BMW M3 E46 2004
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- O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10
BMW M3 E46 2004
Boas a todos, venho aqui apresentar a "amante alemã", com a qual tenho passado uns bons momentos aqui na Alemanha desde que a comprei há quase 2 anos.
Eis uma foto quando o fui buscar:
Tinha 147.000 km e estava completamente de origem e em muito bom estado. Desde logo que fiquei apaixonado pelo cantar e disponibilidade do S54 e pela facildade com que este carro tanto cumpre no dia-a-dia como em pista.
Estando na Alemanha, rumar ao Nürburgring é quase obrigatório e foi o que fiz poucos meses depois de ter o M:
É uma experiência incrivel, para a qual posso abrir um tópico próprio mais tarde, caso haja interesse. Ficou também claro que o chassis do M é bastante competente, mas tem as suas falhas para quem pretenda dar-lhe um uso mais intensivo em pista. Foi para corrigir essas falhas que iniciei o projecto que fez com que o carro hoje, 20.000km e 25 voltas no ring depois, esteja assim:
Jantes BBS CH 19" - Pneus Toyo T1-R 235/35 R19 / 265/30 R19
Pastilhas Pagid RS29 frente / Performance Friction Z trás
Coilovers KW V3
Ficam também algumas fotos e filmes de algumas voltas no 'Ring:
http://www.youtube.com/watch?v=29C3Qk_5zc8
http://www.youtube.com/watch?v=j5_-bHDfG6g
De momento o carro está encostado durante o inverno, mas já cá tenho em casa os reforços do charriot traseiro e o kit traseiro de casquilhos Powerflex, para montar no início do próximo ano:
Fica a apresentação feita. Sugestões e comentários são muito bem vindos!
Eis uma foto quando o fui buscar:
Tinha 147.000 km e estava completamente de origem e em muito bom estado. Desde logo que fiquei apaixonado pelo cantar e disponibilidade do S54 e pela facildade com que este carro tanto cumpre no dia-a-dia como em pista.
Estando na Alemanha, rumar ao Nürburgring é quase obrigatório e foi o que fiz poucos meses depois de ter o M:
É uma experiência incrivel, para a qual posso abrir um tópico próprio mais tarde, caso haja interesse. Ficou também claro que o chassis do M é bastante competente, mas tem as suas falhas para quem pretenda dar-lhe um uso mais intensivo em pista. Foi para corrigir essas falhas que iniciei o projecto que fez com que o carro hoje, 20.000km e 25 voltas no ring depois, esteja assim:
Jantes BBS CH 19" - Pneus Toyo T1-R 235/35 R19 / 265/30 R19
Pastilhas Pagid RS29 frente / Performance Friction Z trás
Coilovers KW V3
Ficam também algumas fotos e filmes de algumas voltas no 'Ring:
http://www.youtube.com/watch?v=29C3Qk_5zc8
http://www.youtube.com/watch?v=j5_-bHDfG6g
De momento o carro está encostado durante o inverno, mas já cá tenho em casa os reforços do charriot traseiro e o kit traseiro de casquilhos Powerflex, para montar no início do próximo ano:
Fica a apresentação feita. Sugestões e comentários são muito bem vindos!
Última edição por JCoelho em 29 nov 2013, 20:30, editado 1 vez no total.
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Re: BMW M3 E46 2004
Bela maquina.
BBS CH, KW, td do bom.
Apenas falta um rebaixo valente e um difusor CSL.
BBS CH, KW, td do bom.
Apenas falta um rebaixo valente e um difusor CSL.
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Re: BMW M3 E46 2004
Obrigado pelo comentário!
Optei por não rebaixar quase nada para manter os braços da suspensão numa posição perto da original. Dessa forma não altero o roll-center e o anti-squat / anti-dive do design original da suspensão. O objectivo era mesmo reduzir o ângulo de rolamento da carroçaria e ter algum ajuste no equilibrio sub/sobre viragem.
A parte estética ficou para último plano, mas os planos passam por um difusor e mala CSL
Optei por não rebaixar quase nada para manter os braços da suspensão numa posição perto da original. Dessa forma não altero o roll-center e o anti-squat / anti-dive do design original da suspensão. O objectivo era mesmo reduzir o ângulo de rolamento da carroçaria e ter algum ajuste no equilibrio sub/sobre viragem.
A parte estética ficou para último plano, mas os planos passam por um difusor e mala CSL
- leita0
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Re: BMW M3 E46 2004
Finalmente por aqui
Eheheh bem vindo
Eheheh bem vindo
Re: BMW M3 E46 2004
muito bom :fixe
onde compras te os reforços do charriot? é que precisava para o meu...
as Pagid travam bem a frio? tipo na Auto estrada em travagem de emergencia? ou é pastilha mais para track que precisa de calor?
onde compras te os reforços do charriot? é que precisava para o meu...
as Pagid travam bem a frio? tipo na Auto estrada em travagem de emergencia? ou é pastilha mais para track que precisa de calor?
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- O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10
Re: BMW M3 E46 2004
Apanhei os reforços a bom preço num negócio do ebay. No entanto, parece-me que qualquer casa de chapa com experiência conseguirá fazer à medida sem problemas.
