BMW 320D E46 01/2000 berlina

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

///M90
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

BMW 320D E46 01/2000 berlina

Mensagem por ///M90 »

Boas pessoal eu já estou registado á muito tempo, mas só agora juntei €€€€ para fazer uma "recuperação" do meu daily car! que irei fazer com a vossa ajuda

Historia do meu carro

Esta carro foi comprado com 0km pelo meu pai em 01/2000, nunca teve nenhum acidente grave, e em 2010 veio para as minhas mãos com 200 mil quilómetros neste momento conta com +/-362 000 km, adoro o carro, adoro conduzir...

Observações do meu bimmer

Poucos extras mas os essenciais
-->Cruise control, radio Business com caixa de 6 CD's, frisos em madeira, vidros elétricos nas 4 portas, luzes de nevoeiro, volante de 3 braços com comandos, apoio de braço(já foi instalado por mim) e Computador de bordo (já instalado por mim)

Curiosidades
-->Bateria durou 13 anos
-->amortecedores da frente ainda são os de origem (passou na inspecção apesar de estarem super moles)
-->Turbo de origem (já começa a assobiar)

O MEU OBJETIVO
Eu "invejo" no bom sentido projectos como o do ode_joy tem ali um carro 5*, mas este meu carro veio do meu pai então quero-o manter 100% stock, ou então adicionar-lhe extras mas sempre opcionais BMW , por exemplo o carro não tinha apoio de braço, nem computador de bordo, já comprei e já estão instalados.
A ideia é que o meu pai entre no carro e não deixe de o sentir diferente de quando era dele!
Portanto quero-lhe dar um tratamento PREMIUM a nível de componentes mecânicos visto ele já ter tantos quilómetros.

Ora umas fotos

Foto1
Imagem

Foto2
Imagem

Foto3
Imagem

Foto4
Imagem

Foto5
Imagem

Foto6
Imagem

Foto7
Imagem

Foto8
Imagem

Foto9
Imagem

Estas são as piores fotos que tenho do meu carro a ideia é ter a vossa ajuda para saber como recuperar essas partes!!

As próximas mods/aquisiçoes
-->Mudar os amortecedores á frente os de tras tem 2 anos e eu ando geralmente sozinho no carro pelo que ainda devem estar muito bons (vou comprar igual stock) onde posso encontrar os melhores preços?
-->Detalhar o carro, descontaminar, polir, encerar/selar (vou fazer as compras na car care europe)
-->Pintar o tejadilho e o painel do pilar (aquele que aparece na "foto4" com o começo de ferrugem)
-->O leitor de Cd's já não lê cd's gravados tou a pensar em adptar um "XCARLINK"para ler PENs. Existe a possibilidade para ligar o iphone via bluethoot ao radio?para dar uso aos botões no volante?
--> Mudar o breather(nunca foi mudado) onde posso comprar igual a stock mas mais barato? (ebay?)
-->Mudar o volante do motor (tem aquela trepidação já á mais de 60 mil km) onde posso comprar igual a stock mas mais barato?
-->Mudar ou mandar repara o turbo
-->Mudar ou mandar reparar bomba injectora (começa a ter uma pequena dificuldade a pegar a frio)
-->Mudar aquele friso do lado exterior da porta do condutor que aparece na "Foto7", como se faz? compra-se novo? eu não quero pintado eu quero igual a stock!! (isto tem-me atormentado a cabeça!!)
-->Mudar/mandar reparar a tinta nos botões do volante referentes ao aumento do volume (eu já tentei fazer com a caneta de filtro mas ficou uma borrada como podem ver na "foto3"
-->recolocar borracha á volta do vidro "foto6" onde posso mandar fazer isso? carglass??

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Re: BMW 320D E46 01/2000 berlina

Mensagem por germanii »

O Teu Pai era cuidadoso o carro com esses kms està bom ainda quantos às Tuas perguntas para certas peças tens www.oscaro.es e bom proveito e que deia muito gozo ainda para muitos anos.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Antes de mais nada trata URGENTEMENTE daquela ferrugem que mostras na foto 4. Quanto mais tempo esperares, pior isso fica...

