Diario de Bordo 316i Sedan - aka Sinatra

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

nelsonajm
Membro Iniciado
Registado: 07 nov 2009, 16:50
O meu Carro:: BMW 316I E46 - 1999/03
Contacto:

Diario de Bordo 316i Sedan - aka Sinatra

Mensagem por nelsonajm »

Boas a todos,

abri este tópico sobre o meu novo(usado) E46, vai servir para partilhar, fotos, aventuras e desventura, coisas boas e menos boas... etc... mas antes vou começar com os meus primeiros veículos BMW que tive e só depois o actual.

Nos idos de 2001, a caminho do trabalho na Expo em Lisboa... deparei-me com esta beleza numa montra, a poucos metros do atelier... na altura era possuidor duma Zuzuki GSXR600 SRAD... e quando vi esta BMW R850R.... foi amor á primeira vista... e lá foi... uma semana depois... estava na minha garagem....

Imagem

estávamos no ano de 2006, e apareceu a oportunidade de comprar um E46 Coupé, um 316i, esteve comigo até Outubro de 2010, entretanto a minha filha tinha nascido, e tinhamos dois cães e 3 gatos... e nas férias, não era o carro ideal para se ter... pelo que foi trocado com muita pena minha por um Nissan Terrano II Longo de 7 lugares... mas tinha-me ficado na cabeça sempre o E46...

Como nunca gostei do Terrano, e sempre me ficou na ideia de voltar a ter novamente um E46... e como a filha já estava crescida e um dos cães tinha morrido e um gato também... lá convenci a mulher e pus-me á procura dum outro E46... a procura foi longa e dolorosa... pois constatei que há por aí muitos carros "martelados" e isso estava a fazer-me pensar que nunca mais conseguiria comprar um E46 em condições.... mas ao fim de muitos meses... lá consegui encontrar um, que pelos registos das revisões na marca quer os registos dos proprietários no IMTT quer o registo das inspecções periódicas também no IMTT batia tudo certo... e avancei... e assim chega a casa outro E46, desta vez de 4 portas, e um 316i também, gostava que fosse um 320 de 6 cilindros, mas os IUC e seguros e manutenções seriam mais caros pelo que o 316i serve na perfeição.

e cá está ele :D a primeira coisa a fazer vai ser tratar a pintura com cera de qualidade, depois uma boa limpeza por dentro, reparar a forra interior da porta do pendura, pois entra água para a carpete, depois uma manete nova para a alavanca das velocidades, e trocar o volante e colocar o Computador de Bordo.

Posteriormente a troca dos piscas todos por uns brancos, e outras coisas como radio CD, etc... mas tudo com tempo, não se vai poder fazer tudo de repente... vai devagarinho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

abraço a todos.

Nelson Martins.

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Diario de Bordo 316i Sedan - aka Sinatra

Mensagem por BRM »

Boa máquina, mas o coupé era outra coisa.
Podias era ter comprado o 318i. Os motores são semelhantes, mas funcionava melhor no E46!
Penas estes carros estarem quase ao preço dos 320D. Pelo menos, dos que tenho visto.

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

É verdade, o Coupé era mesmo outra coisa... mas teria sempre o problema do banco traseiro, que era mais apertado que este, a bagageira era semelhante... e tinha menos duas portas que de momento dão muito jeito.

E os Coupés têm a questão das borrachas do vidros... que diga-se de passagem... não são nada baratos... eu tive de mudar isso tudo no meu...

O que eu gostava era mesmo o 320i... mas depois, selos, manutenções, seguros, etc... era tudo mais alto... e este já se mexe bem para um familiar... e tem melhores consumos que o meu Terreno...

Nunca equacionei a compra dum 320 Diesel... sempre preferi carros a gasolina, pela sua simplicidade de construção, e pelo facto de não terem turbo, etc... ou seja menos umas quantas coisas para se avariarem.

O modelo que sempre gostei foi, e é o E38, um 728i, até os há ao preço deste meu E46, mas não tenho coragem, tenho muito receio de que aquilo se avarie e depois gaste uma fortuna numa reparação... aqueles motores são complexos, e o carro deve ter imensa electrónica, digo eu... e daí o meu receio de avançar para um modelo destes.

