[Junglas] 05' 330cd M Sport

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

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Junglas
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[Junglas] 05' 330cd M Sport

Mensagem por Junglas »

Índice :

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Ainda não há muitas fotos do animal, visto que tem estado parado na garagem para dar início a um longo processo de manutenção, mas fica um pequeno teaser.

Não vai ser um mega-super-hiper projecto, até porque não é esse o meu objectivo, serão sim algumas melhorias e alguma manutenção, para deixar algo que já é muito bom, um pouco melhor.

Desloquei-me até terras da Senhora Merkel e trouxe de lá um 330cd de 04/2005, preto, com kit ///M e marcava 178 mil Kms no quadrante. O histórico na BMW era impecável, com livro de revisões até aos 130 mil Kms e última passagem num concessionário a 02/02/2012 e 164 mil Kms.

O carro veio equipado com jantes de 17" Styling 68 (///M) e pneus de inverno, e na mala veio um segundo set de jantes de 18"m Styling ///M 135 calçado com uns bridgestone Potenza.

Como "extras", vem uma Eisenmann montada e um filtro de ar K&N.

Na autobahn, confirmei a saúde mecânica do 6 cilindros e que o carro vem limitado electronicamente a 250Km/h, velocidade alcançada sem grande esforço.

O motor M57d30TU de 204cv e 410Nm surpreendeu sempre pela positiva, quer seja pela fantástica disponibilidade em rpms baixas, quer seja pela linearidade d fulgor. Os consumos poderiam ter sido melhores, mas ainda vinha a conhecer o carro.

6.1L/100, 6.2L/100 e 5.9L/100 foram as médias, com velocidade média indicada no CB a rondar os cento e vinte e poucos Km/h, ao longo de mais de 800Kms, em cada depósito.

Á chegada a Portugal, passou numa soft wash para retirar 2500Kms de neve, chuva, lama, etc... e Assim tem ficado.

A lista de extras ainda é significativa...

S167A ABGASNORM EU4 EU4 exhaust emissions standard
S1CAA SELEKTION COP RELEVANTER FAHRZEUGE Selection of COP-relevant vehicles
S226A SPORTLICHE FAHRWERKSABSTIMMUNG Sports suspension settings
S249A MULITFUNKTION FUER LENKRAD Multifunction f steering wheel
S326A HECKSPOILER ENTFALL Deleted, rear spoiler
S338A M SPORTPAKET II M Sports package II
S403A GLASDACH, ELEKTRISCH Glass roof, electrical
S423A FUSSMATTEN IN VELOURS Floor mats velours
S428A WARNDREIECK Warning triangle and first aid kit
S431A INNENSPIEGEL,AUTOMATISCH ABBLENDEND Interior mirror with automatic-dip
S441A RAUCHERPAKET Smoker package
S459A SITZVERSTELLUNG, ELEKTR.MIT MEMORY Seat adjustment, electric, with memory
S481A SPORTSITZE FUER FAHRER/BEIFAHRER Sports seat
S488A LORDOSENSTUETZE FAHRER/BEIFAHRER Lumbar support, driver and passenger
S494A SITZHEIZUNG FUER FAHRER/BEIFAHRER Seat heating driver/passenger

S495A 3. KOPFSTUETZE HINTEN 3-point belt & head restr'nt,rear middle
S502A SCHEINWERFER-WASCHANLAGE Headlight cleaning system
S508A PARK DISTANCE CONTROL (PDC) Park Distance Control (PDC)
S521A REGENSENSOR Rain sensor
S522A XENON-LICHT Xenon Light
S534A KLIMAAUTOMATIK Automatic air conditioning
S650A CD-LAUFWERK CD player
S661A RADIO BMW BUSINESS Radio BMW Business (C43)
S672A CD WECHSLER 6-FACH CD changer for 6 CDs
S676A HIFI LAUTSPRECHERSYSTEM HiFi speaker system
S710A M LEDERLENKRAD M leather steering wheel
S716A M AERODYNAMIKPAKET II Aerodynamics package
S724A EDITION SPORT Sports Edition
S760A INDIVIDUAL HOCHGLANZ SHADOW LINE High gloss shadow line
S770A INTERIEURLEISTE ALU CUBE SILBER Interior trim trips, Alu Silver Cube

S775A INDIVIDUAL DACHHIMMEL ANTHRAZIT Headlining anthracite
S788A M LEICHTMETALLRAEDER BMW LA wheel, Individual
L801A DEUTSCHLAND-AUSFUEHRUNG NATIONAL VERSION GERMANY
S863A SERVICE KONTAKT-FLYER EUROPA Dealer List Europe
S879A DEUTSCH / BORDLITERATUR On-board literature, German
S8SPA COP STEUERUNG Control unit COP
P972A COMFORT PAKET Comfort Package

