Ferramentas usadas: Chaves sextavadas

Imagem

Grau de dificuldade: 2 / 10

Dificuldades: - Desapertar e apertar parafusos;
- Retirar o painel de instrumentos do local;
- Desligar e ligar duas fichas.

Tempo de execução: 15 minutos.

Precauções: Desligar a viatura (a chave estar na posição 0)



Passos a seguir:

:arrow: Com a chave sextavada retirar os dois parafusos.

Imagem

:arrow: Depois com a ponta dos dedos (se necessário usar algo) para conseguir puxar a lâmina superior e assim conseguir retirar o painel de instrumentos.

Imagem

Nota: Vamos retirar esta lâmina para que seja mais fácil a remoção do painel de instrumentos.

:arrow: Para retirar a lâmina basta pressionarem as duas patilhas e puxarem a lâmina.

Imagem

:arrow: Depois disto vamos retirar as duas fichas existentes na parte traseira do painel de instrumentos.
Para tal temos de pressionar a pequena mola no topo da ficha, para de seguida conseguirmos fazer deslizar a pequena alavanca que mantém a ficha fixa no seu lugar.

ImagemImagem

:arrow: Agora já podemos retirar o painel de instrumentos do seu local, e assim podermos trabalhar mais à vontade. Esta operação torna-se difícil devido ao tamanho do painel, contudo com um pouco de jeito consegue-se retirar o mesmo por um dos lados, baixando a manete (neste caso dos piscas) e rodando um pouco o volante.

Imagem

:arrow: No local do painel apenas irão ficar as duas fichas que desligamos.

Imagem

:arrow: Como podemos observar na foto seguinte, na parte traseira do painel temos os parafusos que vamos ter de desapertar. Também se pode observar que nem todos os orifícios tem parafusos, se isso é normal ou não, desconheço, no entanto nos locais onde não existem parafusos, também não temos marcas de algum dia ter existido algum. Também existem algumas molas na parte lateral do painel, contudo no meu caso, as mesmas só estavam a fazer feitio pois não tinham pressão, e consequentemente não seguravam nada.

Imagem

:arrow: Passemos então a retirar os parafusos, que no meu caso eram 4.

Imagem

:arrow: Agora depois de tirar a tampa traseira do painel, poderemos observar a “board” do painel de instrumentos. Para a retirar, basta agarrar, por exemplo, nas fichas e puxar para fora a “board”. Como precaução óbvia, não se deverá tocar nos componentes e na própria “board” para evitar descargas de electricidade estática.

Imagem

:arrow: Nesta foto podemos observar a parte forntal da "board".

Imagem

:arrow: Agora basta simplesmente encaixar os aros nos lugares respectivos.
Neste caso os aros vêm à medida e com um encaixe perfeito, fazendo com que seja desnecessário usar cola, ou fita-cola de dupla face.

Imagem

:arrow: É necessário ter um certo cuidado ao voltar a colocar a "board" no seu local pois a "película" que tapa os leds e nos indica as luzes de serviço, pode sair do seu local e consequentemente fica fora do local, como se pode ver nesta foto.

Imagem

:arrow: Por fim só teremos de voltar a colocar a “board”, a tampa do painel traseiro, meter os parafusos, encaixar as fichas, meter a lâmina, e apertar os últimos parafusos.


Estado inicial

Imagem


Estado final

Imagem



Notas finais:

-> Torna-se bastante difícil lembrarmo-nos de tirar todas as fotos necessárias, e sobretudo dos melhores ângulos. Devido a isso acabei por me esquecer de tirar fotos aos aros antes de os montar, como tal não foi apresentada uma foto dos mesmos sem estarem montados. Também me esqueci de tirar fotos do antes e depois do trabalho completamente terminado, conforme podem observar pelas fotos.
-> A apresentação do DIY não está propriamente como eu gostaria, mas não consegui fazer melhor no momento.
-> No outro dia lembrei-me de dados interessantes para mencionar, mas acabei por me esquecer de quais eram.


