Opinião sobre 318tds

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Viva pessoal estou a pensar adquirir um bmw 318tds, gostava que o pessoal mais experiente com estes motores e carroçaria me dessem algumas dicas, e se é ou não uma boa aquisição.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

faz uma pesquisa no forum sobre "318tds" e vais encontrar montes de tópicos.

mas para já posso-te dizer de forma frontal que não é uma boa aquisição, será provavelmente das poucas aquisições de um bmw que não aconselho.

posso-te desenvolver mais à frente a razão disto caso haja interesse em saber o porquê.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Sim se poderes desenvolver o porquê ficava agradecido ;)

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

pois bem:

quando me falam nos E36 vou ter que ser repetitivo e escrever aquilo que já tenho dito por várias vezes aqui no forum sobre esses carros:

a qualidade dos E36 é fraca, é um carro mal construido no que a meteriais diz respeito, as qualidade dinamicas não se discutem porque de facto é um carro excelente no que à dinamica diz respeito, mas no resto deixa muito a desejar, pelo menos pelos padrões que se espera de um bmw;

os materiais empregues são ruins, muito plástico e quase todo ele de fraca qualidade, as fixações tambem não são as melhores.
com o tempo e com o calor os plásticos rijos tendem a deformar-se e provocam barulhos parasitas para alem do aspecto entre os paineis que fica com folgas, o tecto descola bem como os materiais aplicados nas portas e tambem a cobertura da chapeleira, as várias peças e comandos devido a serem de fraca qualidade tendem a partir porque ficam resequidas, isso nota-se principalmente em carros que ficam no exterior no verão.

a parte electrica não é grande coisa, quase sempre aparecem avarias nos vários comandos, existe sempre alguma coisa que não está a funcionar devidamente.
os elevadores dos vidros tendem a avariar, mas esse é um problema que é transversal a muitos bmw, mesmo os de gamas mais altas.

em termos de segurança é sofrivel, apenas uma estrela no teste do euroncap para viaturas com airbag, para os que não tem airbag ( e há muitos por ai sem isso), ainda é pior, a deformação do habitaculo num embate frontal mete medo só de ver.

a nivel de motores nada a dizer em relação ao gasolina, já nos diesel e falando no 318tds que é o que está em causa, é um motor cuja a tecnologia é bastante antiga, mesmo à época já havia motores a diesel mais evoluidos, mas o problema não é tanto na questão da tecnologia, porque podia ter tecnologia antiga e ser fiável, mas não é:

problemas no sistema de refrigeração do motor são comuns, e sendo este um motor que detesta escaldões basta um problema a esse nivel e temos a cabeça queimada.
bomba injectora que é um autentico cancro, é raro não dar problemas.
problemas nos segmentos e alguns casos de problemas nos injectores, o turbo tambem costuma dar problemas, trata-se de um motor que não admite qualquer modificação para aumentar as performances, caso contrário arroz queimado.

prestações fraquissimas, mesmo sendo um motor de 90cv era de esperar mais, consumos razoáveis.

esse será provavelmente o pior motor bmw dos ultimos 40 anos (tirando o N47 e os seus problemas de corrente), não sei qual é o teu orçamento, mas eu provavelmente fazia um esforço e tentava optar por algo melhor.

queria ainda dizer que apesar de tudo o que eu disse, há carros e carros e na maioria das vezes conta e muito o trato que tiveram ao longo dos anos e a manutenção a tempo e horas, se realmente decidires avançar procura saber todo o historial do carro e se foi sempre bem assistido, caso contrário esquece.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Bem visto assim parece que vou (ou ia) adquirir um charuto...ah ah ah
Muito obrigado pelo esclarecimento e informação...

Costumo dizer que todos os carros dão problemas(se não mecânicos não existiam) mas este modelo parece a barracada total.
Vou ter de pensar seriamente no assunto.

Mas a nivel de estética acho uma carrinha bastante agradavel, e é dos modelos que mais gosto (claro que não estou dentro do assunto), mas comparando com carrinhas da mesma epoca e para o mesmo valor (-3000€) esta é a única que aparece.

É assim daquilo que vi a carrinha que ando a ver recentemente esta parada algum tempo, parece ter problemas no turbo mas ainda anda(mas tem óleo naquela área), tecto desforrado (agora sei que é crónico) , e a nivel do resto parece-me trabalhar tudo direitinho, A.C trabalha,a tempereratura do motor não passa do meio para cima, uma coisa que reparei é que quando acelero e largo o acelerador ela desce o relantim como se quase fosse abaixo e depois recupera, é normal?
A carrinha é de 1998 de particular e vai para a casa dos 1500€ (não com muito agrado do vendedor que pedia 2500€) mas tambem do que ele estava a pedir para o estado da carrinha axo que é o valor mais justo. Por este valor seria uma boa compra mesmo assim?

Vi na net que pessoal faz reprogramação para 110cv, tendo em conta o que disseste de que são motores que não gostam de aumentos de perfomance, isto não é uma boa opção?
Com o aumento de CV costuma danificar alguma coisa?
Quanto ao turbo se optar por ficar com ela, que turbos existem para ali e porque preços rondam? ha turbos maiores dentro destes modelos?
A verdade é que 90CV para um carro com aquele peso não me parecem suficientes, apesar de gostar da condução dela assim.

