E36 318tds 1995 - Sleeper
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E36 318tds 1995 - Sleeper
Bom dia.
Em vez de andar às voltas com tópicos separados, vou concentrar o que diga respeito ao meu carro neste tópico.
Não vai ser muito rico em fotos porque nada do que eu faço no carro tem como objectivo estética, por isso vou andar mais às voltas com texto. Tudo o que eu ligo neste carro é a coisas relacionadas com aderência e comportamento, e sou chato que se farta com essas coisas. Testes e experiências também vão ser resumidas aqui.
Tenho o carro à 8 anos, veio prás minhas mãos com cerca de 68.000km.
Faço diariamente um mínimo de 80km com ele em estradas nacionais, pelo que já conta com 220.000km. Tenho 3 objectivos principais para este carro:
1- Que me dure muito tempo.
2- Elevar ao máximo o que ele tem de melhor: comportamento dinâmico.
3- Passar o máximo de despercebido possível. Especialmente útil em relação a BTs, ladrões, vândalos e car-jackers.
Já passei por uma fase horrível à uns anos com ele, na época do fast and furious, com aplicações em carbono, tapetes a imitar metal, manete xunga, etc Felizmente passou depressa e voltou tudo para o material de origem.
Jantes
Já tive as seguintes:
- "Caricas" de origem 15'': das minhas jantes preferidas. Leves, competentes, resistentes.
- Réplicas M6 italianas 17'': não muito pesadas, bonitas, mas ficavam um bocado mal sem rebaixamento e estava sempre com medo dos passeios. Troquei-as pelas seguintes quando as comecei a ver muito.
- BMW Style 45 do E46 em 16'': horríveis, pesadas que nem âncoras (mais de 10kg cada uma). Voltei para as caricas de 15'' e fiquei muito mais contente.
- BMW Style 154 em 16'': São as que tenho agora, vindas de um E90. São fixes por serem leves e terem menos offset, o que empurra as rodas 13mm para fora.
viewtopic.php?f=4&t=40219
Não descarto de todo a hipótese de voltar para as 15''.
Pneus
Já usei os seguintes tamanhos e modelos:
- Yokohama A539 em 205/60R15: O melhor pneu, ponto final. Muito previsível, muito aderente, e os da frente chegaram a fazer 70.000km. Já não se fabrica.
- Pirelli P6000 Powergy em 205/60R15 e 205/55R16: Lixo. Sempre que comprei jantes com pneus tive o azar de vir com este modelo.
- Goodyear Eagle F1 em 225/45R17: muito bons, mas não duram muito tempo.
- Dunlop SP9000 em 225/45R17: tão bons quanto os F1, mas duram mais.
- Yokohama C.Drive em 205/60R15: sucessor do A539, não lhe fica muito atrás. O meu pneu actual preferido em tamanhos de 15''.
- Bridgestone Potenza RE050A: só os tenho à 1.000km, pelo que digo que agarram bem mas não me posso pronunciar mais sem experiência.
Usei vários outros modelos noutros carros que serviu para formar melhor a minha opinião sobre estes, mas não os vou mencionar aqui porque não tem nada a ver com este carro.
Tamanho preferido deste carro: 205/60R15. Gasta menos combustível, a suspensão trabalha melhor, consequentemente o comportamento é melhor, os pneus são mais baratos, etc etc etc. É muito importante optar-se por pneus com índice de carga 95, já que o pneu reforçado tem melhor comportamento. Este factor, junto com as pressões que uso (ver mais abaixo) fazer o pneu dobrar muito pouco em curva, eliminando a vantagem dos pneus em jantes maiores.
Pressões de pneus
A pressão recomendada de origem é muito confortável. E ridícula. durante uns anos fui experimentando pressões diferentes. 1,8f-2,0t (origem), 2,0f-2,2t, 2,1f-2,3t, 2,2f-2,4t, 2,4f-2,4t, e acabei por definir como ideal (para mim) 2,5bar nas 4 rodas. A pressão de origem só aconselha menos à frente para induzir a subviragem. Em pneus de estrada, quando maior a pressão (até certo ponto), melhor o pneu agarra porque não deforma tanto em curva, e portanto o rasto mantém-se encostado à estrada. Simples e grátis
Uso esta pressão com qualquer medida de pneu, porque o ar dentro do pneu é o que suporta o peso do carro, e o peso do carro não muda.
