A história, as mods, as fotos...Tudo sobre o meu 320 IS

Área de apresentação para novos membros

Moderador: Staff

Bestkiller
Membro Juvenil
Registado: 26 jul 2005, 11:38
O meu Carro:: E93 320d///M E36 325i E60 520d///M

Mensagem por Bestkiller »

Aqui vou postar as modificaçoes e coisas que estou a adquirir para o 320IS... visto ser carro apenas para TD neste momento... Vai ser descascado partes que nao interessam, embora na frente vá manter os EXCELENTES bancos de origem... pois a colocaçao de duas backets fica fora de questao por uma simples razao, pois o carro apenas anda comigo ou com o meu pai, em pista é com ambos, fora de pista ele mal lhe toka, o porque de nao levar backets é que eu tenho 1.85m e 100 kilos e o meu pai 1.70 e 70 kilos... a altura é irrelevante mas o peso e corpo nao, ou seja uma Backet para ele eu nao kaibo la dentro, e minha ele anda a chocalhar... e com os d origem estamos ambos bem agarrados por mais estranho que possa parecer 8)

Ou seja...

- 4 Bridgstone RE720 em 195/50 R15 Indice V nas actuais jantes da ACS, futuramente viram outras mais leves

- Pagid Sport para o eixo da frente

- Radiador de agua

- Um tubo do oleo da DA k ja deu o k tinha a dar

- 4 Tubos de malha de aço

- Centralina Exterior

- 2 Cintos de segurança de 3 pontos

- Desligar a correia do AC

- Uma Giga Joga na linha d eskape com uma panela final em Inox

Para já é tudo...

Centralina e tubos de malha d aço ja pagos... agr é enviarem... Pneus 6feira, Sabado escaparia...

PS: Ya eu sei sou bue xato em tar aki a dzr, mas no meio d tanto user alguns podem ter interesse...

:evil: Bestkiller :evil:
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Só para lembrar que os E30s com ABS usam 6 tubos de malha de aço, um em cada das 4 rodas, mais 2 ao pé do diferencial muito escondidos...

Não é aconselhável, misturar tubos normais com de aço!

Quanto a centralinas, vi uma vez na net umas que com um portátil davam para fazermos a gestão do motor.

Quanto ao AC, talvez retirar o compressor para poupar kilos? Apenas uma ideia...

(claro que o gás se perderia tendo depois, quando quisesses voltar a ter, de o encher)

Os pneus já que vais meter novos, podes por 205/55/15' (medidas homologadas)
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Ronin
Membro Junior
Registado: 22 fev 2004, 20:19
O meu Carro:: BMW 525i E34 - 1992/03

Mensagem por Ronin »

Bestkiller Escreveu:PS: Ya eu sei sou bue xato em tar aki a dzr, mas no meio d tanto user alguns podem ter interesse...

Nada disso, existem aqui muitos utilizadores que apreciam estas mods de grande qualidade, ainda por cima numa base excelente como é o teu 320is.

Quando é o próximo trackday? ;)
Sócio N.º 14
ImagemImagem
Imagem Imagem

Bestkiller
Membro Juvenil

Obrigado Ronin... quanto ao proximo julgo ser em Maio mas data mesmo n sei em concreto...

Pedro ainda bem que me alertas-t no msn para os tubos de malha d aço, ja anulei a encomenda d frença, contudo aguardo que me des a direçao de onde mandas-t vir os teus para eu enkomendar para mim tambem sff...

Quanto À centralina so falo apos a ter montada e a trabalhar em condiçoes ahahaha :evil:

Quanto ao compressor deve sair tambem em principio, nao sei ao certo mas deve ficar guardado na garagem... dps quando se montar lgo o recarrego ;)

Quanto aos pneus 205/55 R15 nunka mais deve comer disto, pois sao excessivamente altos, é o unico desportivo que conheço com tacoes desta altura... nao sou adepto deste perfil e vou experimentar a base 195 visto que de origem era o que me trazia... tenho Slicks ekivalentes aos 205/55 R15 que tb os hei-d experimentar mas isto ja so quando tiver outras jantes... de momento vai 195/50 r15 e se gostar ainda hei-d ir nos 195/45 R15... homolgados ou nao meto os que quero, LOL, nao tenciono ir às ipos e kaso vá cravo as jantes a alguem... 8)

Tambem ando a ver outras molas para rebaixar o carro...