Cumprimentos
Obrigado

albert62
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 10 out 2013, 22:14
O meu Carro:: BMW 318 TDS Touring

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por albert62 »

bom,pelo que li, parece que tb comprei um 'charuto'...mas como foi barato tem algum conforto e ja reparei algumas coisas, a coisa vai rolando. De fato a potencia está aquem e demora a responder,o que se pode fazer para tirar mais algum rendimento? Ja agora qual é o codigo para ativar o fecho central?
Cumps

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

Boas, como qualquer carro depende muito do tratamento que teve.
É um carro antigo da década de 90 e tem os seus defeitos, sendo o mais preocupante e usual o da bomba injectora. Mas como disseste e eu sou da mesma opinião, não conheço carros sem problemas, há uns com uns graves e outros menos graves.
Alguns problemas foram resolvidos nas versões mais recentes (de 95 para a frente se não estou em erro)

Quanto ao dizerem que o motor é o pior da bmw é algo discutível, na minha opinião há os bem piores que o M41 do 318tds (nomeadamente o M43 do 316i e o N47) mas claro regra geral depende do tratamento que leva. Salvo excepções do género do N47, que para mim considero o pior motor da bmw, não por não ter tecnologia, ou força ou cavalos, mas por partir correntes e não ser fiável por esse aspecto, mesmo substituindo a corrente e tensores o problema permanece.

A termos de comparação tens o M41 (318tds) primeiro motor diesel a 4 cilindros da bmw e tens o recente N47 com já grandes avanços tecnológicos. São o oposto entre o antigo e o moderno.

A título de curiosidade eu tenho um 318tds e marca neste momento no quadrante cerca de 403,000 quilómetros e trabalha que nem um relógio.
Algo que ainda não ouvi de um N47 sem ter de abrir motor.

Isto representa apenas a minha opinião, o melhor é fazeres uma pesquisa pelo forum e descobrires mais sobre este assunto.

No meu caso preferia mudar ou reparar a bomba injectora se for necessário (uma despesa média) do que andar volta e meia a trocar a corrente do motor (despesa cara) Já para não falar do transtorno/tempo perdido/ser um carro recente e com um problema que eu considero grave.

Isto leva-me a crer que muita gente que fala mal do 318tds nunca teve um ou então fez dele um carro de corrida algo que não é! Ou simplesmente teve azar e comprou o carro escafiado.
A maioria do pessoal que conheço quem tem 318tds está satisfeita, só é pena ser um bocado lento e faltar a força (algo que também se resolve). De resto...é um BMW!! Velho, mas é um BMW!!

Eu se comprar um M3 E46 todo escafiado que andou em corridas, sempre a cortar, a fazer drifts e sem quererem saber da manutenção e o carro vier para as minhas mãos assim sem eu saber e tiver problemas com o motor e afins vou dizer que é um mau carro? Que não presta? Que só dá problemas? Ou será que vou pensar que foi maltratado? Isto agora vai de cada um... Pois qualquer carro que seja maltratado simplesmente não dura.

Agora o que deves ter em atenção numa possível compra são as revisões e alguns pormenores, se possível leva um mecânico contigo. Se tiveres um bom orçamento pensa num 320d E46, já é mais recente e resolve o que o 318tds tem de mal. (força/potência)

Cumps
:lovebmw
Última edição por CSIMAO em 24 out 2013, 03:58, editado 1 vez no total.
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Obrigado pela vossa opinião, sim ainda assim amanhã vou levar o meu mecânico comigo para ver o que eles diz.
Vamos dar uma volta e logo se vê...
Para já sei que donos teve 2 e este ultimo pelo menos de interiores não estimou muito, vamos ver de mecânica.
Dizes que a falta de força e potência também se resolve, como??

Cumprimentos

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

Isso depois depende do teu orçamento, mas só uma repro já faz uma grande diferença acredita.
Apesar de que neste motor não podes inventar muito ;) Não queiras fazer um carro para acelerar com este motor senão deitas-o logo.

Mas se fores uma pessoa que gosta de conduzir sempre devagar então nem precisas de repro :D
É só revisões a tempo e horas, bom oleo e filtros e tá aí para durar ;)

:lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

E só a repro fica fiável??
A carrinha não é para gandes aventuras, mas em viagens nota-se muito a falta de cavalagem principalmente quando se vai de carro cheio.
Eu no meu carro actual tenho cerca de 110cv, mas é carro sem centralina e eletronicas, e estou habituado a que o carro responda logo.