Chassis
Suficientemente rígido de origem. Melhora com a x-brace do z3/e36 cabrio, mas tirando isso só uma rollcage completa é que vai fazer alguma diferença. Barras anti-aproximação... são bonitas.
Suspensão
Casquilhos powerflex nos braços de suspensão é do melhor. Não custam muito mais que os de origem, duram uma eternidade e melhoram o feeling do carro em geral, e da direcção em particular. Há um group buy na secção de classificados. Vale a pena, foi um upgrade porreiro.
Devido à geometria de suspensão da frente, o E36 não gosta de ser muito rebaixado. Eu diria 3cm como ideal, 4cm como máximo. A frente não ganha muito camber quando comprime, a traseira sim. Por isso há duas coisas que estes carros gostam: camber negativo na frente (não ajustável de origem) e uma barra estabilizadora (não confundir com barra anti-aproximação) muito rígida na frente. Atrás nem tanto, porque com uma barra muito rígida começa a levantar a roda interior em curva, e sem autoblocante ela começa logo a patinar.
Neste momento tenho molas de origem com amortecedores a gás, casquilhos powerflex e barra estabilizadora de 25,5mm. Estou a ponderar um dos seguintes caminhos:
- Bilstein B6 nas molas de origem + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou Bilstein B8 + eibach pro kit (ou um cup kit tipo da H&R) + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou coilovers KW + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
A primeira opção é a que tem melhor relação preço/efeito, mas como o E36 gosta de mais mola à frente, a ver vamos. Se houvessem molas muito mais duras sem rebaixar muito, nem pensava duas vezes.
Tinha pensado em dar mais camber com topos de amortecedores do M3 +'96 trocados esquerda-direita, mas já vi entretanto que só com 2,5mm de anilhas já tenho mais que suficientes, como podem ver pelos meus pneus nas jantes de 15'':
Está pouco acima de 1º de camber negativo.
A nossa vantagem é que já há muita gente que compete com estes carros em pista à muitos anos, e que fizeram a maior parte da pesquisa por nós, o que se tem revelado muito útil.
Fica por aqui o testamento por enquanto...
Em vez de andar às voltas com tópicos separados, vou concentrar o que diga respeito ao meu carro neste tópico.
Não vai ser muito rico em fotos porque nada do que eu faço no carro tem como objectivo estética, por isso vou andar mais às voltas com texto. Tudo o que eu ligo neste carro é a coisas relacionadas com aderência e comportamento, e sou chato que se farta com essas coisas. Testes e experiências também vão ser resumidas aqui.
Tenho o carro à 8 anos, veio prás minhas mãos com cerca de 68.000km.
Faço diariamente um mínimo de 80km com ele em estradas nacionais, pelo que já conta com 220.000km. Tenho 3 objectivos principais para este carro:
1- Que me dure muito tempo.
2- Elevar ao máximo o que ele tem de melhor: comportamento dinâmico.
3- Passar o máximo de despercebido possível. Especialmente útil em relação a BTs, ladrões, vândalos e car-jackers.
Já passei por uma fase horrível à uns anos com ele, na época do fast and furious, com aplicações em carbono, tapetes a imitar metal, manete xunga, etc Felizmente passou depressa e voltou tudo para o material de origem.
Jantes
Já tive as seguintes:
- "Caricas" de origem 15'': das minhas jantes preferidas. Leves, competentes, resistentes.
- Réplicas M6 italianas 17'': não muito pesadas, bonitas, mas ficavam um bocado mal sem rebaixamento e estava sempre com medo dos passeios. Troquei-as pelas seguintes quando as comecei a ver muito.
- BMW Style 45 do E46 em 16'': horríveis, pesadas que nem âncoras (mais de 10kg cada uma). Voltei para as caricas de 15'' e fiquei muito mais contente.
- BMW Style 154 em 16'': São as que tenho agora, vindas de um E90. São fixes por serem leves e terem menos offset, o que empurra as rodas 13mm para fora.
viewtopic.php?f=4&t=40219
Não descarto de todo a hipótese de voltar para as 15''.
