Apresentação
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 09 mai 2013, 15:04
- O meu Carro:: Bmw 320d touring e46 2001/10
Apresentação
Boa tarde a todos os membros e uma saudação muito em especial para os fundadores e moderadores deste espaço.
Para quem tem o "Bichinho" dos BMW é um espaço onde nos sentimos em casa.
Desde muito jovem (Sou Kota tenho 51 anos) que apanhei esse bichinho dos Bmw, com os sempre actuais, mas saudosos 1602. 2002 e finalmente um 2002 Ti Alpina, modelo unico Portugal e preparado para rali, fez várias provas do nacional. Que delicia, que sensação de voar baixinho, enfim...eram outros tempos que com as dificuldades de hoje quase que me parecem Pré Históricos. Hoje com toda a certeza era impossivel manter e usar diariamente um maquinão que gastava qualquer coisa como 18/20 litros aos 100, claro que com uma condução picadinha porque era quase impossivel andar devagar com aquilo, dáva-me "nervos" sentir todos aqueles cavalinhos debaixo do pé e andar a 50km.....
Hoje tudo mudou, principalmente a idade, e estou mais calmo já consigo olhar para os sinais dos limites de velocidade, claro por circular mais devagar por antes, nem me dava tempo para ver o que estava escrito...Ah! Ah! Bons Tempos, em que a adrenalina andava sempre em valores bem elevados......claro que depois tinha horas e horas de garagem em arranjos e reparações e modificações mas....mas fazia tudo parte de um mundo que me absorveu parte da minha juventude, mas enfim tudo passa....
Hoje tenho uma coisinha modesta que é um bom meio de transporte com alguma capacidade de fazer recordar de forma bem mais limitada o que eram os maquinões de outros tempos, porém mais adequada á realidade e muito mais economica. Refiro-me a um BMW 320d Touring e46, 150cv de 10/2001. Tenho esta viatura desde 2005 e tem sido um bom exemplo do que é um BMW, diz o ditado que um BMW na mão de um jovem dura pouco, porque ou ele se mata ou destroi o motor, mas que não mão de um velho, Dura uma vida.....Quem sabe se terá um fundo de verdade...Não me posso queixar muito, tem sido o que esperava dela , economica, boa estradista, com perfomances muito positivas, fiavel...
Neste caso desta Touring, está quase tudo de origem excepto uma centralina AC Schnitzer, que de facto vale o seu custo, reduz significativamente o consumo e aumenta 27cv de potencia, passa par 177cv (testados em banco de ensaio). Calro que tem o seu custo e é um investimento, mas não coloca em risco qualquer parte mecanica e oela economia de gasoleo é um investimento revertivel ao longo da vida util do carro... Recomendo....
A todos desejos muito sucesso em todos os vossos objectivos e que desfrutem bem dos vossos BMW. Bem Hajam
Para quem tem o "Bichinho" dos BMW é um espaço onde nos sentimos em casa.
Desde muito jovem (Sou Kota tenho 51 anos) que apanhei esse bichinho dos Bmw, com os sempre actuais, mas saudosos 1602. 2002 e finalmente um 2002 Ti Alpina, modelo unico Portugal e preparado para rali, fez várias provas do nacional. Que delicia, que sensação de voar baixinho, enfim...eram outros tempos que com as dificuldades de hoje quase que me parecem Pré Históricos. Hoje com toda a certeza era impossivel manter e usar diariamente um maquinão que gastava qualquer coisa como 18/20 litros aos 100, claro que com uma condução picadinha porque era quase impossivel andar devagar com aquilo, dáva-me "nervos" sentir todos aqueles cavalinhos debaixo do pé e andar a 50km.....
Hoje tudo mudou, principalmente a idade, e estou mais calmo já consigo olhar para os sinais dos limites de velocidade, claro por circular mais devagar por antes, nem me dava tempo para ver o que estava escrito...Ah! Ah! Bons Tempos, em que a adrenalina andava sempre em valores bem elevados......claro que depois tinha horas e horas de garagem em arranjos e reparações e modificações mas....mas fazia tudo parte de um mundo que me absorveu parte da minha juventude, mas enfim tudo passa....
Hoje tenho uma coisinha modesta que é um bom meio de transporte com alguma capacidade de fazer recordar de forma bem mais limitada o que eram os maquinões de outros tempos, porém mais adequada á realidade e muito mais economica. Refiro-me a um BMW 320d Touring e46, 150cv de 10/2001. Tenho esta viatura desde 2005 e tem sido um bom exemplo do que é um BMW, diz o ditado que um BMW na mão de um jovem dura pouco, porque ou ele se mata ou destroi o motor, mas que não mão de um velho, Dura uma vida.....Quem sabe se terá um fundo de verdade...Não me posso queixar muito, tem sido o que esperava dela , economica, boa estradista, com perfomances muito positivas, fiavel...
Neste caso desta Touring, está quase tudo de origem excepto uma centralina AC Schnitzer, que de facto vale o seu custo, reduz significativamente o consumo e aumenta 27cv de potencia, passa par 177cv (testados em banco de ensaio). Calro que tem o seu custo e é um investimento, mas não coloca em risco qualquer parte mecanica e oela economia de gasoleo é um investimento revertivel ao longo da vida util do carro... Recomendo....
A todos desejos muito sucesso em todos os vossos objectivos e que desfrutem bem dos vossos BMW. Bem Hajam
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Apresentação
excelente apresentação, bem vindo e um obrigado na parte que me toca :wink1 :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- ode_joy
- Membro Gold
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Bem-vindo.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- DJ Drum`n
- Membro Juvenil
- Registado: 05 dez 2007, 10:41
- O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
- Contacto:
Grande bem-haja. É sempre bom ler palavras de alguém mais experiente. 

