BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL
Moderador: Staff
BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL
Olá a todos
Como disse num tópico ia chocar, ou talvez não, como uma mudança no Bimmer: instalei GPL. Para mais info http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &sk=t&sd=a
Li, reli e li ainda mais vários e vários tópicos no fórum atrás.
Este é o início do diário do meu charuto.
Pormenores:
Depósito tórico 65litros brutos
LT Lubrificator.
Kit GPL da PRINS
Viatura entregue dia 25/03/2008, tudo instalado, verificado e afinado.
O charuto:
BMW 318i (1895cm3), E46 de 1999
118CV
180nim
Consumo médio dos últimos 2 anos (+/-): 9,4l/100km. Portanto a ver se fico abaixo dos 11,5l a GPL
KM actuais (26/03/2008) - 88 195
Consumos OTTO até 25/03/2008
Em cidade: 10/11L
AE a 130/140Km: 8,2/8,5L
AE a 150/160 e mais: 9,10, 11 o céu é o limite
Estrada Nacional 90/100: 7,5/8L
Consumos GPL, até à data:
Em cidade: na
AE a 130/140Km: na
AE a 150/160 e mais: na
Estrada Nacional 90/100: na
UPDATE: 26/03/2008. Para mais pormenores ver o relembrório nos próximos capítulos
KM a GPL: 51 Km
De bom:
Muito cedo ainda.
De menos bom:
Liquido refrigeração no mínimo por descuido, penso.
Ligeira perda em baixas..
Por agora é tudo. Fotos mais tarde.
Só um desejo (para mim e para todos):
muitos KM e poucos problemas
NOTA: as primeiras entradas neste tópico (2 ou 3) são copy adaptado (pouco) de um tópico que iniciei em http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... a&start=15
Obviamente, qualquer dúvida que tenham responderei o melhor que souber e obviamente aqui...
Como disse num tópico ia chocar, ou talvez não, como uma mudança no Bimmer: instalei GPL. Para mais info http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... &sk=t&sd=a
Li, reli e li ainda mais vários e vários tópicos no fórum atrás.
Este é o início do diário do meu charuto.
Pormenores:
Depósito tórico 65litros brutos
LT Lubrificator.
Kit GPL da PRINS
Viatura entregue dia 25/03/2008, tudo instalado, verificado e afinado.
O charuto:
BMW 318i (1895cm3), E46 de 1999
118CV
180nim
Consumo médio dos últimos 2 anos (+/-): 9,4l/100km. Portanto a ver se fico abaixo dos 11,5l a GPL
KM actuais (26/03/2008) - 88 195
Consumos OTTO até 25/03/2008
Em cidade: 10/11L
AE a 130/140Km: 8,2/8,5L
AE a 150/160 e mais: 9,10, 11 o céu é o limite
Estrada Nacional 90/100: 7,5/8L
Consumos GPL, até à data:
Em cidade: na
AE a 130/140Km: na
AE a 150/160 e mais: na
Estrada Nacional 90/100: na
UPDATE: 26/03/2008. Para mais pormenores ver o relembrório nos próximos capítulos
KM a GPL: 51 Km
De bom:
Muito cedo ainda.
De menos bom:
Liquido refrigeração no mínimo por descuido, penso.
Ligeira perda em baixas..
Por agora é tudo. Fotos mais tarde.
Só um desejo (para mim e para todos):
muitos KM e poucos problemas
NOTA: as primeiras entradas neste tópico (2 ou 3) são copy adaptado (pouco) de um tópico que iniciei em http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... a&start=15
Obviamente, qualquer dúvida que tenham responderei o melhor que souber e obviamente aqui...
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:05, editado 3 vezes no total.
Update
lá entreguei o charuto ontem às 9h00 (dia de folga, acordar cedo, siga)
Foram muito atenciosos. Deixaram-me ficar lá a ver os trabalhos (sai de lá só ao meio-dia
)e foram-me perguntado o que eu queria e onde... 1ª alteração ao previsto: deposito de 70 litros criava uns 4 cm de elevação
ao fundo da mala.
Optou-se por uma situação de compromisso, 65 litros e menos de 2 cm de elevação do fundo.
úteis 52 litos (+/-), mais de 450 km em cidade, 500 em AE... menos mal mas ainda no campo da previsões
Vi ainda a instalação do LT Lubrificator, do arrumo das cablagens (muito cuidadosos com a aarumação e qualidade da instalação), vi também a montagem do "T" para "roubar" água ao circuito do carro para o sistema GPL e antes de sair vi a colocação final do depósito... ai que dor a rebarbadeira a cortar chapa e parafuso que segura o pneu sobressalente...
aqui arrependi-me de ter ficado para ver
Foram também muito prestáveis pois viram que na inspecção ordinária foi detectada um desalinhamento na direcção, como era motivo para chumbo eu ainda não ter alinhado, disseram-me logo que eles antes da inspecção B iam alinhar a direcção. :mrgreen:
Tenho mais pormenores da instalação mas quando tiver fotos explico pois é mais fácil.
Vou logo, espero, buscar o charuto, depois faço report.
lá entreguei o charuto ontem às 9h00 (dia de folga, acordar cedo, siga)
Foram muito atenciosos. Deixaram-me ficar lá a ver os trabalhos (sai de lá só ao meio-dia


