E36 325i sedan 91 - Jantes!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Re: E36 325i sedan 91 ECU substituido! Costa-lx 1ºteste

Mensagem por tiago blanquet »

Sim li que tiveste o M3. Tiveste problemas com a policia? Se tiveres o carro stock não tem como te chatear. No meu apenas tenho o volante mudado mas vou comprar um volante de 3 braços e aplicar.

Acho que mais bandeira que o meu 25 e impossivel hehe. Com a grade no tejadilho, jantes douradas etc. Os consumos ainda não consegui fazer media como deve ser mas penso que seja possivel com calma fazer 11 para deslocações normais. Eu fazia 10 no meu 25i, mas com o vanos consegue-se fazer abaixo de 10.

Quanto á icv não recomendo fazer o que fiz sem ter a certeza que o problema é mesmo dali. Era o meu caso e consegui po-la a funcionar novamente.

Para abrir nao é preciso cortar nada. É so levantar as patilhas que cravam a carapaça e abrir.

Imagem

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Re: E36 325i sedan 91 ECU substituido! Costa-lx 1ºteste

Mensagem por frazaorB »

tiago blanquet Escreveu:Sim li que tiveste o M3. Tiveste problemas com a policia? Se tiveres o carro stock não tem como te chatear.
Boas, não foi nada de extraordinário.
Nunca tive nenhuma multa com ele.
Na minha zona há muitos autostops, e com o M3 era garantido que me mandavam parar ( o meu estava um pouco rebaixado e tinha o escape estragado, por isso fazia bastante barulho ). Além disso, pela primeira vez a policia seguiu-me na A5, porque colocaram a matricula do meu carro no computador e tinha um problema burocratico com a inspeção.

Quando eu perguntei porque é que ele tinha teclado a minha matricula ( os Mitsu lancer não apanham as matriculas automaticamente ), ele disse logo a rir-se que eu não tinha um M3 para andar devagar de certeza.......... Até os policias gostam de M3s.....

Abc !

frazaorB
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 Interior e ferrugem

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos.

Vou começar a cuidar do interior.
Está em óptimo estado, mas não está a meu gosto.
E tenho um mini problema de ferrugem para resolver também.

Imagem

Imagem

Os bancos estão absolutamente novos, mas o passageiro não regula em altura, são muito escorregadios ( banco confort em cabedal.. ) e eu parece-me sempre que estou muito alto ( embora o condutor regule em altura ).
Além disso o 320i tem bancos sport ( S481A-SPORTSITZE FUER FAHRER/BEIFAHRER ) e já me habituei a eles. Na minha opinião os melhores bancos para o E36.
Acho que já encontrei uma solução para este problema...................

Imagem

Mala em muito bom estado

Imagem

Suplente que nunca deve ter sido usado e zero ferrugem debaixo.

Imagem

Não tenho bancos traseiros rebativeis.... isto é o que sinto mais falta. Dá imenso jeito.

Imagem

"caixa" da bateria sem ferrugem !

E finalmente , ferrugem na tampa da mala !

Imagem

Imagem

e aqui ao pé da dobradiça ( um pontinho só )

Imagem

Alguém aconselha um bate-chapas/pintor aqui em lisboa ou arredores ? ( se calhar o mais facil era arranjar uma mala usada na cor STERLINGSILBER METALLIC (244) ).....

Mais noticias em breve

Abc e boas curvas ( a chuva voltou :fixe - divertimento em rotundas )
Última edição por frazaorB em 29 abr 2014, 11:04, editado 1 vez no total.

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: E36 325i sedan 91 - Interior e ferrugem

Mensagem por BRM »

Frazão, desculpa o OT.

Tiago, esse ICV é dos 6 cilindros. Os dos 4 cilindros não dão para abrir :/

tiago blanquet
Membro Juvenil

BRM Escreveu:Frazão, desculpa o OT.

Tiago, esse ICV é dos 6 cilindros. Os dos 4 cilindros não dão para abrir :/
Pois a foto corresponde ao motor em questao.

Os estofos estao bons sim, nao diria novos mas tao muito bons pra 20 anos.
Novos estavam os meus do 25 que tinham sido estofados recentemente hehe. Tudo em pele, felizmente foi o anterior dono que pagou.

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

tiago blanquet Escreveu: Os estofos estao bons sim, nao diria novos mas tao muito bons pra 20 anos.
Certo, "novos" com 22 anos :D
Onde olho sempre é na entrada do condutor, e neste caso, estão mesmo muito bons.

Seja como for, é para mudar tudo. Vou passar de um interior de cabedal para tecido.

tiago blanquet
Membro Juvenil

frazaorB Escreveu:
tiago blanquet Escreveu: Os estofos estao bons sim, nao diria novos mas tao muito bons pra 20 anos.
Certo, "novos" com 22 anos :D
Onde olho sempre é na entrada do condutor, e neste caso, estão mesmo muito bons.