Pneus
Já usei os seguintes tamanhos e modelos:
- Yokohama A539 em 205/60R15: O melhor pneu, ponto final. Muito previsível, muito aderente, e os da frente chegaram a fazer 70.000km. Já não se fabrica.
- Pirelli P6000 Powergy em 205/60R15 e 205/55R16: Lixo. Sempre que comprei jantes com pneus tive o azar de vir com este modelo.
- Goodyear Eagle F1 em 225/45R17: muito bons, mas não duram muito tempo.
- Dunlop SP9000 em 225/45R17: tão bons quanto os F1, mas duram mais.
- Yokohama C.Drive em 205/60R15: sucessor do A539, não lhe fica muito atrás. O meu pneu actual preferido em tamanhos de 15''.
- Bridgestone Potenza RE050A: só os tenho à 1.000km, pelo que digo que agarram bem mas não me posso pronunciar mais sem experiência.
Usei vários outros modelos noutros carros que serviu para formar melhor a minha opinião sobre estes, mas não os vou mencionar aqui porque não tem nada a ver com este carro.
Tamanho preferido deste carro: 205/60R15. Gasta menos combustível, a suspensão trabalha melhor, consequentemente o comportamento é melhor, os pneus são mais baratos, etc etc etc. É muito importante optar-se por pneus com índice de carga 95, já que o pneu reforçado tem melhor comportamento. Este factor, junto com as pressões que uso (ver mais abaixo) fazer o pneu dobrar muito pouco em curva, eliminando a vantagem dos pneus em jantes maiores.
Pressões de pneus
A pressão recomendada de origem é muito confortável. E ridícula. durante uns anos fui experimentando pressões diferentes. 1,8f-2,0t (origem), 2,0f-2,2t, 2,1f-2,3t, 2,2f-2,4t, 2,4f-2,4t, e acabei por definir como ideal (para mim) 2,5bar nas 4 rodas. A pressão de origem só aconselha menos à frente para induzir a subviragem. Em pneus de estrada, quando maior a pressão (até certo ponto), melhor o pneu agarra porque não deforma tanto em curva, e portanto o rasto mantém-se encostado à estrada. Simples e grátis
Uso esta pressão com qualquer medida de pneu, porque o ar dentro do pneu é o que suporta o peso do carro, e o peso do carro não muda.
Chassis
Suficientemente rígido de origem. Melhora com a x-brace do z3/e36 cabrio, mas tirando isso só uma rollcage completa é que vai fazer alguma diferença. Barras anti-aproximação... são bonitas.
Suspensão
Casquilhos powerflex nos braços de suspensão é do melhor. Não custam muito mais que os de origem, duram uma eternidade e melhoram o feeling do carro em geral, e da direcção em particular. Há um group buy na secção de classificados. Vale a pena, foi um upgrade porreiro.
Devido à geometria de suspensão da frente, o E36 não gosta de ser muito rebaixado. Eu diria 3cm como ideal, 4cm como máximo. A frente não ganha muito camber quando comprime, a traseira sim. Por isso há duas coisas que estes carros gostam: camber negativo na frente (não ajustável de origem) e uma barra estabilizadora (não confundir com barra anti-aproximação) muito rígida na frente. Atrás nem tanto, porque com uma barra muito rígida começa a levantar a roda interior em curva, e sem autoblocante ela começa logo a patinar.
Neste momento tenho molas de origem com amortecedores a gás, casquilhos powerflex e barra estabilizadora de 25,5mm. Estou a ponderar um dos seguintes caminhos:
- Bilstein B6 nas molas de origem + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou Bilstein B8 + eibach pro kit (ou um cup kit tipo da H&R) + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou coilovers KW + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
A primeira opção é a que tem melhor relação preço/efeito, mas como o E36 gosta de mais mola à frente, a ver vamos. Se houvessem molas muito mais duras sem rebaixar muito, nem pensava duas vezes.
Tinha pensado em dar mais camber com topos de amortecedores do M3 +'96 trocados esquerda-direita, mas já vi entretanto que só com 2,5mm de anilhas já tenho mais que suficientes, como podem ver pelos meus pneus nas jantes de 15'':
Está pouco acima de 1º de camber negativo.
