A amante I 325i e36 + amante II e92 335i

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
RicardoC
Membro Junior
Mensagens: 522
Registado: 14 fev 2008, 19:10
O meu Carro:: 320d E46 ///M 12/2002
Localização: O que tu queres sei EU!!!

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por RicardoC »

Estou :susto

Também gosto de desmontar e montar, nem sempre corre bem. :( enfim vou aprendendo...

De mecânica, apenas mudei óleos, umas pequenas peças e removi borboletas, mas fico por aqui. Mas tu és um verdadeiro aventureiro...

Coragem não te falta!

Já foste mecânico ou já trabalhas-te numa oficina?

Vou seguir este restauro até ao fim :lovebmw
Ricardo Calheiros
[Compro] Selector de 6 Cds para caixa OEM
BMW 320d Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Dudex »

Sou mesmo só curioso lol Mas monto e demonto motas e carros faz anos embora nunca me tenha aventurado assim! Depois de mexer digo-vos, é bem mais simples que o que se pensa. Há alguns truques como sítios onde por massa, parafusos com cola, etc... E o problema maior neste caso é o peso das coisas já que é tudo à grande! Obrigado

@Drift, obrigado!

Bem, o chão do carro está acabado, foi lixado onde precisava, levou com um spray próprio, primário e tinta cinza normal, tal como de origem. Dei um retoque também da mesma maneira no final da estrutura que apoio o guarda lamas mas este pintado à cor do carro. Depois coloco fotos disto que tenho me esquecido da máquina!

Os segmentos vieram errados mas amanhã chegam os certos, tenho também o kit juntas completo da cabeça e carter da Elring que tive que mandar vir de fora assim como tudo o que me pareceu necessário de guias e parafusos para o motor da BMW. Falta-me o kit de embreagem que trato para a semana já que está tudo fora e separado.
A montagem do motor irei fazer em conjunto com um mecânico já que não tenho condições, falta grua e porta motores o que não é barato, mas irei fazer com ele (porque quero verificar tudo) e fotografar!

Falta-me também a tampa das válvulas que teve que ir ao jacto de areia antes de ser repintada de modo a ficar impec.

De seguida vou ao tecto de abrir e tenho de verificar umas coisas na caixa da sofagem já que não me arrisco a ligar a bateria com tanto fio solto (aposto que por sorte os fios do alternador e motor de arranque tocavam uns nos outros ahah) e depois é "só" montar!

Avatar do Utilizador
David Nunes
Membro Senior
Mensagens: 752
Registado: 02 jun 2009, 21:02
O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
Localização: Porto

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por David Nunes »

Dudex Escreveu:Sou mesmo só curioso lol Mas monto e demonto motas e carros faz anos embora nunca me tenha aventurado assim! Depois de mexer digo-vos, é bem mais simples que o que se pensa. Há alguns truques como sítios onde por massa, parafusos com cola, etc... E o problema maior neste caso é o peso das coisas já que é tudo à grande! Obrigado

@Drift, obrigado!

Bem, o chão do carro está acabado, foi lixado onde precisava, levou com um spray próprio, primário e tinta cinza normal, tal como de origem. Dei um retoque também da mesma maneira no final da estrutura que apoio o guarda lamas mas este pintado à cor do carro. Depois coloco fotos disto que tenho me esquecido da máquina!

Os segmentos vieram errados mas amanhã chegam os certos, tenho também o kit juntas completo da cabeça e carter da Elring que tive que mandar vir de fora assim como tudo o que me pareceu necessário de guias e parafusos para o motor da BMW. Falta-me o kit de embreagem que trato para a semana já que está tudo fora e separado.
A montagem do motor irei fazer em conjunto com um mecânico já que não tenho condições, falta grua e porta motores o que não é barato, mas irei fazer com ele (porque quero verificar tudo) e fotografar!

Falta-me também a tampa das válvulas que teve que ir ao jacto de areia antes de ser repintada de modo a ficar impec.

De seguida vou ao tecto de abrir e tenho de verificar umas coisas na caixa da sofagem já que não me arrisco a ligar a bateria com tanto fio solto (aposto que por sorte os fios do alternador e motor de arranque tocavam uns nos outros ahah) e depois é "só" montar!
Os meus parabéns pelo teu projecto.Era algo que um dia ia adorar fazer ao meu respectivamente a mecânica, pois de interior já esta quase a meu gosto.Tirando mecânica qualquer coisa que precises é só avisar que estarei pronto ajudar.

