BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL

Mensagem por FSR »

Olá a todos

Como disse num tópico ia chocar, ou talvez não, como uma mudança no Bimmer: instalei GPL. Para mais info http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &sk=t&sd=a

Li, reli e li ainda mais vários e vários tópicos no fórum atrás.


Este é o início do diário do meu charuto.

Pormenores:
Depósito tórico 65litros brutos
LT Lubrificator.
Kit GPL da PRINS
Viatura entregue dia 25/03/2008, tudo instalado, verificado e afinado.



O charuto:
BMW 318i (1895cm3), E46 de 1999
118CV
180nim
Consumo médio dos últimos 2 anos (+/-): 9,4l/100km. Portanto a ver se fico abaixo dos 11,5l a GPL
KM actuais (26/03/2008) - 88 195

Consumos OTTO até 25/03/2008
Em cidade: 10/11L
AE a 130/140Km: 8,2/8,5L
AE a 150/160 e mais: 9,10, 11 o céu é o limite
Estrada Nacional 90/100: 7,5/8L


Consumos GPL, até à data:
Em cidade: na
AE a 130/140Km: na
AE a 150/160 e mais: na
Estrada Nacional 90/100: na

UPDATE: 26/03/2008. Para mais pormenores ver o relembrório nos próximos capítulos

KM a GPL: 51 Km


De bom:
Muito cedo ainda.

De menos bom:
Liquido refrigeração no mínimo por descuido, penso.
Ligeira perda em baixas..


Por agora é tudo. Fotos mais tarde.

Só um desejo (para mim e para todos):

muitos KM e poucos problemas


NOTA: as primeiras entradas neste tópico (2 ou 3) são copy adaptado (pouco) de um tópico que iniciei em http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... a&start=15


Obviamente, qualquer dúvida que tenham responderei o melhor que souber e obviamente aqui...
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:05, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Update

lá entreguei o charuto ontem às 9h00 (dia de folga, acordar cedo, siga)

Foram muito atenciosos. Deixaram-me ficar lá a ver os trabalhos (sai de lá só ao meio-dia :oops: )e foram-me perguntado o que eu queria e onde... 1ª alteração ao previsto: deposito de 70 litros criava uns 4 cm de elevação :evil: ao fundo da mala.

Optou-se por uma situação de compromisso, 65 litros e menos de 2 cm de elevação do fundo. :wink: úteis 52 litos (+/-), mais de 450 km em cidade, 500 em AE... menos mal mas ainda no campo da previsões :shock:

Vi ainda a instalação do LT Lubrificator, do arrumo das cablagens (muito cuidadosos com a aarumação e qualidade da instalação), vi também a montagem do "T" para "roubar" água ao circuito do carro para o sistema GPL e antes de sair vi a colocação final do depósito... ai que dor a rebarbadeira a cortar chapa e parafuso que segura o pneu sobressalente... :? aqui arrependi-me de ter ficado para ver :cry:

Foram também muito prestáveis pois viram que na inspecção ordinária foi detectada um desalinhamento na direcção, como era motivo para chumbo eu ainda não ter alinhado, disseram-me logo que eles antes da inspecção B iam alinhar a direcção. :mrgreen:

Tenho mais pormenores da instalação mas quando tiver fotos explico pois é mais fácil. 8)

Vou logo, espero, buscar o charuto, depois faço report.

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Enquanto não chega a hora de ir buscar o charuto e me passa estas borboletas no estômago. Confesso que pareço um miúdo à espera de ir buscar a 1ª bicicleta... :oops: mas deixai-me fazer um histórico para me defender um pouco do carácter gaizola da afirmação.... :lol:


Em 2004, estava eu com um colega em Lisboa e ele recebe um telefonema de um amigo comum. Desliga e diz-me: pois é amigo quero trocar de carro e estou com uma dúvida enorme pois sou fã de diesel e "venderam-me" agora um a gasolina.

Para resumir: era um Bimmer, 318i, de 1999, só com 32K (isto em 2004) por um preço muito bom... para info 4 mil euros abaixo do mercado... herança e tal... 8)

Ele hesitou e o "je" cruzou-se... afinal era (ainda lá mora em casa) feliz proprietário de um Punto (na altura com 7 anos e 140K). A decisão (apesar da manutenção um tudo nada/muito mais cara em relação ao Fiat mas na altura o preço OTTO ainda era suportável) final foi provocada pelo seguinte pensamento:

Pelo mesmo valor a balança era: Megane/Focus, etc a Otto novos, não muitos extras ou 318i, usado, 5 anos, poucos KM, e uns extras interessantes para o ano da graça de 1999. :?:

A esposa não se importou (muito) e lá comprei o carro... :shock:

Tive alguns problemas com catalisador e MAF (+ 1000€) e no ano passado partiu copo que alimenta o radiador (400€) mas estou muito satisfeito (a não ser a média global de 9,4l/100Km). Viagens longas muito confortáveis e muito rápidas (se assim o pé direito o mandar e a esposa estiver a dormir), do género "já estamos a chegar?!?". e eu: "sabes a dormir o tempo passa muito rápido" :roll: :lol: :lol:

Mas como já devem ter reparado, otto começou a ser um problema... em 2006, inscrevi-me no forum GPL (link acima) mas não senti segurança para decidir e os € da transformação assustavam-me... :evil:

Mas eis que chega a hora de ir buscar o charuto gaseado e estou nervoso.... espero que não fique desiludido... :?