Dou por terminada a apresentação deste DIY, e nada mais irá ser alterado, salvo erros que me tenham passado despercebidos.
Espero pelos vossos comentários e dicas para melhor o próximo DIY.
Última edição por White_Spot™ em 25 jan 2015, 22:56, editado 5 vezes no total.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por pedrosousa »

Tópcio espetacular!! Agora tens que retocar essa situação para isso ficar como se viesse assim de origem!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
MarcosFonseca
Membro Gold
Mensagens: 1360
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Localização: Viseu

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por MarcosFonseca »

Parabéns, tudo mt bem explicadinho..esperemos que o resto das mods levem esse grau de detalhe nas explciações ;)

E bota ai fotos da maquina para o pessoal ver melhor...
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Já era para ter metido mais cenas, mas o raio do fórum não deixa meter dois post seguidos do mesmo user e faz um editar ao anterior.

Infelizmente esse foi o mais elaborado de todos hehe.

Já de seguida vem os pedais M!

DIY – Pedais M

Material a ser aplicado: Pedais metálicos com indicação M

Imagem

Preço dos pedais: 70€ mais portes (valor conseguido num Group Buy)

Viatura: BMW E46 330D Sedan de Janeiro de 2001

Imagem

Ferramentas usadas: Berbequim, chave sextavada, chave de parafusos estrela, chave de porcas e algo para fazer marcações (lápis por exemplo)

Imagem

Grau de dificuldade: 3 / 10

Dificuldades: – Fazer a marcação para furar; Conseguir furar os pedais metálicos, neste caso, só o de travão.

Tempo de execução: +/- 20 minutos.

Precauções: Ter a viatura numa superfície plana e devidamente travada (travão de mão e caixa)


Passos a seguir:

:arrow: Com a mão retirar as protecções de borracha dos pedais, sendo que neste caso foi só ao pedal do travão.

Imagem

:arrow: Depois coloca-se o pedal no local onde ele vai ser colocado, e das duas uma, depois de se verificar que os buracos por onde vão passar os parafusos estão “dentro” da área do pedal, dá-se um “cheirinho” com o berbequim, ou então marca-se com um lápis num deles.

Nota: Recomendo vivamente marcarem com um lápis, pois o pedal em si é bastante duro e difícil de se furar.

:arrow: Depois de terem um furo feito, apertem o parafuso (tem porca na parte e trás) para poderem ter uma noção mais clara, de que o pedal está no local correcto. Depois poderão furar com o pedal posto, ou mesmo sem ele.

Nota: Recomendo fazerem os restantes furos sem o pedal posto, pois tal como referi anteriormente, é muito difícil furar! Fazendo com o pedal no sitio correm o risco de marcarem o Pedal M, tal como me aconteceu.

Imagem

:arrow: Depois deste pedal, passemos aos restantes (acelerador e descanso). Para estes não é necessário retirar qualquer protecção, nem outra parte. Basta furar mesmo por cima da parte de plástico que cobre esses pedais.

Furar estes pedais é muito fácil, e não requer nada de mais, para além de colocar o pedal no sítio e furar por cima.
No que toca ao pedal de acelerador, basta colocar o pedal e então furar, depois colocar os parafusos (também tem porca por trás), e na parte junto ao chão do carro poderão vir a sentir alguma dificuldade em colocar a porca, visto o espaço ser muito pouco.
No que toca ao pedal de descanso, o procedimento é similar ao do acelerador, sendo que a única diferença está no facto de estes parafusos não levarem porca por trás. O próprio parafuso fará o aperto, e para os apertar terão de usar uma chave de parafusos em formato de estrela.

Nota: O pedal de descanso não cobre totalmente o local de origem, como tal a melhor opção é colocar o pedal o mais em baixo possível, e deixar então visível a parte de cima.


Estado inicial

Imagem


Estado final

Imagem



Notas finais:


Mais uma vez, tornou-se bastante difícil lembrar-me de tirar todas as fotos necessárias, e sobretudo dos melhores ângulos. Devido a isso acabei por me esquecer de tirar fotos aos parafusos em si e aos pedais antes de os montar. Também me esqueci de tirar fotos do processo de furação individual de cada pedal.

Dou por terminada a apresentação deste DIY, e nada mais irá ser alterado, salvo erros que me tenham passado despercebidos.

Espero pelos vossos comentários e dicas para melhorar o próximo DIY.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por pedrosousa »

Também não gosto dessa funcionalidade do forum.... Por exemplo eu fiz umas mods e actulizei mas respondi a mim mesmo e assim o pessoal nem se apercebe porque não faz UP....

Os pedais //M dão logo outra funcionalidade....
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Pois acaba por ser uma boa treta quando se precisa de meter mais informações :?.

Aqui fica mais uma coisa hehe. O pessoal tem de dizer é algo para eu conseguir ir actualizando o tópico.

