E36 325i sedan 91 - Jantes!
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- frazaorB
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- O meu Carro:: E36 325i
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E36 325i sedan 91 - Jantes!
Boas a todos
Não é bem um projecto... mas talvez me possam dar umas ajudas e sugestões.
Acendam um ou sirvam se algo para beber e preparem-se para o testamento. :fixe
Intro
Sou o Frazão, tenho 38 anos e vivo em Lisboa.
Trabalho em IT e estou já à algum tempo colocado num Banco no Taguspark junto a Oeiras.
Os Bmws são um hobby, um brinquedo para ir para o trabalho, por isso NÃO podem afectar (muito) o budget mensal. Tem de ser tudo "on the cheap"....
Neles ando 95% do tempo sozinho. Para deslocações com a familia, uso outros carros.
Tudo começou com um 320i coupe de 93. Era de um colega de trabalho, eu conhecia bem o carro, na altura trabalhava no Parque das Nações, fazia 10 kms por dia ( consumos não eram problema ) e no meu percurso tinha 5 rotundas.
Eventualmente, fui trabalhar para Oeiras e tive de instalar Gpl.
Ao longo dos anos deixou-me apeado 2 vezes ( bomba de gasolina e bomba de agua ) mas ainda o tenho e adoro-o :inlove ( 1a vez é sempre especial )
À 3 anos andava a precisar de algo... por isso comprei um M3 3.0 também de 93.
Tive-o 2 anos mas na pratica só andei uns 6 meses com ele e meti-lhe uns 10mil kms.
Deu 0 problemas ( embora não estivesse perfeito ), meti pneus, umas pastilhas e muita, muita gasolina 98. :sly
Infelizmente, os timings da vida não foram bons e depois de quase 1 ano parado, mandei-o embora.
Se quiserem, tenho alguns videos deles em
http://www.youtube.com/user/rodasrodas
E finalmente ( desde o fim de jan ), entra em cena o 325i. Um dos primeiros... sedan, feioso, com choques pretos.
E não, não tive a sorte de ter Lsd.. é bastante básico de extras.
A compra e primeiras impressões/problemas
Eu não queria mais um E36 ( especialmente um sedan do qual não gosto estéticamente ), decidi me por um E34 525i com o m50 e andava calmamente à procura de um.
Mas....
Um colega viu o anuncio, meteu o veneno ( tás a ficar velho, vai te ficar bem, liga, liga, blá blá ) e lá decidi ligar.
O primeiro problema é que o carro estáva no norte e eu não tinha tempo para o ir ver, mas o vendedor disse que vinha a Lisboa em negocio e que como ele andava com o carro eu o poderia experimentar. Excelente. Combinou-se uma hora na expo.
O carro tinha bom aspecto e pela primeira vez, achei que se calhar os kms poderiam ser verdadeiros.
Mas soluçava........
Saí da expo em direção norte pela via rapida paralela à N10. No pára arranca engasgava, o ralenti era trôpego, mas assim que passava das 2500rpm ficava bom. E os cavalos estavam lá. Dei 180kms/h sem o menor esforço. Riginho, sem ruidos nem vibrações.
Decidi comprar, mas o vendedor ficou de corrigir o Ac, um vidro electrico e o mais importante, os soluços.
3 dias depois apanhei o Alfa horas depois de desimpedirem a linha e fui buscá-lo.
A viagem foi infernal, com temporal, mas o carro portou-se bem.
O vendas só mudou velas e carregou o Ac por isso o problema mantinha-se, mas a andar em AE não se notava. 50 euros deu para 325 kms a 150/160.
Eis o problema, desculpem os videos de mxxda.
http://www.youtube.com/watch?v=JWKP0rqnUec
http://www.youtube.com/watch?v=XLdo2ePVp-Q
Tenho zero jeito para mecanica, mas era óbvio que havia um problema de faisca ou gasolina.
Tirei a tampa e uma das bobines estalava e era visivel luz. Estava rachada.
Substituí a maldita, não melhorou muito e a conselho do mecânico, acabei por meter 6 bobines bosch novas As originais estavam todas estaladas com fissuras...... agua? uma lavagem de motor mal feita? Nunca tive este problema em carros com o triplo dos kms......
20 minutos e aprox 400 euros depois ( gulp :susto ) o problema ficou resolvido !
O ralenti não está perfeito, mas já não soluça. Está mesmo bom de se conduzir
E por enquanto é tudo. Ando apertado de tempo, mas devo conseguir começar a revisão na quarta.
O primeiro passo foi comprar oleo
castrol magnatec 10w-40 A3/B4 e comprei na roady a 40 euros cada.
Foi muito caro mas até quarta não vou ter tempo por isso teve de ser.
