E36 318tds 1995 - Sleeper
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- JSarabando
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Lendo tudo aquilo que acabaste de escrever eu presumo que só possa ser da caixa de direcção, eu também tenho o mesmo problema +/- e sabendo que tenho uma ligeira folga no volante, a instabilidade direcçional que sinto é mais a partir dos 160/180 e nota-se mais em piso um pouco irregulares. Também ando á procura de uma caixa de direcção mais proveniente do Z3 1.9 que dizem ser a mais curta para os E36's
Entretanto se descobrires qual é o teu problema depois avisa.
Cumps
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- Dudex
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Metale, que pneus tens?
Como estão os end links e cinoblocos da estabilizadora? topos de amortecedor dianteiros?
JSarabando, essa do Z3 não sabia, de facto a única coisa que aponto ao carro a nível de comportamento é a direcção pouco directa :fixe
Como estão os end links e cinoblocos da estabilizadora? topos de amortecedor dianteiros?
JSarabando, essa do Z3 não sabia, de facto a única coisa que aponto ao carro a nível de comportamento é a direcção pouco directa :fixe
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Bridgestone Potenza RE050A 225mm.
Os endlinks têm 7 meses (13.000km), e os cinoblocos (gosto mais de lhes chamar casquilhos) são da mesma altura e em poliuretanto (a barra é H&R e trazia os casquilhos). Topos dos amortecedores são da mesma altura.
Só vejo mesmo a caixa de direcção como culpada. Ou, no extremo, o facto de ter pneus mais largos, 13mm mais saídos para fora, a "minha" pressão, suspensão dura que nem cornos e ligeiramente menos toe in que de origem, estejam a contribuir todos juntos para o efeito de tramlining. Se for esse o caso, podia não ter dado por isso antes devido às ponteiras dos braços de direcção terem folga :think mas não me cheira.
Veremos. Por agora é precisa mais análise (curvas :dance :lol1 )
Os endlinks têm 7 meses (13.000km), e os cinoblocos (gosto mais de lhes chamar casquilhos) são da mesma altura e em poliuretanto (a barra é H&R e trazia os casquilhos). Topos dos amortecedores são da mesma altura.
Só vejo mesmo a caixa de direcção como culpada. Ou, no extremo, o facto de ter pneus mais largos, 13mm mais saídos para fora, a "minha" pressão, suspensão dura que nem cornos e ligeiramente menos toe in que de origem, estejam a contribuir todos juntos para o efeito de tramlining. Se for esse o caso, podia não ter dado por isso antes devido às ponteiras dos braços de direcção terem folga :think mas não me cheira.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Pois é amigo, dá que pensar :think :think
Vê a situação da fixação do diferencial se não está estalada, ou poderá estar mesmo já fragilizada... como problema crónico dos E36 será algo a equacionar... mas tb iria para a caixa de direcção, essa do Z3 já sabia não sabia era a versão
Vê a situação da fixação do diferencial se não está estalada, ou poderá estar mesmo já fragilizada... como problema crónico dos E36 será algo a equacionar... mas tb iria para a caixa de direcção, essa do Z3 já sabia não sabia era a versão

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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Conta lá os planos novos para ele!
Epa isso ficava lindo era ao lado do meu azul!!
Qualquer dia tenho que ir aí fazer uma visita. Mas isto anda complicado de tempo.
Quando descobrires o problema avisa.
O meu tem sintomas parecidos, qualquer desnível da estrada, ele tem tendência em seguí-lo.
Claro que noto isto desde que mudei para jante 17''. Pensei que fosse normal por ter mais superfície em contacto e mais pesoa puxar.
Abraço