Os amortecedores, podes meter Bilstein B4 (oem replacement) ou sachs que aparentemente é o que equipa os bm de origem. A Auto silva (Bobadela e Maia) costuma ter preços de arrasar.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

gostei muito da apresentação do carro e da postura do dono.

realmente hoje em dia e quando se aposta num projecto para um serie 3 são raras as pessoas que preferem manter tudo OEM, felizmente parece que este vai seguir esse caminho e só por isso vale a atenção.

quanto ás questões/mods:

"-->Mudar os amortecedores á frente os de tras tem 2 anos e eu ando geralmente sozinho no carro pelo que ainda devem estar muito bons (vou comprar igual stock) onde posso encontrar os melhores preços?"

de fábrica e tal como disse e bem o Junglas, o amortecedores são sachs (super touring), para alem da casa que ele te indicou, dá uma vista de olhos na oscaro.es e vê os preços deles, normalmente são mais baixos que em PT e no meu caso são a minha primeira escolha quando pretendo adquirir material.

"-->Pintar o tejadilho e o painel do pilar (aquele que aparece na "foto4" com o começo de ferrugem)"

acho mesmo que a prioridade deve ser o tratamento da ferrugem antes de qualquer outra coisa.

"-->O leitor de Cd's já não lê cd's gravados tou a pensar em adptar um "XCARLINK"para ler PENs. Existe a possibilidade para ligar o iphone via bluethoot ao radio?para dar uso aos botões no volante?"

não tenho experiencia na questão dos rádios, mas do que tenho lido e visto de membros aqui do forum, quase de certeza que dá para fazer o que queres, obviamente que dará algum trabalho, mas nada que um electricista auto não consiga.

"--> Mudar o breather(nunca foi mudado) onde posso comprar igual a stock mas mais barato? (ebay?)"

essa é mais uma coisa urgente que tens a fazer, atenção que andar com o breather em mau estado dá direito a danificares o turbo, para comprares isso tens a oscaro.es tal como te indiquei ou então procura no ebay, tens aqui um DIY sobre o assunto: http://www.bmwland.co.uk/forums/viewtopic.php?t=51724

"-->Mudar o volante do motor (tem aquela trepidação já á mais de 60 mil km) onde posso comprar igual a stock mas mais barato?"

poderá não ser do volante do motor, pode ser só da embraiagem, convem teres a certeza que é mesmo do volante porque essa peça é bem cara, se realmente precisar volto-te a aconselhar a oscaro.es

"-->Mudar ou mandar reparar o turbo"

se o turbo está a precisar de reparação, nesse caso aconselho-te a hp turbo se fores da zona de lisboa, entre mudar e reparar se for para não gastar muito dinheiro optava antes pela reparação, leva os internos do turbo todos novos e depois é calibrado, fica com uma fiabilidade/durabilidade não muito inferior a um turbo novo, e fica bem mais barato.
uma reparação nesses termos não ficará mais que 400€, um turbo novo vais custar sempre mais que uns 600 a 700€

"-->Mudar ou mandar reparar bomba injectora (começa a ter uma pequena dificuldade a pegar a frio)"

tens a certeza que é da bomba injectora?
por norma a bomba injectora quando não está boa dá problemas de outra ordem, tais como funcionamento irregular ao relantin, motor aos solavancos em aceleração, dificuldade em atingir velocidades elevadas e perda de performance no geral.
já viste se as velas ou o comando das velas estão em condições?

"-->Mudar aquele friso do lado exterior da porta do condutor que aparece na "Foto7", como se faz? compra-se novo? eu não quero pintado eu quero igual a stock!! (isto tem-me atormentado a cabeça!!)"

esse friso é desmontável da porta, vê a seguinte imagem:

Imagem

é a peça numero 9, referencia OEM para o lado direito da porta da frente: 51338160970

no ebay só encontrei dois artigos à venda para essa peça a 40€, infelizmente são os dois dos estados unidos o que iria implicar uma despesa superior e taxas de alfandega, o meu conselho é que vás à auto partes do jardim constantino em lisboa, ou então se fores de fora de lisboa ires à bmw e pedires preços para essa peça, não te esqueças que o numero da peça é 51338160970 , esta é daquelas peças que muito dificilmente vais encontrar sem ser na bmw.

