Isso é relativo.Lion Escreveu:
eu nao gosto de carros a gasóleo ... nao gosto das vibraçoes e barulhos do motor ...
hj em dia com o gpl axo que nao compensa comprar carros a gasóleo
Vibrações, já os 4 cilindros as têm bastante bem resolvidas. Num 6 cilindros a coisa ainda fica mais macia.
O trabalhar... Eu que detesto o matraquear dos diesel, adoro o cantar do 6 cilindros diesel.
Quanto ao desgaste... É relativo. Um gasolinas tem menos Kms, mas tem mais rotação no lombo, logo a "distância" percorrida pelos segmentos, em contacto com as camisas, será assim tão diferente? Depois lembra-te que um diesel está preparado para maiores compressões, logo está mais sobredimensionado que um gasolinas.
Atenção que dificilmente encontras um tipo que seja mais apaixonado do que eu por motores a gasolina, atmosféricos!
Quanto a manutenção mais cara nos diesel, não sei se concordo muito.
Se pensares bem, mudam os dois as mesmas coisas em intervalos semelhantes, sendo que no gasolinas ainda tens que mudar as velas no carro do carro a gasolina.Os intervalos de manutenção não são assim tão diferentes. A BMW recomenda 30 mil Kms entre mautenções (não gosto de tanto tempo e faço uma muda de óleo e filtro, intermédia, aos 15 mil) e acho que é igual em ambos os casos.
Um 20 a GPL deve de te dar consumos na ordem dos 9-10. Um 20d ronda-te os 5-6 de gasoleo. A diferença em termos reais é pequena.
Se me disseres que gostas de ouvir um motor a gritar, e que gostas de ter sempre algumas rpms disponíveis, aí não discuto, mas os custos de manutenção, vibração e outros argumentos, não me convencem.

Mesmo no 30d, já senti falta de mais algumas rotações, mas isso sou eu que sou maçarico e estou (mal) habituado.