"assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

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danielsferreira
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"assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por danielsferreira »

boa tarde a todos,tenho um bmw 525d de 2004 que comprei em abril, à algum tempo começou a fazer uma espécie de "assobio" quando o turbo entra, que entretanto se foi agravando.O carro ainda está dentro da garantia do stand e a mim parece-me que se trata de algum problema no turbo sendo que o problema já foi reportado, mas a resposta do stand foi a de que o carro não apresenta mais nenhum sintoma e continua a andar normalmente logo não são obrigados a reparar nada. Adicionalmente a este problema esta semana começou a notar-se um odor a gasóleo no habitáculo sempre que carro se encontra ligado e parado. Conseguem-me dar alguma pista do que poderá ser? O stand realmente não tem qualquer responsabilidade ou é obrigado a averiguar do que se trata? Obrigado!

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jmcdpereira
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por jmcdpereira »

O assobio deverá ser o turbo.
O cheiro é a gazes? Cheiro fumo?
Deverá ser o colector de escape estalado.
Vem vindo ao inferno dos 525d de 2004, loool
Claro que têm de reparar.

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marco pires
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por marco pires »

assobiar pode ser de facto do turbo, mas se é muito perceptível aconselho primeiro a ver alguns tubos de vácuo, nem sempre é do turbo.
se for do turbo não existe perda de rendimento, os turbos nunca perdem rendimento por assobiarem, o que acontece é que estão em risco de partir porque o veio interno está com bastante desgaste, dai a questão do assobio.
portanto não existe correlação entre qualquer outro sintoma e o assobio, para que argumentem que não são obrigados a reparar, não há outro sintoma a verificar e portanto a reparação tem que ser efectuada, mas isto das garantias é complicado e quando não se tem no papel as condições da garantia é um problema.

o cheiro penso que te estás a referir a cheiro de fumo de escape dentro do habitáculo, nesse caso podem ser várias coisas sendo que poderá ou não, estar relacionado com o assobio que escutas.

colector de escape com fuga nas juntas ou partido (partido não será tão provável)
tubo de retorno do turbo
fuga na EGR
colector da admissão rachado
injector a cuspir
flexíveis do escape partidos ou com fuga

o stand é obrigado a reparar, mas como disse convém saber quais as condições da garantia, os componentes que a mesma não abrange, etc
pelo menos a questão do cheiro isso são obrigados a reparar.
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danielsferreira
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por danielsferreira »

Obrigado pela ajuda! Sim o cheiro é como se os gases de escape estivessem a entrar pelo habitáculo . Nas condições de garantia vem apenas que nao esta englobado peças de desgate,vou deixar a foto com as condições.
20181029_194152.jpg
O carro tem cerca de 170000 km,é nacional e teve sempre revisoes na marca.Na vossa opiniao o que fariam para "obrigar" o stand a mudar o discurso?
Obrigado mais uma vez.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

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jmcdpereira
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por jmcdpereira »

Essas garantias são uma m*rda.
No limite tudo é peca de desgaste.
Essa dos cheiros tem de reparar. Estalar o colector não é desgaste. É material que não presta.
Qt ao turbo já pode ser considerado peça de desgaste... Com pouca boa vontade...

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danielsferreira
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por danielsferreira »

Pois vou conversar novamente com o stand para que reparem as avarias,a parte dos gases de escape foi reportada agora e ainda não tive a resposta mas o caso do turbo já foi à algum tempo e nem se preocuparam em verificar do que se tratava,apenas disseram que devia ser um tubo ou uma hélice partida mas que como o carro estava a andar normalmente não tinham que reparar,basicamente o que deram a entender é que enquanto o turbo não partisse não arranjavam...

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marco pires
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por marco pires »

como disse, o problema pode ou não ser do turbo, há que verificar de onde vem o assobio.

na eventualidade de ser mesmo do turbo, então também como disse não existe correlação entre o assobiar e qualquer outro sintoma, porque os turbos com ou sem assobio puxam na mesma e não provocam qualquer outro mau funcionamento para alem do assobio, o que se passa é que estando com folga e dai o assobio, pode partir a qualquer momento (ou não, porque há quem ande assim a vida toda e não parte, mas é um risco)

portanto não podem argumentar que por não ter qualquer outro sintoma, deixa de haver justificação para efectuarem a reparação, o sintoma é mesmo esse e mais nenhum, o sintoma seguinte é ele poder partir e quando isso acontecer a probabilidade de o motor ir para as couves é grande.

mas como disse, pode nem ser disso, e portanto acima de tudo há que verificar de onde vem o assobio.

quanto aos gases de escape também pode estar ou não relacionado com o assobio, e nisso também é ver o que se passa.