Optou-se por uma situação de compromisso, 65 litros e menos de 2 cm de elevação do fundo.

Vi ainda a instalação do LT Lubrificator, do arrumo das cablagens (muito cuidadosos com a aarumação e qualidade da instalação), vi também a montagem do "T" para "roubar" água ao circuito do carro para o sistema GPL e antes de sair vi a colocação final do depósito... ai que dor a rebarbadeira a cortar chapa e parafuso que segura o pneu sobressalente...


Foram também muito prestáveis pois viram que na inspecção ordinária foi detectada um desalinhamento na direcção, como era motivo para chumbo eu ainda não ter alinhado, disseram-me logo que eles antes da inspecção B iam alinhar a direcção. :mrgreen:
Tenho mais pormenores da instalação mas quando tiver fotos explico pois é mais fácil.

Vou logo, espero, buscar o charuto, depois faço report.
Enquanto não chega a hora de ir buscar o charuto e me passa estas borboletas no estômago. Confesso que pareço um miúdo à espera de ir buscar a 1ª bicicleta...
mas deixai-me fazer um histórico para me defender um pouco do carácter gaizola da afirmação....
Em 2004, estava eu com um colega em Lisboa e ele recebe um telefonema de um amigo comum. Desliga e diz-me: pois é amigo quero trocar de carro e estou com uma dúvida enorme pois sou fã de diesel e "venderam-me" agora um a gasolina.
Para resumir: era um Bimmer, 318i, de 1999, só com 32K (isto em 2004) por um preço muito bom... para info 4 mil euros abaixo do mercado... herança e tal...
Ele hesitou e o "je" cruzou-se... afinal era (ainda lá mora em casa) feliz proprietário de um Punto (na altura com 7 anos e 140K). A decisão (apesar da manutenção um tudo nada/muito mais cara em relação ao Fiat mas na altura o preço OTTO ainda era suportável) final foi provocada pelo seguinte pensamento:
Pelo mesmo valor a balança era: Megane/Focus, etc a Otto novos, não muitos extras ou 318i, usado, 5 anos, poucos KM, e uns extras interessantes para o ano da graça de 1999.
A esposa não se importou (muito) e lá comprei o carro...
Tive alguns problemas com catalisador e MAF (+ 1000€) e no ano passado partiu copo que alimenta o radiador (400€) mas estou muito satisfeito (a não ser a média global de 9,4l/100Km). Viagens longas muito confortáveis e muito rápidas (se assim o pé direito o mandar e a esposa estiver a dormir), do género "já estamos a chegar?!?". e eu: "sabes a dormir o tempo passa muito rápido"
Mas como já devem ter reparado, otto começou a ser um problema... em 2006, inscrevi-me no forum GPL (link acima) mas não senti segurança para decidir e os € da transformação assustavam-me...
Mas eis que chega a hora de ir buscar o charuto gaseado e estou nervoso.... espero que não fique desiludido...
Desculpem o desabafo, o testamento e espero ajudar muito no futuro e nem tanto ser ajudado


