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BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 19:27
por JCoelho
Boas a todos, venho aqui apresentar a "amante alemã", com a qual tenho passado uns bons momentos aqui na Alemanha desde que a comprei há quase 2 anos.

Eis uma foto quando o fui buscar:

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Tinha 147.000 km e estava completamente de origem e em muito bom estado. Desde logo que fiquei apaixonado pelo cantar e disponibilidade do S54 e pela facildade com que este carro tanto cumpre no dia-a-dia como em pista.

Estando na Alemanha, rumar ao Nürburgring é quase obrigatório e foi o que fiz poucos meses depois de ter o M:

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É uma experiência incrivel, para a qual posso abrir um tópico próprio mais tarde, caso haja interesse. Ficou também claro que o chassis do M é bastante competente, mas tem as suas falhas para quem pretenda dar-lhe um uso mais intensivo em pista. Foi para corrigir essas falhas que iniciei o projecto que fez com que o carro hoje, 20.000km e 25 voltas no ring depois, esteja assim:

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Jantes BBS CH 19" - Pneus Toyo T1-R 235/35 R19 / 265/30 R19
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Pastilhas Pagid RS29 frente / Performance Friction Z trás
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Coilovers KW V3
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Ficam também algumas fotos e filmes de algumas voltas no 'Ring:

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http://www.youtube.com/watch?v=29C3Qk_5zc8
http://www.youtube.com/watch?v=j5_-bHDfG6g

De momento o carro está encostado durante o inverno, mas já cá tenho em casa os reforços do charriot traseiro e o kit traseiro de casquilhos Powerflex, para montar no início do próximo ano:

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Fica a apresentação feita. Sugestões e comentários são muito bem vindos! :)

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 19:44
por cuprafenix
Bela maquina.

BBS CH, KW, td do bom.

Apenas falta um rebaixo valente e um difusor CSL.

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 20:37
por JCoelho
Obrigado pelo comentário!

Optei por não rebaixar quase nada para manter os braços da suspensão numa posição perto da original. Dessa forma não altero o roll-center e o anti-squat / anti-dive do design original da suspensão. O objectivo era mesmo reduzir o ângulo de rolamento da carroçaria e ter algum ajuste no equilibrio sub/sobre viragem.

A parte estética ficou para último plano, mas os planos passam por um difusor e mala CSL 8)

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 22:07
por leita0
Finalmente por aqui :)

Eheheh bem vindo

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 22:08
por Marco c
muito bom :fixe

onde compras te os reforços do charriot? é que precisava para o meu...

as Pagid travam bem a frio? tipo na Auto estrada em travagem de emergencia? ou é pastilha mais para track que precisa de calor?

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 22:29
por JCoelho
Apanhei os reforços a bom preço num negócio do ebay. No entanto, parece-me que qualquer casa de chapa com experiência conseguirá fazer à medida sem problemas.

As Pagid são fantásticas, e das melhores pastilhas que alguma vez experimentei. A frio são tão boas como as OEM e quanto mais aquecem mais travam (e mais chiam também). Além do chiar, apenas aponto o facto de largarem muito pó, mas vivo bem com isso. A fadiga passou a ser coisa do passado.

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 22:36
por cuprafenix
O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.

Para um carro com mais de 300cv é pc.

Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.

Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 29 nov 2013, 23:21
por navigator
Bem vindo ao fórum. Parabéns pelo M e pela experiência de Nur...

Arrear os coils para andar depressa em Nur parece-me um erro. Aquilo precisa de segurança.

Boa continuação, acho que o projecto vai bem. Ficamos à espera de updates

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 30 nov 2013, 21:26
por germanii
Boa Maquina :pullover

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 03 dez 2013, 14:42
por paraujo
parabéns pela maquina e pelo teu projeto

em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 04 dez 2013, 11:18
por JCoelho
Obrigado a todos pelos comentários :)
JM318is Escreveu:
cuprafenix Escreveu:O problema da travagem é mesmo o facto de as bombas serem de apenas um piston deslizante.

Para um carro com mais de 300cv é pc.

Mas ao baixares um pc o carro tb baixas o centro de gravidade.

Uma coisa é certa mesmo c ele arreado n perdes conforto com os KW, falo por experiência própria.
Baixa o centro de gravidade mas baixa muito mais o roll center o ponto que o centro de gravidade roda a volta, por isso ao baixar o carro podes fazer com que o carro role mais.
Nem mais, uma das coisas que dita o rolamento da carrocaria é a distancia do centro de gravidade (ponto de aplicacao das forcas laterais) e o roll center. Ao rebaixar muito o carro o centro de rolamento iria afastar-se do centro de gravidade, aumentando o binário responsável pelo rolamento da carrocaria.

Quem já conduziu estes carros decerto sentiu que em aceleracao e travagem nao sente a frente a subir ou descer (ou angulo de pitch), mas sim toda a carrocaria a subir ou descer nivelada. Isto tem a ver com a geometria de suspensao que foi desenhada para incluir anti-squat (a frente subir e a traseira descer em aceleracao). Ao rebaixar o carra, a relacao geométrica que permite que isto aconteca seria reduzida / perdida.
paraujo Escreveu:parabéns pela maquina e pelo teu projeto

em circuito n tens fadiga dos travões mesmo com essas pastilhas?? eu tinha as ds2500 e ao final de 2 travagens mais agressivas já n tinha travões...
Antes de mudar as pastilhas comecava a sentir o pedal a querer afundar a meio da primeira volta no ring. Com estas pastilhas só comeco a sentir algo ao fim de 2 voltas, se forem feitas de seguida (sem tempo para arrefecer). O facto destas pastilhas serem orientadas para provas de endurance faz com que tenham um maior foco na resistencia à fadiga do que no coeficiente de atrito (ainda assim maior do que as OEM).

Outras coisas que ajudam foi ter tirado as tampas no interior das cavas das rodas, abrindo um pouco de ventilacao da frente do carro e o facto de mudar de óleo todos os anos (OEM, nada de especial).

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 04 dez 2013, 17:36
por Marco c
^ respect :fixe
nem sempre mais é melhor :palmas

tambem me falaram muito bem das pagid uns tubos com malha de aço e oleo motul 4.1 fazem maravilhas, uns tubos que direcionan o ar das entradas directo até sair numa proteção do disco especial para o efeito...

Não consegues dizer as medidad os reforços do charriot? assim mandav fazer umas em inox...

obrigado

Re: BMW M3 E46 2004

Enviado: 08 dez 2013, 04:29
por Artur_Ribeiro
Tenho admissão em carbono igual a do m3 CSL e difusor traseiro para venda se te interessar MP