"-->Mudar/mandar reparar a tinta nos botões do volante referentes ao aumento do volume (eu já tentei fazer com a caneta de filtro mas ficou uma borrada como podem ver na "foto3""

fica uma borrada mesmo, mandar reparar não sei até que ponto vai ficar bom, bom mesmo seria comprares uma peça nova e mudares, é facil.
por outro lado mais dificil será encontrar isso no ebay, existem muitos multifunções à venda, mas iguais ao teu só achei um dos estados unidos, é uma questão de pedires preços na bmw e logo vês se interessa, se o teu volante for igual a este (se for diferente, tira ai uma foto do volante para se ver) a peça tem o numero: 61318375240

Imagem

"-->recolocar borracha á volta do vidro "foto6" onde posso mandar fazer isso? carglass??"

sim, na carglass eles mudam isso.
tambem podes fazer tu o serviço (se estiveres interessado eu indico-te o part number da borracha), mas digo-te já que não é facil e dá algum trabalho, sem duvida que mais vale deixares eles mexerem nisso.

boa sorte coma maquina e queremos ver esse projecto avançar. :fixe
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

///M90
Membro Juvenil

Mensagem por ///M90 »

Muito obrigado Marco pelo excelente comentário (já estou a fazer uma lista de compras numa folha excel) , ando a fazer a lista de compras problema por problema e já me deparei com um problema eu procurei no oscaro.es e não encontrei os amortecedores SACH, eu sei que se falar com o meu mecânico ele arranja mas a ideia é comprar material OEM ao mais baixo preço, será que devo enviar para la um email?

Marco como disse lá em cima estas são as piores fotos que tenho do meu carro!!! agora vou contrastar um bocadinho para demonstrar o quanto eu gosto e cuido deste carro e o que eu lhe faço de 3 em 3 meses ora aqui vai!!

O desleixo exterior tem-se notado como eu não tenho garagem, não me tenho importado com o exterior, MAS NO interior hehe eu levo tudo muito asserio!!! (pena estas fotos terem sido tiradas com telemóvel)

Imagem

Imagem

MIKEV
Membro Senior
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Mensagem por MIKEV »

De que zonas és? Se fores aqui do norte visita-nos... Teremos todo o gosto em arranjar o material para o teu carro.

Qualquer coisa PM :)

marco pires
Moderador do Fórum

então és como eu; abandalho-me muito com o exterior, mas o interior tem que estar sempre impecável.

se visses como tenhos os carros depois da chuva (barro) que caiu ontem até metias as mãos à cabeça, mas desde que consiga ver para fora está-se bem :lol1

os interiores é que tem que estar um brinco, nisso não facilito. :fixe
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

///M90
Membro Juvenil

Mensagem por ///M90 »

Será que me podem ajudar? como sabem eu ando a ver kit volante do motor e embraigem (o meu carro já levou embraigem á 100mil km (+/-) mas não levou volante do motor pelo que me parece que a embraigem teria durado muito mais se na altura levasse volante do motor)

eu tenho estes 2 produtos que eu penso serem iguais mas com preços diferentes, por qual vocês optavam??
-->http://www.oscaro.es/kit-de-embrague-vo ... 07-10025-p
-->http://lisboacity.olx.pt/kit-embraiagem ... -439347233

Eu sei que no caso do OLX a imagem não corresponde mas o vendedor garanta-me que tem da mesma marca (LUK) e ao preço de 699€

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Ele teme ao arrancar?
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

///M90
Membro Juvenil

Mensagem por ///M90 »

Sim e já anda assim há bastanteeeeeee tempo cada vez mais.. agora as vezes ate quase vai abaixo se eu não tiver cuidado

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Visto o carro vir do Teu Pai eu mandava a um torneiro reteficar o volante :idea:

marco pires
Moderador do Fórum

eu acho um bocado precipitado ires mudar o volante do motor.

quando se muda a embraiagem não é necessário mudar o bimassa, a menos que o mesmo esteja danificado.

tu dizes que a embraiagem poderia ter durado mais se tivesse levado o volante quando foi feita a troca, esse principio aplica-se se o volante quando foi feita a troca da embraiagem já não estivesse bom.

de facto e se o volante já não estava bom a embraiagem pode durar menos, mas atenção que se o volante não estava bom, ao colocares a nova embraiagem alguns sintomas iria continuar a sentir-se:

caso de vibrações ao relantin, embraiagem a repelar (tremer ou aos arranques) nos pontos de embraiagem, repelar quase sempre na marcha-atrás.

