mais uma menina para o clube!

Área de apresentação para novos membros

Moderador: Staff

marydi
Membro Iniciado
Registado: 20 jul 2010, 19:45
O meu Carro:: BMW 318iS E36 - 94/04

Re: mais uma menina para o clube!

Mensagem por marydi »

fmv76 Escreveu:espero pelas fotos do teu carro ;D
Também costumo andar por leiria, pela estg ;)
também estudas lá? mais um.. :) o meu carro é muito fácil de reconhecer lá.. é o unico coupé vermelho (à noite meio alaranjado), jantes oz superturismo, a quem faltam os frisos m3.. :lol1

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

marydi Escreveu: Nada a ver.. tenho RM com o Batista.. as vossas frequencias são muito mais faceis acredita.. :)
já não é mau.. já não falta tudo.. :lol:
são gostos.. deixa lá que as tuas também não me agradam.. não podemos gostar todos do mesmo.. :lol1
que jantes são essas? lol
Humm..só vendo!
As jantes que falei são as que vinha de origem!

marydi
Membro Iniciado

Mensagem por marydi »

BRM Escreveu:
marydi Escreveu: Nada a ver.. tenho RM com o Batista.. as vossas frequencias são muito mais faceis acredita.. :)
já não é mau.. já não falta tudo.. :lol:
são gostos.. deixa lá que as tuas também não me agradam.. não podemos gostar todos do mesmo.. :lol1
que jantes são essas? lol
Humm..só vendo!
As jantes que falei são as que vinha de origem!
também tenho as de origem.. não cabem.. :)

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

marydi Escreveu:
//M Escreveu:Ninguém me pode ajudar a compreender, a questão colocada no Post anterior?

Isso é uma pergunta um pouco complicada de responder. já pedi aos meus colegas de mestrado para se tentarem informar disso..
Assim que tiver resposta faço o post. :)

É melhor eu dar a resposta, antes que os teus colegas de mestrado se espalhem ao comprido :lol1

Ora então, como é conhecido, um motor 4 cilindros em linha grande, potente e com muito curso, necessita de veios de equilíbros a girar ao dobro da frequência da cambota para reduzir as vibrações.

Como podes ver na figura abaixo, um 4 em linha, que dispara a 720º/4=180º graus de cambota, sendo que 2 pistões estão exactamente na mesma posição e direcção, enquanto os outros dois formam outro par.

Imagem

O fabricantes usam sempre este arranjo, noutras palavras pistão Nr.1 e Nr.4, formam um par, enquanto o pistão Nr.2 e Nr.3 formam outro par, portanto a nível de vibrações de ponta a ponta o movimento do pistão Nr. 1 é equilibrado pelo pistão simétrico o Nr.4, o mesmo vale para o Nr.2 e Nr.3.

E vibrações de cima para baixo?

Parece que o cilindro Nr. 1 é contrabalançado pelo Nr.2, enquanto o Nr.3 contrabalança o Nr.4, logo a nível de forças de inércia de primeira ordem, parece ser uma arquitectura muito equilibrada, ou seja As forças de inércia de primeira ordem que se produzem-se à mesma frequência de rotação da cambota estão equilibradas.

Então porque é necessário, veios de equilíbrio afinal? Aqui é que a coisa escapa a muitos 8) "engenheiros".

Uma simples imagem explica tudo :

Imagem

Como, pode ver pela imagem acima, não interessa para onde a cambota roda, a arquitectura Boxer têm sempre um par de pistões em posição oposta, direcção e velocidade, sendo que todas as forças podem ser todas equilibradas.

Em constraste, um 4 em linha, rodando a cambota um certo ângulo, o par de pistões junto do PMS têm uma distância (b) superior, comparado ao par de pistões junto do PMI (a), tornando impossível o equilíbrio devido as diferentes acelerações, as forças resultantes são chamadas de segunda ordem porque têm uma frequência que é o dobro da rotação da cambota.

Os fabricantes escolhem a configuração 4 em linha por motivos económicos digo eu, olha hoje estou pouco inspirado, mas acho que deu para perceber, sem demagogias ou espetar fórmulas matemáticas, que por vezes até ocultam a realidade, no sentido de dificultarem a compreensão, digo isto porque um fórista, me mandou um Link por PM,depois de ter escrito neste tópico, cheio de expressões matemáticas, sem perceber nada do assunto :violinista
E= ///M*c²

marydi
Membro Iniciado

Mensagem por marydi »

//M Escreveu:
marydi Escreveu:
//M Escreveu:Ninguém me pode ajudar a compreender, a questão colocada no Post anterior?

Isso é uma pergunta um pouco complicada de responder. já pedi aos meus colegas de mestrado para se tentarem informar disso..
Assim que tiver resposta faço o post. :)

É melhor eu dar a resposta, antes que os teus colegas de mestrado se espalhem ao comprido :lol1

Ora então, como é conhecido, um motor 4 cilindros em linha grande, potente e com muito curso, necessita de veios de equilíbros a girar ao dobro da frequência da cambota para reduzir as vibrações.

Como podes ver na figura abaixo, um 4 em linha, que dispara a 720º/4=180º graus de cambota, sendo que 2 pistões estão exactamente na mesma posição e direcção, enquanto os outros dois formam outro par.

Imagem

O fabricantes usam sempre este arranjo, noutras palavras pistão Nr.1 e Nr.4, formam um par, enquanto o pistão Nr.2 e Nr.3 formam outro par, portanto a nível de vibrações de ponta a ponta o movimento do pistão Nr. 1 é equilibrado pelo pistão simétrico o Nr.4, o mesmo vale para o Nr.2 e Nr.3.

E vibrações de cima para baixo?