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

:D o bimmer já conta com mais dois acessórios.... uns tapetes Velours cinzentos, da cor do carro... e graças ao membro "Yasser" já conta com CB, fecho de portas automático em andamento, e o acender os piscas com o fecho do carro :D recomenda-se o serviço.

abraço.

Nelson.

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

Para começar, uns belos tapetes Velours na mesma cor do interior do carro :D

Imagem

Imagem

depois a instalação do CB, com a ajuda do Yasser.

Imagem

e depois mais uns avanços na limpeza do motor... acho que nunca tinha sido limpo... andei com um pano a tirar o pó residual... nada de água ou produtos solventes... se bem que em sítios mais complicados era o que deveria ter feito.... mas com paciência vai lá...

aqui ficam algumas imagens do estado actual... futuramente vai ficar melhor...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

o próximo passo vai ser tratar das ópticas, tentar pô-las mais cristalinas.... estão um pouco esquisitas do sol....

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

Mas que raio de ficha é esta, alguém sabe? os vossos carros também têm isto?

Imagem

Xiko "M"
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2008, 01:47
O meu Carro:: BMW 525d E39

Mensagem por Xiko "M" »

Boas, essa ficha da ultima foto é onde leva uma lanterna da BMW, se fizeres uma pesquisa das com elas, fica aqui um link pra teres uma idea!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Cumps
Última edição por Xiko "M" em 15 abr 2013, 14:38, editado 1 vez no total.

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

:D eh eh... encontrei a dita Lanterna... e lá a coloquei no devido lugar...

Imagem

Xiko "M"
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2008, 01:47
O meu Carro:: BMW 525d E39

Mensagem por Xiko "M" »

Tinhas uma? Que sorte, ja tive alguns BMW e nunca traziam!
Ab;)

NunesTiago
Membro Gold
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99

Mensagem por NunesTiago »

[quote="Xiko "M""]Tinhas uma? Que sorte, ja tive alguns BMW e nunca traziam!
Ab;)[/quote]

Pois também queria arranjar uma
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

amigo nelsonajm, a segunda foto é demasiado grande, por favor redimensiona ou terei que apagar a mesma.

ps- tópico editado - razão: foto sobredimensionada.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

Marco Pires, a foto estava do tamanho certo... não sei o que se passou e de há uns dias para cá aumentou de tamanho.... sorry....

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

NunesTiago Escreveu:[quote="Xiko "M""]Tinhas uma? Que sorte, ja tive alguns BMW e nunca traziam!
Ab;)
Pois também queria arranjar uma[/quote]

estava debaixo do pneu... vá-se lá perceber... assim como uma bolsa selada com um pano branco lá dentro... também não sei o que é.. se calhar traziam de fábrica um paninho para limpar o pó...

a máquina já conta com mais um tratamento ás opticas... foram polidas e depois seladas... ficaram um mimo... como no dia em que saiu da fábrica...

NunesTiago
Membro Gold
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99

Mensagem por NunesTiago »

Faltam as fotos :assubiar
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

nelsonajm
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por nelsonajm »

Um ano depois... e tudo continua bem... excepto um ou outro ponto... durante o ano que passou, teve de trocar os sinoblocos dianteiros nos triângulos, e um depósito do reservatório do líquido anticongelante.

A semana passada lavei todo o chassi com APC e muit braçoi a esfregar aquilo tudo por baixo.... aproveitei e mudei-lhe a valvulina do diferencial traseiro, e o óleo da caixa de velocidades, foi tudo limpinho e seco, e depois conservado.

Descobri que tinha uma fuga, pensava eu na caixa de velocidades... andei com ele durante esta semana, e lá meti o carro novamente no elevador para tentar perceber de onde vinha a tal fuga... se bem que aquelas gotas não me cheiravam a óleo.... mas lá procurei... acabei por descobrir que tenho uma pequena fuga numa falange do circuito de refrigeração que está na cabeça do motor, mas por detrás do motor, junto ao "guarda fogo"... durante esta semana tratarei de arranjar as peças, para no próximo Sábado efectuar a reparação.

Vou dando notícias de como correu.

Responder

Voltar para “E46”