S210A DYNAMISCHE STAB. CONTROL (DSC) Dynamic stability control
S251A REIFEN PANNEN ANZEIGE Runflat indicator
S473A ARMAUFLAGE VORN Armrest front
S520A NEBELSCHEINWERFER Fog lights
S548A KILOMETERTACHO Kilometre speedo
S550A BORDCOMPUTER On-board computer
S785A WEISSE BLINKLEUCHTEN White direction indicator lights
S832A BATTERIE IM KOFFERRAUM Battery in luggage compartment
S851A SPRACHVERSION DEUTSCH Language version German

...E já estou a tratar de aumentar mais um pouco esta lista.


As fotos não são grande espingarda, mas fica uma fotosession decente agendada para um futuro próximo.

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Entretanto foram chegando alguns goodies :

Tinta de retoques e conjunto de vedantes do colector de admissão :

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Conjunto de blanks
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Conjunto de velas de incandescência (3 estavam queimadas, 2 estavam com pouca saúde)


Óleo para o diferencial
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E para a direcção assistida
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Chegou ainda o óleo da Caixa e velocidades, vindo lá daquela fábrica da bmw e o bujon de enchimento e de dreno, tanto para o diferencial, como para a caixa de velocidades.

Tenho que agradecer ao user nunorsilva pelas dicas que me deu e toda a ajuda que tem prestado, bem como ao Miguel, um cavalheiro que conheci em Dusseldorf e sem a ajuda do qual não seria possível ter comprado o carro!
Última edição por Junglas em 13 abr 2014, 23:05, editado 13 vezes no total.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

cap
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por cap »

Máquina! Boa sorte com ele.

E bem pensado começar pela manutenção preventiva. :)
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Junglas
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Junglas »

E como o colector de admissão tinha fuga de óleo pelos vedantes e o objectivo era retirar as borboletas...

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Curiosamente a quantidade de porcaria dentro do colector e egr era negligenciável, apesar dos 181 mil Kms que o carro agora tem.

Velas de incandescência levaram com massa de cobre, para não "calcinarem" e não partirem numa próxima intervenção e foram apertadas a 13Nm, o binário de aperto recomendado pela BMW.

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Uma pequena brincadeira... Sim o filtro de ar é enorme!

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Plásticos diversos devidamente lavados :

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E os produtos utilizados :

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Abençoado 1Z W99 !!! (produto mais á direita, marcado como carpet cleaner)

Só ficou um resíduo mínimo dentro do colector, que não amolece de forma nenhuma e só é possível remover se for raspado... Como não tem qualquer tipo de influência, não me preocupou.

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EGR limpinha
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Vedante da EGR novo
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Vedante do sensor de pressão também novo
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E agora o que mais indeciso me deixou...

As borboletas : (O brilho excessivo é do óleo de lubrificação que lhes coloquei, para não haver problemas de oxidação enquanto me decidia sobre se elas ficavam ou se iam voar para outro lado)

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Ainda cheguei a colocar um blank
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Mas depois de ter lido mais sobre o funcionamento delas, de ter andado a estudar um pouco mais sobre o assunto e pelo facto de estarem todas em perfeito estado, acabei por deixar as borboletas. Daqui a 50 mil Kms retiro novamente o colector para avaliar o estado delas.

E por enquanto é só isto. Á medida que houver desenvolvimentos, vou colocando por aqui!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

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Crow
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Crow »

O que é que te levou a deixar as borboletas?

Vogal
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Vogal »

Belo automóvel,boa sorte com ele!

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ode_joy
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por ode_joy »

Por precaução, devias tê-las retirado, penso eu... Entre ter uma "faca apontada ao coração", ou não a ter... Prefiro andar descansado. ;)

Mas bela máquina, e bem feito fazer a manutenção! Dera a mim ter uma máquina dessas na Garagem. ;)
Força com isso.
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Junglas
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu:O que é que te levou a deixar as borboletas?
Ao contrário do que acontece nos 20, os 30 são bastante sensíveis às borboletas. A perda de performance abaixo das 1700 - 1800 rpms é imensa. Depois o facto de as borboletas já serem a 3ª geração e não terem qualquer sinal de desgaste, ajudou á decisão.

As borboletas "antigas" partem devido á turbulência e vibração que o veio sofre quando estão fechadas. Estas quando estão fechadas, estão apoiadas, ou seja, o veio nunca sofre grande vibração. Somas a isso o stress causado pela acumulação de carvão (o veio tenta fechar a borboleta, mas os depósitos estão de tal forma acumulados, que a borboleta não consegue fechar) e tens a receita para o desaste.