é entendido como peças de desgaste; amortecedores, pastilhas de travão, discos, sinoblocos, etc.

o turbo não pode ser entendido como uma peça de desgaste, porque se assim fosse então tudo o resto também seria já que todos os componentes do carro tem desgaste com o passar dos anos e dos kms, inclusive o motor e então nesse caso nada teria garantia pois tudo tem desgaste.
contudo não é assim, o DL nº 67/2003 deixa bem claro isso e qualquer garantia dada pelo stand que viole a lei é considerada nula, quanto muito pode haver um acordo mutuo entre vendedor e comprador onde este assina um termo de responsabilidade em que prescinde da garantia geral consagrada na lei, creio que não é o caso.

portanto não, o turbo não é uma peça de desgaste, é um componente essencial ao bom funcionamento do motor e coloca a integridade do mesmo caso não esteja em condições, não é uma peça autónoma mas sim parte integrante do conjunto propulsor e tem que ser obrigatoriamente reparado, ficando a cargo do stand o seu recondicionamento ou substituição por um novo, nesse caso o stand pode optar apenas pelo recondicionamento, não pode é se negar em circunstancia alguma.

na questão cheiro idem, aliás existe o argumento de que a entrada de fumo de escape no interior do habitáculo coloca em causa a saude dos ocupantes, podendo em ultima analise causar um acidente por mau estar do condutor, e não, nada obriga a abrires as janelas, o que é obrigado sim é a que eles façam a reparação de ambos os problemas.

assume por isso uma posição de força e de não cedência perante a obrigação que tem de efectuar ambas as reparações.
caso mantenham a mesma posição, faz saber que vais apresentar o teu caso à ASAE (podes apresentar reclamação directamente no site deles, o sector auto também é fiscalizado pela ASAE, não só a restauração), e participar ao centro de arbitragem do sector automóvel.

https://www.arbitragemauto.pt/servicos- ... o-juridico

http://www.asae.gov.pt/queixas-e-denuncias.aspx

se não te mexeres e não fizeres guerra, não vão ser eles que vão assumir uma atitude amigável, se poderem fugir a não terem que reparar nada e deixarem andar é o que fazem, por isso há que dar um murro na mesa ;)
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por danielsferreira »

Muito obrigado a ambos pela ajuda! Vou fazer o que disseste Marco,depois dou novidades! ;)

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marco pires
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por marco pires »

danielsferreira Escreveu:
30 out 2018, 12:37
Muito obrigado a ambos pela ajuda! Vou fazer o que disseste Marco,depois dou novidades! ;)

força nisso amigo :icon_fixe:
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por danielsferreira »

Boas pessoal,as novidades são que existe uma fuga no coletor de escape,daí o cheiro no habitáculo. Relativamente a essa parte o stand, depois de várias insistências e desculpa de que seria apenas o filtro de habitaculo(inclusive da oficina mecanica que trabalha com o stand,que o primeiro diagnostico fez "a olho" e não se apercebeu da fuga lol),irão resolver o problema na próxima semana.A parte do turbo continuam a insistir que se trata de desgaste natural, e nao está na garantia. Vamos insistir mais uma vez e se nao mudar o discurso vamos agir junto das entidades que referiste marco, ja temos todos os dados necessários.
Abraço

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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por germanii »

Engraçado tenho um Amigo Meu que vem de mudar tambem o Coletor do Seu 525d, mas tambem jà tem 300000kms.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por marco pires »

costuma ser quase sempre as juntas do colector, colector rachado é menos provável.

o turbo tem de facto um desgaste natural, mas o desgaste natural acontece em todo o carro, o motor tem também desgaste e não há uma única peça que não sofra desgaste, por isso é ridiculo estar a usar esse argumento.
consideram-se peças de desgaste discos e pastilhas, amortecedores, pneus, embraiagem.

não se considera peças de desgaste orgãos mecânicos do motor, e como tal o turbo não é considerado uma peça de desgaste para efeitos de garantia, aliás nenhuma garantia pode ela própria sobrepor-se ás leis gerais do estado, pelo que é ilegal.

acho que fazes bem em avançar com uma reclamação junto das identidades que indiquei, não tem hipóteses de argumentar que o turbo é uma peça de desgaste, a redacção típica dos stands de que dão garantia de motor e caixa é ilegal, o comprador não está a adquirir apenas a caixa e motor, a garantia abrange todos os itens do carros exceptuando aquilo que se considera peças de desgaste rápido como essas que indiquei, jamais o turbo ou outro componente do motor, seja mecânico ou electrónico.


http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra ... abela=leis
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por germanii »

Marco o Coletor do meu Amigo rachou mesmo :icon_cheers:
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por marco pires »

sim, mas em comparação é sempre mais frequente as juntas do colector do que ele rachar, mas obviamente que também racham ;)
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Re: "assobio" intenso/ cheiro a gasóleo no habitáculo

Mensagem por germanii »

Boas , mesmo o jmcdpereira foi o 1° a falar disso ,neste Topico :)
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