A história, as mods, as fotos...Tudo sobre o meu 320 IS

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Bestkiller
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Mensagem por Bestkiller »

Aqui vou postar as modificaçoes e coisas que estou a adquirir para o 320IS... visto ser carro apenas para TD neste momento... Vai ser descascado partes que nao interessam, embora na frente vá manter os EXCELENTES bancos de origem... pois a colocaçao de duas backets fica fora de questao por uma simples razao, pois o carro apenas anda comigo ou com o meu pai, em pista é com ambos, fora de pista ele mal lhe toka, o porque de nao levar backets é que eu tenho 1.85m e 100 kilos e o meu pai 1.70 e 70 kilos... a altura é irrelevante mas o peso e corpo nao, ou seja uma Backet para ele eu nao kaibo la dentro, e minha ele anda a chocalhar... e com os d origem estamos ambos bem agarrados por mais estranho que possa parecer 8)

Ou seja...

- 4 Bridgstone RE720 em 195/50 R15 Indice V nas actuais jantes da ACS, futuramente viram outras mais leves

- Pagid Sport para o eixo da frente

- Radiador de agua

- Um tubo do oleo da DA k ja deu o k tinha a dar

- 4 Tubos de malha de aço

- Centralina Exterior

- 2 Cintos de segurança de 3 pontos

- Desligar a correia do AC

- Uma Giga Joga na linha d eskape com uma panela final em Inox

Para já é tudo...

Centralina e tubos de malha d aço ja pagos... agr é enviarem... Pneus 6feira, Sabado escaparia...

PS: Ya eu sei sou bue xato em tar aki a dzr, mas no meio d tanto user alguns podem ter interesse...

:evil: Bestkiller :evil:
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Só para lembrar que os E30s com ABS usam 6 tubos de malha de aço, um em cada das 4 rodas, mais 2 ao pé do diferencial muito escondidos...

Não é aconselhável, misturar tubos normais com de aço!

Quanto a centralinas, vi uma vez na net umas que com um portátil davam para fazermos a gestão do motor.

Quanto ao AC, talvez retirar o compressor para poupar kilos? Apenas uma ideia...

(claro que o gás se perderia tendo depois, quando quisesses voltar a ter, de o encher)

Os pneus já que vais meter novos, podes por 205/55/15' (medidas homologadas)
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
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Ronin
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Mensagem por Ronin »

Bestkiller Escreveu:PS: Ya eu sei sou bue xato em tar aki a dzr, mas no meio d tanto user alguns podem ter interesse...

:evil: Bestkiller :evil:
Nada disso, existem aqui muitos utilizadores que apreciam estas mods de grande qualidade, ainda por cima numa base excelente como é o teu 320is.

Quando é o próximo trackday? ;)
Sócio N.º 14
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Bestkiller
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Mensagem por Bestkiller »

Obrigado Ronin... quanto ao proximo julgo ser em Maio mas data mesmo n sei em concreto...

Pedro ainda bem que me alertas-t no msn para os tubos de malha d aço, ja anulei a encomenda d frença, contudo aguardo que me des a direçao de onde mandas-t vir os teus para eu enkomendar para mim tambem sff...

Quanto À centralina so falo apos a ter montada e a trabalhar em condiçoes ahahaha :evil:

Quanto ao compressor deve sair tambem em principio, nao sei ao certo mas deve ficar guardado na garagem... dps quando se montar lgo o recarrego ;)

Quanto aos pneus 205/55 R15 nunka mais deve comer disto, pois sao excessivamente altos, é o unico desportivo que conheço com tacoes desta altura... nao sou adepto deste perfil e vou experimentar a base 195 visto que de origem era o que me trazia... tenho Slicks ekivalentes aos 205/55 R15 que tb os hei-d experimentar mas isto ja so quando tiver outras jantes... de momento vai 195/50 r15 e se gostar ainda hei-d ir nos 195/45 R15... homolgados ou nao meto os que quero, LOL, nao tenciono ir às ipos e kaso vá cravo as jantes a alguem... 8)

Tambem ando a ver outras molas para rebaixar o carro...