Perda de água! – Parte 1

No dia 31 (Dezembro) quando fui para a santa terrinha acendeu-me a luz indicadora do nível da água. Parei numa estação de serviço e atestei a coisa pois estava seco de todo. Fiz uns 300 a 400 km com o carro e sem puxar por ele, mas mesmo assim anteontem por volta das 13H quando ia para casa depois do serviço voltou-me a ligar a luz.
Na garagem estive a ver a coisa e verifiquei que estava de novo sem água no sistema :confuso:.
No chão não tinha marcas de água nem nada o que me levou logo a suspeitar o pior (junta do motor queimada), indo de imediato verificar o nível do óleo, mas felizmente o mesmo estava normal.
Fiz esse teste pois indicaram-me que quando a junta do motor queima a água mistura-se com o óleo, aumentando assim o nível do mesmo.

Fui dormir e ao final da tarde fui ver a coisa melhor já com o motor frio.
Verifiquei novamente os níveis e o óleo estava normal, mas tinha muito pouco água. Atestei de água e liguei o carro para ver se verificava alguma fuga.
Deixei o motor aquecer um bocado e depois dei umas aceleradelas para ver se isso provocava alguma fuga.
No chão não verifiquei água à mesma e por sorte apercebi-me de estarem a cair umas pingas de água por baixo da protecção do motor. Não pingava assim tanto mas tinha um bom ritmo.

Verifiquei que a água vertia entre uma peça de plástico e uma peça metálica que julgava ser a EGR. Desliguei o carro e fui ver o nível da água, verificando que a mesma já tinha baixado um bom bocado.
Fui ver de novo por baixo do carro e puder verificar que a água que estava a acumular-se na protecção inferior do motor já estava a sair perto do meio do carro.

Como não sou assim tão entendido na coisa, fui ao ETK e tentei verificar o que seriam aquelas peças, sendo que confirmei que a peça metálica é a EGR e a peça de plástica que está por cima o termóstato da mesma. Segundo o esquema existe um o-ring (peça 15) entre ambas as peças e poderá ser daí o problema, pelo menos assim espero eu.

Imagem


Visto a EGR (Exhaust gas recirculation) necessitar de ser limpa de vez em quando, pois a mesma tal como o nome indica, serve para fazer re-circular os gazes do escape fazendo com que fique bastante suja por dentro.

Imagem

Imagem de exemplificação.

Devido a isso decidi então meter as mãos à obra e tentar eu mesmo resolver esta fuga e limpar a EGR.

Tal como acabei de dizer a EGR precisa de ser limpa de vez em quando, pois tem tendência em acumular bastante porcaria lá dentro, diminuindo o fluxo de ar e neste caso poderá mesmo estar a impedir o normal fluxo da água (desconhecia que ia água para esse sítio). Mas após consultar o ETK fiquei a perceber que só os carros com transmissão automática é que possuem este termostato e talvez por causa disso é que nunca o vi em nenhum DIY.

Fica aqui umas fotos para que tenham ideia do espaço e do local onde iria trabalhar.

Imagem Imagem

Para aceder ao termostato e à EGR, foi preciso retirar 3 parafusos que seguram a protecção do motor, e dois pernos que fixam a entrada de ar para o filtro de ar.

Aqui podem ver as peças plásticas que saíram.

Imagem

Agora sem as protecções já se pode trabalhar mais à vontade... ou talvez não :confuso:.

Imagem

Aqui podemos ver o termostato que vou ter de remover para verificar o o-ring. Para tal temos de remover dois parafusos. Um é o que se vê na foto e o outro fica por baixo do tubo que se vê.

Imagem

Nesta foto já se pode ver o termostato fora e os parafusos colocados na EGR para evitar perde-los.

Imagem

E por fim podem verificar que o o-ring está realmente em mau estado, sendo muito provavelmente a causa da fuga de água.

Imagem

O que aparentemente parece um serviço fácil tornou-se em algo muito demorado, devido a não ter a ferramenta mais adequada para o efeito, aliando a isso uma falta de espaço tremenda para se conseguir trabalhar minimamente à vontade.

Acabei por não conseguir retirar a EGR pois não consegui desapertar um parafuso. Com muita dificuldade e algum engenho é que consegui desapertar duas braçadeiras, mas de nada serviu pois sem retirar os dois parafusos (pois só à pouco após ver o ETK é que me apercebi que tenho de tirar dois parafusos) de nada me adiantou.

