Vou fazendo uns qoutes, até chegar ao dia de hj.
entretanto, muita coisa sem fotos:
Montagem do motor M50b25
Troca de triangulos, braços e ponteiras da barra de direcção assistida, e tirantes das estabilizadoras
Estabilizadoras 25mm a frente e 17 a tras
cinoblocos powerflex
soldar o diferencial
coilovers ta-technix
tubos de travão em malha de aço
dot 5.1
BMC-CDA
chip ebay
discos ranhurados e prefurados e pastilhas ferodo premium
tiagoghost Escreveu:Para fazer um upzinho, aqui vai o meu trabalho de pesquisa hj feito lá na garagem, com uma pequena explicação do funcionamento do vanos:
Começamos pelo Vanos.
Como sabemos, no motor m50tu, o vanos varia o avanço da arvore de cames de admissão, utilizando a pressão de oleo. Mas como?
Nesta imagem temos o sistema vanos desmontado. (o o-ring que se estraga muito e provoca o problema do vanos é o que está na foto)
Nesta, as esterias na polie e na arvore de cames
Visao detalhada das esterias do vanos
Buraco da entrada de oleo do cilindro para a parte de dentro do piston
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Como podem ver, a famosa "bossa" do vanos é um cilindro, onde corre o piston, que consoante a pressao de oleo, puxa as esterias que vemos na foto, para avançar ou atrasar a arvore de cames de admissao em relação a de escape, ganhando assim, binário, ou potência consoante a rotação. A entrada de oleo é regulada por um selenoide.
Agora, a parte da pesquisa.
Já tinhamos visto em respostas anteriores, as diferenças do motor com vanos para o sem vanos, ai ficamos a saber que o sem vanos tinha molas de valvulas duplas, e arvores de cames com maior lift, e duração. Então pensei, porque não colocar molas duplas no motor com vanos, e a arvore de cames do motor sem vanos no motor com vanos, só a de escape, porque a de admissão tem lá o vanos.
Entao descobri isto:
Na primeira foto, temos a diferença do conjunto mola/valvula, a esquerda o sem vanos, o com vanos a direita:
Como podem ver a haste da valvula tem um diametro diferente, logo, temos de utilizar o chapeu do motor com vanos.
Mas ai surge um problema, a mola de dentro não encaixa bem neste chapeu visto este ser concavo.
Trabalhando o topo da mola de maneira a ficar curvo, em vez de plano como é de origem, encaixa no chapéu na perfeição, parece que foi feito de propóstio
Em relaçao ás arvores de cames, decidi optar pêla arvore de cames de admissão do motor sem vanos, visto que apesar de terem as 2 a mesma duração, esta tem cerca de +1mm de lift.
1º teste, arvore de cames do motor sem vanos, no apoio do motor com vanos, confirmar igual ordem de ignição e "avanço"
2º teste, compatibilidade das polies
Tudo ok, é uma troca directa e sem espinhas, só com uma ligeira diferença:
Lado a lado, podem ver que a polie na arvore de cames do motor sem vanos, vai ficar cerca de 2mm avançada em relação a stock, qd montar a distribuição, vou analisar a corrente e decidir se deixo ficar, ou se mando rectificar para ficar certinho como de origem.
Para nota: Arvore de cames ADM sem vanos: 240º de duração, 47.7mm de altura
Arvore de cames ESCP Vanos: 228º de duração, 46.9mm de altura
Ter em atenção que com a troca das arvores de cames, passar a ser impossivel utilizar a tranca das arvores de cames para por as mesmas a ponto na altura de fazer a distribuição, visto que o quadrado que faz a tranca, tem um rotação diferente de uma arvore de cames para a outra.
Vi tambem que no motor com vanos é possivel ajustar independentemente a arvore de cames de escape e de admissao em relação a cambota, o que permite variar o overlap, e com isso a potencia disponivel a altas rotações
No motor com vanos esse ajuste é possivel em relação escape-cambota, mas em relação escape-admissão necessita de uma pequena alteração na polie, para abrir um pouco os rasgos da mesma.
Espero que esta informação vos seja util, para futuras alterações nas vossas viaturas.
Em relação a minha, para já leva so as molas duplas, e as cames de origem, com os avanços de origem, para fazer um banco de potencia, para ter consciencia dos ganhos com as alterações futuras, e os ajustes das cames.
