boas,
Para acabar com a curiosidade de muitos, e com aqueles a quem eu pedi para não contarem e o fizeram.
Aqui fica a minha mais recente mod no meu bimmer.
Pois bem, como a malta do forum sabe eu numa quinta feira, no ultimo dia em que o Guedes esteve cá em baixo, fomos fazer uns comparativos e no ultimo o meu deitou-se.
Podia ter reparado o motor original uma ves que os estragos não foram muitos ( Cam de admissão, uma tuche, e os martelos(fusiveis) ).
Mas eu sempre tive a ideia de montar um 30d no meu, pois bem surgiu essa hipoteçe e foi o que aconteçeu.
Vou detalhar aqui o meu projecto todo,
Motor do 30d 184cv
Caixa de 5 (por enquanto)
Parte electrica toda modificada
Abs>Asc para Abs>Dsc
Eixo traseiro do 20 para o do 30
Adaptações a fazer:
Quanto ao motor é preciso mudar os apoios do motor, sendo que os do 30 são controlados por vacuo,
É preciso mudar o radiador,
E tambem a barra estabilizadora,
Moldar alguns tubos tambem,
Até aqui tudo bem,
Caixa de volucidades:
Mudar o apoio para o do 30,
Mudar o selector de mudanças,
E estava eu descançado da vida quando vou para por o veio de transmissão, esqueçe não dá, pois é a sorte grande e a aproximação.
O que é que tenho de fazer
Mudar o veio de transmissão logo o diferencial tambem não dá. (pouca sorte) :lol1
Eixo traseiro:
Plug and Play é só apertar parafusos
Parte mecanica toda feita vamos para o pior,
Parte Electrica:
Agarrei na parte electrica do motor + centralina e fiquei despachado, mas como sabem não chega para o carro ficar pronto a bulir.
O 30 é mais complexo do que o 20 a nivel de informação, tive de alterar a cablagem do meu 20 com o auxilio de uma cablagem curtada do 30.
Claro que era mais facil desarmar o carro todo por dentro e colocar uma de um 30 toda completa (mas não foi o caso pois não encontrei a bom preço e como devem calcular os €uros que ja estão gastos até aqui)
Com calma la se foi fazendo, fio para aqui fio para ali.
Fiz a parte de comunicação da centralina do motor com as outras do carro, e como alterei para DSC tive tambem de fazer a parte electrica desse mesmo.
Assim que acabei a parte electrica ficou pronto para bulir, tive de codificar o imoblizador e ficou tudo opracional.
Antes de meter o carro a bulir, enquanto fazia a parte Electrica tirei a bomba de alta pressão, turbo, injectores, e fiz uma revisão.
Material do aço:
De momento,
egr off, Repro by Guedes e injectores afinado no maximo.
Fotos vou tentar tirar hoje...
cumps