Seja como for, é para mudar tudo. Vou passar de um interior de cabedal para tecido.
Vais mudar pra tecido? Essa e nova. Alguma razao em especial?
Olha ja que tas de ferrugem na mala levanta a borracha a toda a volta da mala e tambm o plastico entre os farois, essas zonas sao altamente propicias a azedos.

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

tiago blanquet Escreveu: Vais mudar pra tecido? Essa e nova. Alguma razao em especial?
Olha ja que tas de ferrugem na mala levanta a borracha a toda a volta da mala e tambm o plastico entre os farois, essas zonas sao altamente propicias a azedos.

Uma questão de gosto pessoal. Prefiro bancos em tecido e escorregam menos :D
Acho que apanhei perto de mim um interior com os bancos que eu gosto numa cor razoável.
Por isso, se tudo tiver ok, devo trocar o interior todo.
A alternativa era os do M3 ( 4 portas e cabrio, não quero vaders ), mas são muito mais caros e , lá está, são quase sempre em cabedal.

frazaorB
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 - Radio e OBC

Mensagem por frazaorB »

Boas

Continua tudo sem novidades.
Não me parece que ele tenha comido mais alguma bobine. A troca da centralina parece que curou o problema.

Não tem dado para fazer mais nada, excepto mudar o rádio e tirar a foto do obc para comprar.

O rádio Sony cdx-gt33u.

http://www.sony.pt/product/ich-usb/cdx-gt33u

Imagem
Mini-Review:
Já o tinha no 320i, é médio de som, mas a funcionalidade dele é boa.
Bons botões e depois de habito já nem tenho de olhar.
Usb funciona lindamente e a porta aux in tem controlo de volume.
Na minha opinião fica menos mal no tabler, a cor não é amber, mas é um vermelho que não destoa.
Não tem cromados e tem um modo DEMO OFF que apaga uma parte das luzinhas.
Custou à volta de 100 euros.

E o OBC que precisa de ser substituido

Imagem

Alguém tem um OBC de 11, com os pixeis bons e tudo a funcionar correctamente, que queira vender ?

Abc e boas curvas
Última edição por frazaorB em 29 abr 2014, 11:26, editado 1 vez no total.

tiago blanquet
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 - Rádio e obc

Boa sorte em encontrares esse obc mesmo no ebay. O meu tava exactamente igual. Acabei por tirar fora e instalar 2 instrumentos water temp e oil press. Ja o obc do m3 funciona bem. Os de 18 botoes alem de melhores parece que dao menos problemas. Sei que e possivel fazer a concversao mas e necessario mexer na cablagem.

frazaorB
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 - Rádio e obc

Mensagem por frazaorB »

tiago blanquet Escreveu:Boa sorte em encontrares esse obc mesmo no ebay. O meu tava exactamente igual. Acabei por tirar fora e instalar 2 instrumentos water temp e oil press. Ja o obc do m3 funciona bem. Os de 18 botoes alem de melhores parece que dao menos problemas. Sei que e possivel fazer a concversao mas e necessario mexer na cablagem.
Boas !

Não tenho interesse nenhum no OBC, mas enfim, nesta fase gostava de saber os erros que ele manda.
Por isso, se conseguir barato, troco. Se vir que é impossivel de arranjar ou muito caro, fica este.

Abcs e boas curvas

ps: No m3 o sensor de temperatura exterior estava marado, por isso dáva-me sempre o "gong" e dizia sempre -7 graus LOL. Mesmo no pico do verão.. era sempre uma risada :)

frazaorB
Membro Juvenil

Re: E36 325i sedan 91 - Gpl, volante e bancos

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Venho actualizar o projecto, já que o 25 teve mais uns updates, e estes 3 são particularmente importantes.

GPL - retirei do 320i o kit sequencial Tartarini e instalei no 325i.
Tem pouco mais de 100 mil kms, funcionava perfeitamente, na venda do 320i ninguem me daria $ a mais pelo gpl por isso arrisquei.

700 euros para desmontagem / montagem / inspeção / legalização.
Fiz no instalador original ( autogas F Silva e Santos em S João da Talha ) e foi feito pelo Nuno que tinha instalado no 320i. Excelente.

Deixei o 320i numa 3ª, fui apanhá-lo ( já desgazeificado ) no dia a seguir e deixar o 325i, e o 325i ficou pronto na 4ª da semana seguinte.

!º dia de testes ( olho para a consola para ver se passa para gasolina )
http://www.youtube.com/watch?v=_0pt21StGJY

Consumos:

50 euros 95 - 250 kms
21 euros gpl - 190 kms

Volante M Tech 2 - Retirado tb do 320i - o melhor volante bmw ( s/ airbag s/ MF )

( não tenho foto mas toda a gente sabe o que é e aparece no filme )

Bancos Ft Sport - Um amigo estava numa sucata na Benedita e chega uma E36 325 tds touring inglesa com os bancos que eu queria. Ainda por cima inglesa !!!