Desculpem o desabafo, o testamento e espero ajudar muito no futuro e nem tanto ser ajudado :wink:

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Ora cá estou eu... se depender de mim este tópico vai ter muitos posts.... só eu não paro de intervir :lol: :lol: :lol:

Como fui dizendo, obrigado a todos pela e desculpem-me o francês "forcé" e espero não vos chatear muito com longos textos e tremores de quem pensou muito, muito e acabou por decidir, por impulso, colocar GPL no charuto. :shock:

Obviamente, não vivo para o carro, esse papel cabe à minha filhota :D e não à viatura, mas quando o comprei foi para um uso de pelo menos 8 anos... e ainda só vai a meio...

Mas, adiante. :arrow:

No tópico inicial vou actualizando Km e resumo prós e contras... no meu caso ... regularmente, espero, faço um relembrório em género de update :idea: como o que se segue. Respirem fundo.... 8)

Ontem fui buscar o charuto, 1ª bug, não pingava o liquido no LT, troca de tubo para a admissão e voilá. E há que ir para casa... talvez não tivesse ido pelo caminho mais curto... :oops:

Para quem conhece, na saida da Mastergás, deixei o carro ir abaixo, Ok aquilo é muito a subir mas se a ideia inicial seria responsabilizar o nervoso mais tarde confirmei que o ponto de embraiagem ficou ligeiramente diferente.. entretanto... adaptação do pé efectuada :)

Fiz 20 a 25 Km até casa e notei o carro um pouco preso, no arranque e nas recuperações. Depois de jantar fui à garagem e ... primeiro espinho (não é grave mas fiquei pensativo): o liquido de refrigeração estava no mínimo, penso que deve ter sido pelo aumento do circuito mas das duas uma, ou rectificavam ou avisavam-me. De resto o instalador foi 5*, explicou tudo.

Ainda no instalador: moi: "eu o que devo fazer com a regulação do LT'"... resposta: "nada, nós afinamos"... sim sim, claro...

Estive a tentar regular o pinga pinga e acho que consegui (depois de uns 10min) por aquilo a 1 pinga a cada 7 ou 8 segundos...Estará correcto?

Hoje de manhã fiz mais de 10km, um pouco mais de 90segundos para mudar para GPL. Técnica usada: carro a trabalhar, colocar cinto, ligar rádio, acertar o ventinho da ventilação, esperar porta abrir) e a 20 metros de casa... taraaam... GPL, já não sou virgem :shock:. Percurso: 60% cidade mas sem muito transito, carro pareceu-me um tudo nada mais solto. Será da gotinha a cada 7 ou 8 segundos?

Média no CB, 10 L/100Km(inclui testes do gota, gota quer no instalador quer em casa - não digam nada ao instalador que eu também não).

Se fosse do tempo otto, diria que a real era 10,5l, com o GPL ando em aferições...

Este FDS filhota faz 3 anos (estou velho, caramba) e claro programa das festas inclui passeio (porque será?). Penso fazer uns 250km (vou ao Portugal do quenitos). Espero que chegue são e salvo e ainda sem abastecer (deverei ter feito uns 300/350km, no total desde o 1º abastecimento)...




Muitos e baratos Km's
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:01, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
GostoBastante
Membro Junior
Mensagens: 448
Registado: 21 set 2005, 18:23

Mensagem por GostoBastante »

:palmas muito bem, excelente iniciativa!

Avatar do Utilizador
fa1kon
Membro Senior
Mensagens: 849
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci
Localização: Paredes - Porto

Mensagem por fa1kon »

Acho que fazes mt bem em comentar a tua experiencia com o GPL, de certeza que ha pessoas que querem acabar com algumas duvidas em relaçao ao mesmo.

O carro ja tem puxado normalmente? A instalação do sistema GPL n te adiciona tb um bom peso ao carro?

Cumps.
Imagem


E46 323Ci

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

fa1kon, no livrete 70 quilos adicionados ao peso (isto contando com depósito de GPL cheio=52 litros úteis)

Mas livrei-me do pneu sobressalente, do macaco e daquela "tampa" sobre o pneu sobressalente (o que será, digo eu, 15 quilos ?!?)


Amanhã coloco aqui as contas que fiz...