O que acham ? Alguem conhece o carro ou alguem o foi ver ?
Desculpem o testamento, espero que não tenha sido muito seca....
Abc e boas curvas
Não é bem um projecto... mas talvez me possam dar umas ajudas e sugestões.
Acendam um ou sirvam se algo para beber e preparem-se para o testamento. :fixe
Intro
Sou o Frazão, tenho 38 anos e vivo em Lisboa.
Trabalho em IT e estou já à algum tempo colocado num Banco no Taguspark junto a Oeiras.
Os Bmws são um hobby, um brinquedo para ir para o trabalho, por isso NÃO podem afectar (muito) o budget mensal. Tem de ser tudo "on the cheap"....
Neles ando 95% do tempo sozinho. Para deslocações com a familia, uso outros carros.
Tudo começou com um 320i coupe de 93. Era de um colega de trabalho, eu conhecia bem o carro, na altura trabalhava no Parque das Nações, fazia 10 kms por dia ( consumos não eram problema ) e no meu percurso tinha 5 rotundas.
Eventualmente, fui trabalhar para Oeiras e tive de instalar Gpl.
Ao longo dos anos deixou-me apeado 2 vezes ( bomba de gasolina e bomba de agua ) mas ainda o tenho e adoro-o :inlove ( 1a vez é sempre especial )
À 3 anos andava a precisar de algo... por isso comprei um M3 3.0 também de 93.
Tive-o 2 anos mas na pratica só andei uns 6 meses com ele e meti-lhe uns 10mil kms.
Deu 0 problemas ( embora não estivesse perfeito ), meti pneus, umas pastilhas e muita, muita gasolina 98. :sly
Infelizmente, os timings da vida não foram bons e depois de quase 1 ano parado, mandei-o embora.
Se quiserem, tenho alguns videos deles em
http://www.youtube.com/user/rodasrodas
E finalmente ( desde o fim de jan ), entra em cena o 325i. Um dos primeiros... sedan, feioso, com choques pretos.
E não, não tive a sorte de ter Lsd.. é bastante básico de extras.
A compra e primeiras impressões/problemas
Eu não queria mais um E36 ( especialmente um sedan do qual não gosto estéticamente ), decidi me por um E34 525i com o m50 e andava calmamente à procura de um.
Mas....
Um colega viu o anuncio, meteu o veneno ( tás a ficar velho, vai te ficar bem, liga, liga, blá blá ) e lá decidi ligar.
O primeiro problema é que o carro estáva no norte e eu não tinha tempo para o ir ver, mas o vendedor disse que vinha a Lisboa em negocio e que como ele andava com o carro eu o poderia experimentar. Excelente. Combinou-se uma hora na expo.
O carro tinha bom aspecto e pela primeira vez, achei que se calhar os kms poderiam ser verdadeiros.
Mas soluçava........
Saí da expo em direção norte pela via rapida paralela à N10. No pára arranca engasgava, o ralenti era trôpego, mas assim que passava das 2500rpm ficava bom. E os cavalos estavam lá. Dei 180kms/h sem o menor esforço. Riginho, sem ruidos nem vibrações.
Decidi comprar, mas o vendedor ficou de corrigir o Ac, um vidro electrico e o mais importante, os soluços.
3 dias depois apanhei o Alfa horas depois de desimpedirem a linha e fui buscá-lo.
A viagem foi infernal, com temporal, mas o carro portou-se bem.
O vendas só mudou velas e carregou o Ac por isso o problema mantinha-se, mas a andar em AE não se notava. 50 euros deu para 325 kms a 150/160.
Eis o problema, desculpem os videos de mxxda.
http://www.youtube.com/watch?v=JWKP0rqnUec
http://www.youtube.com/watch?v=XLdo2ePVp-Q
Tenho zero jeito para mecanica, mas era óbvio que havia um problema de faisca ou gasolina.
Tirei a tampa e uma das bobines estalava e era visivel luz. Estava rachada.
Substituí a maldita, não melhorou muito e a conselho do mecânico, acabei por meter 6 bobines bosch novas As originais estavam todas estaladas com fissuras...... agua? uma lavagem de motor mal feita? Nunca tive este problema em carros com o triplo dos kms......
20 minutos e aprox 400 euros depois ( gulp :susto ) o problema ficou resolvido !
O ralenti não está perfeito, mas já não soluça. Está mesmo bom de se conduzir
E por enquanto é tudo. Ando apertado de tempo, mas devo conseguir começar a revisão na quarta.
O primeiro passo foi comprar oleo
castrol magnatec 10w-40 A3/B4 e comprei na roady a 40 euros cada.
Foi muito caro mas até quarta não vou ter tempo por isso teve de ser.