Logo mais vou à BMW comprar o o-ring e uma mola que estava partida (fixa a protecção da ventoinha do radiador), aproveitando a saída para ver se compro um jogo de chave de roquete para facilitar o trabalho.

Logo mais com sorte se conseguir retirar a EGR meto aqui a segunda parte desta crónica.

Fim da primeira parte.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por pedrosousa »

Isso é o arrefecedor dos gazes de EGR, serve para poluir menos!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Perda de água! – Parte 2

Basicamente posso começar a segunda parte desta crónica dizendo que andei feito urso a tentar tirar a peça metálica que está unida à de plástico que tirei, pois não sei por que carga de água achei que aquilo era a EGR.
Eu já tinha achado estranho que em todas as imagens que vi na internet a “minha” não se parecia nada com elas.
Mas prontos, como também nunca vi nada a falar do raio do termostato (que só existe em carros com transmissão automática) podia ser que neste caso a EGR tivesse um aspecto diferente.
Ao fim de fazer mais uns lanhos nos dedos e de desapertar tudo o que havia para desapertar e não conseguir sacar aquela treta fora, resolvi ir um pouco mais acima e tentar desapertar um tubo metálico (que vai lá dar) para ver se assim aquilo saia.

De repente fez-se luz :o... muita burro que eu sou, só não me mordeu porque não tinha dentes dasss :X.

Não é que a EGR estava mais acima e bem visível... grande nabo que sou lol.

Imagem

Prontos lá tive uma trabalheira desgraçada para voltar a apertar os parafusos da outra treta, que ainda vou ter de ver bem no ETK o que realmente é.

Tanto trabalho e tempo para nada arre.

Seja como for, já tirei a EGR fora e para isso só tive de desapertar duas abraçadeiras de fácil acesso e 4 parafusos, em que só um dos que ficava por baixo era mais lixado de lá se chegar.

Imagem

Aqui fica o aspecto da entrada para o motor já com a EGR fora. Limpo ou nem por isso?

Imagem

Os parafusos já estão no sítio para não os perder, pois hoje encontrei um parafuso no chão que ainda estou para ver se é do carro, seja ele proveniente deste arranjo ou de outro :DD.

Aqui está a maldita EGR que andava disfarçada :-[. É que se ainda fosse pequena era normal não a ver, mas um calhau destes é difícil não ser visto ainda por cima estando na parte de cima do motor lol.

Imagem

Agora deixo-vos umas fotos para verem o estado da mesmo por dentro antes da limpeza.

ImagemImagemImagemImagem

Será que está muito suja ou aquilo é o normal? Não faço a mínima ideia para ser sincero, no entanto consegue-se ver que em alguns pontos existe bastante porcaria acumulada.
Essa porcaria faz algum mal? Ou só em alguma parte específica da EGR é que faz mal?
Não sei, mas de certeza que limpa fica melhor e de certeza que também funcionará melhor :).

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por pedrosousa »

Já vi mais sujas e é normal que estajam sujas, sendo que a grande vantagem de andar limpa é que o ar flui melhor e o rendimento tende a ser maior!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Perda de água! – Parte 3

Ontem aproveitei o turno da noite para ir comprar um pouco de gasóleo e meter as mãos na porcaria :shh.
Para o efeito usei um balde (bidão de plástico cortado) usado para a limpeza dos carros, onde coloquei um pouco de gasóleo e usei um desperdício para limpar a EGR pois não tinha nenhum pincel.

Esfreguei um bocado e até tive de ir com os dedos mesmo para conseguir retirar as camadas mais grossas de bedum. Como seria de esperar esta operação de limpeza envolvia sujar bastante as mãos, calcei previamente dois pares de luvas (daquelas usadas no hospitais), mas as mesmas ao fim de alguns minutos começaram a desfazer-se na ponta dos dedos. Quando as mesmas já estavam a ficar num estado miserável, optei por parar com a limpeza e deixar a EGR de molho no gasóleo que mesmo já tendo sido trocado uma vez mais parecia petróleo :DD.

Aqui ficam duas imagens da EGR a repousar no seu banho purificador ;D.

ImagemImagem

A coisa ficou em banho maria cerca de uma a duas horas e depois retirei-a para lhe dar mais um lamiré e desta vez usei uma pequena escova que encontrei na casa de banho. Desta vez precavi-me e calcei logo três pares de luvas para assim poder mexer durante mais tempo na bodega ^-^.

