Mega update.
Preguiça minha já ca não vinha a uns tempos. Mas não quer dizer que o projecto tenha parado. Pelo contrario isto tem sido um money pit do camandro mas um gajo estando comedido nisto e já que o estrago tá feito agora vou ate ao fim.
Continuando então.
Malha de aço nos travões e revisão completa do sistema de travagem.
Bombitos tudo desmontado e limpo.
Bendix nas couves. Novo bendix e nova bobine de chamada.
Após troca das mangueiras todas dos travões por malha de aço, eis que chega a hora de sangrar o circuito. Rodas da frente impecavel, pedal rijo.
Rodas de trás não chega lá o oleo, purgas abertas e o pedal continua rijo. Após alguma leitura o manual da BMW aconselha a activar a bomba do ABS enquanto da purga, mas sem referencia a consequencias de não o fazer. Foruns da internet e toda a gente sangra de maneira normal com ou sem ABS e sem problemas.
Apos investigar, reparou-se que o oleo sai com pressao da bomba central, mas na saída do ABS pra linha traseira não vai nada.
Cheguei a conclusão que tinha de ser um problema com o bloco de valvulas do ABS, e logo descobri uma valvula de entrada que normalmente está aberta, estava colada na posição fechada.
Foi preciso umas sprayzadas sobre pressão e actuação manual com a bateria do carro, para ela começar a mexer. No final estava ja ok.
Entretanto resolvi desmontar tudo limpar todas as valvulas filtros e o proprio bloco, e refazer a cablagem que tava toda estalada (este é um problema nestas unidades e manda aviso pro painel instrumentos de falha de ABS.), assim fica ja tudo resolvido.
Tudo fechado testado á pressão com o compressor e de volta ao carro. Espero que eu que agora já sangre. Pelo menos já dá passagem.
Aí está ela a bombar!
E pronto, é so pinceis neste carro. É o que dá não seguir planos de manutenção como aconselhado. Agora mamo com estas todas mas enfim.
Não fosse um gajo pegar nisto e sujar as mãos já tavam umas milenas ao ar, só num modulo vanos, motor de arranque e bomba do ABS se fosse meter tudo novo era já um azedo.
Sangramento do sistema desta vez sem incidentes. Inventei aqui um gingarelho semelhante a maquina profissional de sangrar. Basicamente usa uma tampa do reservatorio modificada pra receber uma entrada de ar. Um pequeno reservatorio de ar e um filtro de humidade com redutor de pressão para 1.5bar conforme indicado no manual de reparação.
Com este sistema é mel fazer este trabalho. Em meia hora tava tudo sangrado inclusivé a embraiagem.
Aqui finalmente o oleo a chegar as rodas de tras.
Tudo montado e pronto pra estrada pra testes.
Algumas fotos em publico.
Fole novo que fiz com uns restos de pele que aqui tinha. 1H depois ficou assim
O antes.
E agora.
Autoblocante de 25 para 40% e rampa da anilha pressão pra 30graus, pra driftar bem.
Corte de corrente de emergencia.
Material que entretanto encomendei do outro lado do planeta.
Manometros digitais de temperatura de agua e oleo e tambem de pressão de oleo.
Bronzes de biela ACL Race
Parafusos de biela ARP
Plastigauge pra medir tolerancias de oleo na montagem dos bronzes.
vai-me sobrar do plastigauge por isso se alguem precisar posso vender umas fitas barato so pra cobrir a despesa.
Resolvi começar pelos manometros, após estudar possiveis zonas de aplicação no tablier, cheguei a conclusão que ou tinha que tirar o computador de bordo ou anular o ventilador central o que iria sempre dar aquele ar azeitado ao interior com aqueles manometros ali no meio.
Nessa ordem de ideias resolvi uma manobra arriscada mas que a meu ver compensou e bastante o resultado final, que superou as minhas espectativas.
Começando por desmontar os manometros todos novos a estrear e desoldar o visor digital pino a pino até sair. 11 pinos depois e sai o 1o visor. Depois foi so soldar 11 bocados de fio a cada um e voltar a soldar nos manometros. cerca de 66 soldas depois e tava como se ve nas imagens.
Mãos a obra a mudar os bronzes com suporte de motor improvisado.
Entretanto mudei de casa como podem reparar nas fotos hehe.
Bomba de oleo e a malfadada porca que se desaperta e um gajo agarra o motor sem oleo.
Porca soldada por causa das "tosses"
More horsing around
Tolerancias de oleo medidas com plastigauge, quase todos na ordem dos 0.050mm, encontram-se dentro dos specs da BMW.
Bronzes velhos já com algum desgaste, acho que tavam mesmo na altura de mudar.
Entretanto fui rodar um bocadinho com os novos bronzes, tambem para me certificar que estava tudo ok de motor, temperaturas pressões etc. Os novos manometros digitais comprovam um trabalho bem feito.
Depois de uma lavagem pra tirar a codea, e claro o azeite que faltava. Estica bombas no aileron. Como precisava de pintar o aileron e tava sem paciencia, resolvi revestir aquilo. Olho prali mas nem eu sei se gosto daquilo lol, mas agora caguei fica assim até me dar na bolha.
E pronto pra já é tudo, a ver se mantenho isto up.
Para actualizar lista de material e alterações que já levou.
Volante Mtech 2
Restritor de oleo grupo N.
Bronzes biela ACL race
Parafusos Biela ARP
Barra AA Aluminio
Oil catch
Malha aço nos travões
Autoblocante para 40% e rampeado 30º
Manometros DIY
Corte de corrente
Engate de reboque artesanal (desisti daquela bosta com aquela barra)
Manutenção
Oleo Castrol TWS 10W60
Filtro Oleo
Filtro gasolina.
Mangueiras de combustivel tudo substituido
Tubos de vacuo tudo substituido.
Travoes revistos, oleo novo metido
Cilindro secundario da embraiagem novo
Bobine chamada motor arranque e bendix novos
Ferrugens tratadas
Forra tejadilho estofada
volante forrado moca das velocidades e fole estofados
Problemas electricos resolvidos (pra já lol), alarme fora.
Pra já é o que me lembro. Ja foram muitas as horas e dinheiro investido. Felizmente fui abençoado com o dom do desemerdas e tenho feito tudo em casa, muita leitura e alguma ferramenta de jeito e la me vou safando que isto na BMW era melhor preparar a vaselina...