BMW e36 318is Coupe OEM fetish!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

_lm_
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2010, 03:22
O meu Carro:: bmw e36 320i

Re: BMW 318is Coupe 1993

Mensagem por _lm_ »

Já dizia o outro "em equipa que ganha não se mexe!"
Imagem

LeonCupra
Membro Juvenil
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Mensagem por LeonCupra »

Sim realmente se o carro trabalhava bem não valia a pena mexido mas eu gosto de fazer a manutenção do carro e tambem como tinha aquele ralenti instavel durante uns segundos isto iria resolver isso e não é um trabalho complicado logo era um trabalho que eu posso fazer e que me ia ficar a moer a cabeça até estar feito.

Problemas á parte antes de a sucata abrir já lá eu estava, tirei a peça curiosamente de um carro que eu já tinha experimentado ha uns 2 meses para comprar, apliquei no meu e já está direito e até resolveu o ralenti instavel que tinha ao ligar! logo depois tirei a peça novamente para limpar mas desta vez só com cotonetes sem liquido nenhum, da outra vez tinha limpo com alcool.
E hoje finalmente colei o espelho retrovisor.

Como estive bastante tempo á procura do carro li bastantes foruns e vi os problemas mais comuns destes carros, um deles que tambem já resolvi foi este, a cablagem da mala costuma estar assim:
http://forums.pelicanparts.com/101-proj ... iring.html
A cablagem do meu tinha dois cabos já sem o plástico, parti uma caneta do género das bic, fiz uma ranhura no meio e acho que resolvi o problema
Imagem
Imagem

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

A por o carro impec, assim sim. Claro que umas modificações OEM ficam sempre bem. trata-se de fazer upgrade e não downgrade :fixe
O ICV pode ser limpo com spray para carboradores/admissão. Foi assim que limpei o meu e ainda é o mesmo. Provavelmente o que usaste entranhou-se onde não devia. O meu, mesmo assim, fica com o relanti fraco durante 15 seg depois do ligar..mas passa e fica bom..já não é um carro novo :D

ab
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

brunosousa
Membro Juvenil
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Mensagem por brunosousa »

david, este é que era o tal meu amigo que queria um 318!

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

david aconselho-te então a trocares a valvula desde que troquei a minha nunca mais fez esse ralenti instavel.
Ontem foi dia de mais uns trabalhos
Já me estava a irritar bastante a chapeleira roxa, levou umas camadas de tinta:
Imagem
Imagem

Tirei tambem esta protecção para limpar por baixo e pintar, não se vê muito bem:
Imagem

E continuei o trabalho de verificar os discos e calços, lixei a ferrugem que tinha nos cubos e embora seja um trabalho estupido pois amanha já volta ao mesmo limpei as pinças e as jantes por dentro e a jante suplente, não tenho é fotos do antes das jantes
Imagem
50/50 do travão traseiro
Imagem
No final
Imagem
À frente o antes e depois
Imagem
Imagem
E como o carro foi aspirado e lavado no fim do dia tirei as primeiras fotos mais decentes ao bixo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ainda arranjei mais umas pequenas coisas, trouxe da sucata uma borracha da porta do passageiro que a minha estava bastante cortada mas ainda não montei mas já montei um cinzeiro que um dos 2 do carro não funcionava, trouxe um plastico que segura os cabos que passam na mala do lado esquerdo e uma tampa do cinto de segurança que tambem faltava no meu.

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

brunosousa Escreveu:david, este é que era o tal meu amigo que queria um 318!
Então Bruno, como vai isso? O 525 porta-se bem?
O teu amigo comprou um 318 IS sff :D Com este andamento vai ficar impec num instante. Ainda não vi foi fotos do teu carro bruno, tens por ai?

Se não queres ferrugem no cubo dos discos tens de os pintar com tinta resistente a alta temperatura. foi o que fiz nos discos novos que o meu levou á frente :fixe

a chapeleira ficou á maneira. a minha forrei com tecido acustico quando refiz o tecto e pilares, tudo em preto. Algo que tambem aconselho a fazeres se ainda não fizeste e se tens o tecto já em mau estado.

A valvula poderá ser o problema. Mas no meu não anda aos saltos as rpm, simplesmente o relantin fica fraco uns segundos para depois ficar ok. nao sei bem se será dela.
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

As ultimas novidades foram a troca da borracha do passeiro por causa disto:
Imagem
E fui a bmw buscar as molas que seguram este plástico na mala que o meu carro não tinha nenhum e aquilo estava descentrado e solto:
Imagem

O comparativo entre o meu carro e o 520i e34 de um amigo já aconteceu numa via rapida aqui perto a umas horas já tardias e acontece com más noticias para os fans dos 6cilindros

Não sei bem dizer a que velocidade iamos mas sei que em todos os comparativos os carros iam entre as 2000 e 3500rpm no momento da "partida" e devemos ter atingido no max 130 km/h e foi tudo feito numa via rapida a subir um bocado (via rápida que fica ao lado do mac de gualtar na direcção de quem sai da cidade)

Começamos em 5a tenho a impressão que vi que iamos a cerca de 70km/h e o meu carro simplesmente saltou para a frente sem hipoteses para o 520i.

Experimentamos tambem 2a e 3a, em ambas o meu anda mais mas a diferença de andamento entre os carros não é tão notória como em 5a, não estava á espera que a diferença entre carros fosse desta dimensão, não que fosse gigante mas estava á espera que o 520i de inicio fosse mais lento mas que me conseguisse apanhar mais á frente.

Depois disto o meu amigo disse que o carro estava a funcionar a gpl ainda fizemos mais um comparativo com ele a gasolina em 2a e notava-se uma diferença mas não é suficiente para ter o mesmo andamento do meu.

