e36 320i GPL by Django

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: e36 320i GPL by Django

Mensagem por Dudex »

navigator Escreveu:O consumo não me espanta...consigo fazer o mesmo no meu 28...a gasolina chegava a fazer médias de 7 litros a caminho do Algarve, pela nacional.

O Vanos roda a came de admissão um bocado, conforme a rotação do motor, pois a came está presa por um veio com dentado excêntrico. Faz atrasar ou avançar a came, logo, tempos de abertura de válvulas. Menos cruzamento de válvulas com as de escape em baixas, mais cruzamento em altas.

Também não teria duvidas nenhumas em por jantes iguais às do Dudex, 16", pneu mais barato, leves, lindas, BBS BMW!
Os 7 já precisa de uma grande ginástica, pelo menos para mim, mas faz! O problema é o risco de depressão :lol1

Obrigado pela explicação do vanos e pelo comment às jantes :fixe

djangopt
Membro Senior
Registado: 27 dez 2007, 22:57
O meu Carro:: E60 525I

Mensagem por djangopt »

esses consumos de 7 deve ser com um tunel de vento o caminho todo ate ao algarve n? lol

Caetanoe36
Membro Junior
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Mensagem por Caetanoe36 »

Acho que só mesmo o meu carro é que gasta por estes lados... Ou a minha formula de calculo é diferente lol...

Quanto à jante, quanto maior a largura, maior atrito, mais consumo, quanto ao diametro, o que interessa é o total da roda (jante mais pneu) visto o momento de inercia ser igual. Tudo o resto é indiferente tirando no conforto.
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Offtopic chato mas...cá vai:
o diâmetro total da roda é que não interessa, a maior parte da malta cumpre ao meter medidas que estejam no livrete. A jante tem aro, certo? O aro é que faz o maior momento de inércia ao ter maior diâmetro, o pneu só tem mais ou menos parede lateral.

Confirmo, médias de 7L no 6 cilindros é um bocado depressivo...como a nossa economia! Não dá para andar em média acima dos 100 km/h.
Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

navigator Escreveu:O consumo não me espanta...consigo fazer o mesmo no meu 28...a gasolina chegava a fazer médias de 7 litros a caminho do Algarve, pela nacional.

O Vanos roda a came de admissão um bocado, conforme a rotação do motor, pois a came está presa por um veio com dentado excêntrico. Faz atrasar ou avançar a came, logo, tempos de abertura de válvulas. Menos cruzamento de válvulas com as de escape em baixas, mais cruzamento em altas.

Também não teria duvidas nenhumas em por jantes iguais às do Dudex, 16", pneu mais barato, leves, lindas, BBS BMW!
Tenho aqui umas BBS de 18 e pesa +- 11kilos e meio.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Caetanoe36 Escreveu:Acho que só mesmo o meu carro é que gasta por estes lados... Ou a minha formula de calculo é diferente lol...

Quanto à jante, quanto maior a largura, maior atrito, mais consumo, quanto ao diametro, o que interessa é o total da roda (jante mais pneu) visto o momento de inercia ser igual. Tudo o resto é indiferente tirando no conforto.
:palmas ;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

djangopt
Membro Senior
Registado: 27 dez 2007, 22:57
O meu Carro:: E60 525I

Mensagem por djangopt »

quanto à jante ja toda a gente ficou a saber que o que interessa para o consumo é a largura do pneu e nao o diametro da roda :fixe

ja vi num projecto de alguem que ouvi-a um grilar vindo de tras... parece das rodas traseira de pastilhas a roçar mas de facto nao é esse o problema.. alguem sabe?

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

navigator Escreveu:Offtopic chato mas...cá vai:
o diâmetro total da roda é que não interessa, a maior parte da malta cumpre ao meter medidas que estejam no livrete. A jante tem aro, certo? O aro é que faz o maior momento de inércia ao ter maior diâmetro, o pneu só tem mais ou menos parede lateral.

Confirmo, médias de 7L no 6 cilindros é um bocado depressivo...como a nossa economia! Não dá para andar em média acima dos 100 km/h.
Eu já desisti :lol1

Como o navigator disse, o que interessa é a que distância está o aro da jante que é onde está o maior pesoa da jante ao centro da jante. É como amarrarem uma pedra a uma corda com 1 metro e a outra com 5 e tentarem por a girar, uma jante maior custa mais a por a rodar.

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

germanii Escreveu:
Caetanoe36 Escreveu:Acho que só mesmo o meu carro é que gasta por estes lados... Ou a minha formula de calculo é diferente lol...

:palmas ;)
Não batas palmas que está errado :lol1

Caetanoe36
Membro Junior

Realmente offtopic, mas uma discussao saudavel. Cá vai, considerando largura do pneu igual, a força de atrito aplicada à roda é sempre feita no mesmo ponto, o de diametro máximo que é onde ha o contacto com o chao. Correcto?