:evil: Bestkiller :evil:
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Vitamina
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Mensagem por Vitamina »

Não tenho E30 mas adoro ver a paixão que o ppl do fórum tem por eles..
Aprendi a gostar deles, e grande parte da culpa é vossa ;)

E o teu, Bestkiller, é concerteza umas das referências que por aqui andam e temos todo o gosto em partilhar a evolução do teu 320is.
Continua com o teu projecto, que está mt bem pensado, e vai dando notícias :driving

//M
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Mensagem por //M »

Eu recomendo os 195/45 tb já usei no meu e o carro fica muito mais rapido a acelerar, não têm nada a ver.
Em circuito faz uma diferença descomunal.


Cumps
E= ///M*c²

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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Bestkiller, a empresa é a MotorArte em Aveiro, importadora da Goodridge:

Motorarte-Automóveis e Componentes Lda
AVEIRO - ESGUEIRA Mapa
Estrada Taboeira Esgueira
3800 AVEIRO


Tel:234 303 300

Fax: 234 303 301

[email protected]

www.motorarte.com

O site dos tubos é este:

http://www.goodridge.net/

--//--

Quanto ás molas, e uma vez que não existem molas especificas para 320is, as mais indicadas são as do 325i, visto que o motor do 320is pesa apenas menos 12kg que o do 325i.

Eu pensava que era mais leve, e meti no meu as molas do 316i e por isso é que tenho um E30 que o TECTO me dá pela zona do peito :shock: :shock:

Fica estremamente baixo, e assim este mês irei mandar vir essas molas (voltando as outras para o 316i YUPIIII), visto que de amortecedores já tou muito bem servido.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

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Speedy
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Mensagem por Speedy »

Vai fikar um escelente projecto.....kuando o bestkiller se empenha em fazer algo...não desiste enkuanto não está 5* e esse E30 320is não vai fugir à regra...tou para ver a makina no sabado o ronco k não vai fikar a fazer :D ...

Esperemos k no proximo track day já tenha muitas das alterações k ai descreves-te k vais fazer no e30...para k desta vez corra um bokadinho melhor :driving ;)

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Bestkiller
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Historia do meu 320is...

Mensagem por Bestkiller »

Venho meter isto aqui pois tenho alguns amigos que gostam imenso do carro e que partilham a o desenvolvimento do mesmo comigo...

Logo deixo aqui uma sintese...

Trata-se de um Bmw E30 320is de Agosto de 1989, um dos 2540 produzidos para todo o mundo, produzido para Portugal e para Itália devido À enorme carga fiscal que ambos países tem/tinham na época, tem o bloco S14, o mesmo do M3 da sua época, é chamado o M3 dos pobre, motor e caixa M Power, caixa produzida para circuito com a primeira para trás… É um 2000cc3 com 192cvs e 210nms (se ainda não morreram nenhums ou se vinham mesmo todos) é não catalizado de origem… de lembrar que o M3 tinha 2300cc3, 200cvs e 240nms o não catalizado, o catalizado ficou-se pelos 195 cvs… mas depois vieram os Evo, I, II e III… Um Rwd puro sem qualquer electrónica e com auto-blocante de origem…

Deixo uns links a quem interessar…

http://www.m3-320is.it/frame.htm

http://www.bmwmregistry.com/detail.php?id=2915

Quanto ao meu tenho os documentos todos originais dele, incluindo manuais e livro d revisões e muitas facturas de material que levou… tal como Charrions, Bilstein a gás, e até mesmo um motor novo na Baviera em 1995… tendo o carro neste momento 116 mil kms e o motor menos de 67 mil…(teorikamente não é?) tenho também uma ficha sacada na Bmw com os extras todos com que o carro saiu de fábrica e o próprio dia… 17 de Novembro de 1988.

Posso eventualmente dizer que tenho um Kit completo da Ac Schnitzer no carro, onde entram as jantes 15” por 7”, o bigode por cima das ópticas, os rins pretos, os faróis fumados da Hella, tinha a Ponteira de escape, pedaleira e respectivo encosto de pé, volante, tinha também outra manete redonda da ACS e os espelhos exteriores também originais da ACS… os kits aérodinamicos são originais Bmw M-Technik (spoiler, saia da frente, embaladeiras)