Imagem

Vitamina
Membro Junior
Registado: 17 mai 2005, 14:49
O meu Carro:: 320td VCpower
Contacto:

Mensagem por Vitamina »

Não tenho E30 mas adoro ver a paixão que o ppl do fórum tem por eles..
Aprendi a gostar deles, e grande parte da culpa é vossa ;)

E o teu, Bestkiller, é concerteza umas das referências que por aqui andam e temos todo o gosto em partilhar a evolução do teu 320is.
Continua com o teu projecto, que está mt bem pensado, e vai dando notícias :driving

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Eu recomendo os 195/45 tb já usei no meu e o carro fica muito mais rapido a acelerar, não têm nada a ver.
Em circuito faz uma diferença descomunal.

Cumps
E= ///M*c²

Pedro///Menezes
Membro Gold

Bestkiller, a empresa é a MotorArte em Aveiro, importadora da Goodridge:

Motorarte-Automóveis e Componentes Lda
AVEIRO - ESGUEIRA Mapa
Estrada Taboeira Esgueira
3800 AVEIRO

Tel:234 303 300

Fax: 234 303 301

[email protected]

www.motorarte.com

O site dos tubos é este:

http://www.goodridge.net/

--//--

Quanto ás molas, e uma vez que não existem molas especificas para 320is, as mais indicadas são as do 325i, visto que o motor do 320is pesa apenas menos 12kg que o do 325i.

Eu pensava que era mais leve, e meti no meu as molas do 316i e por isso é que tenho um E30 que o TECTO me dá pela zona do peito :shock: :shock:

Fica estremamente baixo, e assim este mês irei mandar vir essas molas (voltando as outras para o 316i YUPIIII), visto que de amortecedores já tou muito bem servido.

Imagem

Speedy
Membro Junior
Registado: 08 jun 2005, 14:20
O meu Carro:: BMW E91

Mensagem por Speedy »

Vai fikar um escelente projecto.....kuando o bestkiller se empenha em fazer algo...não desiste enkuanto não está 5* e esse E30 320is não vai fugir à regra...tou para ver a makina no sabado o ronco k não vai fikar a fazer :D ...

Esperemos k no proximo track day já tenha muitas das alterações k ai descreves-te k vais fazer no e30...para k desta vez corra um bokadinho melhor :driving ;)

Bestkiller
Membro Juvenil

Historia do meu 320is...

Venho meter isto aqui pois tenho alguns amigos que gostam imenso do carro e que partilham a o desenvolvimento do mesmo comigo...

Logo deixo aqui uma sintese...

Trata-se de um Bmw E30 320is de Agosto de 1989, um dos 2540 produzidos para todo o mundo, produzido para Portugal e para Itália devido À enorme carga fiscal que ambos países tem/tinham na época, tem o bloco S14, o mesmo do M3 da sua época, é chamado o M3 dos pobre, motor e caixa M Power, caixa produzida para circuito com a primeira para trás… É um 2000cc3 com 192cvs e 210nms (se ainda não morreram nenhums ou se vinham mesmo todos) é não catalizado de origem… de lembrar que o M3 tinha 2300cc3, 200cvs e 240nms o não catalizado, o catalizado ficou-se pelos 195 cvs… mas depois vieram os Evo, I, II e III… Um Rwd puro sem qualquer electrónica e com auto-blocante de origem…

Deixo uns links a quem interessar…

http://www.m3-320is.it/frame.htm

http://www.bmwmregistry.com/detail.php?id=2915

Quanto ao meu tenho os documentos todos originais dele, incluindo manuais e livro d revisões e muitas facturas de material que levou… tal como Charrions, Bilstein a gás, e até mesmo um motor novo na Baviera em 1995… tendo o carro neste momento 116 mil kms e o motor menos de 67 mil…(teorikamente não é?) tenho também uma ficha sacada na Bmw com os extras todos com que o carro saiu de fábrica e o próprio dia… 17 de Novembro de 1988.

Posso eventualmente dizer que tenho um Kit completo da Ac Schnitzer no carro, onde entram as jantes 15” por 7”, o bigode por cima das ópticas, os rins pretos, os faróis fumados da Hella, tinha a Ponteira de escape, pedaleira e respectivo encosto de pé, volante, tinha também outra manete redonda da ACS e os espelhos exteriores também originais da ACS… os kits aérodinamicos são originais Bmw M-Technik (spoiler, saia da frente, embaladeiras)