se quando colocaste a embraiagem nova o carro continuou a apresentar estes sintomas, então sim tens o volante a precisar de substituição e tambem concordo que fez a vida util da embraiagem ser inferior ao esperado.

se por outro lado quando colocaste a embraiagem o carro não apresentou nenhum dos sintomas acima descritos, então o volante esta em condições e não tem necessidade de ser mudado, ou pelo menos não tinha na altura em que meteste o kit de embraiagem.

alem disso não especificas os sintomas que o carro apresenta actualmente, é que o facto da embraiagem ter durado 100.000kms não quer dizer rigorosamente nada, existem muitas variantes que influenciam a vida util da embraiagem.

a menos que já tenhas um diagnóstico que confirme o mau estado da bimassa, o meu conselho é que antes de avançares para um investimento desses, que afinal de contas é relativamente alto, confirmes primeiro o estado do bimassa e se realmente está a precisar de ser mudado ou não.

estar a mudar apenas por um palpite como seja a duração que a embraiagem teve, e se não se verificaram os sintoma que referi quando a mesma foi montada, acho que é meter a carroça à frente dos bois, mas pronto, isto cada um sabe de si :roll:

em relação os links com os componentes, eu optava pelo do olx simplesmente por ser mais barato e ter ficado com a sensação de ser de um anunciante profissional, se realmente avançares para a compra e se optares pelo anuncio do olx, fornece sempre ao vendedor o numero VIN e pede para confirmar a compatibilidade das peças com os numeros OEM.
[email protected]

marco pires
Moderador do Fórum

germanii Escreveu:Visto o carro vir do Teu Pai eu mandava a um torneiro reteficar o volante :idea:
germanii, isso é possivel num volante monomassa, num bimassa nenhum torneiro mexe nisso e deixa em condições, a não ser que se opte por profissionais do ramo como estes: http://gbsetubal.com/

mas atenção que o serviço não fica nada barato.
[email protected]

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

marco pires Escreveu:
germanii Escreveu:Visto o carro vir do Teu Pai eu mandava a um torneiro reteficar o volante :idea:
germanii, isso é possivel num volante monomassa, num bimassa nenhum torneiro mexe nisso e deixa em condições, a não ser que se opte por profissionais do ramo como estes: http://gbsetubal.com/

mas atenção que o serviço não fica nada barato.
Deve ficar mais barato que um novo se nao nao vejo o interesse :snooty
Eu dei esta ideia pois o Pai nao deve ser um maluco de velocidades e arranques ,se assim fosse com o aquecimento o volante estava morto ,mas isso è o user falar com o Pai como Ele condusia ,nunca se sabe :onfire :pullover

///M90
Membro Juvenil

Mensagem por ///M90 »

Marco e Germani muito obrigado estão a ser 5*

Realmente eu não me tenho explicado muito bem (também não quero fazer testamentos) mas realmente o volante bimassa já precisava de ser substituído antes de trocar a embraigem...

Mas o meu mecânico disse para mudar só a embraigem para o investimento não doer tanto e eu "TÁBEM" hehe (confio a 100% nele) e mesmo agora o conselho é "deixa andar" mas a verdade é que antes eu bastava dar um bocadinho de nada de acelerador e ele já não trepidava, mas agora já tenho de dar um bocadinho mais de acelerador!!

Obrigado Marco todas estas alterações devem ser feitas lá para SETEMBRO porque em agosto vou de ferias com a família e vamos correr a europa (sul da europa) mas queria ver se dava um saltinho a lugares tipo ANDORRA para comprar a peças caso compense....

Enfim agora só ando a tirar preços e fazer um estudo onde e como comprar o material OEM NOVO ao preço mais baixo.... o carro tem de estar PRONTO em final de outubro!

Mas acho tao estranho esse anuncio no OLX ser mais barato que o oscaro.es !!

(portanto e relativamente ao volante do motor.... até agosto ainda vou fazer uns quilómetros geitosos)

Quero ver se na próxima semana vou alinhar a direcção para ver o prognostico, já ouvi dizer que a caixa da direcção tem um pouco de folga (enfim não me posso queixar 370mil kilometros sem problemas e com a maior parte das peças de origem!!1) chegou a hora de o mimar!!!

Responder

Voltar para “E46”