Este foi o resultado que consegui obter no fim da limpeza.

ImagemImagemImagemImagemImagem

Está longe de ser perfeito no entanto o que mais queria era o grosso sair, ficando no fim apenas uma pequena parte com uma camada muito dura de sujidade que mais parecia ser já o metal queimado que outra coisa. A abertura mais pequena que é a que liga ao termostato que vertia água, devido à sua largura e profundidade pouco melhorou já que não tinha nada para ir fuçar lá dentro hehe. O pequeno veio / pistão (chamemos-lhe assim) do centro também não ficou perfeito mas tal como indiquei anteriormente não tinha forma de fazer melhor.

Esta parte resolvida falta mostrar a diferença entre o o-ring velho e o novo.

Imagem

Dá para ver perfeitamente que o velho até já estava a abrir e tudo de tão mau que estava.

Esta é a pequena mola que fixa um dos lados da protecção da ventoinha do radiador e que estava partida.

Imagem

Aproveitei para a comprar e assim foi mais uma pequena anomalia resolvida.

Agora de cabeça não me lembro quanto custou o o-ring e a mola, pois o tipo da BMW disse-me que da última vez as entradas de ar que comprei para o parachoques M-Tech 2 que tinham vindo trocadas inicialmente e depois trocadas literalmente toma lá dá cá, afinal não podiam ter sido assim pois o preço era diferente.
Foi necessário ele simular a anulação da outra factura e depois cobrar nesta o valor correcto, mas pagando apenas a diferença.
O engraçado nisto foi ele ter dito que só passado alguns dias é que verificou o erro dele, mas como não tinha o meu contacto não me pôde ligar a avisar da situação. Isso é estranho porque eu deixei o meu contacto (se não bastasse isso já estar nos meus dados de cliente) para me ligarem assim que chegassem as entradas de ar. Mas se não bastasse isso ele andou à procura de um papel onde apontou os dados que teria de alterar e não é que quando acha o papel consigo ver bem escarrapachado o meu número de telemóvel :DD.
Prontos... isto sem um episódio caricato não teria piada lol. No final acabei por pagar 18.18€ (o o-ring, a mola e a diferença) não tendo sido nenhuma fortuna, contudo pergunto-me o que aconteceria se eu não fosse mais lá?


Mas o que realmente interessa é que coloquei a mola e o o-ring no sítio e a EGR também, sendo que fiz isso em pouco mais de 10 minutos.
O o-ring molhei-o bem e o sítio dele também foi devidamente limpo para retirar todos os vestígios do anterior.
O parafuso que não sabia de onde era, afinal tinha sítio e era deste arranjo hehe. Era o único diferente que servia para fixar a protecção do motor. Ele apenas tinha ficado caído no chão de um dia para o outro quando arrumei tudo na mala do carro.

Infelizmente já no fim quando ia para colocar as protecções do motor ao pegar na chave para apertar um parafuso, junto veio outra cabeça da chave (provavelmente por a ponta da chave ter íman) e caiu-me para dentro do motor ficando na protecção inferior do motor. Ainda andei a bater por baixo para ver se a conseguia atirar para fora mas nada feito, só ouvia a mesma a saltar de um lado para o outro.
Pode ser que com sorte se aguente por lá até ir à oficina fazer a revisão e lá peça para tirar a protecção para ver se ainda lá está e a retirar.


Falta apenas referir que liguei o carro e deixei-o trabalhar um bom bocado dando-lhe inclusive algumas aceleradelas, não constatando qualquer fuga. Já fui com o carro para um gratificado em Matosinhos e depois do percurso verifiquei novamente e não detectei nenhuma fuga por isso posso deduzir que o problema ficou resolvido.

Com a EGR limpa notei que o carro tem um arranque mais forte, ligando o controlo de tracção se pressionar um pouco mais o acelerador. Não sei se é por as estradas estarem mais “geladas” ou se ganhei novamente aquele boost inicial que já não notava à muito tempo. Em andamento não noto diferenças, mas não tive muito espaço para testar (fiz o percurso pela A4 entre Matosinhos e São Mamede de Infesta), mas ao cima (no regresso a casa) puxei mais pelo carro e ele desenvolveu bastante bem, no entanto não sei se melhorou em relação a antes da limpeza da EGR.
Com tempo e com uma estrada mais segura vou verificar se o carro está mais eficaz.

