//M3 com pacotes, (Drift CNEMA p15)

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
NunesTiago
Membro Gold
Mensagens: 2259
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99
Localização: Porto

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por NunesTiago »

Penso que qualquer atrelado com menos de 650Kg tem de levar a matricula do carro :think
Podes sempre comprar a bola e o engate assim já é menos um problema que tens :D
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por tiago blanquet »

Ate 300kg e averbado no seguro do carro e mesma matricula que o carro. Ate 750 msma matricula seguro individual. A partir dos 750 e matricula propria com documentos e seguro proprio.

Ai so o engate no carro e que pode azedar o atrelado e na boa.

Entretanto ia meter uns guarda lamas da norauto mas quando vi que ia arrotar 50 paus por dois bocados de plastico, recuei e vou tentar outra abordagem mais uma vez com o tema reciclagem em mente.

Imagem

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Estou a achar esse centro de gravidade demasiado alto, se em cima disso ainda vais colocar 12 jantes...nao vai ser tão estável com aqueles de rodas mais pequenas e local de carga mais junto ao chão.
Um abraço e muito boas curvas!!!

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por navigator »

Parece que solucionar isso do CG alto é fácil. Já que a caixa de carga é mais estreita que o eixo, cabe dentro das rodas, rodando os braços da suspensão para os tirar da vertical faz baixar a caixa, certo?

Esses guarda-lamas...és o maior. Grande reciclagem que aí vai. Foste tu que te lembraste? Ideia engraçada :fixe
Imagem

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por tiago blanquet »

Ainda vou estudar a situação o eixo facilmente se roda. terei é que fazer novos apoios, mas nada demais. O problema é que 4 jantes com pneus são mais largas que o eixo. Logo se baixar a grade já não posso levar 4 jantes com pneus no fundo a não ser que alargue o eixo mas assim iria perder o apoio da grade ficando o eixo com pouco suporte.

Tiagofr
Membro Gold
Mensagens: 2740
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Localização: Lisboa/Cartaxo
Contacto:

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por Tiagofr »

boas ideias como sempre :fixe
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por mlpk »

arruma os pneus ao alto
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: //M3 com pacotes, engate de reboque inventeiting

Mensagem por tiago blanquet »

Mega update.

Preguiça minha já ca não vinha a uns tempos. Mas não quer dizer que o projecto tenha parado. Pelo contrario isto tem sido um money pit do camandro mas um gajo estando comedido nisto e já que o estrago tá feito agora vou ate ao fim.

Continuando então.

Malha de aço nos travões e revisão completa do sistema de travagem.

Imagem

Imagem

Bombitos tudo desmontado e limpo.
Imagem

Bendix nas couves. Novo bendix e nova bobine de chamada.
Imagem
Imagem


Após troca das mangueiras todas dos travões por malha de aço, eis que chega a hora de sangrar o circuito. Rodas da frente impecavel, pedal rijo.

Rodas de trás não chega lá o oleo, purgas abertas e o pedal continua rijo. Após alguma leitura o manual da BMW aconselha a activar a bomba do ABS enquanto da purga, mas sem referencia a consequencias de não o fazer. Foruns da internet e toda a gente sangra de maneira normal com ou sem ABS e sem problemas.

Apos investigar, reparou-se que o oleo sai com pressao da bomba central, mas na saída do ABS pra linha traseira não vai nada.

Cheguei a conclusão que tinha de ser um problema com o bloco de valvulas do ABS, e logo descobri uma valvula de entrada que normalmente está aberta, estava colada na posição fechada.

Foi preciso umas sprayzadas sobre pressão e actuação manual com a bateria do carro, para ela começar a mexer. No final estava ja ok.

Entretanto resolvi desmontar tudo limpar todas as valvulas filtros e o proprio bloco, e refazer a cablagem que tava toda estalada (este é um problema nestas unidades e manda aviso pro painel instrumentos de falha de ABS.), assim fica ja tudo resolvido.

Tudo fechado testado á pressão com o compressor e de volta ao carro. Espero que eu que agora já sangre. Pelo menos já dá passagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aí está ela a bombar!
Imagem

Imagem

E pronto, é so pinceis neste carro. É o que dá não seguir planos de manutenção como aconselhado. Agora mamo com estas todas mas enfim.

Não fosse um gajo pegar nisto e sujar as mãos já tavam umas milenas ao ar, só num modulo vanos, motor de arranque e bomba do ABS se fosse meter tudo novo era já um azedo.

Sangramento do sistema desta vez sem incidentes. Inventei aqui um gingarelho semelhante a maquina profissional de sangrar. Basicamente usa uma tampa do reservatorio modificada pra receber uma entrada de ar. Um pequeno reservatorio de ar e um filtro de humidade com redutor de pressão para 1.5bar conforme indicado no manual de reparação.

Com este sistema é mel fazer este trabalho. Em meia hora tava tudo sangrado inclusivé a embraiagem.

Imagem

Aqui finalmente o oleo a chegar as rodas de tras.

Imagem


Tudo montado e pronto pra estrada pra testes.

Imagem

Algumas fotos em publico.

Imagem
Imagem

Fole novo que fiz com uns restos de pele que aqui tinha. 1H depois ficou assim

O antes.

Imagem

E agora.

Imagem


Autoblocante de 25 para 40% e rampa da anilha pressão pra 30graus, pra driftar bem.
Corte de corrente de emergencia.

Imagem
Imagem
Imagem

Material que entretanto encomendei do outro lado do planeta.