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
- mota_91
- Membro Juvenil
- Registado: 29 abr 2011, 13:21
- O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92
muito bem vindo....
obrigado por nos transmitir essa sensação de adrenalina... e como eu gostava de ter nascido nessa altura..... as verdadeiras sensações transmitidas de carros com um bom pulmão e pouco mais que um volante e quatro rodas... e litros e litros de gasolina!!!!
obrigado pelo seu depoimento...
cumps
obrigado por nos transmitir essa sensação de adrenalina... e como eu gostava de ter nascido nessa altura..... as verdadeiras sensações transmitidas de carros com um bom pulmão e pouco mais que um volante e quatro rodas... e litros e litros de gasolina!!!!

obrigado pelo seu depoimento...
cumps

Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91
Bem vindo ao fórum.
Testemunho de quem viveu em plena febre dos Rallies de Portugal!! As estradas e estradões em terra batida muito bem preparadas para acolher o Rally, as temperaturas amenas e a disposição dos Portugueses para acolher tais eventos...são tempos que não voltam.
Testemunho de quem viveu em plena febre dos Rallies de Portugal!! As estradas e estradões em terra batida muito bem preparadas para acolher o Rally, as temperaturas amenas e a disposição dos Portugueses para acolher tais eventos...são tempos que não voltam.

