E36 325i sedan 91 - Jantes!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

MAFIA_BOY
Membro Senior
Registado: 24 mar 2007, 16:09
O meu Carro:: 325ix

Re: E36 325i sedan 91 devorador de bobines.. ajuda?

Mensagem por MAFIA_BOY »

se precisares tenho ca um centralina dessas.
cumps

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos!
BRM Escreveu:Viva,

O que se passou com as bobines anteriores?
O que pode ter se passado, seria algum curto circuito, por defeito da peça, ou da alimentação das bobines.
Com um multimetro, faz uns testes, de tensão e intensidade.

Os valores de fabrica estão disponiveis no Autodata!
Quando eu comprei o carro, ele soluçava a baixa rotação. abri o capot e ouvi estalos. tirei a tampa de plastico do motor e vi logo que aquilo não estava bem ! Resolvi mudar todas e voltou a acontecer.

Ou seja, existe uma causa. Eu, ingenuamente pensei que poderia ser uma lavagem de motor mal feita.... agua que lá tivesse ficado sei lá LOL
JPimpao01 Escreveu:Vê os pontos de massa, nomeadamente do motor. Isso não é normal, o nosso E36 M50 leva escáfia à séria e nunca houve problema de bobines...
Já pensei nisso ( massa ), mas é estranho ser uma bobine só a falhar..
O sintoma é : o carro fica ao ralenti, aquela bobine especifica começa a aquecer ( muito mais do que nos cilindros ao lado ) e eventualmente falha catastróficamente.

Não me parece que tenha sido provocado por escáfia
Tal como tu, nunca vi isto a acontecer em nenhum m50/m52.
No entanto, disparei esta questão para todos os nossos conhecimentos e já apanhámos 2 casos !
Em ambos, a dme estava estragada ( ambos por causa de infiltração de agua, no entanto, a minha parece nova..... ).
Imagem
O google tb menciona alguns casos relacionados.
Por isso, estou a ir nessa direção. Pode ser que me safe..
MAFIA_BOY Escreveu:se precisares tenho ca um centralina dessas.
cumps
Gracias! Tal como já te disse, vou precisar de umas coisitas. Eu vou estando em contacto.
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 15:56, editado 1 vez no total.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Olá FrazaorB,

Antes demais, deixa-me dar-te os parabéns pela compra e pelo cuidado que demonstras com o carro.

Em relação ao teu problema e se permites a minha opinião, que deves considerar como a de um curisoso, é a seguinte.

O teu carro têm um sistema de ignição por indução, ou seja a corrente é gerada no alternador, passa por um rectificador de corrente de onda completa (transformação de AC para DC) depois vai para a bateria para a carregar.

A transformação de AC para DC é efectuada por díodos e é eliminada a parte negativa da onda sinusoidal, passando desta forma a circular num só sentido.

A fonte de alimentação de tudo o resto do carro é a bateria.

A centralina e respectivas bobines de ignição independentes vão buscar a energia à bateria.

A bobine de ignição, transforma a baixa tensão vinda da bateria em alta tensão, um grande diferencial de potencial ou voltagem é necessário para a faísca saltar dum eléctrodo positivo para o negativo na vela.

A bobine de ignição é constituída por um enrolamento primário e secundário, quando a corrente flui pelo enrolamento primário é criado um forte campo magnético à volta deste, a corrente só flui o tempo suficiente para saturar o mesmo (senão a bobine aquece), apartir daí quando for tempo de a disparar é cortada a tensão no enrolamento primário que sofre uma variação num espaço de tempo tão curto que induz uma tensão muito elevada no enrolamento secundário, necessária para saltar a faísca.

Resumindo, entra 12V no enrolamento primário e saem mais de 20.000V, dependendo das condições de funcionamento do motor.

No teu carro e como são bobines ignição independentes, a alta tensão está toda metida dentro da culassa, antes da bobine de ignição é tudo baixa tensão ou 12 V.

Ora o tempo que demora a saturar a bobine, para criar o campo magnético, chama-se o tempo dwell, que no teu caso é controlado directamente pela Ecu. Se esse esses tempos não forem certos podem resultar num sobre aquecimento da bobine.

Uma coisa é certa tens problemas no circuito primário ou de baixa tensão.

Se o carro carrega bem a bateria e a tensão que chega aos terminais da bateria com o carro a trabalhar as 2.5000 rpm por exemplo, não excede tipo 15V ou por aí, não sei os valores recomendados pelo fabricante, o altermador , rectificador corrente e bateria estão bons.

Resta-te depois dentro do circuito primário experimentar outra Ecu, visto que as bobines de ignição já as mudas-te, verifica também as ligações á massa como te aconselhou o Jpimpão.

Já agora devias analisar o estado da vela, no cilindro onde a bobine de ignição estala. Uma vela em mau estado exige muito mais voltagem para fazer disparar a faísca.

Boa sorte!

