também estudas lá? mais um..fmv76 Escreveu:espero pelas fotos do teu carro ;D
Também costumo andar por leiria, pela estg

Moderador: Staff
também estudas lá? mais um..fmv76 Escreveu:espero pelas fotos do teu carro ;D
Também costumo andar por leiria, pela estg
Humm..só vendo!marydi Escreveu: Nada a ver.. tenho RM com o Batista.. as vossas frequencias são muito mais faceis acredita..
já não é mau.. já não falta tudo..![]()
são gostos.. deixa lá que as tuas também não me agradam.. não podemos gostar todos do mesmo.. :lol1
que jantes são essas? lol
também tenho as de origem.. não cabem..BRM Escreveu:Humm..só vendo!marydi Escreveu: Nada a ver.. tenho RM com o Batista.. as vossas frequencias são muito mais faceis acredita..
já não é mau.. já não falta tudo..![]()
são gostos.. deixa lá que as tuas também não me agradam.. não podemos gostar todos do mesmo.. :lol1
que jantes são essas? lol
As jantes que falei são as que vinha de origem!
marydi Escreveu://M Escreveu:Ninguém me pode ajudar a compreender, a questão colocada no Post anterior?
Isso é uma pergunta um pouco complicada de responder. já pedi aos meus colegas de mestrado para se tentarem informar disso..
Assim que tiver resposta faço o post.
Primeiro tenho a dizer que vir para o meu tópico desafiar a minha inteligência é bastante desagradável da sua parte. Não me conhece. E lá porque teve experiências com engenheiros que não lhe agradaram eu não tenho nada a ver com isso. Não tenho a mania que sei, só porque estudo engenharia. E como tal não falo do que não sei e assim que pôs a sua suposta dúvida (que pelos vistos ia usar como forma de implicar com a minha resposta, já que sabia o que perguntou), fiz questão de perguntar a quem pensei que poderia perceber do assunto melhor que eu.//M Escreveu:marydi Escreveu://M Escreveu:Ninguém me pode ajudar a compreender, a questão colocada no Post anterior?
Isso é uma pergunta um pouco complicada de responder. já pedi aos meus colegas de mestrado para se tentarem informar disso..
Assim que tiver resposta faço o post.
É melhor eu dar a resposta, antes que os teus colegas de mestrado se espalhem ao comprido :lol1
Ora então, como é conhecido, um motor 4 cilindros em linha grande, potente e com muito curso, necessita de veios de equilíbros a girar ao dobro da frequência da cambota para reduzir as vibrações.
Como podes ver na figura abaixo, um 4 em linha, que dispara a 720º/4=180º graus de cambota, sendo que 2 pistões estão exactamente na mesma posição e direcção, enquanto os outros dois formam outro par.
O fabricantes usam sempre este arranjo, noutras palavras pistão Nr.1 e Nr.4, formam um par, enquanto o pistão Nr.2 e Nr.3 formam outro par, portanto a nível de vibrações de ponta a ponta o movimento do pistão Nr. 1 é equilibrado pelo pistão simétrico o Nr.4, o mesmo vale para o Nr.2 e Nr.3.
E vibrações de cima para baixo?
Parece que o cilindro Nr. 1 é contrabalançado pelo Nr.2, enquanto o Nr.3 contrabalança o Nr.4, logo a nível de forças de inércia de primeira ordem, parece ser uma arquitectura muito equilibrada, ou seja As forças de inércia de primeira ordem que se produzem-se à mesma frequência de rotação da cambota estão equilibradas.
Então porque é necessário, veios de equilíbrio afinal? Aqui é que a coisa escapa a muitos"engenheiros".
Uma simples imagem explica tudo :
Como, pode ver pela imagem acima, não interessa para onde a cambota roda, a arquitectura Boxer têm sempre um par de pistões em posição oposta, direcção e velocidade, sendo que todas as forças podem ser todas equilibradas.
Em constraste, um 4 em linha, rodando a cambota um certo ângulo, o par de pistões junto do PMS têm uma distância (b) superior, comparado ao par de pistões junto do PMI (a), tornando impossível o equilíbrio devido as diferentes acelerações, as forças resultantes são chamadas de segunda ordem porque têm uma frequência que é o dobro da rotação da cambota.
Os fabricantes escolhem a configuração 4 em linha por motivos económicos digo eu, olha hoje estou pouco inspirado, mas acho que deu para perceber, sem demagogias ou espetar fórmulas matemáticas, que por vezes até ocultam a realidade, no sentido de dificultarem a compreensão, digo isto porque um fórista, me mandou um Link por PM,depois de ter escrito neste tópico, cheio de expressões matemáticas, sem perceber nada do assunto :violinista