A nossa vantagem é que já há muita gente que compete com estes carros em pista à muitos anos, e que fizeram a maior parte da pesquisa por nós, o que se tem revelado muito útil.
Fica por aqui o testamento por enquanto...
Última edição por metale em 13 mar 2010, 13:18, editado 1 vez no total.
Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Vou exprimentar isso do ar dos pneus...ja falamos sobre isso e ando sempre a cortar-me com a chuva tenho medo de fazer experiencias lololol...
Mas sendo o meu um compact achas que devo por a mesma os 2.5bar para exprimentar?
Mas sendo o meu um compact achas que devo por a mesma os 2.5bar para exprimentar?
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Só que ponhas 2,4bar já é muito melhor que a pressão de origem. Mesmo em chuva a pressão é uma vantagem, porque abre os "canais" no rasto do pneu para escoar melhor a água.
Já uso os 2,5bar à pelo menos 3 anos, nos mais variados tipos de piso, de meteorologia e modelos de pneus.
Uma coisa que me esqueci de adicionar é o factor que "mata" este carro: peso. No meu caso estou neste ponto:
- Bom:
- Não tenho A/C;
- Não tenho vidros eléctricos atrás;
- Tirei uma série de isolamentos de som;
- Não tenho bancos eléctricos nem aquecidos;
- Não tenho amplificador de som nem subwoofers;
- Mau:
- Bancos de origem ainda assim são mais pesados que bancos especializados tipo Recaro;
- Tecto de abrir pesa imenso, e logo na zona mais alta do carro.
Já uso os 2,5bar à pelo menos 3 anos, nos mais variados tipos de piso, de meteorologia e modelos de pneus.
Uma coisa que me esqueci de adicionar é o factor que "mata" este carro: peso. No meu caso estou neste ponto:
- Bom:
- Não tenho A/C;
- Não tenho vidros eléctricos atrás;
- Tirei uma série de isolamentos de som;
- Não tenho bancos eléctricos nem aquecidos;
- Não tenho amplificador de som nem subwoofers;
- Mau:
- Bancos de origem ainda assim são mais pesados que bancos especializados tipo Recaro;
- Tecto de abrir pesa imenso, e logo na zona mais alta do carro.
- dimoki
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Um bom topico
Lendo o topico, há 3 coisas que me deixam a pensar fazer num futuro proximo se possivel, se me deres feedback positivo ainda melhor..
A pressão de 2.3bar para 2.5bar, notas-te alguma diferença em especial?!?
Casquilhos powerflex, isso ronda a volta de €? E já agora colocar em ambos os eixos certo?
Em relação a barra estabelizadora, sabes-me dizer o comportamento ao alterá-la para uma mais rigida??
Cumps :lovebmw
Lendo o topico, há 3 coisas que me deixam a pensar fazer num futuro proximo se possivel, se me deres feedback positivo ainda melhor..
A pressão de 2.3bar para 2.5bar, notas-te alguma diferença em especial?!?
Casquilhos powerflex, isso ronda a volta de €? E já agora colocar em ambos os eixos certo?
Em relação a barra estabelizadora, sabes-me dizer o comportamento ao alterá-la para uma mais rigida??
Cumps :lovebmw
BMW 318 TDS COMPACT
Future devil to come!
xD
Bimmer com GARRA :fixe
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- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Então é assim.
De 2,3 para 2,5 notei os pneus a deformarem menos em curvas médias dadas em velocidades e mudanças altas, melhor aceleração e melhor consumo. Um bocado menos de conforto em piso muito mau, mas não é coisa que me faça voltar atrás.
Casquilhos powerflex o group buy é neste tópico: viewtopic.php?f=98&t=34503&start=0
Os da frente com IVA ficam aí em 65 euros (conjunto de 2). Os de trás PENSO que o compact usa os do E30 (tens que confirmar) ficam nuns 75 euros o conjunto de 2.
A barra estabilizadora liga o braço de suspensão de um lado ao do outro lado, fazendo o carro inclinar menos em curva, a frente perder menos camber negativo e aumentar a rapidez de mudança de direcção. Ou seja, contraria o movimento de a suspensão comprimir de um lado e distender do outro. Mais uma vez, tal como casquilhos, molas, etc, tira um bocado de conforto. Mas fica muito muito fixe. A do pack desportivo na BMW custa entre 150 e 200 euros, se bem me lembro (barra 25,5mm + casquilhos).
