E36 318tds 1995 - Sleeper

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Não deve estar mais alta que a minha frente ;)

Caso vás para B8 mais molas, compra antes bilstein B12. Já vem o conjunto completo (B8 + molas H&R), e sai mais barato.

Quanto aos KW, há vários modelos. Com regulação apenas na altura acho que fica nos 850 euros mais ou menos.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

E que outros tipos de regulação é que pode permitir os KW ??
(eu pretendo apenas com regulação em altura, mas não sabia que dava para regular outras coisas...)

E na inspecção passa com os bilstein B12 ??

Cumps
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Os KW V1 ajustam só altura, os V2 altura e descompressão, os V3 altura, descompressão e compressão, os clubsport altura, compressão, descompressão, camber e têm molas lineares.

Tecnicamente, qualquer suspensão rebaixada pode chumbar na inspecção. Depende dos centros e da pessoa que inspecciona... Foi uma das razões que me levou a não rebaixar nada. É saber que qualquer dia do ano podia ir à IPO sem ter problemas nenhuns, com nenhuma das modificações que tenho.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

Se os V1 custam 850€ ... Os clubsport por exemplo devem ser uns 5.000€ não?? :susto
Sim, mas estéticamente e até mesmo em termos de performance fica melhor. Vou arriscar. Até porque inspecção arranja-se sempre maneira de 'contornar'.
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Os clubsport ficam aí em 2.000€.

Os V2 em 1.200, os V3 em 1.600, os V1 sem ser em inox em 720 euros.

O problema com estes conjuntos nem é a altura (porque punha-se no máximo da altura, alinhava-se, e pronto). É que as molas (púrpura com amarelo nos KW, azul nos B12) chamam logo a atenção aos tipos, senão até podia passar despercebido.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

Pintar as molas não disfarça ? :D
As azuis dos B12 parecem-me bem. Combinam com o carro e tudo :palmas
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Pintar as molas resolve, mas já viste o trabalho de pegar em molas novas e arrancar-lhes a tinta para pintar? Além de que amanhã ou outro dia queres ir ver o nº de série delas e desapareceu.

O kit B12 é o melhor que se consegue fazer "barato" para quem quer rebaixar qualquer coisa.

Sem rebaixar há setups mais simples que o meu que funcionam muito bem (como o que tinha dantes com os B4 e jantes 15'').
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

Vou mesmo juntar para os B12... O único contra é que não tem adaptabilidade.
Diferenças de preço entre KW v1 e B12 ??
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Os b12 rondam os 710-730 euros na Motorarte.

Não são adaptáveis mas eu diria que estão no sweet-spot. Melhor, só coilovers com o dobro da taragem de mola.

A vantagem dos B12 em relação aos KW é que os amortecedores são monotubo, enquanto que os KW são tubo duplo.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por jpsilence »

Os kw têm o 'dobro da taragem da mola' ??
Então se fosses tu optavas por B12 em vez de KW v1 ??
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

A taragem de mola da frente de uns B12, H&R 4cm ou eibach pro kit é de cerca de 200 libras por polegada. Das molas progressivas do KW é de 400 libras por polegada, diminuindo mais o rolamento lateral da frente (importante).

Eu por mim ficava como estou lol KW tem regulação e mais taragem de mola, mas bilstein tem amortecedores monotubo... Ideal mesmo era coilovers bilstein, o melhor dos dois mundos, mas o equivalente aos KW V1 (regulação apenas em altura) custam já 1080 euros...

Os KW vão-te ser ligeiramente mais confortáveis apesar de terem mais mola, e permitem-te regular a altura, que pelo que percebi é importante para ti.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Paulo_Alex
Membro Juvenil
Mensagens: 277
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas metale,

gostei de ver o desenvolvimento do teu projecto. E já vi que és pessoa que percebe o que está a fazer no seu Bimmer, e assim a gente retira bons exemplos para os nossos e36 :fixe

Eu tenho um 318is sedan, caso estejas interessado em trocar a barra traseira pela H&R que tens, diz qq coisa. Sinceramente não sei qual é a medida dela ou se te interessa, mas como és entendido no assunto deves estar mais ao corrente que eu :lol1

Continua a dar desenvolvimento do teu projecto e a colocar umas fotos.

Cumps.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Obrigado :)

Sinceramente neste momento estou a adorar o equilíbrio com a barra traseira que tenho 15mm, pelo que não preciso de trocar a barra H&R traseira.

