[DIY] Como identificar a versão do sistema de navegação

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

[DIY] Como identificar a versão do sistema de navegação

Mensagem por Sub »

Existem dois componentes de software num sistema de navegação BMW. Um é o software do Sistema Operativo (OS) e o outro é o software de mapas. Aqui vamos focar o Sistema Operativo (OS).

Para determinar qual a versão de OS que está instalada terá que se entrar na opção "Settings" do menu principal no ecran do Sistema de Navegação. No canto superior direito verão qualquer coisa como isto: SW x-x/xx (na foto).

Imagem

:arrow: O primeiro número indica qual a geração do Sistema de Navegação. O 1 indica que é MKI, o 2 MKII, o 3 MKIII e o 4 MKIV.
:arrow: O segundo número (normalmente o 1) indica que será um monitor de alto detalhe (full color).
:arrow: O terceiro número indica qual a versão do software instalada (no caso da foto está a versão 6.3).

Posso dizer desde já que a última versão para MKI é a 1-1/80. A última para MKII é a 2-1/81. A última para MKIII é a 3-1/63. Para estas três versões não está a sair mais nenhuma actualização, acho que pararam por aqui, para a versão MKIV por enquanto ainda estão a ser feitas actualizações periódicas, e a última disponível nesta data é a 4-1/91.

Quanto às drives de navegação também se podem diferenciar entre si:

MKI e MKII (cd)
Imagem

MKIII (cd)
Imagem

MKIV (cd ou dvd)
Imagem

Espero que tenha sido esclarecedor.
Última edição por Sub em 14 mai 2007, 17:20, editado 1 vez no total.
Imagem

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

:palmas :palmas :palmas
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

ovelhanegra
Membro Senior
Registado: 26 jul 2006, 20:38
O meu Carro:: 320 cd M

Mensagem por ovelhanegra »

já agora esclareçam me umas duvidas, se souberem claro...o meu carro traz de origem (comprei usado por isso nao tenho a certeza se será mm de origem) um drive de navegaçao mk IV mas o modulo no tablier é por meio de setas e é de cassete para alem de ter a caixa de cd's, agora pergunto se eu trocar apenas o modulo por um 16;9 ficará tudo a funcionar? a cabelagem é a mm? o k é k preciso alterar para ficar com o sistema de navegaçao profissional? já peskisei muito e ainda nao consegui ver nada k realmente me elucidasse... :cry:

Sub
Membro Senior

Mensagem por Sub »

Em principio sim, será só substituir.
Imagem

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

ovelhanegra Escreveu:já agora esclareçam me umas duvidas, se souberem claro...o meu carro traz de origem (comprei usado por isso nao tenho a certeza se será mm de origem) um drive de navegaçao mk IV mas o modulo no tablier é por meio de setas e é de cassete para alem de ter a caixa de cd's, agora pergunto se eu trocar apenas o modulo por um 16;9 ficará tudo a funcionar? a cabelagem é a mm? o k é k preciso alterar para ficar com o sistema de navegaçao profissional? já peskisei muito e ainda nao consegui ver nada k realmente me elucidasse... :cry:
Penso que não seja assim tão directo, no teu caso!

Manda MP ao 320dM ele saberá ajudar-tE!!

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Sub
Membro Senior

Mensagem por Sub »

Acho q os cabos são iguais quer o MKIV esteja ligado a um modulo de setas ou 16:9.
Imagem

ovelhanegra
Membro Senior

por acaso nao sabem se eu tirar o radio se dará para ver através das possiveis ligaçoes k lá possam existir? e mm k eu mude só o modulo para 16:9 será k perco alguma funçao? mm k fike a fincionar por meio de setas na mesma...melhorando apenas o look...?ou nem seker as fichas servem? logo nao poderia trocar apenas o monitor... :?

Sub
Membro Senior

Mensagem por Sub »

Já vi gente a dizer que dá outros a dizer que não... pesquisa aqui que há ae muita gente a querer fazer trocas dessas: www.bmwfaq.com
Imagem

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

boas.
Se já tens uma drive de DVD mkIV, já é muito bom, e é meio caminha andado para ser só troca directa.
Se fosse o mki o ii já não tinhas grande sorte.
Em principio deve ser só troca directa, vais ter que mudar o AC para baixo, e mudar a consola central para fixar o AC e o 16.9.
Eventualmente poderá ser necessário recodificar o mkIV para ele trabalhar com o 16.9, é que existem diferentes codificações para os diferentes monitores .
O ideal era poderes fazer o teste com um 16.9 para confirmares a codificação, tb podes testar com um 4.3, são praticamente a mesma coisa.
Não perdes função nenhuma, pelo contrário :), se tiveres o software do mkiv acutalizado até ficas com birdview (3d), e mais outras... :)
Fichas são iguais.
Cumps.

lembrei-me duma coisa, que não percebo do teu post...
Tens modulo de radio na bagageira ? se não tens, lamento... :( vais ter trabalho e €€ para gastar).
Se não tens, tens que comprar cablagem nova, modulo de radio, trabalho..., mas faz-se :):)
É que no de setas o radio está incorporado no radio nav com setas, no 16.9 / 4.3 não está, vai para a bagageira.
No 4.3 tens cassete, no 16.9 podes ter cassete, CD, cartridge.

acho que não vais ter sorte, se tens o radio de setas, não tens o modulo de rádio na bagageira.
Lamento...
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

ovelhanegra
Membro Senior

320dM Escreveu:acho que não vais ter sorte, se tens o radio de setas, não tens o modulo de rádio na bagageira.
Lamento...
Cumps.

mm assim já deste uma grande ajuda!...como é k sei se tenho esse tal modulo na bagageira?dá para ver apenas desforrando a lateral eskerda interior? é dificil de fazer tal operaçao? se nao o tiver a unica cablagem k terei de comprar será a do modulo ao monitor, certo? cabelagem para o drive nao é preciso, certo? :roll:

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

sim, tens que desforrar a lateral esquerda da bagageira, sempre dá algum trabalho, no fundo é uma questão de jeito, nem deve ser preciso tirar tudo, se conseguires levantar a ponta mais perto da optica traseira já deve dar para espreitar.
O modulo de rádio é uma caixa rectangular prateada, +- do tamanho de um auto rádio, está montado na vertical, por baixo do modulo/leitor mkIV.
O cabo é todo diferente, vai susbtitui o que lá tens, pois vai puxar as saidas de som, entre outras ligações, da frente, para o modulo de radio, na bagageira.
Se tiveres em Coimbra, posso mostrar o meu, que neste momento tá desforrado, a aguardar pela TV :):):)
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

ovelhanegra
Membro Senior

é pena ...estou na figueira...mas vou ganhar coragem esta semana e vou desmontar akilo... :lol:

Br][nK
Membro Gold
Registado: 12 jan 2006, 16:10
O meu Carro:: 320td MB POWER

Mensagem por Br][nK »

:palmas :palmas :palmas
320TD MB POWER

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

:o , não é assim tão longe....
Tás á vontade
:driving
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Sub
Membro Senior

Mensagem por Sub »

A minha primeira ideia foi q não seria tão dificil pq causa do MKIV, mas assim sem o módulo fica mais dificil, mas faz-se.
Imagem

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”