318 is 1994 - M42 Turbo - Projecto finalizado

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Mazzuco
Membro Iniciado
Registado: 20 ago 2009, 17:03
O meu Carro:: 318ist

318 is 1994 - M42 Turbo - Projecto finalizado

Mensagem por Mazzuco »

Boa tarde a todos!
Venho aqui apresentar meu projecto já finalizado. Sou brasileiro e nas terras de lá estava acostumado a adaptar turbo nos meus carros sem problemas quanto a peças ou mecanicos, visto que temos excelentes oficinas de preparação e excelentes preparadores que já trabalham com isso a muitos anos. Lá a lei nos permite adaptar o turbo e averbar no documento, consoante resultados positivos de um orgão publiuco destinado a essas avaliações, chamado INMETRO. Lá testa-se a potencia nas rodas e os travoes para saber se condizem e se estiver tudo ok, já sai de unm dos agentes credenciados ao INMETRO com o documento ok.

Já estou por cá há algum tempo, mas com medo da lei e das abordagens da bofia, não tinha coragem para começar um projeto de turbo adaptação. Mas o bichinho do tuning atacou novamente e lá fui eu investigar o assunto. Após noites e noites na internet percebi alguns pontos:

- Carros japoneses são os mais fáceis pois tem kits e mais kits disponiveis para venda no ebay;

- Poucos se aventuram a adaptar o turbo por causa das inspeções e da policia:

- Muitos dizem que o motor M42 não é indicado devido à alta taxa de compressão;

Bom, aqui começou o desafio, com o budget não muito extenso, fui atras de um carro fiavel, com baixa km e que pudesse pagar. O escolhido foi um 318is ano 1994 com 151.000 km originais. Perfeito!

Embora a maior parte das pessoas pense que os motores novos são os melhores para turbinar, a minha experiencia me diz que motores com alguns milhares de km´s e jah algum desgaste entre as partes moveis sao os melhores, pois sabemos que ao meter lah o turbo,m o calor aumenta e esta folga extra causada pelo uso é muito bem vinda.

O coletor de escape veio da VAC Motorsport enqto o turbo um .42 / .48 foi o unico que conseguiu-se meter no espaço que sobrava e embora pequeno para minhas pretensoes, está a dar conta do recado. O intercooler veio de um kit universal e toda a montagem foi feita na Mecanosport. Uma que não tenho espaço em casa e nem habilidade para esta montagem e outra que deixo o acerto fino para eu mesmo fazer.

Descobri algumas coisas acerca desse motor:
Por todo o lado na internet se fala em usar até 0,5 bar pois é o maximo que nesta taxa de compressão, 10:1, o motor aguentaria e manteria sua fiabilidade. Entao ok, tudo montado, bora para o Dyno ver qtos poneis conseguimos. Incriveis 210HP a 0,5 bar.

Fui para casa satisfeito, mas sei que bielas forjadas aguentam muito mais do que isso. Apertei o parafuso da Wastegate e vieram 1,0 bar. Mistura OK e o carro a andar muito. Lembrem-se que o M42 tem SIM knock sensor e nada de pré detonação mesmo a usar gasolina 95.

Num dos meu passeios, resolvi que iria acelerar até o limite e o carro estava a ir bem com seus 1 bar qdo de repente ouço uma pequena explosao... Pensei que uma biela tinha resolvido ver a luz do sol, mas que nada... Foi somente a conexão entre a pressurização e o coletor de admissão que explodiu, literalmente. Passei na BMW, encomendei outra peça, montei e mais uma vez com 1 BAR a peça explodiu novamente.

Agora encomendei mangueiras de silicone para adaptar, mas ainda não chegaram e o carro está parado. Se chegarem até sexta feira, nos vemos no trackday de Estoril dia 13/09.

Encomendei tb umas Head gaskets MLS de .140 para baixar a taxa de compressao para 8,5:1 e parafusos ARP para manter tudo no lugar. O objetivo agora é chegar aos 300HP com miolo stock e essa nova junta. Deixo aqui claro que a junta original está a se aguentar muito bem, a nova é apenas por precaução.

No mais, fico a disposição para responder a qualquer duvida que ocorra e postarei fotos em breve, tão logo cheguem as mangueiras novas.

Um grande abraço e nos vemos por ai!

Mazzuco

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: 318 is 1994 - M42 Turbo - Projecto finalizado

Mensagem por cap »

Acho que nunca tinha visto um projecto turbo nesse motor.. Boa onda. :fixe

Ficamos à espera das fotos então.
Imagem

hugto
Membro Juvenil
Registado: 16 dez 2006, 17:41
O meu Carro:: BMW 318 IS E36 - 1992/09

Mensagem por hugto »

aos 300HP com miolo stock :susto
Nem sabia que era possivel sem trocar quase tudo .. :oops:
Tambem estou desejoso de ver Fotos!
podes colocar ai o grafico de potencia?
quanto foi o custo deste projecto?
Desde já bem vindo!
Hugo Coelho

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Fiquei curioso....
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

O que mata mais os "internals" é o binário portanto se este não for muito alto até acredito que se consiga.
Imagem

Mazzuco
Membro Iniciado

Mensagem por Mazzuco »

Boas!
Fotos já a caminho e o grafico no dyno tb...

