Paulo_Alex Escreveu:Boas metale,
depois do teu feedback em relação à x-brace vs barra AA, acho que vou optar pela x-brace...será um pouco mais dificil de encontrar, mas compensa o esforço. Sabes por acaso o preço dela na BMW, ou valerá a pena andar a varrer as sucateiras à procura de uma?
Actualmente no meu 318is nem sei qual é a medida da minha barra traseira, achas que no 318is sedan ficava mais a ganhar com essa tua barra H&R?
Eu tenho uns Bilstein de substituição a gás, com umas molas Eibach Pro Kit. Optei pelos Bilstein sem serem da gama desportiva, para não perder conforto...e até agora estou mt satisfeito, o comportamento dinâmico melhorou mt e não ficou mt baixinho...mas requer sempre cuidados com os passeios e os buracos :lol1
Um abraço e cumps.
Oi de novo, Paulo.
Em relação à x-brace comprei a minha nova na BMW, custou uns 160 euros com os parafusos/etc que são necessários para montar. Se resolveres que vale a pena procurar numa sucata, vais ter que achar e36 cabrios ou z3, que são os carros que traziam (para compensar o facto de não terem a rigidez de um tejadilho).
Para saber com exactidão a espessura da tua barra estabilizadora traseira é preciso saber ao certo o ano do carro e se é sedan ou coupe. Mas penso que é de 15mm em versão normal, ou 18mm em versão com pack desportivo. A principal vantagem de ter uma H&R atrás é poder afinar-se para mais ou menos rígida, conforme os buracos em que a montamos. O quanto isso interessa depende do uso que se der ao carro. Aconselho-te a começar por uma da frente, se tiveres interesse em melhorar o carro.
Eu usei esses bilstein que tens (B4) durante uns 2 anos ou algo do género. São bem bons. Tive um setup muito bom nessa altura, que consistia em:
- Molas de origem, não-pack desportivo;
- Amortecedores Bilstein B4;
- Casquilhos da suspensão da frente do 318is sport (vais-me perguntar se o teu já os tem, mas sinceramente não sei lol);
- Barra estabilizadora do pack desportivo de 25,5mm à frente;
- Barra estabilizadora de 15mm atrás (o 318tds não trás atrás);
- x-brace;
- Jantes de 15'';
- Pneus reforçados (95H);
- Pressão de 2,5bar nos 4 pneus.
O carro estava MUITO ágil, muito seguro, muito fácil de conduzir, e ainda assim relativamente confortável. Se um dia juntar outro E36 à colecção, deve receber esse setup.
Abraço
-- Sábado Abr 10, 2010 10:38 am --
Estava aborrecido, por isso decidi vir aqui postar qualquer coisa :duh
Planos para o futuro
Apesar deste tópico ter pouco tempo, a minha evolução (e a do carro) já tem 8 anos. Já passámos por muita coisa, muitas fases, ida para a faculdade, primeiro emprego, acidente, lua de mel, blá blá blá etc e agora chegámos a um ponto em que para manter a nossa convivência diária e mais de 3.000km por mês não há muito mais a melhorar. Diria que está praticamente no ponto, para o que queremos um do outro
Vou no entanto comentar alguns aspectos, e explicar porque pondero (ou não) mudá-los:
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Bancos: além de o do condutor já estar roto com o tempo e o uso, a aderência lateral põe-me às vezes a dar uso aos joelhos para me manter centrado no banco.
Gostava MUITO de ter uns bancos tipo Recaro Speed nos quais se basearam os bancos do E30 M3 sport evolution:
ou uns Recaro Pole Position como os do CSL:
ambos em tecido/alcantara preto e usando o cinto de segurança de origem (pelo menos nos speed, os pole position não sei se davam porque têm as partes junto ao colo mais altas que na versão do CSL). Mas além de provavelmente levantar muitos problemas na inspecção, 600 euros por cada banco é um bocado puxado. Há ainda a hipótese de bancos E36... sport ou vaders, mas por isso mesmo tenho um tópico na área compras dos classificados
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Audio: Gosto muito de ouvir música, e o sistema de origem do meu E36 deixa a desejar. Mas tendo em conta que também só ouço rádio e sou muito pela filosofia
lightweight, não me estou a ver a atafulhar o carro com cablagens, colunas e subwoofers. A juntar a isso, nenhum rádio é tão parecido com o tablier como o de origem, isto na minha opinião
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Estética: Os parachoques e difusores mais bonitos são os do M3, os frisos mais bonitos são os do M3, os espelhos mais bonitos são os do M3. Tudo de acordo. Mas o facto de querer que o carro passe despercebido (lá está,
sleeper) vai contra isso tudo. Portanto, não sendo também um M3, vai passar bem sem nada disso, já o avisei. Em troca com esse dinheiro vou-lhe oferecendo pneus e outras coisas que tais...
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Rebaixamento: Aqui é que vou ser enxovalhado lol. Continua a ser a minha filosofia ter o carro 100% legal para IPOs e afins. Já provei a mim próprio que consigo ter o comportamento que quero sem rebaixar, por isso vai continuar com o look 4x4 que sempre teve. Ficou com um aspecto mais bruto com as jantes de offset +34, e é tudo. Pelo mesmo motivo duvido que vá para pneus 235/40R17, acho que jantes de origem com altura de origem é natural, jantes grandes com altura de origem parece um jipe

(ver fotos com as M6 na primeira página).
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Potência: Não vou tocar em nada disso. O motor tem 225.000km, cumpre o seu trabalho que é gastar pouco, deixa-me fazer todas as ultrapassagens que me dêem na telha, não gasta óleo, não me tem dado problemas. Em equipa que ganha não se mexe. Gostava de ter mais potência? Toda a gente gostava, mesmo pessoal com carros muito superiores, mas ao meter-me com ideias dessas posso estar a abrir uma caixa de problemas que dispenso. A ideia com o carro é ele durar muito tempo.
Portanto, tirando eventualmente bancos, neste momento tenho a ideia que não vou modificar muito mais. A suspensão está afinadinha no ponto, está tudo em ordem. Vou continuar sim a conduzi-lo todos os dias e a retirar dele o gozo imenso que sempre me deu.
Se me perguntarem se tenho mais algum plano... tenho

Um irmãozinho para ele, e começar do zero com esse, assim que as finanças o permitam...

Quanto ao que será não sei. O meu gosto por "clássicos" pede-me um E30, E34 ou E28, o meu gosto por performance pede-me um E30 M3, E30 320is ou E36 M3, e a minha mulher pede-me um E36 compact ou um smart :wall lol