Se quizerem saber mais sobre ajustes de arvores de cames:
http://www.pipercams.co.uk/pipercams/www/tech.php
http://www.circletrack.com/enginetech/c ... rline.html
neste segundo site, existem vários artigos sobre alterações de mecanica a nivel dos motores.
Abraço a todos
tiagoghost Escreveu:Hj foi dia de trabalhar a cabeça no lado do escape... na admissao n há nessecidade...
A comparar a janela de escape na cabeça com os colectores, é uma difrença de quase 4mm em largura e 3 em altura... com os colectores de origem n há de fazer grande diferença devido ao seu desenho interno... mas com uns fixes há de ficar um mimo!
Ainda n ficou a 100%, falta acertar um bocadinho e depois polir, o escape quer-se polido pq da velocidade...
Depois meto fotos do dia de hj, que no geral n foi mt produtivo... Agr so la volto no proximo fim de semana!
Abraço a todos
tiagoghost Escreveu:bem, entao é assim, hj lá pedi a um amigo meu para levar o carro ao banco...
Tentei que fosse o mais de origem possivel, como tal levou chip de origem, janelas de escape trabalhadas, e o bmc. de resto foi todo de origem, é de referir que tenho de trocar o o-ring do vanos, visto n ter conseguido comprar um, voltei a montar o de origem, logo, começou com passagem, agr qd montar a cames de escape, troco o o-ring, e o resultado foi:
Sem chip
188cv as 6500rpm
205nm as 6300rpm
corte as 6620rpm
com chip
193cv as 6620rpm
210nm as 6100rpm
corte as 7250rpm a 192 KM/H em 4ª
para aquilo que o carro tem, os valores estao dentro do esperado, o chip, a pesar de ser "by ebay", foi pedido para ser feito em relação ao material que vou montar, material esse que ainda n está no carro. e acredito que a falta do vanos esteja a influenciar bastante a falta de binario em baixas rotações...
Penso que agr só com os colectores e panela central supersprint race já faça uma diferença valente, depois qd levar a cames e o o-ring do vanos vemos o resto...
Mais tarde qd os tiver, posto aqui os graficos para terem uma ideia.
Abraço
tiagoghost Escreveu:Bem, entao o o-ring da beisan e a arvore de cames de admissao do motor sem vanos lá foram para o sitio mais indicado.
O ponto da arvore de cames visto ela estar na posiçao "errada" é complicado de descobrir, mas deixei como achei mais indicado e medi, depois do banco vejo se ta bom, se avanço ou se atraso.
Mas para já, tá mm fixe, o binário do vanos voltou e bem, já tinha saudades, mas devido ao escape, nunca fica a mesma coisa.
E lá em cima tá muito bom mesmo...
Agr atravessa e mantem com pneus novos, o mesmo que atravessava e aguentava com pneus ou no taco, ou para lá dele.
Gosto muito, onde notei mais ganhos é foi a subir, a diferença de ir a direito, ou a subir, duminui-o bastante.
Só faltam os ITBS, e talvez alguns acessorios para facilitar o aumento de rotação do motor!
A ver se consigo que me levem o carro ao banco esta semana , e depois digo o resultado.
Para no proximo domingo ir dar uma volta a st andre.
Abraço
tiagoghost Escreveu:recebi a notica agr:
210cv as 6500
239nm as 6100
mas ja vi que tenho de atrasar um pouco mais a cames de escape para ficar no ponto.
mesmo assim, colectores e panela do meio supersprint, e arvore de cames de escape trocada pela a de admissao do sem vanos, 17 cv... nada mau...
E o binario veio todo do vanos a pesar de ser atingido apos o seu fecho.
Abraço
tinha n sei para onde o trabalho da cabeça, mas agr n sei dele.
Agora tem itb's, injectores, e reguladora de pressao de gasolina do m3 3.2, mas precisa de ir ajustar que es´ta todo afaralhado, fotos tb n há pois aquilo foi uma dor de cabeça e meia.
Depois deixo novidades
tiagoghost Escreveu:
Montei alargadores de vias de 16mm a frente e atras, mas devido ao et das jantes e a altura do carro, atras roça muito mesmo com as cavas alargadas, entao tirei, tem toyo proxes t1s a frente e potenza 050re a tras 235/40 17 as 4.tiagoghost Escreveu:
Acho que por agora é tudo!
Abraço