O q mata eh o binario em baixas rotações.... Turbo pequeno em motor grande é fatal.
Assim que eu postar o grafico, voltamos a falar nesse assunto... Ficará mais claro com uma figura.

Os internals desse motor são melhores do que muitos esportivos por ai... Exceto pelos pistoes, esse sao o ponto fraco e se queres rodar com mais do que 0,8 bar, ou troca por forjados, ou troca a head gasket por uma MLS, que normalmente é mais barato, mas já sabemos que não é definitivo e que a junta vai queimar cedo ou tarde... Nesse meio tempo, juntamos uns euritos pros pistoes e mais a mao de obra e peças envolvidas...

E tenham sempre em mente que mais vale um mecânico experiente do que um pistão forjado.

Abraço,

Mazzuco

nelson rocha
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2006, 14:40
O meu Carro:: 325i 86/ M3 E36 93/525tds 98/330d

Mensagem por nelson rocha »

Mazzuco Escreveu:Boas!
Fotos já a caminho e o grafico no dyno tb...

O q mata eh o binario em baixas rotações.... Turbo pequeno em motor grande é fatal.
Assim que eu postar o grafico, voltamos a falar nesse assunto... Ficará mais claro com uma figura.

Os internals desse motor são melhores do que muitos esportivos por ai... Exceto pelos pistoes, esse sao o ponto fraco e se queres rodar com mais do que 0,8 bar, ou troca por forjados, ou troca a head gasket por uma MLS, que normalmente é mais barato, mas já sabemos que não é definitivo e que a junta vai queimar cedo ou tarde... Nesse meio tempo, juntamos uns euritos pros pistoes e mais a mao de obra e peças envolvidas...

E tenham sempre em mente que mais vale um mecânico experiente do que um pistão forjado.

Abraço,

Mazzuco
gostei de ler... vou ver se vais tar sempre com essa moral toda eheheh

Boa sorte no projecto
Imagem

varader0zs
Membro Gold
Registado: 17 set 2008, 12:13
O meu Carro:: BMW 320d E46 136

Mensagem por varader0zs »

Muito bom...quero ver fotos desse projecto e espero que tenhas sorte nas mudanças..
Imagem

Mazzuco
Membro Iniciado

Mensagem por Mazzuco »

Meu novo amigo Nelson Rocha, já estou calejado de explodir motores... No Brasil, os carros da linha VW, excepto Golf, possuem uma serie de motores que vai dos 1.600 até 2000 cc. Lah, sao conhecido pelo codigo de fabrica:

AP 600, AP800 e AP 2000 (AP = Alta Performance)

Bom. tinha eu um carro chamado Saveiro, que não tem aqui, mas é uma pequena pickup, a grosso modo um Golf pickup. Era motor 1.8 e turbo adaptado. Um belo sabado já por volta da 1 da manha, estou a sair de um restaurante com a minha esposa e começou a garoar. Numa subida qualquer, meti segunda e sentei o pé no acelerador, qdo chegou nas 8000 RPM, BUUUMMM. Uma biela resolveu se ver livre do motor a apreciar o ar fresco da noite (aqui deixo claro que foi um calço hidraulico, causado pela agua q a turbina aspirou), andava com 1,2 BAR... Ok. Carro guinchado, mulher emburrada e no dia seguinte comprei um motor AP 2.0, com pistao biela e toda a aprte debaixo do motor forjada... COm 1,5kg conseguimos 350Cvs no motor.... E muitas caixas de mudanças nova, pelo menos 3.

Depois desse carro, morei um tempo no Canadá e lá não conseguia fazer nada. A nao ser valvula BOV em carros turbo de fabrica.

Voltei pro Brasil e comprei uma Marea Weekend Turbo (Mesmo motor 20v do Fiat Coupe). Mesma coisa, novo escape, turbina maior e BUUMMM... Mais uma biela rebelde.
Novo motor, novos forjados e mais um grafico no dyno de 340CVs.

ENtao eu penso da seguinte forma:
Se quebrou, é porque não estava bom. ENtao coloca tudo novo e melhor.

Achas que nao espero que um caro com 15 anos de vida não quebre???? Estou a torcer para que pelo meno o bloco se aproveite, mas de resto, troco tudo.

Quando eu estou a preparar o motor de um carro, estou preocupado com a potencia gerada e não se vou voltar de guincho pra casa... Alias, todo mundo que prepara seus carros deve saber que quebrar tb faz parte da brincadeira. Nem sempre a culpa vai ser sua, mas quem vai pagar o prejuizo é vc. O mecanico nao vai se responsabilizar por nada. muito menos o fabricante.

Quem sai na chuva é pra se molhar.... E eu já to ensopado até os ossos.

Essas dicas e palavras são a mais pura expresao da verdade de quem a mais de 10 anos prepara seus carros. Nao estou aqui a inventar tangas ou dizer coisas que não sei. Pelo contrario, tudo o que exponho é para encoraja-los a seguir com o sonho de ter um carro preparado. O dinheiro não volta, mas é satisfação e diversão garantida.

