Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

amorim1981
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 15 jan 2010, 15:17
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/04

Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por amorim1981 »

Boas,

Troquei recentemente as minhas jantes 16 por umas 18, motivo pelo qual mudei tambem os pneus. Tinha montado nas antigas uns runflat, mas desta vez o mecanico disse q ficava bem servido com pneu normal, que a jante era grande e ficava confortavel assim.

Se no inicio o meu receio era ficar com o carro duro e sentir mais a estrada (buracos, etc), isso nem aconteceu de modo muito perceptivel. Ora o que acontece (ando 90% em autoestrada) é que sinto o carro muito menos "colado" na estrada, sentia muito mais segurança em curva do que sinto agora.

Na vossa opiniao tem que ver com as jantes, ou com os pneus? devo dizer que sao novos, mas nao sao de nenhuma marca daquelas "consagradas". (se nao me engano sao Delfin)
E já agora, acham q so pela diferença do tamanho, vou ter maiores consumos?

cumpts
Última edição por amorim1981 em 18 mar 2010, 09:04, editado 1 vez no total.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Pneus RFT vs pneus normais. ajuda

Mensagem por JOFIMO »

Boas em minha opinião se sentes menos segurança em curva deve ter a ver com a marca dos pneus que montaste, nunca ouvi tal nome em pneus cheira-me a pneus baratos de "plastico". Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

AlexandreTDI
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 23 dez 2009, 23:39
O meu Carro:: E90

Re: Pneus RFT vs pneus normais. ajuda

Mensagem por AlexandreTDI »

Provavelmente será mesmo dos pneus e não das jantes.

Se for um pneu com baixo apoio lateral é natural sentir-se o carro mais "bamboleante" (embora ao colocar jantes 18 os pneus também sejam de perfil mais baixo o que anularia esta questão). Terás também de ter em conta que sendo o pneu novo ainda tem a goma inicial pelo que apenas após a rodagem inicial dos mesmos se tem uma real noção do quanto os mesmo se agarram ao asfalto.

Quanto aos consumos:
-tem de se ter em conta também que apesar do perfil de pneu para jante 18 ser proporcionalmente menor que nas jantes 16, no conjunto pneu-jante o diâmetro em 18 vai ser sempre maior do que 16, prejudicando performances/consumos. Depois a questão pertinente a colocar é: será que as jantes 18 têm um menor peso que as 16 ao ponto de compensar essa diferença no diâmetro do conjunto jante-pneu?

Cumprimentos.

amorim1981
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 15 jan 2010, 15:17
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/04

Re: Pneus RFT vs pneus normais. ajuda

Mensagem por amorim1981 »

Olá de novo.

fui agora ao "homem dos pneus", que me falou nas seguintes possibilidades:

1ª Tal como o Alexandre diz, os pneus serem ainda novos e não estarem ainda no ponto (já tem 1500 km, não sei se a possibilidade é real)

2ª Como os pneus sao mais largos e "saiem" mais da cava, a direcção é mais direta, ou seja, segundo ele a resposta ao movimento do volante é mais rapida.

3ª Ter feito mal o alinhamento (nos BMW ele diz que tem de ser muito bem feita), situação que vou rever amanhã e que se prontificou a fazer sem custos

4ª Estar habituado a RFT e sentir a diferença nos primeiros tempos.

Entretanto disse-me que para uma sensação de colado ao asfalto seria melhor os RFT.
Vou ver preços e analisar tudo, pq ando 100km em AE todos os dias e acima de tudo quero muita segurança em qualquer piso.

cumpts

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Pneus RFT vs pneus normais. ajuda

Mensagem por JOFIMO »

amorim1981 Escreveu:Olá de novo.

fui agora ao "homem dos pneus", que me falou nas seguintes possibilidades:

1ª Tal como o Alexandre diz, os pneus serem ainda novos e não estarem ainda no ponto (já tem 1500 km, não sei se a possibilidade é real) com esses kms já estão mais que rodados.

