Boas a todos
Passaram 3 meses e aproximadamente 5000kms e felizmente nenhuma avaria.
Além do papel diario de transporte para o escritorio, finalmente fiz uma pequena viagem nele.
Por isso, este post é um
resumo das minhas impressões e uma mini comparação com o m3 e 320i.
Performance:
O meu 325i é um carro que muito facilmente circula a 170 /180 kms /h, mas a partir daí parece que fica algo ruidoso.
Dá me a sensação de ter a relação de diff curta. O meu cunhado passou o tempo todo a tentar meter uma "sexta".
A vantagem é que tem imensa força e na minha mini viagem ao algarve, que decidi fazer pela nacional, deu para manter uma velocidade de cruzeiro alta.
Quando iniciava as ultrapassagens a 80 / 90kms/h ( não piso riscos continuos por isso de vez em quando tinha de fazer uns kms atrás de condutores que cumpriam os limites ) puxava 4ª e nunca senti falta de motor, e acima dessa velocidade a quinta dá para despachar uma fila de transito inteira. A reprise 120/130 até aos 170/180 é muito rápida. E as subidas ( como seria de esperar de um carro com quase 200cvs ) não são problema.
- nota - é obvio que quem está habituado a turbo diesel modernos está habituado a ter força em medios regimes, mas acho que quem vai ver estes posts nos projectos e36, serão donos de 316i, 318is, 320i e os fumarentos.
Em relação ao 320i, a maior diferença é em baixo regime, no pára arranca. O 320i parece que é 200kgs mais pesado do que o 325i. No entanto, a partir dos 160/ 170, desde que o 320i esteja acima das 5000 rpm é quase a mesma coisa. Mas se tiver de baixar rpm ou vel, o 320i é muito mais lento a reprisar.
Em relação ao M3, não se pode comparar. Quem já experimentou um s50 sabe do que estou a falar. São motores especiais.
conforto de condução / comportamento
O meu 325i tem a suspensão stock ( non M ) e jante 15 com michelin.
Voltando à nacional para o algarve, o que me pareceu é que o limite passou a ser o chassis. Ou seja , no 320i muitas vezes fazia-me falta potencia, no 325i o limite é a suspensão e pneus. O 325i tem a suspensão em muito bom estado ( tem 105000 kms, ainda é um bébé ) mas no limite, quando a curva começa a apertar, a frente começa a soltar. Nunca me pareceu que o carro fosse fugir de traseira, mas de frente...... em termos de curso está optima, ou seja, mesmo em apoio quando passo num buraco o carro não perde compostura.
O 320i ( talvez por ter suspensão M ) parece-me melhor no limite. A subviragem acontece mais tarde.
Em auto-estrada, o 325i é um pouco saltitante. Ainda não fiz um teste de vel maxima ( e sinceramente não é a coisa mais importante para mim ) mas não me parece que seja muito confortavel acima dos 210. Não tem nada a ver com a segurança, os e36s são muito estáveis em AE, mas é na AE que eu noto a maior diferença em termos de conforto e ruido para carros modernos.
Consumos:
o mito que o 320i gasta mais do que o 325i não se confirmou. O 325i gasta muito em cidade. Ando a gastar 12 euros por cada 100 kms no dia à dia ( 15 litros ) e na viagem, em ritmo rapido ( mas não ía a fundo, nunca passei dos 190kms /h mesmo na AE ) gastei 11 euros aos 100 ( 13.75 litros )
E pronto ! Como de costume divaguei e escrevi um testamento !
Um abc a todos e boas curvas