-
- Membro Iniciado
- Registado: 09 mai 2013, 15:04
- O meu Carro:: Bmw 320d touring e46 2001/10
Boa Noite Caro Amigonavigator Escreveu:Bem vindo ao fórum.
De facto eram outros tempos, não posso afirmar que as pessoas eram diferentes, mas a motivação para o mundo automovel era outra diferente....Como lhes disse já sou um Kota mas com um espirito, uma mentalidade e uma forma de estar na vida com bastante abertura para o Novo e o Moderno e muito em particular a opinião dos mais novos. Melhor testemunho pode ser dado por aqueles que melhor me conhecem e os meus filhos muito em particular.
Nesses tempos idos as nossas possibilidades de distracção e ocupação dos tempos livres eram muito diferentes, não posso dizer melhores, antes pelo contrário mas a panóplia de entretimentos eram reduzidas e as mesadas muito mais curtinhas do que hoje. Costumo dizer aos meus filhos que " As coisas valem-nos pelo que nos custam a ganhar" e nessa altura, jovens com orçamentos muito reduzidos tínhamos que de chaços fazer "Bombas" com muito pouco dinheiro mas com muito mais astucia. Hoje quando penso em tirar o pó do album de fotos da infância e juventude, quase que me comovo quando vejo o monte de chapa velha onde me fiz transportar e deliciar também. Aos tempos de hoje talvez só no Bangladesh seja possivel encontrar um parque automovel daquela natureza. Quem tinha um Bmw era um tipo rico ou outros ficavam pelos carochas, pelos Fiat e os ford banheirões, mas que pica dáva, ouvir roncar aquelas máquinas, coitadinhas para muitas não era roncar mas sim gemer e em muitos casos não era potência exagerada, mas sim fugas de escape que não havia cheta para eliminar.
Mas lá iamos nós fazendo o Street Racing da altura, Recordo uma aposta elevadissima em que estava em jogo uma carissima grade de cervejas, eramos mais de uma dezena qual deles com "melhor" Bomba, na altura tinha uma coisa rara e um especimen já extinto, mas com pura garra de leão, um Moreti Torino 124 S, vermellho ferrari uma preciosidade, motor 1,800cc, 2 arvores de cames á cabeça, e carburadores de duplo corpo, jantes de aluminio e ums emblemas da ferrari no capot e na mala para enganar os mais distraídos. Como era parecido com um o Ferrari Dino, aquilo até convencia. Mas que andava que se fartava. Lá fomos em caravana até ao Celebérrimo troço da Lagoa Azul, palco na altura onde nos deliciavamos a ver as capacidades de verdadeiros herois do volante, Mickelle Muton com o seu monstro audi quattro, O meu preferido Marku Allen filandês voador com o Fiat 131 Abarth, Steve Bolnquist, o nosso Carlos Torres do team Diabolyque, Mário Silva, e outros...
A nossa prova tinha que ser feita de dia porque de noite era muito perigoso e lá iamos espalhando "comissários de pista" nas curvas com menos visibilidade, para que nos avisassem se vinha alguém em sentido contrário, O nosso staff faziam autênticos malabarismos quase numeros circences quando vinha um caracol qualquer a empatar a nossa prestação e tínhamos que levantar o pé....A cronometragem era feita onbord sem trafulhiçes pelo nosso copiloto, até dizia notas...
Recordo mais ou menos que o record do Marku andaria pelos 2m 10s feito com um Lancia Delta Rally, claro que com as nossas super-máquinas andavamos pelos 5 ou 6 minutos e muitos mais, mas que loucuras se cometiam, e recordo que batemos uma vez um qualquer record do grupo, com um potentissimo jeel Land Rover no nosso encalço, só reparamos que devia ser o "Pacecar" porque tinha umas rotativas azuis no tejadilho e fazia mais barulho de sirene do que andava,...Bons tempos em que a irreverencia nos levava a fazer disparates...felizmente sempre de forma saudável e não prejudicamos ninguém, sofriam os nossos parcos bolsos e os pneus que acabam nesse dia e toca a ir comprar usados.
A febre do Rally de Portugal para a juventude da época era algo sagrado e no meu grupo de amigos planeávamos no ano anterior a nossa semana de loucura a acompanhar a prova, Desde o Autodromo até Arganil e de volta ao Estoril numa luxuosa Carrinha Peugeot 504, com mais buracos do que chapa mas de uma fiabilidade infindável e com um gasto em combustivel (gasoleo) que nos permitia poupar para as sandes.
Que bebedeiras, que noites á volta da fogueira e a chouriça assada que a mãe tinha posto no farnel sabia quase como o nectar dos deuses. Era uma semana de independência, loucuras e muitas dores nas costas por dormir no saco cama ao relento...Mas o fervor da competição levada milhares no seu encalço era quase uma questão de fé e devoção.
Mas tudo tem um final e com as experiências vividas muito lamento que os interesses de monopólios tenham levado em primeiro lugar á exclusão da prova do Mundial e chegado a niveis inacreditaveis para uma prova com aquele prestigio.
Mas mudam-se os tempo mudam-se as vontades e hoje é um saudoso passado cheio de experiências maravilhosas que ajudaram os jovens da altura a se manterem ocupados com Idolos e a idolatrar máquinas tudo de forma ingénua e inocente, eramos puros tiffosi dos ralys. Porém e dessa forma não nos desvíavamos para outras actividades menos saudáveis e lesivas.
Estaria aqui quase que a escrever as minhas memórias, mas não quero deixar de agradecer-lhe o seu comentário que me enalteceu e fez um efeito deveras comovente da minha ida juventude. Um muito bem Haja
- mota_91
- Membro Juvenil
- Registado: 29 abr 2011, 13:21
- O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92
bem por mim pode continuar com as suas memorias...
para alem de as dispor, ainda consegue escrever de tal forma, que nos dá a sensação de envolvência ...
rally era realmente o que adorava fazer.... como não dá vou fazendo um tt com um samurai 1.3..
cumps....
para alem de as dispor, ainda consegue escrever de tal forma, que nos dá a sensação de envolvência ...
rally era realmente o que adorava fazer.... como não dá vou fazendo um tt com um samurai 1.3..