De 2,3 para 2,5 notei os pneus a deformarem menos em curvas médias dadas em velocidades e mudanças altas, melhor aceleração e melhor consumo. Um bocado menos de conforto em piso muito mau, mas não é coisa que me faça voltar atrás.
Casquilhos powerflex o group buy é neste tópico: viewtopic.php?f=98&t=34503&start=0
Os da frente com IVA ficam aí em 65 euros (conjunto de 2). Os de trás PENSO que o compact usa os do E30 (tens que confirmar) ficam nuns 75 euros o conjunto de 2.
A barra estabilizadora liga o braço de suspensão de um lado ao do outro lado, fazendo o carro inclinar menos em curva, a frente perder menos camber negativo e aumentar a rapidez de mudança de direcção. Ou seja, contraria o movimento de a suspensão comprimir de um lado e distender do outro. Mais uma vez, tal como casquilhos, molas, etc, tira um bocado de conforto. Mas fica muito muito fixe. A do pack desportivo na BMW custa entre 150 e 200 euros, se bem me lembro (barra 25,5mm + casquilhos).
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Eu tb uso 2.5 atras.
Bastante detalhado o post. Bom projecto.
Bastante detalhado o post. Bom projecto.
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Já tenho informações a nível de preços.
- Bilstein B6 (mantendo molas de origem) = 630 euros.
- Bilstein B8 = 650 euros + molas eibach = 200 euros.
Encontrei mais barato, mas em Aveiro, pelo que teria que juntar gasóleo + portagens + tempo. Não estou muito à vontade para mandar vir isto pelo correio, basta enganarem-se num número de série para ter uma complicação entre mãos.
Quanto aos KW, para justificar coilovers tinham que ter ajustes além da altura, porque comprar coilovers só com regulação de altura não me compensa, porque andaria sempre na altura mais alta. KW V2 com o mínimo de ajustes vão para 1.200 euros. Bilstein B16 para 1.400-1.500 euros.
Barras estabilizadoras vão todas para cima de 350 euros o conjunto. Eu não quero o conjunto porque quero só a da frente, mas não vendem só a da frente. Posso ter que vir a comprar o conjunto e montar só a da frente, não tenho grande escolha a fazer. Que vale a pena vale, mas é muito dinheiro.
Dar o dobro do dinheiro por coilovers só para ter ajustes não me parece razoável. Depois há o problema das molas, a maior parte só tem o dobro da tara das de origem. Tendo em conta que rebaixam, o dobro da tara é pouco tendo em conta que mudam para pior a geometria da suspensão da frente, como disse no primeiro tópico. As dos coilovers já têm cerca do triplo da tara, o que já é bom. Mas têm o problema do preço.
Melhor solução de todas? Bilstein B6 nas molas de origem, e depois ver a questão da barra estabilizadora da frente. Não ganha na estética, mas tudo o resto faz sentido.
-- Quinta Jan 28, 2010 6:39 pm --
Já agora alguém sabe onde comprar em Portugal uns bons "studs" para rodas? A Vorshlag tem os melhores, mas cá não acho. Para quando um group buy?
- Bilstein B6 (mantendo molas de origem) = 630 euros.
- Bilstein B8 = 650 euros + molas eibach = 200 euros.
Encontrei mais barato, mas em Aveiro, pelo que teria que juntar gasóleo + portagens + tempo. Não estou muito à vontade para mandar vir isto pelo correio, basta enganarem-se num número de série para ter uma complicação entre mãos.
Quanto aos KW, para justificar coilovers tinham que ter ajustes além da altura, porque comprar coilovers só com regulação de altura não me compensa, porque andaria sempre na altura mais alta. KW V2 com o mínimo de ajustes vão para 1.200 euros. Bilstein B16 para 1.400-1.500 euros.
Barras estabilizadoras vão todas para cima de 350 euros o conjunto. Eu não quero o conjunto porque quero só a da frente, mas não vendem só a da frente. Posso ter que vir a comprar o conjunto e montar só a da frente, não tenho grande escolha a fazer. Que vale a pena vale, mas é muito dinheiro.