Dou por terminado este problema e sua reparação, bem como a limpeza da EGR :festejar:.

Avatar do Utilizador
joao99
Membro Juvenil
Mensagens: 260
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46
Localização: cacem

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por joao99 »

:palmas :palmas :palmas
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

Tiagofr
Membro Gold
Mensagens: 2740
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Localização: Lisboa/Cartaxo
Contacto:

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por Tiagofr »

grande trabalho, parabens :palmas :palmas
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Upgrade ás ópticas! - Parte 1

Bem o que deveria ser um DIY (Do It Yourself) vai ser pura e simplesmente um post com algumas fotos e informações escassas. Isto porque não sei das fotos todas (sobretudo do processo de montagem), nem sei dos dados das coisas, mas paciência é nisto que dá quando não se faz logo as coisas.

Farolins traseiros em led.

Comprei ao mesmo tempo que os piscas frontais transparentes a um user do BMW Clube de Portugal e já não me recordo de valores, mas sei que eram algo puxadote estes farolins.

Deixo-vos então as fotos do conjunto à sua chegada:

ImagemImagemImagemImagemImagem
(A caixa preta é que trazia no interior as duas caixas brancas com os farolins no seu interior. A caixa branca pequena é a dos piscas transparentes.)

Fotos dos farolins já montados:

ImagemImagem

Como podem ver é uma montagem dos antigos (esquerda) e dos novos (direita) já montados. Tirei uma foto tanto ligados como desligados para verem bem as diferenças.

Um close up do farolim em led ligado para terem uma melhor percepção de como ele é o seu interior, mas não se vê grande coisa :( lol.

Imagem

Ilações Finais:

- Montagem bastante fácil, sendo apenas necessário remover algumas molas que fixam a forra da bagageira. Tempo médio de montagem de +/- 1hora para se ir com calma.
- Ligação plug & play, sendo apenas necessário enfiar os balastros no espaço de vago junto da óptica. Os balastros trazem uma fita autocolante para fixar os mesmos na chapa, mas optei por não os colar caso seja necessário remover os mesmos um dia destes.
- Preço um tanto ao quanto elevado mas que justifica a qualidade do material.
- Visualmente bastante apelativos e o tom mais escuro confere-lhes um aspecto bem mais discreto ao inverso do que se pode pensar.

Avatar do Utilizador
djangopt
Membro Senior
Mensagens: 856
Registado: 27 dez 2007, 22:57
O meu Carro:: E60 525I
Localização: Montijo

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por djangopt »

sim senhor.. boas modificacoes com explicacoes de topo... estou a gostar de ver!! continua.. abraço

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Upgrade ás ópticas! - Parte 2

Bem o que deveria ser um DIY (Do It Yourself) vai ser pura e simplesmente um post com algumas fotos e informações escassas. Isto porque não sei das fotos todas (sobretudo do processo de montagem), nem sei dos dados das coisas, mas paciência é nisto que dá quando não se faz logo as coisas.

Piscas frontais trasnparentes.

Comprei ao mesmo tempo que os farolins traseiros em led a um user do BMW Clube de Portugal e já não me recordo de valores mas julgo ter sido algo como 60€ ou 80€.

Deixo-vos então as fotos do conjunto à sua chegada:

ImagemImagem
(A caixa branca pequena é a dos piscas transparentes. A outra é dos farolins traseiros em led)

Fotos dos piscas transparentes já montados:

Imagem

Como podem ver é uma montagem dos antigos (direita) e dos novos (esquerda) já montados.

Ilações Finais:

- Montagem bastante fácil, sendo apenas necessário aceder ao compartimento do motor e depois pressionar com uma chave de fendas comprida uma patilha através de um orifício para que o pisca se desprenda. Tempo médio de montagem de +/- 20 minutos para se ir com calma.
- Ligação plug & play, sendo apenas necessário ligar as fixas e trocar as lâmpadas de um lado para o outro.
- Preço relativamente em conta mesmo tendo os piscas uma boa qualidade.
- Alteram significativamente o aspecto da frente da viatura tornando-a bem mais sóbria.
- O único pequeno reparo que tenho a fazer é o pisca do lado direito deixar entrar humidade quando a viatura é lavada com pistola de pressão (não me recordo do nome correcto).
- Falta-me mudar a lâmpada de origem laranja para uma prateada (mas que piscam em laranja) ou lá como se chamam para não se notar o laranja no interior do pisca.

Responder

Voltar para “E46”