Grande abraço

Vogal
Membro Iniciado
Mensagens: 25
Registado: 20 jan 2010, 16:06
O meu Carro:: E46

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Vogal »

Adoro ver estas Threads :fixe

Demonstra um grande conhecimento adicionado com uma dose saudável de loucura :D

Avatar do Utilizador
RicardoC
Membro Junior
Mensagens: 522
Registado: 14 fev 2008, 19:10
O meu Carro:: 320d E46 ///M 12/2002
Localização: O que tu queres sei EU!!!

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por RicardoC »

Já existe novidades da amante?
Ricardo Calheiros
[Compro] Selector de 6 Cds para caixa OEM
BMW 320d Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
hellraiser 2
Membro Senior
Mensagens: 925
Registado: 06 dez 2005, 20:25
O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW
Localização: Massamá Texas

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por hellraiser 2 »

Dudex, isto devia ter um botão "Gosto"!

Diz-me uma coisa, foi muito dificil tirar os tablier?
Já pensei fazer isso no E34, mas pareceu-me que tinha de desmontar muita coisa!
BMW 335i / Mini R56 JCW

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Dudex »

Ora viva!

RicardoC, há novidades claro, a ver se ainda hoje updato isto. Vou mesmo agora à BMW buscar uma série de peças. há novidades eléctricas e da parte da chapa assim como do tecto de abrir. O motor está para começar a montagem brevemente :)

Hellraiser, muito fácil embora no caso do e36 implica desmontar outras coisas como o módulo da sofagem e o conta km's e claro, a consola central. O tablier em si no meu caso, tem 2 parafusos de cada lado e mais 2 em casa saída de ar para o vidro que são chatos de tirar mas é um tablier que sai bastante bem, sem medos!

Obrigado :lovebmw

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Dudex »

Um pequeno update. Neste "friso" encontram-se 4 parafusos de cada lado e mais uma vez, por culpa da água, junto de cada um deles havia um bocadinho de ferrugem :wall Então entreti-me a tratar dela e deixar preparado só com o primário já que todo o tejadilho tem que ir à estufa.

Imagem

Bem lixado, spray milagroso que transforme o pouco que sobra da ferrugem em primário preto e 24h depois leva com o primário em cima e o resultado é este. A combinação destes 2 fica óptima, fica-se com a sensação de problema bem tratado e para sempre resolvido e não desenrascado como geralmente é o caso com ferrugem.

Imagem

O spray milagroso é o da esquerda, de seguida o primário que muito me espantou pelos resultados e os outros dois acabei por não usar neste caso.

Imagem

A estrutura do tecto de abrir é o pior e entre hoje e amanhã conto tê-la restaurada e depois posto as fotos.

Avatar do Utilizador
hellraiser 2
Membro Senior
Mensagens: 925
Registado: 06 dez 2005, 20:25
O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW
Localização: Massamá Texas

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por hellraiser 2 »

Esse spray milagroso já foi utilizado aqui para estes lados num S13!
A lata dizia para ter muito cuidado para não haver contacto com as mãos....ora bem, a lata "rebentou-me" na mão e fiz o interior da mala toda do S13 com isso a verter-me para as mãos!

Queimou um bocadinho mas nada de especial!
Depois fui lavar as mãos e pensei que estivesse a mandar detergente normal par as mãos, mas afinal estava a mandar um de limpeza de motores que estava num frasco que não era o dele...
Enfim, foi o caos! LOL
Essas advertências são para mariquinhas! LOL

Mas é de facto espectacular! Ao principio não fica preto, mas depois começa a escurecer e fica porreiro!
No caso do S13, depois disso bem seco, levou alcatifa cortada à medida para forrar a mala!
Ficou porreiro!
BMW 335i / Mini R56 JCW

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por frazaorB »

Dudex Escreveu: Imagem
Gostei da foto :)

Muito cool Dudex
Está mesmo a ser uma recuperação a sério do carro :fixe
Feita com gosto !

Vai ficar impecável !!

Avatar do Utilizador
Tito.Lopes
Membro Juvenil
Mensagens: 226
Registado: 23 jan 2010, 22:24
O meu Carro:: e36 325i - 1991/07
Localização: Braga

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Tito.Lopes »

frazaorB Escreveu: Muito cool Dudex
Está mesmo a ser uma recuperação a sério do carro :fixe
Feita com gosto !

Vai ficar impecável !!

Sim, de facto, estás a fazer uma coisa como deve ser, parabéns!

Como alguém já disse, estes carros merecem... :fixe
Imagem
Current projects:
1997 Audi A3 8L -> Full Rieger Look
1991 BMW e36 325i -> Stretch Look -> viewtopic.php?f=59&t=41576
1999 Mercedes w202 C200 Kompressor -> Wheel-Whores Look

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Dudex »

hellraiser 2 Escreveu:Esse spray milagroso já foi utilizado aqui para estes lados num S13!
A lata dizia para ter muito cuidado para não haver contacto com as mãos....ora bem, a lata "rebentou-me" na mão e fiz o interior da mala toda do S13 com isso a verter-me para as mãos!

