Black BMW E46 320d - Nova Mod. Jantes - 30/09/2009 - Pag.7

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Tiagofr
Membro Gold
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Contacto:

Re: Black BMW E46 320d - Para-choques M2 - 22/07/2009 - Pag.4

Mensagem por Tiagofr »

fala com o gouveia, ele conhece um gajo que corta o rebordo das cavas fica resolvido ;)
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

NUNOPB
Membro Juvenil
Registado: 25 fev 2007, 19:00
O meu Carro:: BMW 320d Touring 2008

Mensagem por NUNOPB »

Tiago eu tinha o camber negativo ao maximo e mesmo assim tive que andar a martelada mas eu era dos 2 lados.
Acho estranho tu ser so de um lado.
Imagem

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

TiagoF que medidas são as tuas jantes? 8", 8.5", 9" ou por aí fora?
No meu quando lhe meti 245/40/18 (tinha antes 235/40/18) começou a roçar muito só de um lado também.
Na Koni em Matosinhos detectaram que o problema vinha de um dos coilovers de trás que estava meio centímetro mais baixo que o outro.
Mas para evitar que voltasse a roçar tive de subir mais um pouco ambos, ficando com a traseira mais levantada que a frente :duh.
Fui forçado a fazê-lo devido à minha jante ser 8.5" e isso ser pouco para um pneu 245, pois obriga-o a ficar enchouriçado para caber na jante.

TiagoF tenta antes de mexer nas cavas (as minhas já tem o rebordo interior batido) verificar se tens o carro perfeitamente nivelado, uma diferença mínima de meio centímetro é o suficiente para bater de um lado e do outro não. Se isso está em condições tenta ver se o pneu não é demasiado largo para a jante fazendo com que cresça em altura para caber na mesma.

Se estiver tudo bem... olha bota alargamento nisso :fixe.

TiagoF
Membro Juvenil
Registado: 25 abr 2008, 08:48
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 07/2001

Mensagem por TiagoF »

Tiagofr Escreveu:fala com o gouveia, ele conhece um gajo que corta o rebordo das cavas fica resolvido ;)
Não queria cortar por causa da ferrugem... prefiro amassar!
NUNOPB Escreveu:Tiago eu tinha o camber negativo ao maximo e mesmo assim tive que andar a martelada mas eu era dos 2 lados.
Acho estranho tu ser so de um lado.
Com o peso que ando, tem sido só de um lado... vamos ver! (as de trás não são as tuas... são outras de 8,5"!)

Isto era o que eu queria encontrar:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QHM-A_aFCoY[/youtube]

-- Terça Set 29, 2009 11:18 pm --
White_Spot™ Escreveu:TiagoF que medidas são as tuas jantes? 8", 8.5", 9" ou por aí fora?
As da frente são 8" e as de trás 8,5" (não havia de 9").
White_Spot™ Escreveu:Fui forçado a fazê-lo devido à minha jante ser 8.5" e isso ser pouco para um pneu 245, pois obriga-o a ficar enchouriçado para caber na jante.
Há muita gente com 255/35/18 em jante 8"... eu preferi comprar mais 2 jantes e ficar com o conjunto melhor
White_Spot™ Escreveu:TiagoF tenta antes de mexer nas cavas (as minhas já tem o rebordo interior batido) verificar se tens o carro perfeitamente nivelado, uma diferença mínima de meio centímetro é o suficiente para bater de um lado e do outro não. Se isso está em condições tenta ver se o pneu não é demasiado largo para a jante fazendo com que cresça em altura para caber na mesma.

Se estiver tudo bem... olha bota alargamento nisso :fixe.
À partida, parece estar tudo ok em termos de nivelamento... acho que vou ter mesmo de alargar isto um pouco... o que roça é mesmo muito pouco!

White_Spot™, obrigado por partilhares a tua experiência!

