E36 S50 Coupe

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

E36 S50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

Após reparar que não tenho um tópico com o meu projecto, mas sim várias coisas espalhadas por ai, hj que tenho tempo decidi juntar tudo por ai.

Vou fazendo uns qoutes, até chegar ao dia de hj.

tiagoghost Escreveu: Está tal e qual como me chegou ás mãos, direitinho do lugar que tinha na rua onde teve parado mais de uma ano, para a minha garagem, ainda nem o limpei, tenho mm de recuperar rpd do joelho!

Abraço

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

por agr é td!

Abraço


tiagoghost Escreveu:
Imagem

Imagem

Imagem


Abraço
entretanto, muita coisa sem fotos:

Montagem do motor M50b25
Troca de triangulos, braços e ponteiras da barra de direcção assistida, e tirantes das estabilizadoras
Estabilizadoras 25mm a frente e 17 a tras
cinoblocos powerflex
soldar o diferencial
coilovers ta-technix
tubos de travão em malha de aço
dot 5.1
BMC-CDA
chip ebay
discos ranhurados e prefurados e pastilhas ferodo premium
tiagoghost Escreveu:Para fazer um upzinho, aqui vai o meu trabalho de pesquisa hj feito lá na garagem, com uma pequena explicação do funcionamento do vanos:

Começamos pelo Vanos.
Como sabemos, no motor m50tu, o vanos varia o avanço da arvore de cames de admissão, utilizando a pressão de oleo. Mas como?

Nesta imagem temos o sistema vanos desmontado. (o o-ring que se estraga muito e provoca o problema do vanos é o que está na foto)

Imagem

Nesta, as esterias na polie e na arvore de cames
Imagem

Visao detalhada das esterias do vanos
Imagem

Buraco da entrada de oleo do cilindro para a parte de dentro do piston
Imagem[/url]


Como podem ver, a famosa "bossa" do vanos é um cilindro, onde corre o piston, que consoante a pressao de oleo, puxa as esterias que vemos na foto, para avançar ou atrasar a arvore de cames de admissao em relação a de escape, ganhando assim, binário, ou potência consoante a rotação. A entrada de oleo é regulada por um selenoide.


Agora, a parte da pesquisa.

Já tinhamos visto em respostas anteriores, as diferenças do motor com vanos para o sem vanos, ai ficamos a saber que o sem vanos tinha molas de valvulas duplas, e arvores de cames com maior lift, e duração. Então pensei, porque não colocar molas duplas no motor com vanos, e a arvore de cames do motor sem vanos no motor com vanos, só a de escape, porque a de admissão tem lá o vanos.
Entao descobri isto:

Na primeira foto, temos a diferença do conjunto mola/valvula, a esquerda o sem vanos, o com vanos a direita:

Imagem

Como podem ver a haste da valvula tem um diametro diferente, logo, temos de utilizar o chapeu do motor com vanos.
Mas ai surge um problema, a mola de dentro não encaixa bem neste chapeu visto este ser concavo.

Imagem

Trabalhando o topo da mola de maneira a ficar curvo, em vez de plano como é de origem, encaixa no chapéu na perfeição, parece que foi feito de propóstio

Em relaçao ás arvores de cames, decidi optar pêla arvore de cames de admissão do motor sem vanos, visto que apesar de terem as 2 a mesma duração, esta tem cerca de +1mm de lift.

1º teste, arvore de cames do motor sem vanos, no apoio do motor com vanos, confirmar igual ordem de ignição e "avanço"

Imagem

2º teste, compatibilidade das polies

Imagem

Tudo ok, é uma troca directa e sem espinhas, só com uma ligeira diferença:

Imagem

Lado a lado, podem ver que a polie na arvore de cames do motor sem vanos, vai ficar cerca de 2mm avançada em relação a stock, qd montar a distribuição, vou analisar a corrente e decidir se deixo ficar, ou se mando rectificar para ficar certinho como de origem.

Para nota: Arvore de cames ADM sem vanos: 240º de duração, 47.7mm de altura
Arvore de cames ESCP Vanos: 228º de duração, 46.9mm de altura

Ter em atenção que com a troca das arvores de cames, passar a ser impossivel utilizar a tranca das arvores de cames para por as mesmas a ponto na altura de fazer a distribuição, visto que o quadrado que faz a tranca, tem um rotação diferente de uma arvore de cames para a outra.

Vi tambem que no motor com vanos é possivel ajustar independentemente a arvore de cames de escape e de admissao em relação a cambota, o que permite variar o overlap, e com isso a potencia disponivel a altas rotações

No motor com vanos esse ajuste é possivel em relação escape-cambota, mas em relação escape-admissão necessita de uma pequena alteração na polie, para abrir um pouco os rasgos da mesma.

Espero que esta informação vos seja util, para futuras alterações nas vossas viaturas.