Queimou um bocadinho mas nada de especial!
Depois fui lavar as mãos e pensei que estivesse a mandar detergente normal par as mãos, mas afinal estava a mandar um de limpeza de motores que estava num frasco que não era o dele...
Enfim, foi o caos! LOL
Essas advertências são para mariquinhas! LOL

Mas é de facto espectacular! Ao principio não fica preto, mas depois começa a escurecer e fica porreiro!
No caso do S13, depois disso bem seco, levou alcatifa cortada à medida para forrar a mala!
Ficou porreiro!
Ahahah... que episódio! Eu tenho usado o meu mesmo só para a ferrugem :lol1

frazaorB e Rieger, Obrigado! De facto estes carros merecem.

Quanto ao tejadilho, depois de ouvir a opinião de experts a dizer que era recuperável, fiquei com a ideia que não iam fazer o trabalho como eu queria, então mãos à obra.
Amanhã posto fotos do milagre, pelo menos fazer aquilo para mim foi um milagre :lol1 Trabalho de artesão e um dia inteiro, só espero que valha a pena :fixe

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por jpsilence »

As fotos deste trabalho, já estão a faltar amigo dudex :b

Abraço e continuação de excelente trabalho ;)
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
RicardoC
Membro Junior
Mensagens: 522
Registado: 14 fev 2008, 19:10
O meu Carro:: 320d E46 ///M 12/2002
Localização: O que tu queres sei EU!!!

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por RicardoC »

Então? como vai o restauro?

Já anda? looool
Ricardo Calheiros
[Compro] Selector de 6 Cds para caixa OEM
BMW 320d Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: A amante! 325i e36 - Restauro pag.4

Mensagem por Dudex »

jpsilence, cá estão elas, obrigado pelo apoio :fixe

RicardoC, A minha parte está quase feita, o motor não deve tardar a vir e depois é ir à pintura do tejadilho e da traseira que vai levar nova, já faltou mais :D

Ora cá estou eu com mais uns updates de alguns que tenho feito!

A nova ficha do rádio original por montar e por cima a antiga ficha com ligação ao telefone que tinha uma instalação que metia nojo :wall
Imagem

A nova, soldada e isolada.
Imagem

A caixa de ar montada já com as esponjas todas novas incluindo as que não deixam ambos os radiadores mexer, pronta a ser ligada e testados os movimentos de todas as peças para ver se está tudo em ordem.
Imagem

Ora pois bem, vamos ao que para mim foi um milagre!
O tejadilho foi a fonte dos problemas de entrada de água, e após retirar o tecto de abrir para troca de algumas das suas peças que habitualmente partem (embora funcionasse tinha algumas 3 ou 4 partidas!), deparei-me com esta prenda! Tirei fotos, levei aos especialistas que foram lá vê-lo e após me disserem que não era preciso trocá-lo, disseram-me que aquando a montagem das borrachas convinha por massa consistente por dentro de modo a isolar já que a chapa não tinha a dimensão nem a espessura original em alguns pontos. Como não queria o trabalho assim, mãos à obra, e com algo com que nunca tinha mexido :lol1
Era assim que estava, um desastre
Imagem

Já depois de tudo bem desbastado, entra o spray milagroso.
Imagem

E aqui começa
Imagem

Já lixado, com toda a espessura medida e rectificada com um paquímetro (isto deita um pó fino que chateia)
Imagem

A parte da frente já com primário para mais tarde ir à estufa. Tem uma ou outra imperfeição que achei por bem deixar estar, não vi necessidade de fazer acrescentos assim tão pequenos, fiquei com receio que não obtivessem a integridade que queria. O trabalho foi também cuidado na parte de dentro, um dia inteiro :assubiar
Imagem

A mala tinha um ou outro ponto de ferrugem na zona onde apertam os braços da mala, coisas mínimas e nem se notada, mas ao tentar dar um retoque, a bela tinta metalizada implicou com o primário e repeliu-o. Não foi da secagem, suspeito que talvez de uma limpeza com diluente por cima do conversor de óxido que não tenha reparado ou simplesmente algo que repeliu o metalizado da tinta. Ora toca de sacar a mala para fora e lixar toda a porcaria que ficou e aproveitei e extendi o serviço a toda a zona :driving
Imagem

Pintado e envernizado
Imagem

Imagem

Espero que gostem

Responder

Voltar para “E36”