BMW M3 E46 2004

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Responder
JCoelho
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 05 abr 2012, 09:02
O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10

BMW M3 E46 2004

Mensagem por JCoelho »

Boas a todos, venho aqui apresentar a "amante alemã", com a qual tenho passado uns bons momentos aqui na Alemanha desde que a comprei há quase 2 anos.

Eis uma foto quando o fui buscar:

Imagem

Tinha 147.000 km e estava completamente de origem e em muito bom estado. Desde logo que fiquei apaixonado pelo cantar e disponibilidade do S54 e pela facildade com que este carro tanto cumpre no dia-a-dia como em pista.

Estando na Alemanha, rumar ao Nürburgring é quase obrigatório e foi o que fiz poucos meses depois de ter o M:

Imagem

Imagem

Imagem

É uma experiência incrivel, para a qual posso abrir um tópico próprio mais tarde, caso haja interesse. Ficou também claro que o chassis do M é bastante competente, mas tem as suas falhas para quem pretenda dar-lhe um uso mais intensivo em pista. Foi para corrigir essas falhas que iniciei o projecto que fez com que o carro hoje, 20.000km e 25 voltas no ring depois, esteja assim:

Imagem

Imagem

Jantes BBS CH 19" - Pneus Toyo T1-R 235/35 R19 / 265/30 R19
Imagem

Imagem

Pastilhas Pagid RS29 frente / Performance Friction Z trás
Imagem

Coilovers KW V3
Imagem

Imagem

Ficam também algumas fotos e filmes de algumas voltas no 'Ring:

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=29C3Qk_5zc8
http://www.youtube.com/watch?v=j5_-bHDfG6g

De momento o carro está encostado durante o inverno, mas já cá tenho em casa os reforços do charriot traseiro e o kit traseiro de casquilhos Powerflex, para montar no início do próximo ano:

Imagem

Imagem

Fica a apresentação feita. Sugestões e comentários são muito bem vindos! :)
Última edição por JCoelho em 29 nov 2013, 20:30, editado 1 vez no total.

cuprafenix
Membro Junior
Mensagens: 354
Registado: 13 jul 2009, 01:45
O meu Carro:: E46

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por cuprafenix »

Bela maquina.

BBS CH, KW, td do bom.

Apenas falta um rebaixo valente e um difusor CSL.

JCoelho
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 05 abr 2012, 09:02
O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por JCoelho »

Obrigado pelo comentário!

Optei por não rebaixar quase nada para manter os braços da suspensão numa posição perto da original. Dessa forma não altero o roll-center e o anti-squat / anti-dive do design original da suspensão. O objectivo era mesmo reduzir o ângulo de rolamento da carroçaria e ter algum ajuste no equilibrio sub/sobre viragem.

A parte estética ficou para último plano, mas os planos passam por um difusor e mala CSL 8)

Avatar do Utilizador
leita0
Membro Junior
Mensagens: 375
Registado: 21 jan 2007, 17:21
O meu Carro:: M3 e46
Localização: Margem Sul

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por leita0 »

Finalmente por aqui :)

Eheheh bem vindo

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por Marco c »

muito bom :fixe

onde compras te os reforços do charriot? é que precisava para o meu...

as Pagid travam bem a frio? tipo na Auto estrada em travagem de emergencia? ou é pastilha mais para track que precisa de calor?

JCoelho
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 05 abr 2012, 09:02
O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por JCoelho »

Apanhei os reforços a bom preço num negócio do ebay. No entanto, parece-me que qualquer casa de chapa com experiência conseguirá fazer à medida sem problemas.

As Pagid são fantásticas, e das melhores pastilhas que alguma vez experimentei. A frio são tão boas como as OEM e quanto mais aquecem mais travam (e mais chiam também). Além do chiar, apenas aponto o facto de largarem muito pó, mas vivo bem com isso. A fadiga passou a ser coisa do passado.

cuprafenix
Membro Junior
Mensagens: 354
Registado: 13 jul 2009, 01:45
O meu Carro:: E46

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por cuprafenix »

O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.

Para um carro com mais de 300cv é pc.

Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.

Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por navigator »

Bem vindo ao fórum. Parabéns pelo M e pela experiência de Nur...

Arrear os coils para andar depressa em Nur parece-me um erro. Aquilo precisa de segurança.

Boa continuação, acho que o projecto vai bem. Ficamos à espera de updates
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por germanii »

Boa Maquina :pullover
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

paraujo
Membro Juvenil
Mensagens: 146
Registado: 25 mar 2004, 15:33

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por paraujo »

parabéns pela maquina e pelo teu projeto

em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...

JCoelho
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 05 abr 2012, 09:02
O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por JCoelho »

Obrigado a todos pelos comentários :)
JM318is Escreveu:
cuprafenix Escreveu:O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.

Para um carro com mais de 300cv é pc.

Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.

Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.
Baixa o centro de gravidade mas baixa muito mais o roll center o ponto que o centro de gravidade roda a volta, por isso ao baixar o carro podes fazer com que o carro role mais.
Nem mais, uma das coisas que dita o rolamento da carrocaria é a distancia do centro de gravidade (ponto de aplicacao das forcas laterais) e o roll center. Ao rebaixar muito o carro o centro de rolamento iria afastar-se do centro de gravidade, aumentando o binário responsável pelo rolamento da carrocaria.

Quem já conduziu estes carros decerto sentiu que em aceleracao e travagem nao sente a frente a subir ou descer (ou angulo de pitch), mas sim toda a carrocaria a subir ou descer nivelada. Isto tem a ver com a geometria de suspensao que foi desenhada para incluir anti-squat (a frente subir e a traseira descer em aceleracao). Ao rebaixar o carra, a relacao geométrica que permite que isto aconteca seria reduzida / perdida.
paraujo Escreveu:parabéns pela maquina e pelo teu projeto

em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...
Antes de mudar as pastilhas comecava a sentir o pedal a querer afundar a meio da primeira volta no ring. Com estas pastilhas só comeco a sentir algo ao fim de 2 voltas, se forem feitas de seguida (sem tempo para arrefecer). O facto destas pastilhas serem orientadas para provas de endurance faz com que tenham um maior foco na resistencia à fadiga do que no coeficiente de atrito (ainda assim maior do que as OEM).

Outras coisas que ajudam foi ter tirado as tampas no interior das cavas das rodas, abrindo um pouco de ventilacao da frente do carro e o facto de mudar de óleo todos os anos (OEM, nada de especial).

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por Marco c »

^ respect :fixe
nem sempre mais é melhor :palmas

tambem me falaram muito bem das pagid uns tubos com malha de aço e oleo motul 4.1 fazem maravilhas, uns tubos que direcionan o ar das entradas directo até sair numa proteção do disco especial para o efeito...

Não consegues dizer as medidad os reforços do charriot? assim mandav fazer umas em inox...

obrigado

Avatar do Utilizador
Artur_Ribeiro
Membro Junior
Mensagens: 451
Registado: 28 abr 2012, 00:02
O meu Carro:: BMW 320cd E46 - 2003/12
Localização: Guimaraes

Re: BMW M3 E46 2004

Mensagem por Artur_Ribeiro »

Tenho admissão em carbono igual a do m3 CSL e difusor traseiro para venda se te interessar MP
Imagem

Responder

Voltar para “E46”