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Bravo - 318is Coupe E36 '93 GPL

Enviado: 21 ago 2010, 16:49
por bravo
Boas a todos.

Venho aqui partilhar com todos vós o meu mais recente projecto, iniciado em Julho de 2010.

Andava á procura dum bmw desportivo, preto, com alguma garra e bom aspecto.

Finalmente lá encontrei este 318is coupe, preto, e já a GPL. Depois de muito regatear com o antigo proprietário, lá fechei o negócio.

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Especificações do que comprei:

- BMW E36 318is Coupê, 1993
- 162.000kms
- Motor 1.8 16v 143cv
- Jantes replica M5 E39 16"
- Bancos em pele
- Kit GPL sequencial Landi, instalado aos 90.000kms
- Alarme com comando e módulo de fecho de vidros.
Update 31-11-2012, Alterações feitas:
- 190.000kms
- Jantes reparadas e pintadas de antracite
- Kit Xénon 6000k 35w
- Angel Eyes montados por mim nas ópticas originais
- Removidos os espalhadores de vidro das ópticas originais (de-lense)
- Lâmpadas de interior em Led
- Lâmpadas da matricula em Led
- Ópticas traseiras em cristal Vermelho/Fumado
- 2º Par de ópticas traseiras em cristal Vermelho/Fumado (as primeiras deixavam entrar água)
- Faróis de nevoeiro em olho de boi
- Rádio Kenwood USB (vulgar)
- Removido amplificador e subwoofer
- Lip traseiro M3 pintado á cor do carro
- Pneus BFGoodrich G-Grip 205/60 R16
- Velas Bosch Itrium 4 Polos
- Sonda Lambda Bosch
- Grelhas pintadas de preto com aro antracite + verniz
- Chapeleira pintada de preto
- Difusor traseiro M3 comprado mas ainda não instalado nem pintado
- Suspensões artesanais a gás by Leandro Racing
- Símbolos BMW em Carbono
- Centros de jante BMW em preto e branco

Lista de reparações feitas:
- Rectificação da cabeça e 16 válvulas novas, partiram-se 2 válvulas
- Kit de juntas
- Bomba da água
- Limpeza do circuito de refrigeração

- Bomba do pedal da embraiagem

- Rebaixamento
- Pintura das jantes e do Lip M3, ferrugens reparadas
- Reparação de fuga de gasolina (tubo do depósito)
- Reparação de fuga de óleo do motor

- Reparação caseira dos frisos do parachoques da frente
- Reparação da fuga de óleo (2ª vez)
- Bomba principal da gasolina morreu, substituição
- Substituição de casquilhos da direcção
- Reparação do kit GPL (ainda não ficou a 100%)
- Substituição do vidro da frente (borrachas estavam a deixar entrar água)
- Reparação/isolamento de uma das ópticas traseiras (deixava entrar água)

- Substituição de panela de escape por outra usada

- [Futuras reparações a adicionar aqui]

Fotos mais recentes:

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Re: Bravo - 318iS Coupe

Enviado: 21 ago 2010, 21:30
por Silvio
Tens aí um belo bimmer. As mods feitas foram bem conseguidas. Este carro é bastante bonito, mas com uns toques fica ainda melhor e penso que tu estás no bom caminho. Força nisso. Boa sorte!

Abraço

Re: Bravo - 318iS Coupe

Enviado: 22 ago 2010, 12:26
por bravo
Obrigado :)
Estou a tentar po-lo ao meu jeito, e com bom gosto (se bem que os gostos são discutíveis...)
Mas eu cá gosto de simples e bonito.
Vamos a ver consoante a disponibilidade financeira, já investi muito no carro e ainda falta muito para o deixar como quero...

Re: Bravo - 318iS Coupe

Enviado: 22 ago 2010, 12:42
por jpsilence
Venham as fotos dele com as alterações já.... :P

Bom projecto.

Cumps

Re: Bravo - 318iS Coupe

Enviado: 23 ago 2010, 10:29
por bravo
Para já, a unica alteração visivel é o Lip. E tenho que tirar fotos ao interior...

Antes de mais, aqui fica um tributo aos meus vizinhos, sempre muito simpáticos, como podem ver:

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Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 23 ago 2010, 14:00
por jpsilence
Brutais essas fotos! ;)

Parabéns

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 23 ago 2010, 14:10
por hcox
mais uma maquina de leiria.. =D parabens

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 23 ago 2010, 18:51
por bravo
Obrigado pelo feedback.
Fui hoje passar pelo doutor que me está a ver o coupe, fui-lhe pedir para me trocar tambem as valvolinas da caixa e da transmissão, uma vez que não tenho historial dessas mudas por parte do antigo proprietário.