As Pagid são fantásticas, e das melhores pastilhas que alguma vez experimentei. A frio são tão boas como as OEM e quanto mais aquecem mais travam (e mais chiam também). Além do chiar, apenas aponto o facto de largarem muito pó, mas vivo bem com isso. A fadiga passou a ser coisa do passado.
As Pagid são fantásticas, e das melhores pastilhas que alguma vez experimentei. A frio são tão boas como as OEM e quanto mais aquecem mais travam (e mais chiam também). Além do chiar, apenas aponto o facto de largarem muito pó, mas vivo bem com isso. A fadiga passou a ser coisa do passado.
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Re: BMW M3 E46 2004
O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.
Para um carro com mais de 300cv é pc.
Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.
Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.
Para um carro com mais de 300cv é pc.
Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.
Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.
Re: BMW M3 E46 2004
Bem vindo ao fórum. Parabéns pelo M e pela experiência de Nur...
Arrear os coils para andar depressa em Nur parece-me um erro. Aquilo precisa de segurança.
Boa continuação, acho que o projecto vai bem. Ficamos à espera de updates
Arrear os coils para andar depressa em Nur parece-me um erro. Aquilo precisa de segurança.
Boa continuação, acho que o projecto vai bem. Ficamos à espera de updates
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Re: BMW M3 E46 2004
Boa Maquina :pullover
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
Re: BMW M3 E46 2004
parabéns pela maquina e pelo teu projeto
em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...
em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...
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- O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2004/10
Re: BMW M3 E46 2004
Obrigado a todos pelos comentários
Quem já conduziu estes carros decerto sentiu que em aceleracao e travagem nao sente a frente a subir ou descer (ou angulo de pitch), mas sim toda a carrocaria a subir ou descer nivelada. Isto tem a ver com a geometria de suspensao que foi desenhada para incluir anti-squat (a frente subir e a traseira descer em aceleracao). Ao rebaixar o carra, a relacao geométrica que permite que isto aconteca seria reduzida / perdida.
Outras coisas que ajudam foi ter tirado as tampas no interior das cavas das rodas, abrindo um pouco de ventilacao da frente do carro e o facto de mudar de óleo todos os anos (OEM, nada de especial).
Nem mais, uma das coisas que dita o rolamento da carrocaria é a distancia do centro de gravidade (ponto de aplicacao das forcas laterais) e o roll center. Ao rebaixar muito o carro o centro de rolamento iria afastar-se do centro de gravidade, aumentando o binário responsável pelo rolamento da carrocaria.JM318is Escreveu:Baixa o centro de gravidade mas baixa muito mais o roll center o ponto que o centro de gravidade roda a volta, por isso ao baixar o carro podes fazer com que o carro role mais.cuprafenix Escreveu:O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.
Para um carro com mais de 300cv é pc.
Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.
Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.
Quem já conduziu estes carros decerto sentiu que em aceleracao e travagem nao sente a frente a subir ou descer (ou angulo de pitch), mas sim toda a carrocaria a subir ou descer nivelada. Isto tem a ver com a geometria de suspensao que foi desenhada para incluir anti-squat (a frente subir e a traseira descer em aceleracao). Ao rebaixar o carra, a relacao geométrica que permite que isto aconteca seria reduzida / perdida.
Antes de mudar as pastilhas comecava a sentir o pedal a querer afundar a meio da primeira volta no ring. Com estas pastilhas só comeco a sentir algo ao fim de 2 voltas, se forem feitas de seguida (sem tempo para arrefecer). O facto destas pastilhas serem orientadas para provas de endurance faz com que tenham um maior foco na resistencia à fadiga do que no coeficiente de atrito (ainda assim maior do que as OEM).paraujo Escreveu:parabéns pela maquina e pelo teu projeto
em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...
Outras coisas que ajudam foi ter tirado as tampas no interior das cavas das rodas, abrindo um pouco de ventilacao da frente do carro e o facto de mudar de óleo todos os anos (OEM, nada de especial).
Re: BMW M3 E46 2004
^ respect :fixe
nem sempre mais é melhor :palmas
tambem me falaram muito bem das pagid uns tubos com malha de aço e oleo motul 4.1 fazem maravilhas, uns tubos que direcionan o ar das entradas directo até sair numa proteção do disco especial para o efeito...
Não consegues dizer as medidad os reforços do charriot? assim mandav fazer umas em inox...
obrigado
nem sempre mais é melhor :palmas
tambem me falaram muito bem das pagid uns tubos com malha de aço e oleo motul 4.1 fazem maravilhas, uns tubos que direcionan o ar das entradas directo até sair numa proteção do disco especial para o efeito...
Não consegues dizer as medidad os reforços do charriot? assim mandav fazer umas em inox...
obrigado
- Artur_Ribeiro
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- Registado: 28 abr 2012, 00:02
- O meu Carro:: BMW 320cd E46 - 2003/12
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Re: BMW M3 E46 2004
Tenho admissão em carbono igual a do m3 CSL e difusor traseiro para venda se te interessar MP