Manometros digitais de temperatura de agua e oleo e tambem de pressão de oleo.

Bronzes de biela ACL Race
Parafusos de biela ARP
Plastigauge pra medir tolerancias de oleo na montagem dos bronzes.

vai-me sobrar do plastigauge por isso se alguem precisar posso vender umas fitas barato so pra cobrir a despesa.

Resolvi começar pelos manometros, após estudar possiveis zonas de aplicação no tablier, cheguei a conclusão que ou tinha que tirar o computador de bordo ou anular o ventilador central o que iria sempre dar aquele ar azeitado ao interior com aqueles manometros ali no meio.

Nessa ordem de ideias resolvi uma manobra arriscada mas que a meu ver compensou e bastante o resultado final, que superou as minhas espectativas.

Começando por desmontar os manometros todos novos a estrear e desoldar o visor digital pino a pino até sair. 11 pinos depois e sai o 1o visor. Depois foi so soldar 11 bocados de fio a cada um e voltar a soldar nos manometros. cerca de 66 soldas depois e tava como se ve nas imagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Mãos a obra a mudar os bronzes com suporte de motor improvisado.
Entretanto mudei de casa como podem reparar nas fotos hehe.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bomba de oleo e a malfadada porca que se desaperta e um gajo agarra o motor sem oleo.
Imagem

Porca soldada por causa das "tosses"
Imagem

More horsing around
Imagem

Imagem

Tolerancias de oleo medidas com plastigauge, quase todos na ordem dos 0.050mm, encontram-se dentro dos specs da BMW.
Imagem

Bronzes velhos já com algum desgaste, acho que tavam mesmo na altura de mudar.
Imagem

Imagem
Imagem


Entretanto fui rodar um bocadinho com os novos bronzes, tambem para me certificar que estava tudo ok de motor, temperaturas pressões etc. Os novos manometros digitais comprovam um trabalho bem feito.

Imagem

Depois de uma lavagem pra tirar a codea, e claro o azeite que faltava. Estica bombas no aileron. Como precisava de pintar o aileron e tava sem paciencia, resolvi revestir aquilo. Olho prali mas nem eu sei se gosto daquilo lol, mas agora caguei fica assim até me dar na bolha.

Imagem
Imagem
Imagem

E pronto pra já é tudo, a ver se mantenho isto up.

Para actualizar lista de material e alterações que já levou.

Volante Mtech 2
Restritor de oleo grupo N.
Bronzes biela ACL race
Parafusos Biela ARP
Barra AA Aluminio
Oil catch
Malha aço nos travões
Autoblocante para 40% e rampeado 30º
Manometros DIY
Corte de corrente
Engate de reboque artesanal (desisti daquela bosta com aquela barra)

Manutenção

Oleo Castrol TWS 10W60
Filtro Oleo
Filtro gasolina.
Mangueiras de combustivel tudo substituido
Tubos de vacuo tudo substituido.
Travoes revistos, oleo novo metido
Cilindro secundario da embraiagem novo
Bobine chamada motor arranque e bendix novos
Ferrugens tratadas
Forra tejadilho estofada
volante forrado moca das velocidades e fole estofados
Problemas electricos resolvidos (pra já lol), alarme fora.

Pra já é o que me lembro. Ja foram muitas as horas e dinheiro investido. Felizmente fui abençoado com o dom do desemerdas e tenho feito tudo em casa, muita leitura e alguma ferramenta de jeito e la me vou safando que isto na BMW era melhor preparar a vaselina...

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por ode_joy »

Que grande update!! :palmas

Isso do manómetro digital o user cap anda para fazer a algum tempo... Mas falta-lhe a vontade para investigar. :lol:

Estás lá Tiago, muito bem mesmo!! :fixe
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
mike1973
Membro Juvenil
Mensagens: 185
Registado: 27 mai 2008, 21:49
O meu Carro:: BMW E91 M
Localização: Braga

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por mike1973 »

ode_joy Escreveu:Que grande update!! :palmas

Isso do manómetro digital o user cap anda para fazer a algum tempo... Mas falta-lhe a vontade para investigar. :lol:

Estás lá Tiago, muito bem mesmo!! :fixe
Parabens, gostei de ver o trabalho!

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por marco pires »

mete Mega update nisso :susto :susto

trabalho altamente profissional :palmas :palmas
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Bryan318is
Membro Gold
Mensagens: 3420
Registado: 21 mar 2011, 11:56
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1996/07
Localização: Aveiro .

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por Bryan318is »

Muito bom trabalho :palmas

Os manometros tá uma cena fixe, podia era estar com luz ambar como o restante.
E o spoiler :duh Tira.me isso !
Imagem

Projecto: http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=51406

Vendo material E36 : http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 98&t=56235
Bancos, travagem, suspensão, quadrante ...
______________________________
Prazer, é BMW !

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por tiago blanquet »

Infelizmente so arranjei nessa cor agora morre assim lol. O aileron ta azeitonado meti essa m*rda na altura devia tar bebado lol, preguiça de pintar aquilo que tava tudo riscado

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por cap »

Espectacular. É por posts assim q ainda vai valendo a pena andar em fóruns. 8)
Imagem

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: //M3 com pacotes, MEGA UPDATE com fotos

Mensagem por tiago blanquet »

Proxima e bomba de agua. Ta com uma folga enorme no veio e faz um barulho que se ouve do habitaculo. Nem sei como nao ta a perder liquido ainda.

Na bmw sao so 460eur, acabei por encontrar uma usada por 30 paus impec.

Responder

Voltar para “E36”