Vai aproveitar estar no estaleiro e vai trazer uma pequena surpresa que não estava programada:
Vai vir mais baixo ! Ele tinha lá umas molas de rebaixamento de E36. Já vai ficar com outro aspecto ! Tenho é que ir logo alinhar assim que sair de lá...

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 23 ago 2010, 19:28
por nadix
mt bonito ;)

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 10 set 2010, 05:00
por 1602
lindissimo este carro.. muito bem estimado pelo dono..
Explica ai as pessoas que marca de pneus e aquelas nas fotos??

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 10 set 2010, 09:24
por metale
Parabéns pelo carro. Atenção que com o rebaixamento os pneus podem roçar.

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 12 set 2010, 16:35
por jay_sdt
metale Escreveu:Parabéns pelo carro. Atenção que com o rebaixamento os pneus podem roçar.
É provável k não pk ele tem jante 16... se fosse 17 como no meu se calhar a história já era outra loool... se bem ko meu só roça quando ando nas rotundas atravessado :lol1

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 12 set 2010, 16:39
por metale
jay_sdt Escreveu:
metale Escreveu:Parabéns pelo carro. Atenção que com o rebaixamento os pneus podem roçar.
É provável k não pk ele tem jante 16... se fosse 17 como no meu se calhar a história já era outra loool... se bem ko meu só roça quando ando nas rotundas atravessado :lol1
Não tem a ver com o tamanho da jante, tem a ver com o perfil do pneu que é demasiado alto.

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 12 set 2010, 16:40
por jay_sdt
metale Escreveu:
jay_sdt Escreveu:
metale Escreveu:Parabéns pelo carro. Atenção que com o rebaixamento os pneus podem roçar.
É provável k não pk ele tem jante 16... se fosse 17 como no meu se calhar a história já era outra loool... se bem ko meu só roça quando ando nas rotundas atravessado :lol1
Não tem a ver com o tamanho da jante, tem a ver com o perfil do pneu que é demasiado alto.

Ah yah tens razão... não me tava lembrar desse pormenor MT grande :lol1 ...

Re: Bravo - 318iS Coupe (23/08)

Enviado: 12 set 2010, 20:01
por bravo
Boas Pessoal.
Já há algum tempo que não actualizo isto.
Pois bem, o motor lá foi todo reparado como deve ser, e neste momento faltam 100km para acabar a rodagem. Até ver está impecável, mas ainda me parece um pouco preso, tenho ideia que quantos mais Km fizer mais "leve" o motor há-de ficar.

Já fiz também algumas mods. O tal rebaixamento, que foi feito através apenas de molas, melhorou a experiência de condução da noite para o dia. O carro está muito mais seguro, já não se solta tão facilmente de traseira, está muito mais estável e curva muito melhor.

O problema é que se pôs molas curtas em amortecedor de espigão comprido, o que faz com que, se não andar com cuidado, o amortecedor bate. Assim que me for possível, vou fazer o rebaixamento como deve ser - via kit de coilovers.
Para quem perguntou, não, o pneu não roça, o carro foi re-alinhado fazendo os ajustes necessários ao camber de forma a que não raspa.

Outra coisa que fiz, foi abrir as ópticas para fazer o de-lense mod para o xénon projectar melhor, e limpa-las, porque estavam super sujas e uma delas estava com infiltração de humidade.
Fica aqui o antes e o depois:
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Ainda assim, ambos os vidros da frente estão todos picados, bastante mesmo, a solução vai ter de passar por umas ópticas novas.

Quanto ás marcas no chão daquelas fotos, aquilo é uma oficina abandonada com chão liso onde o pessoal costuma ir fazer drift, eu pessoalmente não consigo porque ainda não tenho prática com o carro e parece-me que o espaço é muito apertado. (Além de que tenho pneus novos que gostaria que aguentassem o inverno inteiro) Ainda assim dá um cenário muito porreiro para contraste nas fotos :)

Aqui deixo a única foto que tirei ao carro já rebaixado, já estava na oficina a ser alinhado... Já dá pa ter uma ideia... Mas ele agora ainda está mais baixo... depois tiro uma em condições.

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Segui também a ideia de um outro user aqui do clube e pintei a chapeleira de preto (estava roxa clara), ficou espectacular, deu foi uma trabalheira doida para voltar a montar, não queria entrar no sitio nem por nada...
E pintei tambem de preto as forras dos pilares A, que eram cinza.