Em relação a minha, para já leva so as molas duplas, e as cames de origem, com os avanços de origem, para fazer um banco de potencia, para ter consciencia dos ganhos com as alterações futuras, e os ajustes das cames.

Se quizerem saber mais sobre ajustes de arvores de cames:
http://www.pipercams.co.uk/pipercams/www/tech.php
http://www.circletrack.com/enginetech/c ... rline.html
neste segundo site, existem vários artigos sobre alterações de mecanica a nivel dos motores.

Abraço a todos
tiagoghost Escreveu:Hj foi dia de trabalhar a cabeça no lado do escape... na admissao n há nessecidade...

A comparar a janela de escape na cabeça com os colectores, é uma difrença de quase 4mm em largura e 3 em altura... com os colectores de origem n há de fazer grande diferença devido ao seu desenho interno... mas com uns fixes há de ficar um mimo!

Ainda n ficou a 100%, falta acertar um bocadinho e depois polir, o escape quer-se polido pq da velocidade...

Depois meto fotos do dia de hj, que no geral n foi mt produtivo... Agr so la volto no proximo fim de semana!

Abraço a todos

tiagoghost Escreveu:bem, entao é assim, hj lá pedi a um amigo meu para levar o carro ao banco...

Tentei que fosse o mais de origem possivel, como tal levou chip de origem, janelas de escape trabalhadas, e o bmc. de resto foi todo de origem, é de referir que tenho de trocar o o-ring do vanos, visto n ter conseguido comprar um, voltei a montar o de origem, logo, começou com passagem, agr qd montar a cames de escape, troco o o-ring, e o resultado foi:

Sem chip
188cv as 6500rpm
205nm as 6300rpm
corte as 6620rpm

com chip
193cv as 6620rpm
210nm as 6100rpm
corte as 7250rpm a 192 KM/H em 4ª

para aquilo que o carro tem, os valores estao dentro do esperado, o chip, a pesar de ser "by ebay", foi pedido para ser feito em relação ao material que vou montar, material esse que ainda n está no carro. e acredito que a falta do vanos esteja a influenciar bastante a falta de binario em baixas rotações...

Penso que agr só com os colectores e panela central supersprint race já faça uma diferença valente, depois qd levar a cames e o o-ring do vanos vemos o resto...

Mais tarde qd os tiver, posto aqui os graficos para terem uma ideia.

Abraço
tiagoghost Escreveu:Bem, entao o o-ring da beisan e a arvore de cames de admissao do motor sem vanos lá foram para o sitio mais indicado.

O ponto da arvore de cames visto ela estar na posiçao "errada" é complicado de descobrir, mas deixei como achei mais indicado e medi, depois do banco vejo se ta bom, se avanço ou se atraso.

Mas para já, tá mm fixe, o binário do vanos voltou e bem, já tinha saudades, mas devido ao escape, nunca fica a mesma coisa.
E lá em cima tá muito bom mesmo...
Agr atravessa e mantem com pneus novos, o mesmo que atravessava e aguentava com pneus ou no taco, ou para lá dele.
Gosto muito, onde notei mais ganhos é foi a subir, a diferença de ir a direito, ou a subir, duminui-o bastante.

Só faltam os ITBS, e talvez alguns acessorios para facilitar o aumento de rotação do motor!

A ver se consigo que me levem o carro ao banco esta semana , e depois digo o resultado.
Para no proximo domingo ir dar uma volta a st andre.

Abraço
tiagoghost Escreveu:recebi a notica agr:

210cv as 6500
239nm as 6100

mas ja vi que tenho de atrasar um pouco mais a cames de escape para ficar no ponto.

mesmo assim, colectores e panela do meio supersprint, e arvore de cames de escape trocada pela a de admissao do sem vanos, 17 cv... nada mau...
E o binario veio todo do vanos a pesar de ser atingido apos o seu fecho.

Abraço

tinha n sei para onde o trabalho da cabeça, mas agr n sei dele.


Agora tem itb's, injectores, e reguladora de pressao de gasolina do m3 3.2, mas precisa de ir ajustar que es´ta todo afaralhado, fotos tb n há pois aquilo foi uma dor de cabeça e meia.

Depois deixo novidades


tiagoghost Escreveu:Imagem

Imagem

tiagoghost Escreveu:
Imagem
Montei alargadores de vias de 16mm a frente e atras, mas devido ao et das jantes e a altura do carro, atras roça muito mesmo com as cavas alargadas, entao tirei, tem toyo proxes t1s a frente e potenza 050re a tras 235/40 17 as 4.

Acho que por agora é tudo!

Abraço
Última edição por tiagoghost em 03 out 2011, 21:09, editado 1 vez no total.
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

+ bomba de gasolina walbro 255l/h
volante replica omp 3 braços camurça
baixei a traseira bem mais do que o que esta nessa foto
e fita cola para manter a tampa de gasolina fechada sobre forças G's laterais frequentemente sentidas nessa zona do chassis.
E reforcei tb os apoios do diferencial.

Agora sim, acho que é tudo!


Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por JPimpao01 »

Carro do aço ;) Temos que combinar um encontro de M50's :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Bryan318is
Membro Gold
Mensagens: 3420
Registado: 21 mar 2011, 11:56
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1996/07
Localização: Aveiro .

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Bryan318is »

Qual é o teu feedback em relação aos coils qe instalaste ?

Ab
Imagem

Projecto: http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=51406

Vendo material E36 : http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 98&t=56235
Bancos, travagem, suspensão, quadrante ...
______________________________
Prazer, é BMW !

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Dudex »

Já cá faltava, estava complicado!!!

Sem dúvida um bom tutorial sobre performance nestes motores. Quando estive contigo não tinhas ITB's certo?

Abraço

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Como foi dit, um projecto desta qualidade merecia estar bem organizado.

Mto info útil no sitio certo.

Parabéns :)
Um abraço e muito boas curvas!!!

Avatar do Utilizador
joao99
Membro Juvenil
Mensagens: 260
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46
Localização: cacem

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por joao99 »

muito bom.... :fixe :lovebmw
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

obrigado

os coils para o preço deles, maravilha, a única regulação que têm é em altura, o resto com um truque aqui outro ali vais buscar o que quiseres. Não sao nenhum bilstein ou kw, mas mas tb n custam 20% dos mesmos... e para aquilo que eu quero, maravilha, ao meu nivel, n é gastar o triplo do dinheiro em coils que me vai fazer andar mais de lado ou mais depressa, tá mm bom assim.

Dudex, não ainda n tinha itbs, nesse dia o diabo estava noutra parte do carro. :susto :onfire

So os montei a semana passada, e o carro está todo taralhoco, faz fumo que nem um vag e de acelerador a fundo n desenvolve, mas a resposta ao toque ao pé direito está muito muito saborosa.

Vamos ver agr depois da electrónica cm fica, se não vier de la no mínimo com 235cv os itbs não valem o dinheiro/tempo/trabalho/e paciência perdido, e a minha proxima mod vai ser uma marratada no capot :rockets :rockets :rockets

Fora isto vou so mandar a árvore de cames de admissão para a dbilas para trabalharem aquilo de maneira a ficar como o 3.2US, e durante uns tempos vou fazer uma pausa a mods que exijam abrir a carteira, existem mais prioridades, e o conhecimento é uma delas.

a ver se no fim de semana consigo arranjar um bocadinho para por online o video do first start com itbs, e outro mais antigo do first start após o trabalho na cabeça


Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Dudex »

E eu que sempre tive grande pancada por ITB's, a ver se quando voltar de férias vou aí espreitar o bicho. Desde que não me mates do coração outra vez ahah

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiago blanquet »

Boa maquina para o que pretendes. Tambem procurei um coupé mas pedem preços absurdos em relação ao que paguei pelo meu 4 portas. O diff soldado é uma opção economica mas para mim não dava que circular em estrada com isso e um bocado agressivo, e eu ainda uso o carro para me deslocar daí ter investido num LSD

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

Dudex, ainda cá estás não estás?

A pouco fiquei sem saldo no tlmvl, depois responde por pm.

Graças Ao Grande e Excelentíssimo Srº Carlos Xavier já descobri o problema do meu carro, e este fim de semana fica já resolvido, em principio a electronica vai esperar um bocadinho!
Esse homem merecia uma estatua! A sério!
:king

O diff soldado é a melhor coisa do mundo :D :D e já discuti isso aqui anteriormente.

Eu tb circulo la estrada, e tb uso o carro para me deslocar, a unica desculpa que tens é em tempo de chuva! De resto, venham elas! :onfire :onfire :onfire :onfire :onfire

Pergunta ao Dudex! Até ele gostou!


Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Artur Costa »

Muito boa info aqui!

Fico curioso é com o resultado das ITBs... vela a pena o trabalho?

Quanto a eletronica se precisares de ajuda manda PM , essas centralinas sao muito simples os mapas.

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

no dia lembrei-me de ti, mas depois passou, e por agora, fica em stand by, obrigado na mesma.

no mesmo fim de semana que montei no meu, montei num sem vanos, e nem um nem outro tava em condiçoes por assim dizer, mas depois de ter falado com o artur, o do sem vanos, sem electronica, e sem afinar os itbs, já ta muito fixe, o dono está mesmo contente...

Eu so segunda feira é que digo algo!

mas apos está descoberta fiquei muito mais contente e confiante!

O carlos é mesmo o maior!

Abraço
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por Artur Costa »

Mas montastes as do M3 com caixa de ar, filtro etc?

Nao é algo que queira fazer ja.. mas se compensar o trabalho é para por na "lista" :D
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: E36 M50 Coupe

Mensagem por tiagoghost »

sim, com a minha maf, e com um bmc especifico para mim... se calhar com outro ficava melhor, mas agr é o q ha
E36 S50 Coupe

Responder

Voltar para “E36”