Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Responder
M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por M1K3 »

Boa noite pessoal, tenho uma dúvida que ainda não consegui ter uma resposta concreta, bem é o seguinte tenho um Serie 1 E87 que vinha de origem com um motor de 143CV, mas devido a um problema teve que ser substituído o motor, que nesse caso levou um de 177CV, só que já estraguei 2 FAP.....tipo parece que ele nunca consegue fazer a regeneração do FAP, acabando por danificar a FAP e começar a sair algum fumo....arranjei uma FAP que comprei aqui a um membro do clube (retirou da sua viatura porque vendeu o carro) e gostava de colocar. Aqui é que começa as duvidas, ao colocar tenho que anular a FAP na electrónica (é possível segundo pesquisa na net) e gostava de saber se vai ficar a deitar muito fumo ou se fica como vinha os serie 1 sem FAP? Gostava de saber a vossa opinião, já de certeza que alguém aqui do forum já fez essa alteração. Obrigado e fica a espera da vossa ajuda.
Miguel Freitas

123IT
Membro Juvenil
Mensagens: 95
Registado: 23 mar 2010, 00:32
O meu Carro:: Bmw!?!?!!!

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por 123IT »

M1K3 Escreveu:Boa noite pessoal, tenho uma dúvida que ainda não consegui ter uma resposta concreta, bem é o seguinte tenho um Serie 1 E87 que vinha de origem com um motor de 143CV, mas devido a um problema teve que ser substituído o motor, que nesse caso levou um de 177CV, só que já estraguei 2 FAP.....tipo parece que ele nunca consegue fazer a regeneração do FAP, acabando por danificar a FAP e começar a sair algum fumo....arranjei uma FAP que comprei aqui a um membro do clube (retirou da sua viatura porque vendeu o carro) e gostava de colocar. Aqui é que começa as duvidas, ao colocar tenho que anular a FAP na electrónica (é possível segundo pesquisa na net) e gostava de saber se vai ficar a deitar muito fumo ou se fica como vinha os serie 1 sem FAP? Gostava de saber a vossa opinião, já de certeza que alguém aqui do forum já fez essa alteração. Obrigado e fica a espera da vossa ajuda.

Boas!!!

É assim se tens o carro de origem podes sempre tirar a FAP e desligar electronicamente e quase que aposto que nao deve fazer fumo nenhum ou se fizer é muito pouco quase que nao se nota...Eu tenho linha completa e 1repro media e só faz fumo quando vou a pastar e a seguir piso a fundo...de resto quase que nem faz fumo nenhum...

Cumprimentos

M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por M1K3 »

Boas 123IT :)

Tenho o carro só com a alteração de motor, de resto a nível de centralina está original, ou seja segundo o que estás a me dizer basta retirar a FAP (fisicamente) e anular electronicamente essa função ou tem que ser com uma repro? Porque o que pode originar o fumo é o acumular de gases devido as tentativas de regenerar (caso anulado não vai deitar) supostamente, porque por vezes noto o carro com um trabalhar esquisito e amarrado (deve ser ao tentar regenerar) penso que não vai ter influencia devido a troca de motor, a não ser que deve ter uma maior debito de explosão devido ao injectores e turbo serem diferentes do que fica de origem (143CV). Obrigado,.
Miguel Freitas

123IT
Membro Juvenil
Mensagens: 95
Registado: 23 mar 2010, 00:32
O meu Carro:: Bmw!?!?!!!

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por 123IT »

M1K3 Escreveu:Boas 123IT :)

Tenho o carro só com a alteração de motor, de resto a nível de centralina está original, ou seja segundo o que estás a me dizer basta retirar a FAP (fisicamente) e anular electronicamente essa função ou tem que ser com uma repro? Porque o que pode originar o fumo é o acumular de gases devido as tentativas de regenerar (caso anulado não vai deitar) supostamente, porque por vezes noto o carro com um trabalhar esquisito e amarrado (deve ser ao tentar regenerar) penso que não vai ter influencia devido a troca de motor, a não ser que deve ter uma maior debito de explosão devido ao injectores e turbo serem diferentes do que fica de origem (143CV). Obrigado,.
Boas!!!
Olha em relaçao ao sentires o carro "amarrado" pode ser quando esta a fazer a regenaração de gases(nisso nao tenho expriencia pk comprei o carro e a 1ºcoisa que fiz foi tirar o filtro) Desculpa mas nao percebi aqui 1 cena! Ou seja tu tens 1motor novo,certo? mas a versao de 177cv,s? como? se tens a centralina,turbo,injectores,gestao electronica do 118 d 143cv,s? ou tens motor/turbo/injectores, do 177cv,s com a centralina do teu original 118d??? isso nao faz sentido!!! Ou eu percebi mal!!!
Quanto ao desligar a FAP electronicamente,nao tens necessariamente que fazer um "repro" mas mesmo assim aconselho-te a tirar o filtro e guardares em casa como eu fiz e ja tenho mais de 20mil klms feitos e ate agora nao tenho problemas nenhuns!!!