2ª Como os pneus sao mais largos e "saiem" mais da cava, a direcção é mais direta, ou seja, segundo ele a resposta ao movimento do volante é mais rapida. Quais são as medidas que estás a usar? Ft.225-40 Tr.255-35
3ª Ter feito mal o alinhamento (nos BMW ele diz que tem de ser muito bem feita), situação que vou rever amanhã e que se prontificou a fazer sem custos .Um mal alinhamento geral implica com muita coisa, estabilidade, desvios,comer pneu, etc.
4ª Estar habituado a RFT e sentir a diferença nos primeiros tempos.

Entretanto disse-me que para uma sensação de colado ao asfalto seria melhor os RFT.
Discordo não tenho RFT mas uso Mich Pilot Sport 3 e mais colado não pode ser (só a carteira ficou solta,hehehe)
Vou ver preços e analisar tudo, pq ando 100km em AE todos os dias e acima de tudo quero muita segurança em qualquer piso.

cumpts
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

amorim1981
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 15 jan 2010, 15:17
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/04

Re: Pneus RFT vs pneus normais. ajuda

Mensagem por amorim1981 »

boas,

vou hoje de novo rever o alinhamento, mas em todo o caso estou mesmo a pensar trocar para uns pneus melhores.
Sendo assim deixo as perguntas:

Que pneus recomendam? (preço conta, mas acima de tudo qualidade e segurança)
RFT ou normais? em 225/40/r18 RTF fica muito duro? quero estar colado na estrada, mas nao quero sentir cada pedaço de estrada como se fosse num carro de madeira!

Opções:

GOODYEAR EAGLE F1 ASYM
CONTINENTAL CONTI-SPORTCONTACT 3
BRIDGESTONE POTENZA RE 050 A
DUNLOP SP SPORT MAXX
MICHELIN PILOT EXALTO PE 2
PIRELLI P ZERO NERO


cumpts e obrigado pelas opinioes

AlexandreTDI
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 23 dez 2009, 23:39
O meu Carro:: E90

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por AlexandreTDI »

Classificação da TyreTest:

PIRELLI P ZERO NERO (2,9), os P ZERO ROSSO A (2,3)
DUNLOP SP SPORT MAXX (2,2), os SPORT MAXX GT (2,1)
BRIDGESTONE POTENZA RE 050 A (2,1)
GOODYEAR EAGLE F1 ASYM (1,9)
CONTINENTAL CONTI-SPORTCONTACT 3 (2,0)
MICHELIN PILOT EXALTO PE 2 (1,9)

Sendo que 1 é a melhor pontuação possível.


Na minha opinião a escolha de um destes pneus com melhor pontuação vai permitir excelentes performances e sem dúvida com melhor conforto que com qualquer opção runflat. No meu carro logo que tenha de trocar os pneus runflat de origem vai de certeza levar pneus normais e kit de reparação de furos.

Cumprimentos.

amorim1981
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 15 jan 2010, 15:17
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/04

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por amorim1981 »

AlexandreTDI Escreveu:Classificação da TyreTest:

PIRELLI P ZERO NERO (2,9), os P ZERO ROSSO A (2,3)
DUNLOP SP SPORT MAXX (2,2), os SPORT MAXX GT (2,1)
BRIDGESTONE POTENZA RE 050 A (2,1)
GOODYEAR EAGLE F1 ASYM (1,9)
CONTINENTAL CONTI-SPORTCONTACT 3 (2,0)
MICHELIN PILOT EXALTO PE 2 (1,9)

Sendo que 1 é a melhor pontuação possível.


Na minha opinião a escolha de um destes pneus com melhor pontuação vai permitir excelentes performances e sem dúvida com melhor conforto que com qualquer opção runflat. No meu carro logo que tenha de trocar os pneus runflat de origem vai de certeza levar pneus normais e kit de reparação de furos.

Cumprimentos.

