Venho meter isto aqui pois tenho alguns amigos que gostam imenso do carro e que partilham a o desenvolvimento do mesmo comigo...
Logo deixo aqui uma sintese...
Trata-se de um Bmw E30 320is de Agosto de 1989, um dos 2540 produzidos para todo o mundo, produzido para Portugal e para Itália devido À enorme carga fiscal que ambos países tem/tinham na época, tem o bloco S14, o mesmo do M3 da sua época, é chamado o M3 dos pobre, motor e caixa M Power, caixa produzida para circuito com a primeira para trás… É um 2000cc3 com 192cvs e 210nms (se ainda não morreram nenhums ou se vinham mesmo todos) é não catalizado de origem… de lembrar que o M3 tinha 2300cc3, 200cvs e 240nms o não catalizado, o catalizado ficou-se pelos 195 cvs… mas depois vieram os Evo, I, II e III… Um Rwd puro sem qualquer electrónica e com auto-blocante de origem…
Deixo uns links a quem interessar…
http://www.m3-320is.it/frame.htm
http://www.bmwmregistry.com/detail.php?id=2915
Quanto ao meu tenho os documentos todos originais dele, incluindo manuais e livro d revisões e muitas facturas de material que levou… tal como Charrions, Bilstein a gás, e até mesmo um motor novo na Baviera em 1995… tendo o carro neste momento 116 mil kms e o motor menos de 67 mil…(teorikamente não é?) tenho também uma ficha sacada na Bmw com os extras todos com que o carro saiu de fábrica e o próprio dia… 17 de Novembro de 1988.
Posso eventualmente dizer que tenho um Kit completo da Ac Schnitzer no carro, onde entram as jantes 15” por 7”, o bigode por cima das ópticas, os rins pretos, os faróis fumados da Hella, tinha a Ponteira de escape, pedaleira e respectivo encosto de pé, volante, tinha também outra manete redonda da ACS e os espelhos exteriores também originais da ACS… os kits aérodinamicos são originais Bmw M-Technik (spoiler, saia da frente, embaladeiras)
Desde que tenho o 320is alteraçoes, modificaçoes e mesmo revisoes que levou…
LAVAGEM INTERIOR E EXTERIOR ENORME, COM RESTAURAÇAO DOS BANCOS EM PELE…
1 Kit de Embraiagem da Sach
1 Sensor do liquido do mija mija (tinham xantos)
1 Sonda do liquido de refrigeração (tinham xantos)
6 Casquilhos do Alternador
1 Cabo do Capot
2 Bombas de embraiagem Behr
4 Velas originais
1 Filtro de Óleo
1 Tubo do respirador do motor
3 Correias
Reparação do ninho do Radiador
1 Bateria de 80Amp
1 Retentor
1 Tubo do vaso de espançao ao radiador
2 Porcas cromadas da tampa das válvulas
1 Tubo do Óleo da Direcção assitida
1 Tubo do Óleo da embraiagem e travões
-Ligou À maquina na Bmw
4 Bridstone RE720 195/50 R15 82V Substituindo os Uniroyal de chuva 205/55 r15
4 Valvulas interiores e calibragem
-Linha de escape apartir dos colectoes, 2 tubos de 48mm cada com garfo na zona da -roda final (2-1) e com panela final em Inox
-Manete de mudanças Ac Schnitzer
-Punho de travão de mão Ac Schnitzer
-Tampa do óleo do motor Ac Schnitzer
-Aros cromados dos manómetros com direito a limpeza da plaka dos manómetros, substituição de algumas lâmpadas e polimento do plástico dos manómetros
-Filtro de ar de caixa da Green
-Tampa por de baixo da coluna d direcção e respectivos parafusos
-Pagid Racing para o eixo da frente
-Centralina exterior da FGA MOTORSPORT
-6 tubos de malha d aço da goodridge
-Radiador da agua Behr
-Polie da corrente de distribuição do Bmw M3 E36 Bmw Part Numner –11311405 081
-Emblema do Capot Bmw
-Silgas traseiras ( 320 is )´
-4 Lâmpadas H1
-1 vidro de espelho exterior
Ultima brinkadeira foi: Remoção do rádio, das 4 colunas, respectivos tweeters e cross-overs tal como cablagens de Rca’s e cabos d alimentação, retirados bancos traseiros, painéis laterais traseiros, chapeleira, todas as forras da bagajeira, pneu suplente (jante BBS 14 com pneu 195 pesava 18.5kilos!!!), makako e afins e cintos de segurança traseiros… Com esta brinkadeira que inclui retirar a enorme panela do meio e enorme panela final mesmo já com a nova colocada retirou-se ao carro quase 90kilos!
Espero fazer mais umas mods… procuro as molas 60/40 mm… os Bilstein à frente estão com uma eficácia d 90% mas os traseiros apenas 60% logo os de trás mais dia menos dia devem saltar… eu sei que eles dizem que atrás pode ir até aos 25% mas quando o bicho assenta a potencia no xao abre akeles kambers todos e deve dar-lhes uma boa dose de desgaste… tenho ainda de me informar a espessura da barra inferior traseira…
Acho que é tudo… isto trata-se de um projecto meu e do meu pai, é algo para levar avante… a ver vamos então…
Abraços e boas curvas para o pessoal todo…
Fotos? Já voces conhecem e muitas...

Bestkiller