Em 2004, estava eu com um colega em Lisboa e ele recebe um telefonema de um amigo comum. Desliga e diz-me: pois é amigo quero trocar de carro e estou com uma dúvida enorme pois sou fã de diesel e "venderam-me" agora um a gasolina.
Para resumir: era um Bimmer, 318i, de 1999, só com 32K (isto em 2004) por um preço muito bom... para info 4 mil euros abaixo do mercado... herança e tal...

Ele hesitou e o "je" cruzou-se... afinal era (ainda lá mora em casa) feliz proprietário de um Punto (na altura com 7 anos e 140K). A decisão (apesar da manutenção um tudo nada/muito mais cara em relação ao Fiat mas na altura o preço OTTO ainda era suportável) final foi provocada pelo seguinte pensamento:
Pelo mesmo valor a balança era: Megane/Focus, etc a Otto novos, não muitos extras ou 318i, usado, 5 anos, poucos KM, e uns extras interessantes para o ano da graça de 1999.

A esposa não se importou (muito) e lá comprei o carro...

Tive alguns problemas com catalisador e MAF (+ 1000€) e no ano passado partiu copo que alimenta o radiador (400€) mas estou muito satisfeito (a não ser a média global de 9,4l/100Km). Viagens longas muito confortáveis e muito rápidas (se assim o pé direito o mandar e a esposa estiver a dormir), do género "já estamos a chegar?!?". e eu: "sabes a dormir o tempo passa muito rápido"



Mas como já devem ter reparado, otto começou a ser um problema... em 2006, inscrevi-me no forum GPL (link acima) mas não senti segurança para decidir e os € da transformação assustavam-me...

Mas eis que chega a hora de ir buscar o charuto gaseado e estou nervoso.... espero que não fique desiludido...

Desculpem o desabafo, o testamento e espero ajudar muito no futuro e nem tanto ser ajudado
Ora cá estou eu... se depender de mim este tópico vai ter muitos posts.... só eu não paro de intervir
Como fui dizendo, obrigado a todos pela e desculpem-me o francês "forcé" e espero não vos chatear muito com longos textos e tremores de quem pensou muito, muito e acabou por decidir, por impulso, colocar GPL no charuto.
Obviamente, não vivo para o carro, esse papel cabe à minha filhota
e não à viatura, mas quando o comprei foi para um uso de pelo menos 8 anos... e ainda só vai a meio...
Mas, adiante.
No tópico inicial vou actualizando Km e resumo prós e contras... no meu caso ... regularmente, espero, faço um relembrório em género de update
como o que se segue. Respirem fundo....
Ontem fui buscar o charuto, 1ª bug, não pingava o liquido no LT, troca de tubo para a admissão e voilá. E há que ir para casa... talvez não tivesse ido pelo caminho mais curto...
Para quem conhece, na saida da Mastergás, deixei o carro ir abaixo, Ok aquilo é muito a subir mas se a ideia inicial seria responsabilizar o nervoso mais tarde confirmei que o ponto de embraiagem ficou ligeiramente diferente.. entretanto... adaptação do pé efectuada
Fiz 20 a 25 Km até casa e notei o carro um pouco preso, no arranque e nas recuperações. Depois de jantar fui à garagem e ... primeiro espinho (não é grave mas fiquei pensativo): o liquido de refrigeração estava no mínimo, penso que deve ter sido pelo aumento do circuito mas das duas uma, ou rectificavam ou avisavam-me. De resto o instalador foi 5*, explicou tudo.
Ainda no instalador: moi: "eu o que devo fazer com a regulação do LT'"... resposta: "nada, nós afinamos"... sim sim, claro...
Estive a tentar regular o pinga pinga e acho que consegui (depois de uns 10min) por aquilo a 1 pinga a cada 7 ou 8 segundos...Estará correcto?
Hoje de manhã fiz mais de 10km, um pouco mais de 90segundos para mudar para GPL. Técnica usada: carro a trabalhar, colocar cinto, ligar rádio, acertar o ventinho da ventilação, esperar porta abrir) e a 20 metros de casa... taraaam... GPL, já não sou virgem
. Percurso: 60% cidade mas sem muito transito, carro pareceu-me um tudo nada mais solto. Será da gotinha a cada 7 ou 8 segundos?
Média no CB, 10 L/100Km(inclui testes do gota, gota quer no instalador quer em casa - não digam nada ao instalador que eu também não).
Se fosse do tempo otto, diria que a real era 10,5l, com o GPL ando em aferições...
Este FDS filhota faz 3 anos (estou velho, caramba) e claro programa das festas inclui passeio (porque será?). Penso fazer uns 250km (vou ao Portugal do quenitos). Espero que chegue são e salvo e ainda sem abastecer (deverei ter feito uns 300/350km, no total desde o 1º abastecimento)...
Muitos e baratos Km's