Obrigado
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

há que saber distinguir o que são problemas derivados de um mau uso, e o que são problemas crónicos que estão relacionados com maus materiais e má concepção.

o 318tds tem problemas crónicos que independentemente do uso acabam por surgir, tal como o E36 num todo que peca por vários problemas de má concepção e da escolha de maus materiais.

qualquer carro por melhor que seja, se tiver um mau tratamento acaba por dar problemas, mas a diferença está quando esses problemas surgem em virtude do mau uso que se deu ao carro, do que problemas que surgem não por uma questão de bom ou mau uso, mas porque são consequencia de problemas crónicos derivados de uma má construção ou maus materiais.

desaconselho totalmente qualquer tipo de repro neste motor, a bomba é extremamente sensivel e o sistema de refrigeração está mesmo à justa para as performances do motor em estado OEM, com uma repro os riscos de sobreaquecimento aumentam drásticamente bem como a probabilidade de a bomba vir a dar sérios problemas.

repro nesse carro só consideraria na circunstancia de ser um carro que tenha vindo a estrear para as minhas mãos, caso contrário e sem saber o uso que lhe foi dado por terceiros é uma lotaria, e podes ficar com o motor nas mãos de um dia para o outro, adiciona o facto de uma repro nesse motor ter que ser fisica, ou seja, o reprogramador tem que alterar a centralina fisicamente, já que não é possivel fazer isso electrónicamente, poucos são os que querem mexer nisso.

alterar o turbo está fora de questão, ponto.

em relação ao carro em questão só pelos sintomas nem lhe tocava e fugia dele como do diabo da cruz:

se o turbo está com problemas nem sequer precisas de dizer mais nada para eu te aconselhar sériamente a desistir desse carro, mas é que esquecia mesmo e partia para outra, com oleo à vista tinha medo, muito medo desse carro :susto
relantin que vai quase abaixo e depois recupera é problema na bomba injectora, o mais certo é ser o potenciometro, prepara uma pipa de massa para arranjares isso.

como é que ainda podes ponderar ficar com este carro?, e até pensar em fazer uma repro num carro nesse estado?

repara: interior mal estimado + aparentemente com problemas no turbo e oleo visivel + relatin que cai para uma rotação que faz o motor quase ir abaixo + motor 318tds que já de si é desaconselhável para qualquer carteira mesmo estando ok = banhada total!! :susto :susto

se mesmo assim continuas interessado nesse carro então força nisso, quando deres por ti nem metade dos problemas tens resolvido e já gastaste mais do que aquilo que o carro vale.....Deus me livre :scary
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Obrigado mais uma vez pela dica ;)
Eu não estou a ponderar fazer repro nesta carrinha ate porque nada esta decidido, esta carrinha é uma das que vi, o mecânico é que me dirá se seria uma boa compra ou não ele vai vê-la e testa-la e ver se o que eu digo (óleo) é do que eu penso e assim.
O que me preocupa não é propriamente interiores, porque os interiores basicamente é o tecto desforrado e o porta luvas com dificulades ao fechar, o resto tablier e tudo parece bastante conservado, bancos tambem, forras da portas da frente é que parecem estar a começar a descolar.
No entanto estas duvidas que estou a tirar serevem para outros carros que ando a ver, porque como tinha dito é um modelo que eu gosto e tinha andado a ver alguns e antes de adquirir o que quer que seja quero ter a certeza do que vou fazer.

Cumprimentos

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

Muito provavelmente encontras o mesmo modelo que queres em melhor estado...basta estares atento e procurares, não vás logo ao primeiro que te aparecer.

O meu post referia-se a um 318tds bem tratado e o quanto pode durar. Se estiver acredita que dura, mas não compres um com problemas.

Quanto a repro isso depois depende de ti e se vês necessidade. Eu conduzi muito tempo o meu stock até fazer repro.
E até agora nunca deu problemas, tanto stock como com repro. Mas isso vai de cada um e do sítio onde fazes a repro.
Mas a partida tares a fazer repro é abdicares um bocado da fiabilidade, mas claro que depende da repro quanto mais agressiva mais fiabilidade perdes ;)

E como se diz, a fiabilidade é o teu pé direito ;) ele só anda aquilo que quiseres.. é preciso é estimar
Deixar o carro aquecer e arrefecer, etc...todos esses pequenos pormenores contam :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

acho que fazes bem levar um mecanico, aliás comprar um carro já com uma porrada de anos não deve ser senão assim, seja ele qual for ou a marca que for.

quando te falei nos interiores não me estava referir aos custos de uma futura reparação ou recondicionamento, mas sim na optica que o estado dos interiores representam na compra de um carro usado.

na compra de um usado a analise do estado dos interiores diz muito a respeito do tratamento que o anterior dono ou donos davam ao carro, um interior em mau estado revela um dono que não se preocupava muito com o tratamento do carro, é quase impossivel esperar que alguem deixasse o interior do carro degradar-se até a um certo ponto, mas por outro lado dar um bom tratamento à parte mecanica.

por norma um interior degradado é sinónimo de um mau uso dado tambem à parte mecanica, por isso é importante aferir os interiores, pois revelam muito do carro como um todo.

quanto ao modelo e visto gostares, porque não equacionares a opção de um 325tds?

a fiabilidade é ligeiramente melhor mas as performances são incomparavelemente superiores, o 2.5tds na carroçaria do E36 ainda hoje deixa muitos diesel modernos a comer poeira.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

Também concorda na escolha de um 325tds ficavas melhor servido e com mais potência ;)
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”