:fixe
E= ///M*c²

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

//M Escreveu: Uma coisa é certa tens problemas no circuito primário ou de baixa tensão.

Se o carro carrega bem a bateria e a tensão que chega aos terminais da bateria com o carro a trabalhar as 2.5000 rpm por exemplo, não excede tipo 15V ou por aí, não sei os valores recomendados pelo fabricante, o altermador , rectificador corrente e bateria estão bons.

Resta-te depois dentro do circuito primário experimentar outra Ecu, visto que as bobines de ignição já as mudas-te, verifica também as ligações á massa como te aconselhou o Jpimpão.
Excelente Caro //M ! Mto obg pela ajuda e explicação.

A tua explicação faz-me sentido e mostrou-me mais um teste que tenho de fazer ( além da troca de ecu ):
Testar o altermador , rectificador corrente e bateria.
Em relação às ligações á massa, tenho de descobrir onde são e como testar.

Mais uma questão: Tivemos que tirar tudo para tirar a tampa das valvulas.
Por isso tivemos de desmontar e montar estas... coisas ( seta vermelha ).
Existem duas, uma ao pé do 3º cilindro e outra ao pé do 6º cilindro. já verificámos e estão bem apertadas.
Imagem

O que é aquilo, para que é serve? estão com um ar velho, mas não estão queimadas....

Mto obg a todos pela ajuda

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Isso parece ser ligação à massa, mas tenta arranjar um esquema Elétrico do carro.

A ecu, depois de saturado o enrolamento primário, induz o colapso magnético abrindo a ligação à massa.

Olha, vê a vela também, uma vela que causa muita resistência, pode danificar a bobine de ignição.

Vê com calma o problema porque podes provocar danos mecânicos, devido as falhas de ignição.
E= ///M*c²

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

//M Escreveu:Isso parece ser ligação à massa, mas tenta arranjar um esquema Elétrico do carro.

A ecu, depois de saturado o enrolamento primário, induz o colapso magnético abrindo a ligação à massa.

Olha, vê a vela também, uma vela que causa muita resistência, pode danificar a bobine de ignição.

Vê com calma o problema porque podes provocar danos mecânicos, devido as falhas de ignição.
As velas são aparentemente novas e as correctas - ngk bkrxxx
E tens razão. Este tempo todo a trabalhar com falhas não lhe deve fazer bem nenhum.

:think A minha preocupação é que este problema estava pseudo resolvido qd mudei as 6 bobines, e eu na revisão fui reavivar o problema, ou se calhar não......era uma questão de tempo.

Espero que fique tudo bem. Ainda não estou chateado ou stressado de maneira nenhuma.

O $ que já gastei em bobines ( malditas ) já dava era para um LSD :wall
No fundo tenho é vontade de o experimentar como deve ser. Já fiz uns 600 kms e ainda não lhe mandei um estico valente...

Abc e mais uma vez obg

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Tira as dúvidas com o Gap da Vela, quanto maior for a folga da vela. mais dificuldade têm a bobine em disparar a faísca.

De resto vê as ligações à massa e experimenta outra Ecu, o problema não pode estar noutro lado, digo eu!
E= ///M*c²

frazaorB
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 ECU substituido! Costa-lx 1ºteste

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos!

Depois de 1 semana à espera, a centralina do ebay.de chegou. :onfire
O vendedor ( abenson_e32 ) foi profissional e respondeu às minhas questões sempre em menos de 24h.

Curiosamente, vem de um E34 520i c/ M50 de 91 "ohne vanos"
Imagem

O carro já estava pronto, por isso só tive de meter o ECU e testar ( com uma das bobines velhas ), mas assim que liguei vi logo que já estava bom.

A bobine já não aquece, por isso coloquei uma bobine nova, fechei tudo e vim para Lisboa.
Por murphy, claro que apanhei transito, acidentes, policia, taxistas estupidos, a camara caiu, tudo e mais alguma coisa. 8)

Mas gostei. A primeira vez que o conduzo arranjado e com os fluidos mudados.. :sly
Video muito, muito merdxxo......

http://www.youtube.com/watch?v=ZlqjsJ_MIGY

Ainda faltam umas coisas:
Mudar oleo dos travões, diferencial e caixa
Verificar tubos de admissão
Acho que tenho uma fuga no escape.. ou no colector
Mas agora vou testar ( curtir ) o carro uns dias. Ambos merecemos.

Bom FDS a todos !
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 15:58, editado 1 vez no total.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Podias ter dito, tenho duas centralinas a mais :lol1

Ainda bem que está resolvido.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

JPimpao01 Escreveu:Podias ter dito, tenho duas centralinas a mais :lol1
É a prova que escrevo muita palha que ninguém tem pachorra para ler...

Foi tudo rápido. Procurei / telefonei, os poucos sitios que tinham / responderam cá era tudo a 180 , 200 ou 290(!) euros. Comecei numa tarde, à hora de almoço do dia seguinte comprei no ebay.

