BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
apocalypsealexi
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 04 fev 2008, 14:56
O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
Localização: Coruche

Mensagem por apocalypsealexi »

the_killer Escreveu:PS : O dono do 528i que anda ai a GPL é que tambem podia fazer o mesmo :lol:
Ando a tratar disso 8) ;)

the_killer Escreveu:só não tenho bimmer a gpl pq não ha bimmer gasolina turbo..
Mas porquê essa dos turbos?
E39 528i
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

The_killer

6 litros, média geral, muita cidade.. mas percebi...


:driving :driving

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Então és tu o dono do 528i... :lol:

The-killer ele já ficou envergonhado quando lhe perguntei pelo DB no forum da autogas... 8) acho que vamos ter novidades...
:palmas


:driving :driving

the_killer
Membro Junior
Mensagens: 627
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

the_killer escreveu:
só não tenho bimmer a gpl pq não ha bimmer gasolina turbo..

Mas porquê essa dos turbos?
pancada! :lol:

gosto do kick e do potencial de upgrade que um carro desses tem 8)

mas ja foi ha uns tempos,
e se voltasse 2 anos e meio atras (altura que comprei o meu 320d)
tinha comprado o 328i que vi na salvador caetano de 1998 (mais velho que o meu mas pronto.. ) por 13mil €! (quase metade do meu)

heheh
andei ontem no forum autogas á procura do historico "computador de bordo" do carro dele e nada..
shame on him :D

528i é dos carros que não me importava nadinha de ter..

por isso irei aguardar ansiosamente por videos,
consumos, quanto paga de imposto de circulação (ou o novo cujo nome nao me recordo), etc etc

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Mensagem por burnout »

FSR,

parabens pela instalaçao, vaius ver k nao te arrependes, mas como todas as alteraçoes, tem os seus pros e contras.

no meu caso infelismente tive k por na mala pk nao tenho sitio pa pneu suplente.
o teu ficou impecavel.

se dps kiseres trocar info ou ver como ficou o meu, k ta 1 pouco diferente, avisa.

o kit é igual ao teu, prins com LT.

so pa teres 1 idea, fui do porto á figueira da foz e vim por 28€, de M3 :shock: :D

nao me digam k nao comensa ;)

um abraço
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

Burnout

Claro que quero ver, saber tudo, até porque o teu é a verdadeira máquina e com esses consumos, o pé direito deve ter vida própria). E vi que é aqui do Norte, temos que nos encontrar num dos convivios... tu para veres uma carroçaria parecida com a tua e eu para ver "a máquina"....


Não estás inscrito no Forum autogás?

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Mensagem por burnout »

FSR Escreveu:Burnout

Claro que quero ver, saber tudo, até porque o teu é a verdadeira máquina e com esses consumos, o pé direito deve ter vida própria). E vi que é aqui do Norte, temos que nos encontrar num dos convivios... tu para veres uma carroçaria parecida com a tua e eu para ver "a máquina"....


Não estás inscrito no Forum autogás?
tou pois, procura pelo "burnout" :lol:

em principio devo ir á povoa no dia 5, ta no forum o encontro.

se puderes aparecer melhor, senao dps dizes kk coisa.

eu moro perto da marina do freixo, podemos tomar la 1 cafe se kiseres.

abraços
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

ruisobreiros
Membro Senior
Mensagens: 694
Registado: 06 set 2006, 08:41
O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002
Localização: Seixal / Setúbal

Mensagem por ruisobreiros »

Execelente diário e uma grande possibilidade para a minha proxima máquina! ;) :palmas :palmas
Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Mensagem por burnout »

o problema é k a gasolina e o diesel sofrem mts variaçoes de preço ao longo do ano, enkuanto k o GPL mantem o preço, o k da sempre pa gente se orientar nos gastos mensais.

ja pa nao falar k ta a 0,652 na GALP e a 0,623 na BP.

FSR,

vou-te mostrar como é facil arranjar 5 centimos de desconto na GALP

kem mete GPL tem um cartao pa uma promuçao de GPS, ontem ligaram-me da GALP a avisar k ganhei 1 GPS NDRIVE de BORLA :lol:
Última edição por burnout em 31 mar 2008, 16:15, editado 1 vez no total.
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

ruisobreiros
Membro Senior
Mensagens: 694
Registado: 06 set 2006, 08:41
O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002
Localização: Seixal / Setúbal

Mensagem por ruisobreiros »

burnout, então temos negócio ou kê? :lol:
Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Mensagem por burnout »

ruisobreiros Escreveu:burnout, então temos negócio ou kê? :lol:

lolololol

deixa ver, so pa semanaé k sei, inda nao deram com o prob da caixa.

as tantas inda vamos fazer negocio :cry:
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Avatar do Utilizador
nurdie
Membro Juvenil
Mensagens: 339
Registado: 07 set 2007, 19:09
O meu Carro:: BMW 320d Touring E46
Localização: Guimarães

Mensagem por nurdie »

FSR...
É pa... deixas-me sem palavras... muito bem.

Até ia dizer que me rolava uma lágrima quando li aquela frase: "Confesso que pareço um miúdo à espera de ir buscar a 1ª bicicleta..." ... mas... acho que parecia muito gay... e portanto... não digo.

Acho que é uma boa solução o GPL para carros que tenham tantos cavalos a que dar de beber. Se a minha touring não fosse a diesel... até era uma caso a pensar.