Mas se quiserem que eu a ponha nos classificados, eu ponho-a lá aí por 100€ (as duas custaram-me uns 350€), está absolutamente nova, nunca foi instalada sequer. Os casquilhos ainda estão selados dentro do saco de plástico e tudo.

A barra da frente de 25,5mm do pack desportivo não devo vender, porque tenho um feeling que ainda vou comprar outro E36, e portanto fico com a barra e os B4 para esse... Caso vá antes para um E30, logo se vê.

-----------------------------------------------------

Pessoal, quanto aos RE050A, parece que estão a melhorar com o tempo. Antes deles fazia na ordem dos 5,2L/100km com yokohama c.drive a meio piso (muito bom pneu). Quando instalei os potenza passou-me para mais de 6,5L/100km, ia tendo um ataque cardíaco. Agora, 6.000km depois, já gastaram um bocadinho, já estão a fazer na ordem dos 6L/100km, sendo que no último quarto de depósito me fizeram 260km (5,8L/100km). A minha expectativa é que melhore ainda qualquer coisa.

Sim os pneus agarram muito bem, mas sendo os meus pneus do dia-a-dia e não do autódromo também me interessa o consumo, ou não fizesse eu 30.000km por ano com este carro ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Paulo_Alex
Membro Juvenil
Mensagens: 277
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36
Localização: Loures

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas metale,

depois do teu feedback em relação à x-brace vs barra AA, acho que vou optar pela x-brace...será um pouco mais dificil de encontrar, mas compensa o esforço. Sabes por acaso o preço dela na BMW, ou valerá a pena andar a varrer as sucateiras à procura de uma?

Actualmente no meu 318is nem sei qual é a medida da minha barra traseira, achas que no 318is sedan ficava mais a ganhar com essa tua barra H&R?
Eu tenho uns Bilstein de substituição a gás, com umas molas Eibach Pro Kit. Optei pelos Bilstein sem serem da gama desportiva, para não perder conforto...e até agora estou mt satisfeito, o comportamento dinâmico melhorou mt e não ficou mt baixinho...mas requer sempre cuidados com os passeios e os buracos :lol1

Um abraço e cumps.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36 318tds 1995 - Sleeper

Mensagem por metale »

Paulo_Alex Escreveu:Boas metale,

depois do teu feedback em relação à x-brace vs barra AA, acho que vou optar pela x-brace...será um pouco mais dificil de encontrar, mas compensa o esforço. Sabes por acaso o preço dela na BMW, ou valerá a pena andar a varrer as sucateiras à procura de uma?

Actualmente no meu 318is nem sei qual é a medida da minha barra traseira, achas que no 318is sedan ficava mais a ganhar com essa tua barra H&R?
Eu tenho uns Bilstein de substituição a gás, com umas molas Eibach Pro Kit. Optei pelos Bilstein sem serem da gama desportiva, para não perder conforto...e até agora estou mt satisfeito, o comportamento dinâmico melhorou mt e não ficou mt baixinho...mas requer sempre cuidados com os passeios e os buracos :lol1

Um abraço e cumps.
Oi de novo, Paulo.

Em relação à x-brace comprei a minha nova na BMW, custou uns 160 euros com os parafusos/etc que são necessários para montar. Se resolveres que vale a pena procurar numa sucata, vais ter que achar e36 cabrios ou z3, que são os carros que traziam (para compensar o facto de não terem a rigidez de um tejadilho).

Para saber com exactidão a espessura da tua barra estabilizadora traseira é preciso saber ao certo o ano do carro e se é sedan ou coupe. Mas penso que é de 15mm em versão normal, ou 18mm em versão com pack desportivo. A principal vantagem de ter uma H&R atrás é poder afinar-se para mais ou menos rígida, conforme os buracos em que a montamos. O quanto isso interessa depende do uso que se der ao carro. Aconselho-te a começar por uma da frente, se tiveres interesse em melhorar o carro.

Eu usei esses bilstein que tens (B4) durante uns 2 anos ou algo do género. São bem bons. Tive um setup muito bom nessa altura, que consistia em:
- Molas de origem, não-pack desportivo;
- Amortecedores Bilstein B4;
- Casquilhos da suspensão da frente do 318is sport (vais-me perguntar se o teu já os tem, mas sinceramente não sei lol);
- Barra estabilizadora do pack desportivo de 25,5mm à frente;
- Barra estabilizadora de 15mm atrás (o 318tds não trás atrás);
- x-brace;
- Jantes de 15'';
- Pneus reforçados (95H);
- Pressão de 2,5bar nos 4 pneus.