cumps....

Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91
- frazaorB
- Membro Juvenil
- Registado: 23 dez 2007, 19:01
- O meu Carro:: E36 325i
Bem Vindo !
É impossivel não sorrir ao ler a sua apresentação.
O entusiasmo é visivel e imagino as historias que deve ter para partilhar.
Tempos dificeis ajudam ao engenho, isso não há duvida !
Notas :
Fui ver o que era um Moretti Torino e caramba! carro elegante!
Morei ao pé da serra de Sintra e assisti ao fim do Grupo B e mais tarde dos troços em Sintra.
Era uma festa mas o fim estáva a vista. Familias inteiras colocavam-se em risco.
Nem se viam os carros a passar com tanta gente na berma.
Tenho saudades dos carros gr B mas não das provas. :fixe
Na minha altura os "picas" eram da vila de sintra para o news ou o 2 pela pena, capuchos, roca, malveira ( regresso pela lagoa ) e só eram possiveis a noite. A ausencia de farois a virem de frente facilitava a condução. As vossas "provas" implicavam muita logistica
A grade de cerveja devia ficar logo vazia para pagar aos comissários :sly
Obg pelo momento de nostalgia
Boas curvas
É impossivel não sorrir ao ler a sua apresentação.
O entusiasmo é visivel e imagino as historias que deve ter para partilhar.
Tempos dificeis ajudam ao engenho, isso não há duvida !
Notas :
Fui ver o que era um Moretti Torino e caramba! carro elegante!
Morei ao pé da serra de Sintra e assisti ao fim do Grupo B e mais tarde dos troços em Sintra.
Era uma festa mas o fim estáva a vista. Familias inteiras colocavam-se em risco.
Nem se viam os carros a passar com tanta gente na berma.
Tenho saudades dos carros gr B mas não das provas. :fixe
Na minha altura os "picas" eram da vila de sintra para o news ou o 2 pela pena, capuchos, roca, malveira ( regresso pela lagoa ) e só eram possiveis a noite. A ausencia de farois a virem de frente facilitava a condução. As vossas "provas" implicavam muita logistica

Obg pelo momento de nostalgia
Boas curvas
Parabéns, se não escreve para as revistas e comunicação, podia. Transmite muito bem aquilo que eu ouço em casa e me apercebo pelos videos que vejo.
O meu pai também tem um historial desses. Minis artilhados, NSU TT, Simca Rally 2 com os alargados feitos em chapa como os preparados de fábrica...juntar todos os trocos e patrocínios para correr. Arranjar e preparar os carros de noite e tempos livres...tal e qual amigo!
Boa continuação por aqui. :-)
O meu pai também tem um historial desses. Minis artilhados, NSU TT, Simca Rally 2 com os alargados feitos em chapa como os preparados de fábrica...juntar todos os trocos e patrocínios para correr. Arranjar e preparar os carros de noite e tempos livres...tal e qual amigo!
Boa continuação por aqui. :-)

- danycas
- Membro Juvenil
- Registado: 28 dez 2011, 15:26
- O meu Carro:: bmw 530d E39 - 2001/05
bem vindo :fixe
- Rui Ribeiro 13
- Membro Gold
- Registado: 12 out 2007, 00:12
- O meu Carro:: *
- Mickael1987