A coisa que me irrita é que Portugal seja dos países onde o GPL é "recriminado". Acho que somos os únicos onde tem de se espetar com um autocolante a identifica-los. E outra... porque raio não se pode meter nos parques fechados? Mais uma treta.

Boa sorte com a maquina... parabéns à miúda... e já agora aos pais. ;) :palmas

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

...
]UPDATE:


Pois é. Dia de anos da filhota, passeio ao Portugal do quenitos e.... e total 360 km de botija às costas: :shh
100 cidade e afinações centralina e do débito do Lt por duas vezes - num total só para o LT de mais de 30 minutos
IP 15 KM
o resto em AE

A luz vermelha (reserva) acendeu aos 320km o que me deixa preocupado pois pensei/antecipava que a autonomia fosse quase 500 km, em percurso maioritariamente feito em AE e IP: Em cidade a autonomia deve andar nos 430/450 km, prevejo. A rever no próximo abastecimento.

Desempenho
Arranque - já me habituei a ter que dar mais gás (literalmente). De resto passagem para GPL a frio em 120''. Acho que vou pedir para serem só 90''. Depois de quente em 10''.

Noto uma (muito) ligeira perda de pulmão no arranque, nas recuperações (sobretudo a subir) e na velocidade máxima (ver secção a esquecer :cry: ): mas 3 pessoas e meia (a petiz) numa viagem de mais de 200km e tive uma condução 99% parecida com a normal excepto num pequeno percurso de 3km (ver secção a esquecer :twisted: ). isto é, as perdas (até agora) nem são dignas de registo, se se mantiverem vou deixar de falar nelas, pela pouco ou nenhuma importância.

Um reparo, que não sei se mais alguém nota/regista, em curva noto o carro menos incisivo, o que atribuo ao peso extra.

Aumentei pressão de 0,1 bar nos 4 pneus e a coisa melhorou um pouco... . Vou experimentar outras pressões para ver se vale a pena preoucpar-me com isso. Nota: marca recomenda para os meus pneus 2005/55/16, 1,8bar à frente e 2.2 atrás para cargas média ou ligeiras. A melhor pressão pré GPL para mim era de 1,9 ou 2.0 à frente e 2.2 atrás o que representava um misto de conforto, dureza e respeito pelas indicações. Neste momento, 2,1 à frente e 2,3 atrás. A rever.

A realçar
Até agora muito surpreendido com as poucas diferenças otto/GPL
As caras dos condutores quando me vêem passar e olham para o lenço azul (o autor da expressão que não me castigue). E eu nos meus calmos/excepto o tal troço :evil: ) 140km/h a devorar curvas subidas etc, etc... SALIENTO, que as viagens de longo curso estabelizo sempre nos 130 a 140km... já percebem porquê

A esquecer

Autonomia do 1º depósito e um pequeno troço de 3km... explicando:

Ia eu na A29 norte/sul e para quem conhece a uns km do final há uma recta com um ligeira descida. Pensei logo, deixe ver ser não muda para otto se puxar por ele. Se bem o pensei, melhor o fiz, pé no ferro e apesar de subir mais lentamente, 180, 190, 200, 205 e na ligeira descida 210km/h. Começo a subir estabiliza nos 200, vejo carro na berma, rodeado de mecos a sinalizar o perigo, levanto pé, dou um cheirinho no travão e ao passar pelo carro, radar... o meu cunhado que ia atrás a tentar acompanhar-me parecia um maluco a bloquear travões.... siga.

Antes de chegar à rotunda, BT.... o je foi apanhado... 170 km/h... 120€ a menos e à espera de decisão da DGV que deve dar-me carta suspensa de 6 meses... se fizer outra.. pimba... depois de 17 anos de carta a 1ª multa e logo em testes... obviamente, que o valor vai para as contas de amortização do GPL... 8)

Bons quilómetros...


ahhhhhhhhhhh cheguei às 5400 rpm e GPL sempre a bombar... :arrow:
Última edição por FSR em 31 mar 2008, 16:59, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Mensagem por burnout »

FSR,

nao ligues mt á luz vermelha, elas nao sao mt certas.

anda ate acabar o gpl, assim ja sabes ao certo os consumo e a autonomia.
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Avatar do Utilizador
FSR
Membro Junior
Mensagens: 484
Registado: 04 out 2004, 15:26
Localização: Porto

Mensagem por FSR »

e por falar em "estórias": o meu 1º abastecimento

Respsol de Matosinhos, 0,05€ de desconto ao fds... iupi...

Aquilo demorou um bocado para atinar com o encaixe do bocal mas lá abasteci... 42 litros.. a 25,30€, após descontos... eu habituado a otto foi uma (muito) agradável surpresa..


As contas:

362.1km
Média 11,60l/100km
Custo 100 Km: 6,55€ - otto seria 12.96€

Percurso 100km em cidade
o Resto em AE e um tudo nada em IP.

Levando em conta que :
1º depósito foi oferecido pelo instalador
não sei ao certo quanto ele colocou,
nem tão pouco se eu agora enchi até à rolha
a finação da centralina e do LT (2 vezes!!!) está incluido neste consumo

Só posso dizer que estou muito optimista pois previa um consumo de 11,5 litros em circuito misto.... levando me conta que em otto andaria nos 9,54L/100km.

A REVER.... nos próximos capítulos AKA abastecimentos...

Responder

Voltar para “E46”