White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

É dentro de isso sim Notlim, se bem que não consigo dizer se é a traseira que se desvia ou a frente :think, a mim até me parece mais um levantar do que um desviar.

Quando fizemos a viagem de regresso da Nazaré quando anoiteceu e já estávamos quase a chegar, na parte em que a autoestrada ficou mais estreita, comecei a sofrer bastante dessa oscilação manhosa e tive de começar a levantar o pé e deixar ir à frente o Real e o ... do compact (está-me a falhar agora o nome).

Na inspecção em Janeiro disseram-me que os sinoblocos já estavam foleiros e depois fui ao meu mecânico de confiança e ele disse-me que estavam normais, eles é que eram flexíveis e mexiam assim mesmo, contudo notou a dita pequena folga na caixa, nada de muito mas já se começava a notar.

De qualquer forma há dois / três anos mudei o braço do lado esquerdo, os sinoblocos, rolamento não sei das quantas do lado direito e isto mesmo sendo há 2 / 3 anos não vai a muito mais que 23 / 24 mil km. Eu sei disso porque foi um dia ou dois antes de ir fazer a revisão à Vilauto e entretanto só há pouco tempo é que voltei a ter de fazer a revisão.

Mas como disse, este sintoma pode ser mesmo de mim :lol1. Mas sendo tu de Amarante e eu de Cabeceiras de Basto (mas resido em São Mamede de Infesta agora), temos de combinar um meeting quando eu for de férias (nem me lembro se é este mês ou para o outro lol) para vermos isso em conjunto :fixe.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Notlim Escreveu:White_Spot™, eu tenho um cena na carrinha e não sei se poderás sofrer do mesmo. Sinto um desvio da traseira em curva, um deslocar súbito e tanto quanto sei são os sinoblocos dos braços. Já alguma vez mudaste isso? Isso nota-se muito nos acessos as AE onde as curvas são bastante pronunciadas e com bom piso.
Tb noto isso, mas notava mais antes qdo tinha o carro desalinhado na traseira, já mandei ver os cinoblocos e todos dizem q estão bons, inclusive um amigo meu q faz inspecções, pedi-lhe para ver tudo ao pormenor e diz q está tdo bem.... depois do alinhamento, ficou mto melhor, mas não perfeito, mas axo q tem a ver com o peso pesado q o carro é.....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

White_Spot™
Membro Senior

Pois e a questão parte daí mesmo, pode ser mil e um pormenor a provocar esse deslocar / levantar e no final não ser nada mesmo :think.

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

Boas, eu tambem tive durante algum, esse deslocar de trazeira, aquando da transferência de massas, parecia que o carro deslizava , troquei os sinoblocos trazeiros que dá um trabalhão nos e-39, e nunca mais fez isso :humm :humm :humm

Abraço
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

White_Spot™
Membro Senior

Calma aí... sinoblocos traseiros :shock:, nos E46 também tem sinoblocos atrás?
Desculpem-me se a minha admiração / pergunta é assim tão descabida / parva mas não pesco muito destas coisas :duh hehe.
Eu quando falei em ter trocado os sinoblocos foram os da frente, agora atrás nunca mexi em nada :think.

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Dá uma olhadela, tb estou tentado em trocar os meus.... just in case....

viewtopic.php?f=98&t=34503&hilit=sinoblocos
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

White_Spot™ Escreveu:Calma aí... sinoblocos traseiros :shock:, nos E46 também tem sinoblocos atrás?
Desculpem-me se a minha admiração / pergunta é assim tão descabida / parva mas não pesco muito destas coisas :duh hehe.
Eu quando falei em ter trocado os sinoblocos foram os da frente, agora atrás nunca mexi em nada :think.
também leva atras os nossos carros levam tanta coisa que nós nem sabemos
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

White_Spot™
Membro Senior

JPimpao01 já estive a ver esse tópico dos sinoblocos. Coisa e tal são bons, mas largar tipo 200 Euros para os trocar todos é muita fruta :scary e só o farei em caso mesmo de necessidade (cada um conforme for necessário e não todos de uma assentada).

Pois já estive a ver moreira_89 :?.

varader0zs
Membro Gold
Registado: 17 set 2008, 12:13
O meu Carro:: BMW 320d E46 136

Mensagem por varader0zs »

compra aos poucos...
Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

White_Spot™ Escreveu:JPimpao01 já estive a ver esse tópico dos sinoblocos. Coisa e tal são bons, mas largar tipo 200 Euros para os trocar todos é muita fruta :scary e só o farei em caso mesmo de necessidade (cada um conforme for necessário e não todos de uma assentada).