Desde que tenho o 320is alteraçoes, modificaçoes e mesmo revisoes que levou…

LAVAGEM INTERIOR E EXTERIOR ENORME, COM RESTAURAÇAO DOS BANCOS EM PELE…

1 Kit de Embraiagem da Sach
1 Sensor do liquido do mija mija (tinham xantos)
1 Sonda do liquido de refrigeração (tinham xantos)
6 Casquilhos do Alternador
1 Cabo do Capot
2 Bombas de embraiagem Behr
4 Velas originais
1 Filtro de Óleo
1 Tubo do respirador do motor
3 Correias
Reparação do ninho do Radiador
1 Bateria de 80Amp
1 Retentor
1 Tubo do vaso de espançao ao radiador
2 Porcas cromadas da tampa das válvulas
1 Tubo do Óleo da Direcção assitida
1 Tubo do Óleo da embraiagem e travões
-Ligou À maquina na Bmw

4 Bridstone RE720 195/50 R15 82V Substituindo os Uniroyal de chuva 205/55 r15
4 Valvulas interiores e calibragem
-Linha de escape apartir dos colectoes, 2 tubos de 48mm cada com garfo na zona da -roda final (2-1) e com panela final em Inox
-Manete de mudanças Ac Schnitzer
-Punho de travão de mão Ac Schnitzer
-Tampa do óleo do motor Ac Schnitzer
-Aros cromados dos manómetros com direito a limpeza da plaka dos manómetros, substituição de algumas lâmpadas e polimento do plástico dos manómetros
-Filtro de ar de caixa da Green
-Tampa por de baixo da coluna d direcção e respectivos parafusos
-Pagid Racing para o eixo da frente
-Centralina exterior da FGA MOTORSPORT
-6 tubos de malha d aço da goodridge
-Radiador da agua Behr
-Polie da corrente de distribuição do Bmw M3 E36 Bmw Part Numner –11311405 081
-Emblema do Capot Bmw
-Silgas traseiras ( 320 is )´
-4 Lâmpadas H1
-1 vidro de espelho exterior

Ultima brinkadeira foi: Remoção do rádio, das 4 colunas, respectivos tweeters e cross-overs tal como cablagens de Rca’s e cabos d alimentação, retirados bancos traseiros, painéis laterais traseiros, chapeleira, todas as forras da bagajeira, pneu suplente (jante BBS 14 com pneu 195 pesava 18.5kilos!!!), makako e afins e cintos de segurança traseiros… Com esta brinkadeira que inclui retirar a enorme panela do meio e enorme panela final mesmo já com a nova colocada retirou-se ao carro quase 90kilos!

Espero fazer mais umas mods… procuro as molas 60/40 mm… os Bilstein à frente estão com uma eficácia d 90% mas os traseiros apenas 60% logo os de trás mais dia menos dia devem saltar… eu sei que eles dizem que atrás pode ir até aos 25% mas quando o bicho assenta a potencia no xao abre akeles kambers todos e deve dar-lhes uma boa dose de desgaste… tenho ainda de me informar a espessura da barra inferior traseira…

Acho que é tudo… isto trata-se de um projecto meu e do meu pai, é algo para levar avante… a ver vamos então…

Abraços e boas curvas para o pessoal todo…

Fotos? Já voces conhecem e muitas...

:evil: Bestkiller :evil:
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Muito bem! :palmas
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DNT
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Mensagem por DNT »

Bom Trabalho!! ;) :driving :driving
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brunominis
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Mensagem por brunominis »

Muito bom trabalho!!! :lol: :lol: :lol:

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nuno alex
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Localização: estoril
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Mensagem por nuno alex »

Excelente trabalho,grande dedicação,e carinho que tu colocaste no teu E30 320is. 8)
Isso é que é gostar de uma marca e de um modelo em particular :lovebmw

Keap up with the good work ;)
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Jackyl
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Mensagem por Jackyl »

Andas a querer ver se me bates em material e despesa no e30
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Muito bom!

Se quiseres vender as tuas colunas especialmente as da frente a preço de amigo, já sabes ;)

Só te falta ai uma coisa que tenho no meu, o kit shortshift.
Mto bom, então para pista, um must 8)

Parabens pelo teu projecto.

Ando com umas pancadas em pintar o meu assim de preto.....

Mas primeiro lá vai uma nota preta para a put@ da viscosa que deu o peido mestre...

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Cravo
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Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Pelo que me têm dito alguns vendedores online, o quickshift para o is não é igual ao outros e como tal ainda não se conseguiu encontrar... :?
A meu ver, acho que o melhor é, já que estás numa de desmontar, aproveita, saca a tua alavanca fora e tira-se a limpo se é igual ou não ;)
Abraço.

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