Gostobastante.... estamos cá para isso e tu mais alguns aqui do fórum (Iáser, Luis, 320d, Matrix, etc, etc, desculpem aqueles que não estou a referir) ensinaram-me que ajuda para ser ajudado...
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:21, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
matrix76
Membro Senior
Mensagens: 809
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01
Localização: Valongo - Porto

Mensagem por matrix76 »

Já tive um renault a GPL, desafinava com facilidade mas também era um sistema obsoleto em comparação com os sistemas actuais.
Vai actualizando o teu diário que tem muito interesse. :D
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

1º vou actualizar a reposta ao Gostobastante pq Matrix tb estás incluido.


O sistema do Renault devia ser aspirado, uma treta ser afinado (aliás impossível, ficava o melhor possível)

Os sistemas modernos têm uma centralina que emula a original e é totalmente programável (ligada a um computador).

Imagina: dá até para regular a quantos segundo faz a mudança para GPL após começar a trabalhar. No meu caso 10'' se estive quente e 120'' se estiver frio (após a 1ª revisão devo pedir para passar para 90'').

Se quiseres depois explico o porque desse tempo para mudar para GPL..

Avatar do Utilizador
matrix76
Membro Senior
Mensagens: 809
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01
Localização: Valongo - Porto

Mensagem por matrix76 »

Imagino que seja por causa da temperatura na câmara de combustão....
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

quase... mas em termos de leigo. Não para perceberes mas é a única forma que consigo explicar. :shock:

o GPL está a temperaturas muito baixas no deposito, logo em estado liquido)... para ser "queimado" tem que estar em gasoso.

Para passar a gasoso há um "aparelho" (amanhã coloco fotos) em o que o gás passa mas também o liquido de refrigeração (sem se misturarem ;) ) mas 1º tem que chegar a uma temperatura óptima de funcionamento (cerca de 35 graus). Daí ser necessário aquele tempo inicial para permitir o liquido/agua aquecer. Obviamente, as condições climatéricas influenciam muito, daí eu ir pedir para reduzir o tempo (vem aí melhores temperaturas, acho eu).


os 120'' (2 minutos) é exagerado... mas cauteloso..

:driving :driving
Última edição por FSR em 28 mar 2008, 10:51, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Rui_318TDS
Membro Senior
Mensagens: 728
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Localização: Negrelos / Santo Tirso

Mensagem por Rui_318TDS »

Mt bom tópico.

É de pessoas como tu que o fórum precisa, pessoas que partilham as experiências boas ou más que vão tendo com as máquinas e dispõem-se a partilhar pacientemente e detalhadamente as modificações que vão fazendo tendo em vista diferentes objectivos.

Parabéns e obrigado pelo tópico. :palmas

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Olha as belas das fotos e algumas perguntas:


Respirem fundo. :lol: :lol:

Local onde liga o tubo do LT à admissão.
Imagem

Panorâmicado centro das operações andantes. onde está o Wally (centralina e fitro?): porque o LT destaca-se :|
Imagem

Filtro:
Imagem

Injectores e não só. 8)
Imagem

A besta azul. A Frente:
Imagem

O verso:
Imagem

Onde raio está a botija :wink:
Imagem

Que pneu sobressalente tão esquisito: :lol:
Imagem

Onde está piloto 8) : Melhor ainda onde está o "butóm" para acender o gás?!?
Imagem

Que luzinha vermelha é aquela por cima do "butóm" DSC? Otto quê?
Imagem

E gosto mais das verdinhas, nha, nha, nha
Imagem

E claro a artística que regista os primeiros 51,4km com luzes verdinhas ligadas após 2 minutos de motor a trabalhar....mas parece que uma das 4 já foi dormir (ver imagem anterior)
Imagem



Por agora é tudo.... desculpem lá o relembrório de imagens

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Entretanto as contas que fiz:

Meu consumo a gasolina (média de quase 3 anos*)
9,4L/100km = 13,1788€/100Km (1,402€ litro)

A GPL (visão mais pessimista)
11,4L/100KM = 7,43€/100Km (0,652€ litro)

Equivalente a diesel – 6,04 Litros/100km. (1,231€ litro)


*70 a 80% cidade.

Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm?


PS: claro que há a questão da amortização, no meu caso se mantiver os km mensais um pouco mais de 18 meses. Mas algo me diz que vou andar mais

the_killer
Membro Junior
Mensagens: 627
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

concordo e sou 100% a favor do GPL! (só não tenho bimmer a gpl pq não ha bimmer gasolina turbo..)

mas,
"Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm? "

o meu em misto faz pouco mais que isso e com 200cvs

mas claro que o que paguei a mais por ser diesel e não gasolina tinha dado pro gpl e pra umas boas revisões..

agora que o gasoleo vai continuar a subir é certinho

já o GPL pouco deve subir

vou acompanhar o teu topic com interesse e atenção :)

PS : O dono do 528i que anda ai a GPL é que tambem podia fazer o mesmo :lol:

Responder

Voltar para “E46”