Epa isso ficava lindo era ao lado do meu azul!!
Qualquer dia tenho que ir aí fazer uma visita. Mas isto anda complicado de tempo.
Quando descobrires o problema avisa.
O meu tem sintomas parecidos, qualquer desnível da estrada, ele tem tendência em seguí-lo.
Claro que noto isto desde que mudei para jante 17''. Pensei que fosse normal por ter mais superfície em contacto e mais pesoa puxar.
Abraço
- Dudex
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Muda de pneus e baixa-lhe a pressão que fica resolvido :assubiarmetale Escreveu:Bridgestone Potenza RE050A 225mm.
Os endlinks têm 7 meses (13.000km), e os cinoblocos (gosto mais de lhes chamar casquilhos) são da mesma altura e em poliuretanto (a barra é H&R e trazia os casquilhos). Topos dos amortecedores são da mesma altura.
Só vejo mesmo a caixa de direcção como culpada. Ou, no extremo, o facto de ter pneus mais largos, 13mm mais saídos para fora, a "minha" pressão, suspensão dura que nem cornos e ligeiramente menos toe in que de origem, estejam a contribuir todos juntos para o efeito de tramlining. Se for esse o caso, podia não ter dado por isso antes devido às ponteiras dos braços de direcção terem folga :think mas não me cheira.
Veremos. Por agora é precisa mais análise (curvas :dance :lol1 )
Os RE050/GSD3 e afins, são pneus que por natureza fazem isso, sempre tive essa impressão. Ou todos os carros com eles têm a caixa de direcção estragada

- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Se for disso fico muito espantado, tenho os pneus à 20.000km e não tinha notado isso. Amanhã de manhã vou mandar ver a caixa de direcção, se terá algum problema. Depois informo.
- JSarabando
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
No meu caso os meus pneus têm cerca de 5mil km's, Pirelli PZero NERO à frente e só comecei a notar mais com estas jantes e pneus que tenho, também die mais força nas molas dos coilovers, não sei se será disto no meu caso mas tb tenho de descobrir.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Eu sempre notei que os pneus top em carros mais antigos seguem os sulcos todos da estrada. Pode ser é por porem a descoberto tudo o que seja mini folga.
- Marxon
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
boas,
eu noto a mesma instabilidade no meu com jantes de 17", todas as inclinações que a estrada tem é para lá que ele segue, o que por sua vez até é bom, mais aderência ás estradas que estão bem feitas, com inclinações correctas nas curvas etc. (o que é raro em Portugal), mas quando o comprei e andava com jantes de 15" a direcção era certinha e sempre alinhada.
uma pergunta, estava a pensar tb mudar a caixa de direcção, e a do Z3 serve? é preciso tomar em conta alguma referência?
eu noto a mesma instabilidade no meu com jantes de 17", todas as inclinações que a estrada tem é para lá que ele segue, o que por sua vez até é bom, mais aderência ás estradas que estão bem feitas, com inclinações correctas nas curvas etc. (o que é raro em Portugal), mas quando o comprei e andava com jantes de 15" a direcção era certinha e sempre alinhada.
uma pergunta, estava a pensar tb mudar a caixa de direcção, e a do Z3 serve? é preciso tomar em conta alguma referência?
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Tanto quanto sei, qualquer uma serve, mas se o for fazer tenho que fazer mais pesquisa.
Ontem fez-se uma lubrificação e afinação (parece que aquilo tem uma regulação) na caixa de direcção. Ainda só andei 15km com ele, mas hoje vou andar 70km e depois digo qualquer coisa. Se tiver resolvido o problema, vai contra tudo (o pouco lol) o que sei sobre mecânica
Ontem fez-se uma lubrificação e afinação (parece que aquilo tem uma regulação) na caixa de direcção. Ainda só andei 15km com ele, mas hoje vou andar 70km e depois digo qualquer coisa. Se tiver resolvido o problema, vai contra tudo (o pouco lol) o que sei sobre mecânica

- JSarabando
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
A minha caixa de direcção não tem afinação :naonao
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Tou curioso com isto!
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
A tua não sei. A minha deu para afinar a "prisão", por assim dizer. Chama-lhe pre-load. Acho que é tipo isto mas aplicado às nossas caixas de direcção. Tenho a ideia que foi mais simples do que nesse link.JSarabando Escreveu:A minha caixa de direcção não tem afinação :naonao
Não vi o procedimento em si porque estava dentro do carro em cima do elevador a testar no volante os resultados.
Os 70km hoje foram inconclusivos (o que é bom sinal, se notasse muito o efeito é porque estava na mesma). Quando tiver mais certezas digo.
-- Domingo Nov 14, 2010 5:11 pm --
PS: Sebastian Vettel !!! :winner