Como fui dizendo, obrigado a todos pela e desculpem-me o francês "forcé" e espero não vos chatear muito com longos textos e tremores de quem pensou muito, muito e acabou por decidir, por impulso, colocar GPL no charuto.

Obviamente, não vivo para o carro, esse papel cabe à minha filhota

Mas, adiante.

No tópico inicial vou actualizando Km e resumo prós e contras... no meu caso ... regularmente, espero, faço um relembrório em género de update


Ontem fui buscar o charuto, 1ª bug, não pingava o liquido no LT, troca de tubo para a admissão e voilá. E há que ir para casa... talvez não tivesse ido pelo caminho mais curto...

Para quem conhece, na saida da Mastergás, deixei o carro ir abaixo, Ok aquilo é muito a subir mas se a ideia inicial seria responsabilizar o nervoso mais tarde confirmei que o ponto de embraiagem ficou ligeiramente diferente.. entretanto... adaptação do pé efectuada

Fiz 20 a 25 Km até casa e notei o carro um pouco preso, no arranque e nas recuperações. Depois de jantar fui à garagem e ... primeiro espinho (não é grave mas fiquei pensativo): o liquido de refrigeração estava no mínimo, penso que deve ter sido pelo aumento do circuito mas das duas uma, ou rectificavam ou avisavam-me. De resto o instalador foi 5*, explicou tudo.
Ainda no instalador: moi: "eu o que devo fazer com a regulação do LT'"... resposta: "nada, nós afinamos"... sim sim, claro...
Estive a tentar regular o pinga pinga e acho que consegui (depois de uns 10min) por aquilo a 1 pinga a cada 7 ou 8 segundos...Estará correcto?
Hoje de manhã fiz mais de 10km, um pouco mais de 90segundos para mudar para GPL. Técnica usada: carro a trabalhar, colocar cinto, ligar rádio, acertar o ventinho da ventilação, esperar porta abrir) e a 20 metros de casa... taraaam... GPL, já não sou virgem