O carro estava MUITO ágil, muito seguro, muito fácil de conduzir, e ainda assim relativamente confortável. Se um dia juntar outro E36 à colecção, deve receber esse setup.

Abraço

-- Sábado Abr 10, 2010 10:38 am --

Estava aborrecido, por isso decidi vir aqui postar qualquer coisa :duh :lol:

Planos para o futuro

Apesar deste tópico ter pouco tempo, a minha evolução (e a do carro) já tem 8 anos. Já passámos por muita coisa, muitas fases, ida para a faculdade, primeiro emprego, acidente, lua de mel, blá blá blá etc e agora chegámos a um ponto em que para manter a nossa convivência diária e mais de 3.000km por mês não há muito mais a melhorar. Diria que está praticamente no ponto, para o que queremos um do outro :)

Vou no entanto comentar alguns aspectos, e explicar porque pondero (ou não) mudá-los:


- Bancos: além de o do condutor já estar roto com o tempo e o uso, a aderência lateral põe-me às vezes a dar uso aos joelhos para me manter centrado no banco.

Gostava MUITO de ter uns bancos tipo Recaro Speed nos quais se basearam os bancos do E30 M3 sport evolution:

Imagem

ou uns Recaro Pole Position como os do CSL:

Imagem

ambos em tecido/alcantara preto e usando o cinto de segurança de origem (pelo menos nos speed, os pole position não sei se davam porque têm as partes junto ao colo mais altas que na versão do CSL). Mas além de provavelmente levantar muitos problemas na inspecção, 600 euros por cada banco é um bocado puxado. Há ainda a hipótese de bancos E36... sport ou vaders, mas por isso mesmo tenho um tópico na área compras dos classificados ;)


- Audio: Gosto muito de ouvir música, e o sistema de origem do meu E36 deixa a desejar. Mas tendo em conta que também só ouço rádio e sou muito pela filosofia lightweight, não me estou a ver a atafulhar o carro com cablagens, colunas e subwoofers. A juntar a isso, nenhum rádio é tão parecido com o tablier como o de origem, isto na minha opinião ;)


- Estética: Os parachoques e difusores mais bonitos são os do M3, os frisos mais bonitos são os do M3, os espelhos mais bonitos são os do M3. Tudo de acordo. Mas o facto de querer que o carro passe despercebido (lá está, sleeper) vai contra isso tudo. Portanto, não sendo também um M3, vai passar bem sem nada disso, já o avisei. Em troca com esse dinheiro vou-lhe oferecendo pneus e outras coisas que tais... ;)


- Rebaixamento: Aqui é que vou ser enxovalhado lol. Continua a ser a minha filosofia ter o carro 100% legal para IPOs e afins. Já provei a mim próprio que consigo ter o comportamento que quero sem rebaixar, por isso vai continuar com o look 4x4 que sempre teve. Ficou com um aspecto mais bruto com as jantes de offset +34, e é tudo. Pelo mesmo motivo duvido que vá para pneus 235/40R17, acho que jantes de origem com altura de origem é natural, jantes grandes com altura de origem parece um jipe :scary (ver fotos com as M6 na primeira página).


- Potência: Não vou tocar em nada disso. O motor tem 225.000km, cumpre o seu trabalho que é gastar pouco, deixa-me fazer todas as ultrapassagens que me dêem na telha, não gasta óleo, não me tem dado problemas. Em equipa que ganha não se mexe. Gostava de ter mais potência? Toda a gente gostava, mesmo pessoal com carros muito superiores, mas ao meter-me com ideias dessas posso estar a abrir uma caixa de problemas que dispenso. A ideia com o carro é ele durar muito tempo.


Portanto, tirando eventualmente bancos, neste momento tenho a ideia que não vou modificar muito mais. A suspensão está afinadinha no ponto, está tudo em ordem. Vou continuar sim a conduzi-lo todos os dias e a retirar dele o gozo imenso que sempre me deu.

Se me perguntarem se tenho mais algum plano... tenho ;) Um irmãozinho para ele, e começar do zero com esse, assim que as finanças o permitam... :lol: Quanto ao que será não sei. O meu gosto por "clássicos" pede-me um E30, E34 ou E28, o meu gosto por performance pede-me um E30 M3, E30 320is ou E36 M3, e a minha mulher pede-me um E36 compact ou um smart :wall lol
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “E36”