Desde que tenho o 320is alteraçoes, modificaçoes e mesmo revisoes que levou…

LAVAGEM INTERIOR E EXTERIOR ENORME, COM RESTAURAÇAO DOS BANCOS EM PELE…

1 Kit de Embraiagem da Sach
1 Sensor do liquido do mija mija (tinham xantos)
1 Sonda do liquido de refrigeração (tinham xantos)
6 Casquilhos do Alternador
1 Cabo do Capot
2 Bombas de embraiagem Behr
4 Velas originais
1 Filtro de Óleo
1 Tubo do respirador do motor
3 Correias
Reparação do ninho do Radiador
1 Bateria de 80Amp
1 Retentor
1 Tubo do vaso de espançao ao radiador
2 Porcas cromadas da tampa das válvulas
1 Tubo do Óleo da Direcção assitida
1 Tubo do Óleo da embraiagem e travões
-Ligou À maquina na Bmw

4 Bridstone RE720 195/50 R15 82V Substituindo os Uniroyal de chuva 205/55 r15
4 Valvulas interiores e calibragem
-Linha de escape apartir dos colectoes, 2 tubos de 48mm cada com garfo na zona da -roda final (2-1) e com panela final em Inox
-Manete de mudanças Ac Schnitzer
-Punho de travão de mão Ac Schnitzer
-Tampa do óleo do motor Ac Schnitzer
-Aros cromados dos manómetros com direito a limpeza da plaka dos manómetros, substituição de algumas lâmpadas e polimento do plástico dos manómetros
-Filtro de ar de caixa da Green
-Tampa por de baixo da coluna d direcção e respectivos parafusos
-Pagid Racing para o eixo da frente
-Centralina exterior da FGA MOTORSPORT
-6 tubos de malha d aço da goodridge
-Radiador da agua Behr
-Polie da corrente de distribuição do Bmw M3 E36 Bmw Part Numner –11311405 081
-Emblema do Capot Bmw
-Silgas traseiras ( 320 is )´
-4 Lâmpadas H1
-1 vidro de espelho exterior

Ultima brinkadeira foi: Remoção do rádio, das 4 colunas, respectivos tweeters e cross-overs tal como cablagens de Rca’s e cabos d alimentação, retirados bancos traseiros, painéis laterais traseiros, chapeleira, todas as forras da bagajeira, pneu suplente (jante BBS 14 com pneu 195 pesava 18.5kilos!!!), makako e afins e cintos de segurança traseiros… Com esta brinkadeira que inclui retirar a enorme panela do meio e enorme panela final mesmo já com a nova colocada retirou-se ao carro quase 90kilos!

Espero fazer mais umas mods… procuro as molas 60/40 mm… os Bilstein à frente estão com uma eficácia d 90% mas os traseiros apenas 60% logo os de trás mais dia menos dia devem saltar… eu sei que eles dizem que atrás pode ir até aos 25% mas quando o bicho assenta a potencia no xao abre akeles kambers todos e deve dar-lhes uma boa dose de desgaste… tenho ainda de me informar a espessura da barra inferior traseira…

Acho que é tudo… isto trata-se de um projecto meu e do meu pai, é algo para levar avante… a ver vamos então…

Abraços e boas curvas para o pessoal todo…

Fotos? Já voces conhecem e muitas...

Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold

Muito bem! :palmas

Imagem

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

Bom Trabalho!! ;) :driving :driving
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

brunominis
Membro Senior
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS

Mensagem por brunominis »

Muito bom trabalho!!! :lol: :lol: :lol:

nuno alex
Membro Juvenil
Registado: 02 abr 2006, 01:32
Contacto:

Mensagem por nuno alex »

Excelente trabalho,grande dedicação,e carinho que tu colocaste no teu E30 320is. 8)
Isso é que é gostar de uma marca e de um modelo em particular :lovebmw

Keap up with the good work ;)
Imagem

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

Andas a querer ver se me bates em material e despesa no e30
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Muito bom!

Se quiseres vender as tuas colunas especialmente as da frente a preço de amigo, já sabes ;)

Só te falta ai uma coisa que tenho no meu, o kit shortshift.
Mto bom, então para pista, um must 8)

Parabens pelo teu projecto.

Ando com umas pancadas em pintar o meu assim de preto.....

Mas primeiro lá vai uma nota preta para a put@ da viscosa que deu o peido mestre...

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Pelo que me têm dito alguns vendedores online, o quickshift para o is não é igual ao outros e como tal ainda não se conseguiu encontrar... :?
A meu ver, acho que o melhor é, já que estás numa de desmontar, aproveita, saca a tua alavanca fora e tira-se a limpo se é igual ou não ;)
Abraço.

Responder

Voltar para “Apresentação/As nossas belezas”