Parece que o cilindro Nr. 1 é contrabalançado pelo Nr.2, enquanto o Nr.3 contrabalança o Nr.4, logo a nível de forças de inércia de primeira ordem, parece ser uma arquitectura muito equilibrada, ou seja As forças de inércia de primeira ordem que se produzem-se à mesma frequência de rotação da cambota estão equilibradas.

Então porque é necessário, veios de equilíbrio afinal? Aqui é que a coisa escapa a muitos 8) "engenheiros".

Uma simples imagem explica tudo :

Imagem

Como, pode ver pela imagem acima, não interessa para onde a cambota roda, a arquitectura Boxer têm sempre um par de pistões em posição oposta, direcção e velocidade, sendo que todas as forças podem ser todas equilibradas.

Em constraste, um 4 em linha, rodando a cambota um certo ângulo, o par de pistões junto do PMS têm uma distância (b) superior, comparado ao par de pistões junto do PMI (a), tornando impossível o equilíbrio devido as diferentes acelerações, as forças resultantes são chamadas de segunda ordem porque têm uma frequência que é o dobro da rotação da cambota.

Os fabricantes escolhem a configuração 4 em linha por motivos económicos digo eu, olha hoje estou pouco inspirado, mas acho que deu para perceber, sem demagogias ou espetar fórmulas matemáticas, que por vezes até ocultam a realidade, no sentido de dificultarem a compreensão, digo isto porque um fórista, me mandou um Link por PM,depois de ter escrito neste tópico, cheio de expressões matemáticas, sem perceber nada do assunto :violinista
Primeiro tenho a dizer que vir para o meu tópico desafiar a minha inteligência é bastante desagradável da sua parte. Não me conhece. E lá porque teve experiências com engenheiros que não lhe agradaram eu não tenho nada a ver com isso. Não tenho a mania que sei, só porque estudo engenharia. E como tal não falo do que não sei e assim que pôs a sua suposta dúvida (que pelos vistos ia usar como forma de implicar com a minha resposta, já que sabia o que perguntou), fiz questão de perguntar a quem pensei que poderia perceber do assunto melhor que eu.
Não estou aqui para tentar ensinar ninguém. E explico já porquê. até à 3 anos atrás eu era estudante de artes visuais.. e devo dizer que tenho muito mais talento para pintar do que para arranjar carros..

Fui para engenharia automóvel precisamente pelo facto de ser a única área da qual eu não sabia nada.. e gosto de saber um pouco de tudo.. desde então que a estudar engenharia, trabalhei num escritório de uma oficina onde ás vezes me podiam ver a ajudar o meu colega mecânico, ou mesmo o meu namorado da altura mais à noite, cheia de óleo na cara se fosse preciso e com os meus tacões altos calçados. Não tenho qualquer problema em sujar as mãos. Além disso tenho tirado formações do Cepra relacionadas com mecânica e reparação de automóveis, ao lado de mecânicos e pessoas da área. Não engenheiros.
E apesar do curso não me estar a correr muito bem e ter colegas que têm muito melhores notas que eu, já recebi várias propostas de trabalho.. E onde quer que eu vá dou-me bem com toda a gente desde mecânicos a chefes de concessionárias e recebo bastantes elogios da maioria das pessoas com quem tive o prazer de trabalhar.
Como pode ver não sou uma aspirante a engenheira qualquer. Luto por aquilo que eu quero e faço o que posso para aprender ao máximo. Não me limito a espetar fórmulas matemáticas para dar respostas que eu provavelmente nem compreendo. estou sempre disponível para ajudar os outros naquilo que eu sei e explico sempre de forma a que consigam entender o que eu digo, até porque nem eu própria gosto dos termos matemáticos e das formulas complicadas..

Em relação à sua resposta sei os factos que explicou. Mas não conhecia o nome técnico para essas vibrações, agradeço a informação. Talvez seja por isso, que nos motores mais antigos feitos nas oficinas para competições, a vibração era um problema bastante complicado se não houvesse preparação equilibrada do motor, visto que essa diferença de distâncias iria ser acentuada.
Como era habitual fazer o desvio do cavilhão, para que no PMS a biela ficasse ligeiramente inclinada, essa diferença de distancias a determinado grau como diz, iria ser ainda maior, presumo.

Portanto. Tendo em conta isto tudo, agradeço que guarde as suas dúvidas ou crie um tópico para elas. Este é meu e para as pessoas que me querem conhecer a mim e ao meu carro. Se esse não é o seu interesse, e o seu objectivo é dizer mal dos engenheiros e criar aqui discussão faça me um favor e vá espalhar o seu conhecimento para outro lado. farei questão de o solicitar se assim necessitar.
Agradeço a informação sobre o assunto das vibrações. é sempre bom aprender coisas novas.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Olha, pelo que tinha lido do tópico e que até me parece que ficou reforçado no teu último Post, é que, és um mulher que gosta de desafios e que os enfrenta.

Na realidade só coloquei um desafio dentro da área que estudas, perdoa-me se entendes-te isso como falta de inteligência da tua parte, ou alguma coisa contra pessoas licensiadas da tua área.

Eu tenho sérias dúvidas que essas oficinais, que desviam o cavilhão do pistão para trás ou para a frente, cima ou baixo, esteja ciente na realidade das alterações que está a a introduzir na sua totalidade no funcionamento do motor.

Mas existe um método matemático, que com simples trignometria se consegue saber a posição do pistão em relação ao ângulo de cambota e a expressão obtida pode depois passar por mais metódos matemáticos para se saber a velocidade e a aceleração do mesmo, independentemente se o cavilhão passa para outro sítio ou não.

De qualquer das formas, fazer perguntas, penso que não seja proibido nas regras de utilização do fórum.

Passe bem e estude muita engenharia automóvel.
E= ///M*c²

Responder

Voltar para “Apresentação/As nossas belezas”