...
]UPDATE:
Pois é. Dia de anos da filhota, passeio ao Portugal do quenitos e.... e total 360 km de botija às costas: :shh
100 cidade e afinações centralina e do débito do Lt por duas vezes - num total só para o LT de mais de 30 minutos
IP 15 KM
o resto em AE
A luz vermelha (reserva) acendeu aos 320km o que me deixa preocupado pois pensei/antecipava que a autonomia fosse quase 500 km, em percurso maioritariamente feito em AE e IP: Em cidade a autonomia deve andar nos 430/450 km, prevejo. A rever no próximo abastecimento.
Desempenho
Arranque - já me habituei a ter que dar mais gás (literalmente). De resto passagem para GPL a frio em 120''. Acho que vou pedir para serem só 90''. Depois de quente em 10''.
Noto uma (muito) ligeira perda de pulmão no arranque, nas recuperações (sobretudo a subir) e na velocidade máxima (ver secção a esquecer

): mas 3 pessoas e meia (a petiz) numa viagem de mais de 200km e tive uma condução 99% parecida com a normal excepto num pequeno percurso de 3km (ver secção a esquecer :twisted: ). isto é, as perdas (até agora) nem são dignas de registo, se se mantiverem vou deixar de falar nelas, pela pouco ou nenhuma importância.
Um reparo, que não sei se mais alguém nota/regista, em curva noto o carro menos incisivo, o que atribuo ao peso extra.
Aumentei pressão de 0,1 bar nos 4 pneus e a coisa melhorou um pouco... . Vou experimentar outras pressões para ver se vale a pena preoucpar-me com isso. Nota: marca recomenda para os meus pneus 2005/55/16, 1,8bar à frente e 2.2 atrás para cargas média ou ligeiras. A melhor pressão pré GPL para mim era de 1,9 ou 2.0 à frente e 2.2 atrás o que representava um misto de conforto, dureza e respeito pelas indicações. Neste momento, 2,1 à frente e 2,3 atrás. A rever.
A realçar
Até agora muito surpreendido com as poucas diferenças otto/GPL
As caras dos condutores quando me vêem passar e olham para o lenço azul (o autor da expressão que não me castigue). E eu nos meus calmos/excepto o tal troço

) 140km/h a devorar curvas subidas etc, etc... SALIENTO, que as viagens de longo curso estabelizo sempre nos 130 a 140km... já percebem porquê
A esquecer
Autonomia do 1º depósito e um pequeno troço de 3km... explicando:
Ia eu na A29 norte/sul e para quem conhece a uns km do final há uma recta com um ligeira descida. Pensei logo, deixe ver ser não muda para otto se puxar por ele. Se bem o pensei, melhor o fiz, pé no ferro e apesar de subir mais lentamente, 180, 190, 200, 205 e na ligeira descida 210km/h. Começo a subir estabiliza nos 200, vejo carro na berma, rodeado de mecos a sinalizar o perigo, levanto pé, dou um cheirinho no travão e ao passar pelo carro, radar... o meu cunhado que ia atrás a tentar acompanhar-me parecia um maluco a bloquear travões.... siga.
Antes de chegar à rotunda, BT.... o je foi apanhado... 170 km/h... 120€ a menos e à espera de decisão da DGV que deve dar-me carta suspensa de 6 meses... se fizer outra.. pimba... depois de 17 anos de carta a 1ª multa e logo em testes... obviamente, que o valor vai para as contas de amortização do GPL...
Bons quilómetros...
ahhhhhhhhhhh cheguei às 5400 rpm e GPL sempre a bombar...