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

não tens a largura 245 homologada? se calhar era a melhor opção..e já nao deve roçar...
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

TiagoF
Membro Juvenil

Mensagem por TiagoF »

MarcosFonseca Escreveu:não tens a largura 245 homologada? se calhar era a melhor opção..e já nao deve roçar...
Não... em 18" só mesmo 225/40 à frente, e 255/35 atrás... e pelo que vi no site da autoinforma, essas são as únicas medidas autorizadas em 18" (sem pedidos de homologações especiais)

White_Spot™
Membro Senior

TiagoF de nada, mas se quiseres deitares o olho ao meu setup pneus / jantes eu posso tentar tirar umas fotos em que poderás ver que tenho razão quando digo que 8.5" é pouco para um pneu 245 quanto mais 255.

Eu à frente continuo com os meus F1 235/40/18 e atrás tenho uns PZero assimétricos 245/40/18 e nota-se ao longe que atrás tenho mais pneu em altura. Se a medida é a mesma (40) isso só pode significar que o pneu cresceu para cima para caber na jante, logo aumenta bastante a probabilidade de embater na cava de roda, se bem que no meu caso batia mais no ponto de junção entre a cava e o para-choque, o qual se continuava a andar assim ainda me saltava fora lol.

O pessoal por norma desce na altura para compensar o que vai subir com o apertar do pneu, mas como eu tive de arranjar pneus para trás em dois dias foi o que se conseguiu em segunda mão e em perfeito estado.

TiagoF
Membro Juvenil

Mensagem por TiagoF »

White_Spot™, sim... isso tudo tem lógica... daí os meus pneus serem 255/35, que teoricamente compensaria esse aumento em altura, provocado pelo afunilamento da pneu!
Amanhã vou reparar nos meus, para ver se detecto esse fenómeno que referes! Se entretanto tirares fotos dos teus, coloca para eu poder comparar!

Como podes ver por esta tabela:
Imagem
O limite para as jantes de 8,5" são os 255, mas o ideal para pneus 255, são jantes 9" ou mesmo 9,5"!
(não compreendo como há gente com 255 em jante 8")

White_Spot™, tens essas medidas homologadas no teu livrete/DUA?

-- Quarta Set 30, 2009 12:47 am --

Ainda não tive tempo de tirar fotos da actualização... mas apanhei uma foto tirada pelo Markx no encontro:

Imagem

A ver se durante esta semana, tiro mais umas fotos!

White_Spot™
Membro Senior

Pois olhando para essa tabela meter 255 em jante de 8" é correr o risco de o pneu saltar fora da jante lol.

Quanto às medidas, assim de cabeça tenho qualquer coisa em 17" e as medidas maiores são 255/35/18 atrás e 225/40/18 à frente homologado no livrete, mas amanhã tiro umas fotos dos pneus e confirmo as medidas que tenho no DUA :fixe.

Edit:

Olhando agora melhor para a foto que metes-te isso não deveria bater assim sem mais nem menos pois até que está bastante alto o teu carro.
Vou ver se tenho alguma foto do meu que se veja a altura, mas basicamente mal cabe ou nem cabe um dedo entre a roda e a cava lol.

Edit 2:

Fotos do encontro não apareceu nenhuma que se veja muito bem mas dá para teres uma ideia do espaço entre a roda e a cava.

Imagem
Imagem

Será que não tens um amortecedor meio lixado já :think ? Tenta ir a uma casa que teste os amortecedores para veres isso. Aqui na Koni tem um aparelho tipo o da inspecção que te abana o carro todo e depois indica-te um valor para cada amortecedor. Pode-se dar o facto de teres um em pior estado e fazer com que acabe por raspar só desse lado.

TiagoF
Membro Juvenil

Mensagem por TiagoF »

White_Spot™ Escreveu:Olhando agora melhor para a foto que metes-te isso não deveria bater assim sem mais nem menos pois até que está bastante alto o teu carro.
Vou ver se tenho alguma foto do meu que se veja a altura, mas basicamente mal cabe ou nem cabe um dedo entre a roda e a cava lol.
O meu tem rebaixamento de origem... o carro tem a suspensão desportiva de origem, que já faz o carro mais baixo!
Ele também não está sempre a bater... só em alguns buracos/lombas a velocidades maiores é que de vez em quando roça (e é só num pouco do pneu)... Em estrada boa, nunca roçou, qualquer que fosse a velocidade!