Acho que se fizermos isto em auto estrada, a partir de 120 ou 140 a diferença já será subtil

Lavei o forro do capot, não consegui tirar o que inicialmente queria que eram umas manchas laranjas que tem mas ficou melhor que o que estava
Imagem
A chave tinha alguma ferrugem, a mais entranhada não consegui tirar já que já fez uns pequenos buracos e não consigo chegar lá mas aquela cor laranja tipica de ferrugem já foi
Imagem
Imagem
Trouxe da sucata a luz do capot que o meu não tem, era opcional parece,um tubo de respiro de oleo que não aparece na foto, um parafuso da caixa de fusiveis que me faltava e umas molduras pretas dos puxadores das portas que aparecem mais a baixo, as minhas partiram ao tirar, eu ainda não tinha percebido bem como é que as havia de tirar
Imagem
Chegaram umas borrachas que tinha encomendado para o puxador exterior da porta
Imagem
É um ponto que detesto neste bmw's antigos, todos têm as borrachas neste estado
Imagem

-- Sexta Ago 06, 2010 9:49 pm --

E no fim ficou assim, dá para ver que este puxador tem umas marcas em baixo mas por enquanto vai ter que servir, tambem já disfarcei tudo com graxa preta
Imagem
E troquei este tubo
Imagem
Por este
Imagem

E num encontro de amigos para um churrasco:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Essas fotos dos 3 estão óptimas!

Continua com o bom trabalho :fixe

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Mais uns avanços no carro, já pus no sitio a luz do compartimento do motor, ainda não está ligada porque me falta ir buscar um interruptor
Agora vou por as fotos assim em pequeno se não a página demora "bastante" tempo a carregar, se carregaram aparece a fotos em maior tamanho
Imagem

Estive a polir os farolins traseiros, é pena não dar para fazer o mesmo á frente já que são de vidro, é que estão todos picaddos, o antes:
Imagem
Imagem
E depois
Imagem
Imagem

Já fiz cerca de 1200km com o carro, a média deste ultimo depósito está nos 8.3 no computador de bordo em cidade apenas, com condução cuidada e uma aceleração ou outra e olhando para o ponteiro do deposito vejo que a média real não andará longe disso, fiz um reset ao km e média assim que o ponteiro chegou aos 30l com o carro em terreno plano, está quase nos 15l ou seja já gastei quase 15l de gasolina e fiz 160km desde então e ainda vou fazer mais uns kms antes do ponteiro estar alinhado nos 15l.

Ainda não encontrei defeitos no carro, a unica coisa "mecanicamente" que precisa de ser vista é um barulho que fazem os calços traseiros em calcetado ou em lombas mas ainda não me está a irritar o suficiente para por a mão na massa, de resto não ha barulhos estranhos ou vibrações nem sequer é preciso calibrar ou alinhar as rodas.

Já agora uma foto dos meus carros juntos, o corolla, era da minha avó, foi comprado novo por ela em 1971! e encontrei o carro ha uns anos parados numa quinta dela e fiz um pequeno restauro ao carro, ficou o meu primeiro carro e era o meu carro do dia a dia, agora como não tem seguro pelo menos este ano só dou umas voltas até ao rio.

Foi um salto bastante grande em tudo! menos nos consumos, a média minima do corolla era 8.5 em cidade com condução muito cuidada e sem aceleração nenhuma! a partir do momento em que se carregava no acelerador no corolla era ver a velocidade a subir (até nem é propriamente lento o raio do carro para a idade) e o ponteiro da gasolina a descer, os carburador não dão hipotese....

Imagem

Caetanoe36
Membro Junior
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Mensagem por Caetanoe36 »

Muito bonito esse carro e parabens pelo bom gosto! Contanua assim e vai postando as novidades! Cumprimentos
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

boas..

Bom trabalho, olha essa cena do escalhar da roda quando resolveres isso diz k tb tenho esse problema e ainda não descobri o k é, já andei la com um maço de borracha pra ver de onde vem mais ainda não descobri...

Paulo_Alex
Membro Juvenil
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas LeonCupra,

esse teu e36 está entregue em boas mãos e a ser restaurado com carinho :fixe

O ruido que ouves nos calços traseiros, pode estar relacionado com as pastilhas. Se estiverem um pouco gastas ou forem de fraca qualidade, podes começar a ouvir uma especie de chocalhar metalico. Se não tou em erro acho que isso se deve à mola que prende as pastilhas andar meia solta e fazer esse ruido. No meu carro inicialmente tb ouvia esse chocalhar e depois de trocar as pastilhas traseiras, nunca mais ouvi nada vindo dali.

Cumps e parabéns pela estima no teu BMW.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

_lm_
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2010, 03:22
O meu Carro:: bmw e36 320i

Mensagem por _lm_ »

Em relação aos farois podes polir com polish para vidro caso não estejam muito maus.
Se estiverem podes sempre comprar um kit da 3m que serve para recuperar farois, segundo o que vi faz milagres!
Imagem

zem
Membro Iniciado
Registado: 04 jan 2010, 03:11
O meu Carro:: BMW 318is E36 e BMW 320D Coupe E92

Mensagem por zem »

Boas leonCupra,

O carro ta muito bonito, estás a ir muito bem com o restauro :)
Queria era saber como mudas-te as borrachas do lado do passageiro, e o onde compras-te. Se não te importares claro :)

Abraço e boa sorte

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Está a ficar muito fixe...
Como desmontaste a chapeleira?? Eu não consigo tirar a minha... :|
E queria fazer o mesmo...
Abraço
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Responder

Voltar para “E36”