Quem quiser ver de perto o carro, pode ir ao Estoril nesse Domingo. Estarei lá para dar umas voltas.

De resto, vou providenciar fotos e o grafico do Dyno ASAP.

Grande Abraço!

nelson rocha
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2006, 14:40
O meu Carro:: 325i 86/ M3 E36 93/525tds 98/330d

Mensagem por nelson rocha »

Mazzuco Escreveu:Meu novo amigo Nelson Rocha, já estou calejado de explodir motores... No Brasil, os carros da linha VW, excepto Golf, possuem uma serie de motores que vai dos 1.600 até 2000 cc. Lah, sao conhecido pelo codigo de fabrica:

AP 600, AP800 e AP 2000 (AP = Alta Performance)

Bom. tinha eu um carro chamado Saveiro, que não tem aqui, mas é uma pequena pickup, a grosso modo um Golf pickup. Era motor 1.8 e turbo adaptado. Um belo sabado já por volta da 1 da manha, estou a sair de um restaurante com a minha esposa e começou a garoar. Numa subida qualquer, meti segunda e sentei o pé no acelerador, qdo chegou nas 8000 RPM, BUUUMMM. Uma biela resolveu se ver livre do motor a apreciar o ar fresco da noite (aqui deixo claro que foi um calço hidraulico, causado pela agua q a turbina aspirou), andava com 1,2 BAR... Ok. Carro guinchado, mulher emburrada e no dia seguinte comprei um motor AP 2.0, com pistao biela e toda a aprte debaixo do motor forjada... COm 1,5kg conseguimos 350Cvs no motor.... E muitas caixas de mudanças nova, pelo menos 3.

Depois desse carro, morei um tempo no Canadá e lá não conseguia fazer nada. A nao ser valvula BOV em carros turbo de fabrica.

Voltei pro Brasil e comprei uma Marea Weekend Turbo (Mesmo motor 20v do Fiat Coupe). Mesma coisa, novo escape, turbina maior e BUUMMM... Mais uma biela rebelde.
Novo motor, novos forjados e mais um grafico no dyno de 340CVs.

ENtao eu penso da seguinte forma:
Se quebrou, é porque não estava bom. ENtao coloca tudo novo e melhor.

Achas que nao espero que um caro com 15 anos de vida não quebre???? Estou a torcer para que pelo meno o bloco se aproveite, mas de resto, troco tudo.

Quando eu estou a preparar o motor de um carro, estou preocupado com a potencia gerada e não se vou voltar de guincho pra casa... Alias, todo mundo que prepara seus carros deve saber que quebrar tb faz parte da brincadeira. Nem sempre a culpa vai ser sua, mas quem vai pagar o prejuizo é vc. O mecanico nao vai se responsabilizar por nada. muito menos o fabricante.

Quem sai na chuva é pra se molhar.... E eu já to ensopado até os ossos.

Essas dicas e palavras são a mais pura expresao da verdade de quem a mais de 10 anos prepara seus carros. Nao estou aqui a inventar tangas ou dizer coisas que não sei. Pelo contrario, tudo o que exponho é para encoraja-los a seguir com o sonho de ter um carro preparado. O dinheiro não volta, mas é satisfação e diversão garantida.

Quem quiser ver de perto o carro, pode ir ao Estoril nesse Domingo. Estarei lá para dar umas voltas.

De resto, vou providenciar fotos e o grafico do Dyno ASAP.

Grande Abraço!
queremos ver isso então a derreter pneu eheheh
Imagem

Mazzuco
Membro Iniciado

Mensagem por Mazzuco »

Sem grosserias com aminha menina... HEHEHEHEHE

Grande abraço,

Mazzuco

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Estiveste no estoril?

Topico movido para a secção dos projectos.
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

wurth
Membro Gold
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02

Mensagem por wurth »

grande projecto :fixe

320D PB
Membro Juvenil
Registado: 28 set 2008, 23:28
O meu Carro:: 320d sedan

Mensagem por 320D PB »

é uma verdade o brasil é a terra dos turbos...
pk o novo motor 1.4 turbokompressor da VW
são os 1.0 16v a alcool dos Gol & parati turbo...
carros que nunca soubemos existir na europa....
para não falar na malukeira ke é a saveiro... ;)
só kem já sentiu o poder de uma saveiro fuçada pode ver o puro veneno dakelas pickups...

mazzuto manda-me PM com teu msn ou numero de telefone.. preciso de falar com voçê...

contreiras
Membro Juvenil
Registado: 09 out 2008, 22:07
O meu Carro:: BMW 120d E87 01/2006

Mensagem por contreiras »

sim senhor, tá ai um belo projecto, quando poderes mete ai umas fotos ou uns videos do bixo pra malta babar se a ver o andamento do maquinao :fixe
BMW 120d
163 equídeos engordados com farinha MB Power, pés Threeface Hollywood 18"

Responder

Voltar para “E36”