Estou apenas à espera de preços para proceder à mudança, porque além de tudo vi isto:

". A revista Inglesa ‘Autocar' deu destaque às enormes diferenças de qualidade entre os pneus fabricados na Europa e as importações baratas vindas da Ásia. Na edição deste mês, peritos testaram cinco pneus diferentes, utilizando o ContiPremiumContact 2 como pneu de referência. Os testes referem problemas relacionados com a segurança dos pneus importados, principalmente na condução em piso molhado, mas também em termos de distâncias de travagem em piso seco, sendo claramente piores que o pneu Europeu. Testes a alta velocidade mostraram ainda outros problemas, sendo que, quatro em cinco dos pneus importados, não conseguiram ultrapassar os testes.
A equipa de testes da revista Inglesa comparou cinco pneus budget fabricados pelos Asiáticos Wanli, Nankang, Wanli, GT, Linglong e Triangle com os ContiPremiumContact 2, o pneu Continental para veículos familiares compactos e tamanho médio. Descobriram riscos enormes na segurança: a 50 km/h em piso molhado, as distâncias de travagem tinham uma diferença até 8,5 metros; a estabilidade ao curvar em piso molhado também apresentava uma diferença grande ao nível da segurança. O carro de teste percorreu a pista de testes molhada, com pneus Continental, dez por cento mais depressa e com um comportamento claramente melhor do que o pior dos pneus asiáticos, cujo desempenho mostrou ser muito fraco. Os pneus importados demonstraram falta de aderência, especialmente quando eram necessários movimentos rápidos na direcção a curvar. Em voltas feitas em circuito molhado, o teste máximo de aderência ao curvar, o pior desempenho dos pneus importados foi 28 por cento pior do que o do pneu Continental.
Os pneus importados também apresentaram pontos fracos em piso seco: a 100 km/h, a distância de travagem dos pneus mais baratos era até 5.5 metros maior do que a dos seus concorrentes Europeus. "Equipados com pneus Linglong, o carro de testes ainda ia a 34 km/h, quando já teria parado com os Continental," comentou uma pessoa da equipa de testes.
Os pneus Asiáticos não só não se saíram bem nos testes de comportamento, como também tiveram um desempenho fraco nos testes a alta velocidade, com quatro deles a falharem o testes que tiveram em conta os rigorosos requisitos da VW.
Os resultados dos testes da Autocar espelham os de outras revistas, que durante o ano passado apontaram os lados negativos na segurança dos pneus budget asiáticos. Em Outubro de 2008, a DEKRA fez uma comparação semelhante utilizando a pista de testes da Continental - o Contidrom - que revelou um desempenho de travagem em piso molhado chocantemente fraco dos pneus budget de Inverno importados da Ásia. As diferenças entre as distâncias de travagem em piso molhado dos ContiWinterContact TS 830 e os ‘Federal WS1' foram de cerca de 50 por cento, com problemas de segurança semelhantes no comportamento em piso molhado."

Entretanto um mecanico na BMW disse-me que o facto das suspensoes virem de origem preparadas para RFT faz com se sinta mais a diferença quando se troca para "normais". Ainda estou indeciso, mas RFT são bastante mais caros, não sei se compensam.

cumpts

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por JOFIMO »

Boas aqui o mecânico que te disse isto, tem toda a razão visto as suspensões virem mais moles de fábrica para compensar a dureza das paredes dos pneus runflat, se a tua viatura estiver equipada com suspensão desportiva e pneus de dimensões diferentes já vêm de fábrica com pneus normais e aí não existem diferenças.

-Entretanto um mecanico na BMW disse-me que o facto das suspensoes virem de origem preparadas para RFT faz com se sinta mais a diferença quando se troca para "normais".
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

AlexandreTDI
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 23 dez 2009, 23:39
O meu Carro:: E90

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por AlexandreTDI »

JOFIMO Escreveu:Boas aqui o mecânico que te disse isto, tem toda a razão visto as suspensões virem mais moles de fábrica para compensar a dureza das paredes dos pneus runflat, se a tua viatura estiver equipada com suspensão desportiva e pneus de dimensões diferentes já vêm de fábrica com pneus normais e aí não existem diferenças.

-Entretanto um mecanico na BMW disse-me que o facto das suspensoes virem de origem preparadas para RFT faz com se sinta mais a diferença quando se troca para "normais".
O meu é um LCI com pack M de origem. Tem a respectiva suspensão M e as jantes/pneus de diferentes larguras e os pneus também são runflat... Actualmente e, independentemente do tipo de suspensão de origem, toda a gama vem com esse tipo de pneus.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por JOFIMO »

AlexandreTDI Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas aqui o mecânico que te disse isto, tem toda a razão visto as suspensões virem mais moles de fábrica para compensar a dureza das paredes dos pneus runflat, se a tua viatura estiver equipada com suspensão desportiva e pneus de dimensões diferentes já vêm de fábrica com pneus normais e aí não existem diferenças.