Média no CB, 10 L/100Km(inclui testes do gota, gota quer no instalador quer em casa - não digam nada ao instalador que eu também não).
Se fosse do tempo otto, diria que a real era 10,5l, com o GPL ando em aferições...
Este FDS filhota faz 3 anos (estou velho, caramba) e claro programa das festas inclui passeio (porque será?). Penso fazer uns 250km (vou ao Portugal do quenitos). Espero que chegue são e salvo e ainda sem abastecer (deverei ter feito uns 300/350km, no total desde o 1º abastecimento)...
Muitos e baratos Km's
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:01, editado 1 vez no total.
- GostoBastante
- Membro Junior
- Mensagens: 448
- Registado: 21 set 2005, 18:23
fa1kon, no livrete 70 quilos adicionados ao peso (isto contando com depósito de GPL cheio=52 litros úteis)
Mas livrei-me do pneu sobressalente, do macaco e daquela "tampa" sobre o pneu sobressalente (o que será, digo eu, 15 quilos ?!?)
Amanhã coloco aqui as contas que fiz...
Gostobastante.... estamos cá para isso e tu mais alguns aqui do fórum (Iáser, Luis, 320d, Matrix, etc, etc, desculpem aqueles que não estou a referir) ensinaram-me que ajuda para ser ajudado...
Mas livrei-me do pneu sobressalente, do macaco e daquela "tampa" sobre o pneu sobressalente (o que será, digo eu, 15 quilos ?!?)
Amanhã coloco aqui as contas que fiz...
Gostobastante.... estamos cá para isso e tu mais alguns aqui do fórum (Iáser, Luis, 320d, Matrix, etc, etc, desculpem aqueles que não estou a referir) ensinaram-me que ajuda para ser ajudado...
Última edição por FSR em 27 mar 2008, 22:21, editado 1 vez no total.
1º vou actualizar a reposta ao Gostobastante pq Matrix tb estás incluido.
O sistema do Renault devia ser aspirado, uma treta ser afinado (aliás impossível, ficava o melhor possível)
Os sistemas modernos têm uma centralina que emula a original e é totalmente programável (ligada a um computador).
Imagina: dá até para regular a quantos segundo faz a mudança para GPL após começar a trabalhar. No meu caso 10'' se estive quente e 120'' se estiver frio (após a 1ª revisão devo pedir para passar para 90'').
Se quiseres depois explico o porque desse tempo para mudar para GPL..
O sistema do Renault devia ser aspirado, uma treta ser afinado (aliás impossível, ficava o melhor possível)
Os sistemas modernos têm uma centralina que emula a original e é totalmente programável (ligada a um computador).
Imagina: dá até para regular a quantos segundo faz a mudança para GPL após começar a trabalhar. No meu caso 10'' se estive quente e 120'' se estiver frio (após a 1ª revisão devo pedir para passar para 90'').
Se quiseres depois explico o porque desse tempo para mudar para GPL..
quase... mas em termos de leigo. Não para perceberes mas é a única forma que consigo explicar.
o GPL está a temperaturas muito baixas no deposito, logo em estado liquido)... para ser "queimado" tem que estar em gasoso.
Para passar a gasoso há um "aparelho" (amanhã coloco fotos) em o que o gás passa mas também o liquido de refrigeração (sem se misturarem
) mas 1º tem que chegar a uma temperatura óptima de funcionamento (cerca de 35 graus). Daí ser necessário aquele tempo inicial para permitir o liquido/agua aquecer. Obviamente, as condições climatéricas influenciam muito, daí eu ir pedir para reduzir o tempo (vem aí melhores temperaturas, acho eu).
os 120'' (2 minutos) é exagerado... mas cauteloso..


o GPL está a temperaturas muito baixas no deposito, logo em estado liquido)... para ser "queimado" tem que estar em gasoso.
Para passar a gasoso há um "aparelho" (amanhã coloco fotos) em o que o gás passa mas também o liquido de refrigeração (sem se misturarem

os 120'' (2 minutos) é exagerado... mas cauteloso..


Última edição por FSR em 28 mar 2008, 10:51, editado 1 vez no total.
- Rui_318TDS
- Membro Senior
- Mensagens: 728
- Registado: 11 nov 2004, 00:34
- O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
- Localização: Negrelos / Santo Tirso
Mt bom tópico.
É de pessoas como tu que o fórum precisa, pessoas que partilham as experiências boas ou más que vão tendo com as máquinas e dispõem-se a partilhar pacientemente e detalhadamente as modificações que vão fazendo tendo em vista diferentes objectivos.
Parabéns e obrigado pelo tópico. :palmas
Cump
É de pessoas como tu que o fórum precisa, pessoas que partilham as experiências boas ou más que vão tendo com as máquinas e dispõem-se a partilhar pacientemente e detalhadamente as modificações que vão fazendo tendo em vista diferentes objectivos.
Parabéns e obrigado pelo tópico. :palmas
Cump
Olha as belas das fotos e algumas perguntas:
Respirem fundo.
Local onde liga o tubo do LT à admissão.