Enfim, está resolvido. :fixe

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

JPimpao01 Escreveu:Podias ter dito, tenho duas centralinas a mais :lol1

Ainda bem que está resolvido.
joao, emprestas me uma centralina? ou vendes? preço
Imagem Imagem

tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Mensagem por tiago blanquet »

Tens ai um carro porreiro. Muitas alegrias me deu e problemas dignos desse nome foram zero. Apenas tive uma nuance com a icv. Tava pra manda-la for a mas resolvi abrir aquilo que so por acaso é cravado e feito pra nao abrir, mas como ja nao tinha nada a perder avancei. La dentro descobri o problema. Simplesmente o veio so gira 90° pelo que apos 20 anos de uso uma camada de sludge se tinha acumulado nas escovas do motor e impedia o contacto. Era um daqueles casoss do "deve ser mau contacto" lol literalmente. Limpei o veio e lixei o rotor e as pastilhas e pronto problema resolvido. De resto o carro tava impec era tambem sem vanos, era mais pastelao que o modelo com vanos mas driftei bastante com ele. Infelizmente a fome de potencia fez-me trocar por um m3. No entanto o meu 25 ainda se encontra a venda ja na mao de outrem. Ta mau pra vender nos dias que correm. E pena ninguem pegar naquilo o carro tava muito bom com muita hora investida ali. So lhe tirei o autoblocante.

Oleo da caixa e D.A. gasta o mesmo. Dexron 3 e ta feito. O oleo do diff aberto nao sei. So compro oleo pro autoblocante lol.
Mod que q aconselho e eliminares o respiro da ventilacao da cabeca do motor para a admissao. Mesmo em conducao normal é de esperar uma pequena poça de oleo por tras da borboleta de admissao.

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

Tiago, abriste o ICV e depois continuas te a usa lo?
É que para o abrires, só cortando!

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

//M Escreveu: Ora o tempo que demora a saturar a bobine, para criar o campo magnético, chama-se o tempo dwell, que no teu caso é controlado directamente pela Ecu. Se esse esses tempos não forem certos podem resultar num sobre aquecimento da bobine.

Então, sempre era a centralina, que não estava a controlar bem a saturação do enrolamento primário da bobine, levando ao sobreaquecimento da mesma!

Ainda bem que resolves-te barato :fixe !

Nos sistemas de ignição mais antigos nos 6 em linha da Bmw para se perceber melhor, o ângulo Dwell é o ângulo em graus que a came do distribuidor gira, durante o tempo em que os contactos dos platinados estão fechados. Que no caso de um 6 em linha são, 60º de rotação, uma 4 em linha são 90º.

São 60º, porque o distribuidor neste caso roda a metade da velocidade da cambota. Logo, existem 60º de rotação do distribuidor para saturação do enrolamento primário, o colapso magnético depois dá-se por abertura dos platinados!

O que não faltam por aí, são histórias sobre platinados, mas na prática eles servem para controlar a saturação do enrolamento primário, da bobine de ignição!

Desfruta da máquina agora! :fixe

OK, chega de offtopic! Agora é aproveitar, já sabes o porquê do carro ter sido vendido!
E= ///M*c²

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

Boas!
tiago blanquet Escreveu:De resto o carro tava impec era tambem sem vanos, era mais pastelao que o modelo com vanos mas driftei bastante com ele. Infelizmente a fome de potencia fez-me trocar por um m3.
O teu 25i é muito fixe. E gosto da cor.
Quando o vi à venda até pensei ligar mas na altura andava em busca de um E34.

Concordo contigo na questão do vanos. O mini kick do vanos é bom de se ter.

Eu fiz o oposto de ti.
Passei do M3 para o 25i ( ainda mantenho o 320i ).
Adorei o meu M3, mas para o meu objectivo ( uso diário sem preocupações ) era demasiado carro. O timing não foi ideal, muitos cvs, consumos altos, valores totalmente diferentes ( o meu M3 custou 11k ) mas o que o condenou foi a atenção que chamou aos amigos do alheio e policia.

Muito bandeiroso. Quero um carro o mais "stealth" possivel.
Mas nunca irei esquecer o S50B30... motor especial....

Estou ansioso por um vid do teu M3
Abcs
//M Escreveu: Ainda bem que resolves-te barato :fixe !

Desfruta da máquina agora! :fixe

OK, chega de offtopic! Agora é aproveitar, já sabes o porquê do carro ter sido vendido!
É verdade :D A centralina resolveu e parece-me que era esta a razão do preço baixo...
Até agora não encontrei mais nada.... mas carros velhos...
Ficam questões por responder, mas agora vou disfrutar dele uns dias, comprar uns brinquedos e depois vou continuar a resolver as coisitas que faltam.

Mto Obg pela ajuda e explicações :fixe

Responder

Voltar para “E36”