Pois já estive a ver moreira_89 :?.
Só mostrei para teres noção de qtos são.... apenas isso, não foi para trocares.... eu ando a estudar o assunto, mas tenho tempo....
ImagemImagemImagem

White_Spot™
Membro Senior

Sim sim eu percebi a ideia JPimpao01, apenas me expliquei foi é mal. Queria dizer que desconhecia haver tantos e que o conjunto em si era uma batelada grande, agora se tiver de trocar algum, serão só os necessários e não todos de uma vez como é óbvio.

varader0zs tem de ser mesmo aos pouquinhos lol, mas vou ficar com a marca na cabeça assim quando tiver de trocar algum aproveito e meto desses :fixe.

White_Spot™
Membro Senior

Bem hoje finalmente tirei as teimas sobre os meus amortecedores / coilovers serem ou não reguláveis em dureza :lol1.
Estive hoje de manhã no meu mecânico habitual (até foi quem me montou a suspensão e tudo) e andamos feitos tonis à volta daquilo. Tiramos a barra AA fora e andamos a ver como raio é que a peça de encaixe se encaixava e se realmente fazia alguma coisa.
A peça é esta preta numerada que se vê nesta imagem no lado direito em cima do papel branco.
Imagem

A moral é que essa peça se divide por assim dizer em duas, tipo um tubo pequeno e a roda no seu topo. A parte de baixo tem um encaixe próprio e a parte de cima (a roda) tem uma parte que desce pelo interior da outra e que também tem um encaixe próprio (depois meto umas fotos que agora não tenho como o fazer). Três estarolas feitos otários a olhar para aquilo a ver se encaixavam aquilo e ao fim de meia hora (quase) lá consegui eu encaixar a peça (era preciso fazer uma certa força), depois ficamos mais um tempão a reclamar pois aquilo rodava à mesma sem fim. Teve de vir o dono da oficina, o mais velho de nós todos para resolver o problema em segundos :lol1. Depois da peça encaixada bastava pressionar mais um bocado na peça e ao mesmo tempo rodar a parte de cima. Enquanto um rodava outro ia carregando no carro para ver se realmente estava a fazer alguma coisa... e milagre, passou de barco a não mexer :dance.
Retirar a peça foi outro problema e ainda teve o inconveniente de se desmontar :duh. A peça desfez-se em duas partes e por sorte uma pequena esfera não se perdeu... naquele momento, mas depois ao encaixar tudo de novo puff caiu e nunca mais se viu. O que vale é que a esfera só servia para se sentir aquele clic ao passar de número e não interfere na regulação do amortecedor.
Resumindo esta conversa da treta, amortecedores da frente regulados na posição 6 (a mais dura) e sim senhor, agora sim já tem assunto. Ficou dura q.b. mas não ao ponto de ser desconfortável, podendo afirmar que até se ficou a notar menos as pancadas secas dos buracos e por aí fora.
Uma coisa é certa, agora ao tentar mexer a frente do carro (carregar ou levantar à mão a frente) ela nem mexe... vá mexe uns pelos :lol1.

Os amortecedores de trás... sinceramente ficamos sem saber se dão para regular em dureza. Na segunda feira vou voltar à oficina para remover as borboletas, a EGR e já que se vai ver o que se passa do lado esquerdo atrás pois o carro chia que se farta aproveita-se e tira-se o amortecedor fora e verifica-se se aquilo dá para regular ou não.
Se não der para regular vai ser uma porcaria pois agora a frente está excelente mas sinto a traseira demasiadamente solta (mole). Sinceramente não acredito muito que uma suspensão venha só com amortecedores reguláveis em dureza à frente, mas nunca se sabe.

Sobre retirarem as borboletas indicaram já terem feito um procedimento semelhante a alguns Mercedes, os quais pelos vistos sofrem do mesmo problema, conferindo-me assim algum à vontade sobre o trabalho que irão efectuar (tenho total confiança mas assim fico mais descansado).
Já que se vai tirar a admissão fora para retirar as borboletas, aproveita-se e limpa-se a admissão... e eles próprio deram a sugestão para eliminar logo a EGR senão iria ficar tudo sujo novamente. Disse que por mim tudo bem já que andava a planear fazer isso, mas que era preciso ter peças para isso e eles disseram que levavam não sei o quê ao torneiro para fazer uma "falange" (acho que foi isso que disseram) igual.

No entanto sobre a remoção da EGR tenho umas pequenas dúvidas.

Basta meter uma peça tipo esta da marbmw:
Imagem
Presumo que seja isso que vão fazer no torneiro.