300 euros pelo interior completo ( só vendia interior completo )

A comparação
Imagem

Já montado - muito facil, só tive de ir ao chines comprar uma super torx para o cinto
Imagem

o lado do pendura ( ex condutor ) está um pouco ruçado mas nada de mais
Imagem

O meu está optimo !
Imagem

Esta mudança foi essencial, porque ( como podem ver no filme ) os bancos originais não baixam suficiente. Não tem apoio nenhum e parece que estou a conduzir um suv.

De resto continua com ar tótó de sempre. E é tudo !

Abcs a todos e boas curvas
Última edição por frazaorB em 29 abr 2014, 11:28, editado 1 vez no total.

Paulo_Alex
Membro Juvenil
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36

Mensagem por Paulo_Alex »

Ficou muito bem com o volante e os bancos Sport...ando à procura duns iguais para mim à uma eternidade. E estão em bom estado. Parabéns pela aquisição :-)
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

Paulo_Alex Escreveu:Ficou muito bem com o volante e os bancos Sport...ando à procura duns iguais para mim à uma eternidade. E estão em bom estado. Parabéns pela aquisição :-)

Obg !

Eu também andava a procura desde janeiro. Entretanto arranjei uns iguais de tecido ( que eu até preferia ) mas quando fui ver estavam todos rasgados. Estes foram sorte. Ainda por cima o meu amigo trouxe-mos até casa. Calhou mesmo bem !

A unica desvantagem é que tive de comprar o interior inteiro, que não me serve para nada.

Eu todos os meses dou uma olhada no olx e custojusto. De vez em quando aparecem a vender :fixe

Boa sorte

frazaorB
Membro Juvenil

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Passaram 3 meses e aproximadamente 5000kms e felizmente nenhuma avaria.
Além do papel diario de transporte para o escritorio, finalmente fiz uma pequena viagem nele.
Imagem
Imagem
Imagem

Por isso, este post é um resumo das minhas impressões e uma mini comparação com o m3 e 320i.

Performance:
O meu 325i é um carro que muito facilmente circula a 170 /180 kms /h, mas a partir daí parece que fica algo ruidoso.
Dá me a sensação de ter a relação de diff curta. O meu cunhado passou o tempo todo a tentar meter uma "sexta".
A vantagem é que tem imensa força e na minha mini viagem ao algarve, que decidi fazer pela nacional, deu para manter uma velocidade de cruzeiro alta.

Quando iniciava as ultrapassagens a 80 / 90kms/h ( não piso riscos continuos por isso de vez em quando tinha de fazer uns kms atrás de condutores que cumpriam os limites ) puxava 4ª e nunca senti falta de motor, e acima dessa velocidade a quinta dá para despachar uma fila de transito inteira. A reprise 120/130 até aos 170/180 é muito rápida. E as subidas ( como seria de esperar de um carro com quase 200cvs ) não são problema.

- nota - é obvio que quem está habituado a turbo diesel modernos está habituado a ter força em medios regimes, mas acho que quem vai ver estes posts nos projectos e36, serão donos de 316i, 318is, 320i e os fumarentos.

Em relação ao 320i, a maior diferença é em baixo regime, no pára arranca. O 320i parece que é 200kgs mais pesado do que o 325i. No entanto, a partir dos 160/ 170, desde que o 320i esteja acima das 5000 rpm é quase a mesma coisa. Mas se tiver de baixar rpm ou vel, o 320i é muito mais lento a reprisar.

Em relação ao M3, não se pode comparar. Quem já experimentou um s50 sabe do que estou a falar. São motores especiais.

conforto de condução / comportamento

O meu 325i tem a suspensão stock ( non M ) e jante 15 com michelin.

Voltando à nacional para o algarve, o que me pareceu é que o limite passou a ser o chassis. Ou seja , no 320i muitas vezes fazia-me falta potencia, no 325i o limite é a suspensão e pneus. O 325i tem a suspensão em muito bom estado ( tem 105000 kms, ainda é um bébé ) mas no limite, quando a curva começa a apertar, a frente começa a soltar. Nunca me pareceu que o carro fosse fugir de traseira, mas de frente...... em termos de curso está optima, ou seja, mesmo em apoio quando passo num buraco o carro não perde compostura.

O 320i ( talvez por ter suspensão M ) parece-me melhor no limite. A subviragem acontece mais tarde.

Em auto-estrada, o 325i é um pouco saltitante. Ainda não fiz um teste de vel maxima ( e sinceramente não é a coisa mais importante para mim ) mas não me parece que seja muito confortavel acima dos 210. Não tem nada a ver com a segurança, os e36s são muito estáveis em AE, mas é na AE que eu noto a maior diferença em termos de conforto e ruido para carros modernos.

Consumos:

o mito que o 320i gasta mais do que o 325i não se confirmou. O 325i gasta muito em cidade. Ando a gastar 12 euros por cada 100 kms no dia à dia ( 15 litros ) e na viagem, em ritmo rapido ( mas não ía a fundo, nunca passei dos 190kms /h mesmo na AE ) gastei 11 euros aos 100 ( 13.75 litros )

E pronto ! Como de costume divaguei e escrevi um testamento !

Um abc a todos e boas curvas
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 16:01, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “E36”