Dar o dobro do dinheiro por coilovers só para ter ajustes não me parece razoável. Depois há o problema das molas, a maior parte só tem o dobro da tara das de origem. Tendo em conta que rebaixam, o dobro da tara é pouco tendo em conta que mudam para pior a geometria da suspensão da frente, como disse no primeiro tópico. As dos coilovers já têm cerca do triplo da tara, o que já é bom. Mas têm o problema do preço.
Melhor solução de todas? Bilstein B6 nas molas de origem, e depois ver a questão da barra estabilizadora da frente. Não ganha na estética, mas tudo o resto faz sentido.
-- Quinta Jan 28, 2010 6:39 pm --
Já agora alguém sabe onde comprar em Portugal uns bons "studs" para rodas? A Vorshlag tem os melhores, mas cá não acho. Para quando um group buy?
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Olá:
Tenho 318 tds (E36), tenho possibilidade de ficar com uns Bilstein e molas de M3 E36.
A minha dúvida é a seguinte: as molas do M3 rebaixam demasiado o carro, que de si já não é alto, fará sentido manter as molas originais e pôr sómente os bilstein (depois de os levar a fazer uma revisão)?
Obrigado
Tenho 318 tds (E36), tenho possibilidade de ficar com uns Bilstein e molas de M3 E36.
A minha dúvida é a seguinte: as molas do M3 rebaixam demasiado o carro, que de si já não é alto, fará sentido manter as molas originais e pôr sómente os bilstein (depois de os levar a fazer uma revisão)?
Obrigado
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Eu diria que as molas do M3 são preferíveis a outras molas de rebaixamento porque rebaixam menos. De entre as várias escolhas de molas, até seriam o ideal, se pusermos de parte a opção de coilovers.
Quanto aos amortecedores, depende do modelo deles. Se forem amarelos podem ser os b6 (para molas de origem) ou os b8 (para molas M e outras de rebaixamento). Só olhando para eles é difícil, o ideal é ver pelo nº de série que devem ter gravado.
Se forem B6, podes usar com as molas originais. Se forem B8, convém usar com as molas M.
Outro problema ainda mais grave é o diâmetro da mola. Se os amortecedores estavam montados num M3, não funcionam nas tuas molas de origem, pelo que tem que ser mesmo molas do M3, ou molas feitas para M3 (mesmo que sejam de outra marca).
Quanto à revisão, os amortecedores monotubo invertido da bilstein (os B6 e os B8) são conhecidos por terem uma vida útil muito longa. Estou a falar na ordem dos 200.000km. Pelo que em princípio não deverão estar maus, mas nunca é demais ter cuidado.
Quanto aos amortecedores, depende do modelo deles. Se forem amarelos podem ser os b6 (para molas de origem) ou os b8 (para molas M e outras de rebaixamento). Só olhando para eles é difícil, o ideal é ver pelo nº de série que devem ter gravado.
Se forem B6, podes usar com as molas originais. Se forem B8, convém usar com as molas M.
Outro problema ainda mais grave é o diâmetro da mola. Se os amortecedores estavam montados num M3, não funcionam nas tuas molas de origem, pelo que tem que ser mesmo molas do M3, ou molas feitas para M3 (mesmo que sejam de outra marca).
Quanto à revisão, os amortecedores monotubo invertido da bilstein (os B6 e os B8) são conhecidos por terem uma vida útil muito longa. Estou a falar na ordem dos 200.000km. Pelo que em princípio não deverão estar maus, mas nunca é demais ter cuidado.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Caro Metale:
Obrigado pelo feedback.
Quando não sei, prefiro perguntar a quem sabe.
Abrç
Obrigado pelo feedback.
Quando não sei, prefiro perguntar a quem sabe.
Abrç
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Na boa, também só vejo isto à frente lol
Caso queiras avançar para qualquer coisa, aconselho o seguinte: não vás para as soluções baratas (200-300 euros). O valor mínimo para um conjunto amortecedores + molas NOVO ronda os 700 euros. Não se consegue material BOM mais barato.