Abraço

Aguero
Membro Junior
Mensagens: 536
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por Aguero »

123IT Escreveu:
M1K3 Escreveu:Boas 123IT :)

Tenho o carro só com a alteração de motor, de resto a nível de centralina está original, ou seja segundo o que estás a me dizer basta retirar a FAP (fisicamente) e anular electronicamente essa função ou tem que ser com uma repro? Porque o que pode originar o fumo é o acumular de gases devido as tentativas de regenerar (caso anulado não vai deitar) supostamente, porque por vezes noto o carro com um trabalhar esquisito e amarrado (deve ser ao tentar regenerar) penso que não vai ter influencia devido a troca de motor, a não ser que deve ter uma maior debito de explosão devido ao injectores e turbo serem diferentes do que fica de origem (143CV). Obrigado,.
Boas!!!
Olha em relaçao ao sentires o carro "amarrado" pode ser quando esta a fazer a regenaração de gases(nisso nao tenho expriencia pk comprei o carro e a 1ºcoisa que fiz foi tirar o filtro) Desculpa mas nao percebi aqui 1 cena! Ou seja tu tens 1motor novo,certo? mas a versao de 177cv,s? como? se tens a centralina,turbo,injectores,gestao electronica do 118 d 143cv,s? ou tens motor/turbo/injectores, do 177cv,s com a centralina do teu original 118d??? isso nao faz sentido!!! Ou eu percebi mal!!!
Quanto ao desligar a FAP electronicamente,nao tens necessariamente que fazer um "repro" mas mesmo assim aconselho-te a tirar o filtro e guardares em casa como eu fiz e ja tenho mais de 20mil klms feitos e ate agora nao tenho problemas nenhuns!!!

Abraço
Nao faz qq sentido nem para ti, nem para ninguem, nem para um funcionamento normal do motor e restante "equipamento"... lol
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por M1K3 »

Vamos lá ver uma coisa, a situação foi ter sido trocado o motor completo (motor/turbo/injectores/ de 177CV), mas a nível de centralina e caixa de velocidades continuou a mesma, ou seja a que vinha de origem do carro (143CV), acho que deves ter percebido mal ou eu expliquei mal, ao ter esses componentes do 177CV o próprio carro já fica com um andamento diferente (parece que está com repro), e talvez seja por isso que já estraguei 2 FAP, porque deve mandar mais ou menos combustível nos injectores (provavelmente). Por isso quero retirar a FAP, e tentar anular as regenerações, mas gostava que não fica-se a fazer muito fumo. Obrigado
Miguel Freitas

123IT
Membro Juvenil
Mensagens: 95
Registado: 23 mar 2010, 00:32
O meu Carro:: Bmw!?!?!!!

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por 123IT »

M1K3 Escreveu:Vamos lá ver uma coisa, a situação foi ter sido trocado o motor completo (motor/turbo/injectores/ de 177CV), mas a nível de centralina e caixa de velocidades continuou a mesma, ou seja a que vinha de origem do carro (143CV), acho que deves ter percebido mal ou eu expliquei mal, ao ter esses componentes do 177CV o próprio carro já fica com um andamento diferente (parece que está com repro), e talvez seja por isso que já estraguei 2 FAP, porque deve mandar mais ou menos combustível nos injectores (provavelmente). Por isso quero retirar a FAP, e tentar anular as regenerações, mas gostava que não fica-se a fazer muito fumo. Obrigado
Assim ja nos estamos a entender!!! :lol1 :lol1 :lol1
Isso faz sentido porque penso que os FAP nao sao todos iguais 116/118/120/123D e como tens mais debito de gasoleo isto penso eu pk a versao de 177cv,s deve ter 1 pressao de injecçao maior pode ser que o FAP (118D o original) nao consiga fazer a regenaraçao correcta daí o carro "ter a sensaçao de amarrado" por isso penso que fazes bem eu tirar o FAP fora ou ires a BMW e eles meteren-te 1 FAP da versao 177Cv,s que aí acho que nao vais ter mais problemas...

Abraço

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por cap »

M1K3 Escreveu:Vamos lá ver uma coisa, a situação foi ter sido trocado o motor completo (motor/turbo/injectores/ de 177CV), mas a nível de centralina e caixa de velocidades continuou a mesma, ou seja a que vinha de origem do carro (143CV), acho que deves ter percebido mal ou eu expliquei mal, ao ter esses componentes do 177CV o próprio carro já fica com um andamento diferente (parece que está com repro), e talvez seja por isso que já estraguei 2 FAP, porque deve mandar mais ou menos combustível nos injectores (provavelmente). Por isso quero retirar a FAP, e tentar anular as regenerações, mas gostava que não fica-se a fazer muito fumo. Obrigado
Na minha opinião, o problema é mesmo a nível de quantidade de gasóleo que o teu motor está a injectar, porque se por exemplo os injectores do 18d fizerem 50mg/ciclo com 1ms (milissegundo) de injecção a 1800Bar, os do 20d fazem umas 60 no mesmo tempo de injecção (não sei os números ao certo, é só um exemplo), portanto a tua centralina calcula a injecção de modo a fazer um certo valor lambda (mistura ar/combustível) e na verdade o valor real acaba por ser bem mais baixo (lambda mais baixo = mistura mais rica = fumo) e é isso que te dá cabo dos faps, só não sei se dá cabo em andamento normal ou por injectar demasiado nas regenerações.
Imagem

M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por M1K3 »

Penso k seja ao regenerar
Miguel Freitas

sccurtido
Membro Senior
Mensagens: 681
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Re: Retirar FAP e anular electronicamente fica a fazer fumo?

Mensagem por sccurtido »

isso de andar com o motor 20d e electronica 18d... é o que te está a mamar o carro todo...
reprograma o carro de novo, com alguem que te leia os valores obtidos na lambda pa ver como está a ir...
ou entao tira logo o filtro de vez, o trabalho de o anular electronicamente e reprogramar é o mesmo, e normalmente cobram esse serviço como apenas sendo 1.
e pedes que te façam a electronica ao teu gosto. andar mto e com fumo, andar normal e sem fumo, andar normal com fap boa e sem fumo... etc...
a meu ver tas com problema na electronica.

Responder

Voltar para “Série 1”