Passando disto:
Imagem
Para isto:
Imagem

E então no sítio de onde vem o tubo que liga ao lado esquerdo da EGR o que se mete?
Nesta foto da marbmw não dá para perceber muito bem o que está ali?
Imagem
É apenas uma parte metálica para tapar o buraco?

E o tubito do lado direito da EGR fica como? Solto ou tapa-se aquilo com alguma coisa? Tenho ideia de já ter visto algo tipo um pano preso com uma abraçadeira :think.

No caso da marbmw, o tubo metálico que sai da "nova" EGR serve apenas para ligar o manómetro do turbo certo? Se sim... dispenso isso.

Não é preciso fazer mais nada? Não vai dar erro nem nada? Desliga-se alguma coisa eléctrica / electrónica?

Eu presumo que lá na oficina saibam o que tem de fazer, eles próprios saíram com a ideia, mas seja como for, ir prevenido com a matéria toda estudada nunca fez mal nenhum :fixe.

Espero que alguém se dê ao trabalho de ler esta treta toda e que me consiga elucidar / tirar as dúvidas que tenho, para que na segunda feira vá com a noção correcta de como este tipo de intervenção deve ser feito :fixe.

P.S. Já agora, e remover a MAF? É só remover aquilo fora? Ou é preciso algo mais? Isto quando é para tirar coisas aproveita-se o andamento e manda-se tudo o que está a mais fora :lol1.

jocatdm
Membro Gold
Registado: 01 out 2008, 21:03
O meu Carro:: Ex. Bmw 320tdM auto

Mensagem por jocatdm »

Ui tanta pergunta :duh
Vou responder a algumas :D
-tubo do lado direito da egr,tapa-o com uma esfera ou com um parafuso na ponta :desconfiado
-Se apenas te vao levar a egr ao torneiro,em prencipio não te vao deixar saida para manometro"Aquele tubo saido do supressor da egr que é em metal"ver foto" ;)
-Para nao dar erro,a egr tem de ser anulada electronicamente...
-NÃO é aconselhavel remover a MAF...
-Em relação ao supressor de Egr,tambem se tem de tapar a saida do colector,que é o que a Marta fez na ultima imagem que postas-te...

"Eu coloquei um supressor de egr esta semana,e a luz do motor acedeu...Aquela luz que no livro diz ser dos gases de escape..Podera ter sido esqueçimento do eng MPF ter-me anulado a egr :shock: Mas anulara electronicamente da proxima visita paa que a luz apague :desconfiado :desconfiado "

Qualquer coisa diz..
Abraço
Rebaixar é arte, roçar faz parte...!

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

jocatdm, tinha ideia que não dava para anular electronicamente. A EGR mais vale deixar o tubo ligado e desligar a ficha da electroválvula (conselho do CAP e Pedro Sousa). MAF é melhor não mexer se estiver boa, aquilo é tão sensível que pode-se danificar num ápice e tira-lá só traz é problemas.

White_Spot™
Membro Senior

jocatdm e Notlim, obrigado pelas respostas... não percebi foi um caraito :lol1.

Vamos por partes então:

- MAF não mexer (percebido) :fixe;
- Pelo que percebi devem levar a EGR ao torneiro para fazer uma falange idêntica e nada mais (seja lá o que isso for), ou seja tirar a medida correcta para fazer o supressor da EGR (peça que vai substituir a EGR). É isso não é?
- Não quero manómetro logo no supressor da EGR não precisa de ficar o tubo metálico do lado direito (percebido) :fixe;
- O tubo que ligava do lado direito da EGR tapar com o que der mais jeito :lol1 (percebido) :fixe.
- Tapar do lado esquerdo o tubo que ia dar à EGR (percebido) :fixe.
- Provavelmente vai acender uma luz de erro e isso só desaparecerá com uma mexida a nível electrónico (percebido) :fixe.

O desligar não é mais do que fazer desaparecer o erro do painel de instrumentos e não desligar mesmo a função da EGR não é? Já não me lembro de quem me disse isso lol.

Notlim, se apenas desligares essa ficha e manteres a EGR tal como é e com as ligações que tem (tubos), não vai continuar a entrar a bodega toda para a admissão?

Vá, seja como for amanhã de tarde logo vejo como a coisa corre :rezar hehe.

A ver se não me esqueço de ver o breather do turbo que não sei se quando fiz a revisão dos 100.000km na Vilauto trocaram isso (tenho de ver na factura).

Obrigado mais uma vez jocatdm e Notlim :palmas.

Responder

Voltar para “E46”