Panorâmicado centro das operações andantes. onde está o Wally (centralina e fitro?): porque o LT destaca-se

Filtro:

Injectores e não só.

A besta azul. A Frente:

O verso:

Onde raio está a botija

Que pneu sobressalente tão esquisito:

Onde está piloto
: Melhor ainda onde está o "butóm" para acender o gás?!?

Que luzinha vermelha é aquela por cima do "butóm" DSC? Otto quê?

E gosto mais das verdinhas, nha, nha, nha

E claro a artística que regista os primeiros 51,4km com luzes verdinhas ligadas após 2 minutos de motor a trabalhar....mas parece que uma das 4 já foi dormir (ver imagem anterior)

Por agora é tudo.... desculpem lá o relembrório de imagens
Respirem fundo.


Local onde liga o tubo do LT à admissão.

Panorâmicado centro das operações andantes. onde está o Wally (centralina e fitro?): porque o LT destaca-se


Filtro:

Injectores e não só.


A besta azul. A Frente:

O verso:

Onde raio está a botija

Que pneu sobressalente tão esquisito:


Onde está piloto


Que luzinha vermelha é aquela por cima do "butóm" DSC? Otto quê?

E gosto mais das verdinhas, nha, nha, nha

E claro a artística que regista os primeiros 51,4km com luzes verdinhas ligadas após 2 minutos de motor a trabalhar....mas parece que uma das 4 já foi dormir (ver imagem anterior)

Por agora é tudo.... desculpem lá o relembrório de imagens
Entretanto as contas que fiz:
Meu consumo a gasolina (média de quase 3 anos*)
9,4L/100km = 13,1788€/100Km (1,402€ litro)
A GPL (visão mais pessimista)
11,4L/100KM = 7,43€/100Km (0,652€ litro)
Equivalente a diesel – 6,04 Litros/100km. (1,231€ litro)
*70 a 80% cidade.
Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm?
PS: claro que há a questão da amortização, no meu caso se mantiver os km mensais um pouco mais de 18 meses. Mas algo me diz que vou andar mais
Meu consumo a gasolina (média de quase 3 anos*)
9,4L/100km = 13,1788€/100Km (1,402€ litro)
A GPL (visão mais pessimista)
11,4L/100KM = 7,43€/100Km (0,652€ litro)
Equivalente a diesel – 6,04 Litros/100km. (1,231€ litro)
*70 a 80% cidade.
Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm?
PS: claro que há a questão da amortização, no meu caso se mantiver os km mensais um pouco mais de 18 meses. Mas algo me diz que vou andar mais
-
- Membro Junior
- Mensagens: 627
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto:
concordo e sou 100% a favor do GPL! (só não tenho bimmer a gpl pq não ha bimmer gasolina turbo..)
mas,
"Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm? "
o meu em misto faz pouco mais que isso e com 200cvs
mas claro que o que paguei a mais por ser diesel e não gasolina tinha dado pro gpl e pra umas boas revisões..
agora que o gasoleo vai continuar a subir é certinho
já o GPL pouco deve subir
vou acompanhar o teu topic com interesse e atenção
PS : O dono do 528i que anda ai a GPL é que tambem podia fazer o mesmo
mas,
"Porque mudei? Onde encontrar um diesel que faça consumos médios gerais equivalentes de 6 litros diesel /100km, 120 CV, 5L, 1.900cm3, que corta às 5900 rpm? "
o meu em misto faz pouco mais que isso e com 200cvs
mas claro que o que paguei a mais por ser diesel e não gasolina tinha dado pro gpl e pra umas boas revisões..
agora que o gasoleo vai continuar a subir é certinho
já o GPL pouco deve subir
vou acompanhar o teu topic com interesse e atenção

PS : O dono do 528i que anda ai a GPL é que tambem podia fazer o mesmo