Se falamos de pneu com o mesmo tipo de borracha, largura igual e no mesmo tipo de alcatrao com automoveis de peso igual, falamos assim da mesma força de atrito, visto que penas depende destes factores. Correcto?

Agora vem a parte engraçada da coisa... O momento da força, e como disse o Dudex bem, explicado por experiência prática, é tambem facilmente ilustrado na física, visto que a M(momento) = distancia(no caso entre o centro da jante e o asfalto) * Força aplicada. Como já expliquei, a força aplicada é a mesma, se a distancia é superior o momento aumenta, momento este que é contrario ao do deslocamento do automovel, visto que é causado pela força de atrito. Quanto maior for, maior é a oposição ao movimento que desejamos. Correcto?

Contudo, pode haver sempre fisicos que erram nestas coisas, por isso mais vale mesmo nao bater palmas pois pode estar errado. De qualquer forma na minha cabeça faz uma certa logica.

De qualquer forma corrijam se estiver errado. Estamos sempre a aprender.

Centro da jante <-------><--> Ponto de aplicação da força de atrito
Jante Pneu
Centro da jante <----><-----> Ponto de aplicação da força de atrito
Jante Pneu

Se reparares o os pontos de interesse para o calculo do momento mantêm-se constantes, logo, como tinha explicado antes, o que interessa será o diametro total (pneu+jante).

Cumprimentos

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Estás correcto até concluires :lol1 Pelo menos para mim.

A roda é um conjunto composto por jante e pneu e vamos partir do principio que tudo é igual excepto o raio da jante. O colocar uma roda em movimento é a soma do colocar o pneu em movimento mais a jante em movimento. Se a jante é maior, o braço é maior o resto é uma dedução simples. Os grandes pesos de uma roda situam-se no pneu que está no pior sitio possível e na parte da jante que abraça o pneu. Quanto maior o braço de cada um dos pesos, maior é a inércia do conjunto. Quanto ao pneu não há muito a fazer a não ser escolher pneus leves. A jante para além do peso em si, o efeito do mesmo é influenciado pela posição do mesmo, o raio da jante. Ao aumentares o raio estás a concentrar a massa da jante na sua periferia o que representa um aumento de força aplicada para teres movimento. Pelo menos é assim que eu vejo a coisa :lol:

Caetanoe36
Membro Junior

Faz sentido realmente mas falta algo, isto porquê: Se fizeres o integral do momento que o aro provoca, ele vai ser nulo, visto que ele esta constantemente aplicado em toda a periferia da roda, ou seja, o unico ponto de desiquilibrio é aquele em que se aplica o atrito, visto que acontece apenas num ponto da roda em cada instante. Se colocares a roda a rodar no ar, para tao depressa aquela que tem 30 cm de diametro como a que tem 60(admitindo o mesmo peso), visto que as forças estao a ser aplicadas em toda a roda e por isso anulam-se. O mesmo nao acontece com o atrito que está apenas num ponto e por isso e a unica força que nao se anula...

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Aproveitando o teu raciocínio, uma roda ao parar, a parte descendente quer acelerar a roda e a ascendente travar, contudo, um carro ao acelerar, estás a acelerar ambas as partes, esse tal equilibrio desaparece. Um momento de uma jante grande é superior para o mesmo peso já que o braço é maior. Confere lhe mais inércia o que é bom em estabilizações mas mau em destabilizações como a aceleração. Acho que estás a complicar algo relativamente simples porque, atritos à parte, pensa só na jante, sem pneu. Depois é só somares o pneu.
Se tivesses um medidor de torque em cada uma delas, irias certamente notar um torque maior sentido no eixo no que tem a jante maior.

Apesar de tudo, o teu ponto de vista da anulação das forças é válido e considero interessante mas exclusivamente em desaceleração.

Tu estás a pensar, assim me parece, em velocidades estabilizadas, eu estou a falar em variações de velocidade.

Caetanoe36
Membro Junior

Claro Dudex, se tiveres apenas uma jante maior sem pneu, é obvio que sentes maior torque porque a tua distancia total é apenas o raio da jante.
Agora sempre que falei, como expliquei, admite-se diametros iguais totais. Até porque quando troquei de jante 15 para 17 no meu carro o diametro total manteve-se quase igual porque a jante é maior mas o pneu é mais fino. Na prática nao vais rolar com a jante no chao.

Contudo notei diferença isto porque passei de um pneu 195 para um 225...

As minhas desculpas ao user do topico pelo offtopic :lovebmw

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

O que te estava a dizer é que a roda é jante mais pneu, o esforço para o por a rodar é igual ao esforço para por a jante a rodar que aumenta por ser maior mais o esforço de por o pneu a rodar que se mantém visto que o braço mantém-se e o peso do mesmo mantém-se visto que ao reduzires o perfil costuma-se reforçar a parede lateral!

Nem tinha reparado no off topic, desculpa Django!

Responder

Voltar para “E36”