Sem meter molas mais baixas/com mais tara e ainda assim limitar o rolamento lateral à frente com uma barra estabilizadora mais grossa que a de origem, vai parar aos 700 euros na mesma.
Barato barato só mesmo pressão nos pneus
Caso queiras avançar para qualquer coisa, aconselho o seguinte: não vás para as soluções baratas (200-300 euros). O valor mínimo para um conjunto amortecedores + molas NOVO ronda os 700 euros. Não se consegue material BOM mais barato.
Sem meter molas mais baixas/com mais tara e ainda assim limitar o rolamento lateral à frente com uma barra estabilizadora mais grossa que a de origem, vai parar aos 700 euros na mesma.
Barato barato só mesmo pressão nos pneus
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Boas:
vou aproveitar o material de um 318tds que vai ser dado à troca, o unico custo vai ser a mão de obra do mecanico e a revisão dos amortecedores.
O carro está stock, tb podia ficar com o chip electronico, mas tenho duvidas sobre esforçar um 1.7 com 160.000 kms.O meu carro era de um familiar que só fazia cidade, com muita calma, o que é bom para a fiabilidade mas o motor ficou algo "preso", tb por isso uso o carro como se o red line fosse às 4000 e não às 4800 rpm.
O investimento a fazer será em pequenas (mas importantes) alterações como as suas (barras estabilizadoras etc etc)
já agora:
- tubos travão malha aço são uma mais valia?
-que óleo é que voçe usa?
-onde comprar tapetes específicos para o 318 tds?
Obrigado e abrç
vou aproveitar o material de um 318tds que vai ser dado à troca, o unico custo vai ser a mão de obra do mecanico e a revisão dos amortecedores.
O carro está stock, tb podia ficar com o chip electronico, mas tenho duvidas sobre esforçar um 1.7 com 160.000 kms.O meu carro era de um familiar que só fazia cidade, com muita calma, o que é bom para a fiabilidade mas o motor ficou algo "preso", tb por isso uso o carro como se o red line fosse às 4000 e não às 4800 rpm.
O investimento a fazer será em pequenas (mas importantes) alterações como as suas (barras estabilizadoras etc etc)
já agora:
- tubos travão malha aço são uma mais valia?
-que óleo é que voçe usa?
-onde comprar tapetes específicos para o 318 tds?
Obrigado e abrç
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Primeiro que tudo trata-me por tu, aqui somos todos amigos
Umas voltas na autoestrada a 120 são boas para esticar as pernas ao motor, de preferência com gasóleo especial para limpar os injectores.
Tenho o sistema de travagem de origem, para mim é suficiente. Mas como costumo andar sozinho e sem bagagem, quem andar com mais peso se calhar quer outro tipo de pastilhas e discos mais ventilados. Pessoalmente não gastava dinheiro com tubos de travão em malha de aço.
O meu mecânico mete-me do óleo que lá tem, acho que é da pennzoil 05W40. Usa o mesmo em todos os BMW a gasóleo, desde os 318tds aos E90 320d.
Há um group buy que vai abrir para tapetes, penso que o tópico está (erradamente) na secção de motas aqui do forum.
Abraço
Umas voltas na autoestrada a 120 são boas para esticar as pernas ao motor, de preferência com gasóleo especial para limpar os injectores.
Tenho o sistema de travagem de origem, para mim é suficiente. Mas como costumo andar sozinho e sem bagagem, quem andar com mais peso se calhar quer outro tipo de pastilhas e discos mais ventilados. Pessoalmente não gastava dinheiro com tubos de travão em malha de aço.
O meu mecânico mete-me do óleo que lá tem, acho que é da pennzoil 05W40. Usa o mesmo em todos os BMW a gasóleo, desde os 318tds aos E90 320d.
Há um group buy que vai abrir para tapetes, penso que o tópico está (erradamente) na secção de motas aqui do forum.
Abraço
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Encomenda a caminho da Alemanha para a motorarte... :dance
Deve estar cá e instalado dentro de 3 semanas. Depois ponho fotos e relato as conclusões.
Deve estar cá e instalado dentro de 3 semanas. Depois ponho fotos e relato as conclusões.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Boas Metale; o que vais pór da motorarte?
Abrç
Abrç