Eu sei que é um risco, mas como não tinham desgaste e agora não vou fazer repro (ainda falta a €€€€€€€ da legalização e o selo, em Abril) decidi deixar ficar. Daqui a 50 mil revejo o estado delas.

ode_joy Escreveu:Por precaução, devias tê-las retirado, penso eu...
Acredita que a decisão não foi tomada de ânimo leve. Foram 2 dias inteiros a lêr e a obter informação para me decidir. Se antes de limpar as borboletas estava indeciso, depois de as ter limpo e ver que o desgaste era nulo, a indecisão ficou ainda pior! Desde lêr artigos técnicos sobre o funcionamento e efeito das borboletas até ao feedback de pessoal que retirou as borboletas nos 30... Enfim, se houvesse borboletas novas, nem me chateava, mas a bmw só vende o colector completo... :S
ode_joy Escreveu: Entre ter uma "faca apontada ao coração", ou não a ter... Prefiro andar descansado. ;)
Digamos que esta faca parece mais ser uma colher. :D
Eu sei o risco que é, mas o engenheiro que as meteu lá, sabe mais disto do que eu. E tendo em conta que estas borboletas são a 3ª evolução, com veio de maior diametro, com o "cartridge" para suportar a borboleta e que nenhuma das borboletas apresentava sinais de desgaste...
ode_joy Escreveu: Mas bela máquina, e bem feito fazer a manutenção! Dera a mim ter uma máquina dessas na Garagem. ;)
Força com isso.
Thanks
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popey
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por popey »

Bem vindo.
Boa sorte com a maquina e penso que começaste o projecto pelo local indicado, que é a manutenção, muito bem....

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ode_joy
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por ode_joy »

Ainda compensa ir buscar um carro lá fora? O que pagas de Legalização e de Selo, não te deixa um pouco de pé atrás?
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Junglas »

ode_joy Escreveu:Ainda compensa ir buscar um carro lá fora? O que pagas de Legalização e de Selo, não te deixa um pouco de pé atrás?
Yups. O diferencial de preço para um carro igual, cá, dá para pagar o IUC durante 15 anos...
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Crow
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Crow »

Eu já retirei as borboletas nos 30d e não foi notado nada em termos de performance mesmo nas baixas rotações como dizes.

Eu estou como o ode_joy, preferia andar descansado e não as ter lá. Já vi uns quantos pistons com borboletas cravadas...

Andar a retirar um colector de admissão de x em x km´s só para verificar o estado delas, não me parece uma opção.

Já que tinhas tudo fora e as blind plates, tinhas retirado as borboletas, andavas com o carro uns km´s para fazeres o teste.

Se realmente não gostasses do comportamento em baixas rpm, então aí tinhas voltado a coloca-las. (não vás por tudo o que se lê em foruns...)

Mas que tens uma bela máquina lá isso tens! Esses motores são fantásticos! Boa sorte com o bimmer! A avaliar pelo teu Honda, esse carro está em boas mãos!

Se precisares de algo avisa!

cap
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por cap »

Podes partilhar em quanto ficou o carro antes de legalização e quanto foi a mesma, se n for indiscrição? Também tenho a mesma curiosidade. Eu fui buscar o meu 320td à alemanha também mas já foi em 2008, antes do imposto ter mudado (jan/2009).
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Crow
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Crow »

Pelo que sei, compensa mais carros semi novos e carregados de extras no metodo de legalização alternativo onde o co2 não penaliza.

Junglas
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:Podes partilhar em quanto ficou o carro antes de legalização e quanto foi a mesma, se n for indiscrição? Também tenho a mesma curiosidade. Eu fui buscar o meu 320td à alemanha também mas já foi em 2008, antes do imposto ter mudado (jan/2009).
Se me ofereceres 24 mil, o carro é teu. ;)

A legalização fica em pouco mais de 6500, o IUC vai ser um pouco mais de 450€.

De notar que ao preço de aquisição do carro devem ser sempre somados os custos da viagem para lá, o combustível para cá, alimentação e viagens...
Eu aluguei um fiesta 1.2 e em 4 dias enfiei mais de 3500Kms no desgraçado do Ford...
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ode_joy
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Re: [Junglas] 330cd M Sport - 2005

Mensagem por ode_joy »

Sendo que eu já legalizei o meu Compact em 2009, já paga o novo imposto. São 200€ todos os anos. Ora, 200€ x 15anos = 3000€. Isto para um 2.0. Para um 3.0, é pelo menos o dobro de IUC, ou seja acima de 7.000€ de diferença...

EDIT: Só vi depois as contas que colocaste. ;)

Disfruta da máquina...
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