Sim, o teu está bem mais baixo... tenho ideia é que a jante teria de estar ligeiramente mais para dentro, ou então o tal rebordo da cava da roda (ilharga) está mais saído do que no geral dos carros (não sei porque, mas aponto mais para esta hipotese, pois a jante não fica de fora do alinhamento do resto do carro!
White_Spot™ Escreveu:Será que não tens um amortecedor meio lixado já :think ? Tenta ir a uma casa que teste os amortecedores para veres isso. Aqui na Koni tem um aparelho tipo o da inspecção que te abana o carro todo e depois indica-te um valor para cada amortecedor. Pode-se dar o facto de teres um em pior estado e fazer com que acabe por raspar só desse lado.
Também pode ser isso, porque olhando para o carro parado, as distancias são iguais dos 2 lados, e com um dos amortecedores lixado, isso pode acontecer em andamento... Amanhã já vou à boschcarservice aqui de Almeirim, para ver se eles têm lá isso.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Black BMW E46 320d - Nova Mod. Jantes - 30/09/2009 - Pag.7

Mensagem por cap »

White_spot: Atenção que os "/40" não são altura em milimetros, são altura em relação à largura. Ou seja, são 40% da largura.. Portanto claro que os 245/40 são mais altos que os 235/40. ;)
Imagem

White_Spot™
Membro Senior

TiagoF Escreveu:...
Sim, o teu está bem mais baixo... tenho ideia é que a jante teria de estar ligeiramente mais para dentro, ou então o tal rebordo da cava da roda (ilharga) está mais saído do que no geral dos carros (não sei porque, mas aponto mais para esta hipotese, pois a jante não fica de fora do alinhamento do resto do carro!
...
Estás-te a referir ao meu? Deveria ter as rodas mais inclinadas para dentro? Sim também acho que poderiam estar mas assim já rompe que chegue por dentro os pneus hehe. As cavas / ilhargas não foram mexidas, ou melhor, foi martelado o rebordo interior para diminuir a possibilidade de bater / raspar na roda e nada mais.
cap Escreveu:White_spot: Atenção que os "/40" não são altura em milimetros, são altura em relação à largura. Ou seja, são 40% da largura.. Portanto claro que os 245/40 são mais altos que os 235/40. ;)
Pois és capaz de ter mesmo razão porque já tinha ouvido / lido isso algures e sendo mesmo assim é compreensível ter mais pneu :fixe.

TiagoF
Membro Juvenil

Mensagem por TiagoF »

White_Spot™ Escreveu:
TiagoF Escreveu:...
...
Estás-te a referir ao meu? Deveria ter as rodas mais inclinadas para dentro? Sim também acho que poderiam estar mas assim já rompe que chegue por dentro os pneus hehe. As cavas / ilhargas não foram mexidas, ou melhor, foi martelado o rebordo interior para diminuir a possibilidade de bater / raspar na roda e nada mais.
A referencia ao teu era só à parte de que estava mais baixo!
Tudo o resto era sobre o meu! (realmente a frase está mal estruturada!) :wall :wall

Gouveia
Membro Gold
Registado: 23 set 2007, 01:33
O meu Carro:: Bmw E46 320Ci Coupe

Mensagem por Gouveia »

TiagoF, ves o meu tá cortado e não tem ferrugem nenhuma.
Vendo Travões E46 330 Trás / 7x Simbolos Carbono Serie 1 3 e 5 / Balastros CCFL Angel Eyes

TiagoF
Membro Juvenil

Mensagem por TiagoF »

Gouveia Escreveu:TiagoF, ves o meu tá cortado e não tem ferrugem nenhuma.
Se a zona de corte for devidamente protegida, não ganha ferrugem...
À tarde já vou correr ali umas casas para ver se eles têm a tal máquina... senão terá mesmo de ser corte. também não quero que me dêem cabo da pintura!
Onde é que fica esse gajo que conheces, e em quanto me ficará o trabalho? (podes responder por pm, claro)!

Responder

Voltar para “E46”