-Entretanto um mecanico na BMW disse-me que o facto das suspensoes virem de origem preparadas para RFT faz com se sinta mais a diferença quando se troca para "normais".
O meu é um LCI com pack M de origem. Tem a respectiva suspensão M e as jantes/pneus de diferentes larguras e os pneus também são runflat... Actualmente e, independentemente do tipo de suspensão de origem, toda a gama vem com esse tipo de pneus.
Boas que eu saiba podes encomendar a viatura com pneus normais e pneu suplente "gallete" pois ainda é uma opcção e não obrigação de compra.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

AlexandreTDI
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 23 dez 2009, 23:39
O meu Carro:: E90

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por AlexandreTDI »

JOFIMO Escreveu:
AlexandreTDI Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas aqui o mecânico que te disse isto, tem toda a razão visto as suspensões virem mais moles de fábrica para compensar a dureza das paredes dos pneus runflat, se a tua viatura estiver equipada com suspensão desportiva e pneus de dimensões diferentes já vêm de fábrica com pneus normais e aí não existem diferenças.

-Entretanto um mecanico na BMW disse-me que o facto das suspensoes virem de origem preparadas para RFT faz com se sinta mais a diferença quando se troca para "normais".
O meu é um LCI com pack M de origem. Tem a respectiva suspensão M e as jantes/pneus de diferentes larguras e os pneus também são runflat... Actualmente e, independentemente do tipo de suspensão de origem, toda a gama vem com esse tipo de pneus.
Boas que eu saiba podes encomendar a viatura com pneus normais e pneu suplente "gallete" pois ainda é uma opcção e não obrigação de compra.
Claro que sim, mas é um opcional. Actualmente de origem toda a gama vem com pneus runflat. Daí querer apenas focar que não é por um carro vir com suspensão M/ supensão sport/ suspensão performance que de origem traz pneus normais, pois em todas as opções os pneus de origem são runflat.

Cumprimentos.

joao macedo
Membro Iniciado
Mensagens: 4
Registado: 06 out 2009, 23:41
O meu Carro:: Bmw 320d F31- 2014
Localização: Guimarães

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por joao macedo »

o medelo e46 320d de 99 c/136 cv tem borboletas?

amorim1981
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 15 jan 2010, 15:17
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/04

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por amorim1981 »

joao macedo Escreveu:o medelo e46 320d de 99 c/136 cv tem borboletas?
Boas Joao, este topico foi aberto para falar sobre pneus, podes colocar o teu proprio topico ou procurar uma possivel resposta em topicos semelhantes.

Quanto aos pneus, essas opinioes onde andam? Alexandre e Jofimo, acham que usando pneus normais preciso alterar algo nas suspensoes que vinham preparadas para RFT?
E as melhores marcas entre as que coloquei?

cumpts

Avatar do Utilizador
Pedro_25
Membro Junior
Mensagens: 377
Registado: 11 fev 2008, 16:52
O meu Carro:: E61 LCI
Localização: M. sul/seixal

Re: Pneus RFT vs pneus normais. Melhores marcas? AJUDA

Mensagem por Pedro_25 »

ola caro amigo amorim 1981

a minha opiniao em relaçao ao teu assunto é o seguinte:

eu tenho um e87 120d um pouco diferente do tua e91 mas o principio é o mesmo
eu no meu carro tenho jante 17" com peneu misto 205/50 frente e 225/45 atraz e ambos em RFT

e digo-te uma coisa embora as opinioes em relaçao ao RFT sejam muitas
eu no tua e91 colocava RFT sem duvida e nao pensava 2 vezes podem ser um pouco desconfortaveis e mais caros
mas ganhas mais segurança sem duvida alguma e com RFT sentes o carro colado a estrada e em curva nem se mexe
sao uns excelentes pneus no meu caso tenho os BRIDGESTONE POTENZA RE050A RFT nao sei como sao os outros
mas estes sao pneus dignos de um BMW....
:D
espero ter ajudado
abraço
Imagem

E61 LCI 2008/03
ex-
E87 LCI 2008/03 MB POWER

Responder

Voltar para “Mecanica”