E36 318tds 1995 - Sleeper

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por JSarabando »

Lendo tudo aquilo que acabaste de escrever eu presumo que só possa ser da caixa de direcção, eu também tenho o mesmo problema +/- e sabendo que tenho uma ligeira folga no volante, a instabilidade direcçional que sinto é mais a partir dos 160/180 e nota-se mais em piso um pouco irregulares. Também ando á procura de uma caixa de direcção mais proveniente do Z3 1.9 que dizem ser a mais curta para os E36's
Entretanto se descobrires qual é o teu problema depois avisa.

Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Tens razão na escolha, se tiver que trocar vou para a do Z3 também.

Cumps
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Dudex »

Metale, que pneus tens?

Como estão os end links e cinoblocos da estabilizadora? topos de amortecedor dianteiros?

JSarabando, essa do Z3 não sabia, de facto a única coisa que aponto ao carro a nível de comportamento é a direcção pouco directa :fixe

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Bridgestone Potenza RE050A 225mm.

Os endlinks têm 7 meses (13.000km), e os cinoblocos (gosto mais de lhes chamar casquilhos) são da mesma altura e em poliuretanto (a barra é H&R e trazia os casquilhos). Topos dos amortecedores são da mesma altura.

Só vejo mesmo a caixa de direcção como culpada. Ou, no extremo, o facto de ter pneus mais largos, 13mm mais saídos para fora, a "minha" pressão, suspensão dura que nem cornos e ligeiramente menos toe in que de origem, estejam a contribuir todos juntos para o efeito de tramlining. Se for esse o caso, podia não ter dado por isso antes devido às ponteiras dos braços de direcção terem folga :think mas não me cheira.

Veremos. Por agora é precisa mais análise (curvas :dance :lol1 )
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por JPimpao01 »

Pois é amigo, dá que pensar :think :think

Vê a situação da fixação do diferencial se não está estalada, ou poderá estar mesmo já fragilizada... como problema crónico dos E36 será algo a equacionar... mas tb iria para a caixa de direcção, essa do Z3 já sabia não sabia era a versão :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

Conta lá os planos novos para ele! :D

Epa isso ficava lindo era ao lado do meu azul!!
Qualquer dia tenho que ir aí fazer uma visita. Mas isto anda complicado de tempo.

Quando descobrires o problema avisa.
O meu tem sintomas parecidos, qualquer desnível da estrada, ele tem tendência em seguí-lo.
Claro que noto isto desde que mudei para jante 17''. Pensei que fosse normal por ter mais superfície em contacto e mais pesoa puxar.

Abraço
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Dudex »

metale Escreveu:Bridgestone Potenza RE050A 225mm.

Os endlinks têm 7 meses (13.000km), e os cinoblocos (gosto mais de lhes chamar casquilhos) são da mesma altura e em poliuretanto (a barra é H&R e trazia os casquilhos). Topos dos amortecedores são da mesma altura.

Só vejo mesmo a caixa de direcção como culpada. Ou, no extremo, o facto de ter pneus mais largos, 13mm mais saídos para fora, a "minha" pressão, suspensão dura que nem cornos e ligeiramente menos toe in que de origem, estejam a contribuir todos juntos para o efeito de tramlining. Se for esse o caso, podia não ter dado por isso antes devido às ponteiras dos braços de direcção terem folga :think mas não me cheira.

Veremos. Por agora é precisa mais análise (curvas :dance :lol1 )
Muda de pneus e baixa-lhe a pressão que fica resolvido :assubiar

Os RE050/GSD3 e afins, são pneus que por natureza fazem isso, sempre tive essa impressão. Ou todos os carros com eles têm a caixa de direcção estragada :lol:

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Se for disso fico muito espantado, tenho os pneus à 20.000km e não tinha notado isso. Amanhã de manhã vou mandar ver a caixa de direcção, se terá algum problema. Depois informo.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por JSarabando »

No meu caso os meus pneus têm cerca de 5mil km's, Pirelli PZero NERO à frente e só comecei a notar mais com estas jantes e pneus que tenho, também die mais força nas molas dos coilovers, não sei se será disto no meu caso mas tb tenho de descobrir.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Dudex »

Eu sempre notei que os pneus top em carros mais antigos seguem os sulcos todos da estrada. Pode ser é por porem a descoberto tudo o que seja mini folga.

Avatar do Utilizador
Marxon
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 08 mai 2010, 23:26
O meu Carro:: BMW 318tds - 1998/05

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Marxon »

boas,

eu noto a mesma instabilidade no meu com jantes de 17", todas as inclinações que a estrada tem é para lá que ele segue, o que por sua vez até é bom, mais aderência ás estradas que estão bem feitas, com inclinações correctas nas curvas etc. (o que é raro em Portugal), mas quando o comprei e andava com jantes de 15" a direcção era certinha e sempre alinhada.

uma pergunta, estava a pensar tb mudar a caixa de direcção, e a do Z3 serve? é preciso tomar em conta alguma referência?

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Tanto quanto sei, qualquer uma serve, mas se o for fazer tenho que fazer mais pesquisa.

Ontem fez-se uma lubrificação e afinação (parece que aquilo tem uma regulação) na caixa de direcção. Ainda só andei 15km com ele, mas hoje vou andar 70km e depois digo qualquer coisa. Se tiver resolvido o problema, vai contra tudo (o pouco lol) o que sei sobre mecânica :roll:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por JSarabando »

A minha caixa de direcção não tem afinação :naonao
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Dudex »

Tou curioso com isto!

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:A minha caixa de direcção não tem afinação :naonao
A tua não sei. A minha deu para afinar a "prisão", por assim dizer. Chama-lhe pre-load. Acho que é tipo isto mas aplicado às nossas caixas de direcção. Tenho a ideia que foi mais simples do que nesse link.

Não vi o procedimento em si porque estava dentro do carro em cima do elevador a testar no volante os resultados.

Os 70km hoje foram inconclusivos (o que é bom sinal, se notasse muito o efeito é porque estava na mesma). Quando tiver mais certezas digo.

-- Domingo Nov 14, 2010 5:11 pm --

PS: Sebastian Vettel !!! :winner
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “E36”