O que acham ? Alguem conhece o carro ou alguem o foi ver ?
Desculpem o testamento, espero que não tenha sido muito seca....
Abc e boas curvas
Última edição por frazaorB em 21 fev 2015, 11:15, editado 30 vezes no total.
- fmv76
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..
pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
Projecto e46: viewtopic.php?f=100&t=61477&p=854342#p854342
ex projecto e36: viewtopic.php?f=59&t=58130
compro centro jantes bmw
Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Porque devem ser os mais divertidos que os matrecos :lol1fmv76 Escreveu:nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..
pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Esse 325i precisa de uns mimos e fica no ponto!
Aconselho te a uma limpeza á admissão, e ao sensor de relanti e verifica os tubos de vácuo!
Aconselho te a uma limpeza á admissão, e ao sensor de relanti e verifica os tubos de vácuo!
- frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
fmv76 Escreveu:nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..
pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
Boas!
Gosto dos 6 cilindros M50.
Quando comecei a fazer mais kms por dia instalei gpl.
Em custos é + ou - a mesma coisa que o diesel.
- frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Boas !BRM Escreveu:Esse 325i precisa de uns mimos e fica no ponto!
Aconselho te a uma limpeza á admissão, e ao sensor de relanti e verifica os tubos de vácuo!
Não sei se tenho competência técnica para isso...
oleos, filtros, suspensão e travoes tenho um amigo que me ajuda, tudo o resto é mais complicado.
Preciso de um mecânico bom. Nestes anos todos nunca arranjei um decente.
Quando estou a ficar desesperado com alguma coisa tenho de ir à Bmw ou Deutsch Motors. E pagar os big bucks... :carteira
Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!
Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
- frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
O teu E34 é sem duvida especial. E tem pedigree !Manuel S. Escreveu:isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!
Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
Mas a comprar carros tão velhos, prefiro que nunca tenham feito track days :sly
É tudo uma questão de sorte, mas geralmente é uma boa regra.
Experimentei um 525i 94 ao pé do restelo que estava bom. E era barato, mas o timing não era certo.
O objectivo do 325i é que seja bom de conduzir.
Já tá muito melhor mas sim, vou ter de rever aquela tubada toda. O ralenti está nas 900rpm a quente.
Acho muito alto....
Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Obrigado acerca dos trackdays, fez alguns realmente mas todo (todo) o material de desgaste foi trocado por mim, por material novo e de qualidade. Nem queiras ver quando comprei o carro e como está neste momento, está 100 vezes melhor em todos os aspectos. Acerca do desgaste do motor, nao é por ai, neste momento ja conta com quase 330mil kms e sem problemas. Os trackday foram uma prova de fiabilidade prestada com sucesso. Hoje em dia é so drifts esporadicamente ( carro de dia a dia, portanto faz se nas rotundas e acessos a caminho do destino para onde vá eheh ) ... Nao quero vender o meu carro, porque gosto dele, porque ja tem material de qualidade, e porque faz a minha cara, mas tudo tem um preço.frazaorB Escreveu:O teu E34 é sem duvida especial. E tem pedigree !Manuel S. Escreveu:isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!
Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
Mas a comprar carros tão velhos, prefiro que nunca tenham feito track days :sly
É tudo uma questão de sorte, mas geralmente é uma boa regra.
Experimentei um 525i 94 ao pé do restelo que estava bom. E era barato, mas o timing não era certo.
O objectivo do 325i é que seja bom de conduzir.
Já tá muito melhor mas sim, vou ter de rever aquela tubada toda. O ralenti está nas 900rpm a quente.
Acho muito alto....
abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
- frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Boas!Manuel S. Escreveu: abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
Sem vanos, é dos primeiros e36 fabricados.
Revisão à tarde. Tenho de passar na expo na bmw para comprar umas coisas e ver uns preços.
Estão abertos à hora de almoço.
Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
é o mesmo motor que o meu :dance :fixefrazaorB Escreveu:Boas!Manuel S. Escreveu: abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
Sem vanos, é dos primeiros e36 fabricados.
Revisão à tarde. Tenho de passar na expo na bmw para comprar umas coisas e ver uns preços.
Estão abertos à hora de almoço.
- frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Boas a todos.
Mais umas fotos e relato do primeiro dia da revisão:
Antes de mais, o ralenti está melhor.
Será que a centralina se está a adaptar às bobines novas ( e a mim ) ?
ligar a frio, 45 seg depois ( enquanto espero pela porta garagem ) e na chegada, 40 kms depois e quente, claro.
http://www.youtube.com/watch?v=aIQQilA8Kg0
Revisão - Radiador, bombas, tubos etc
Carro no buraco com uma bacia grande por baixo e começar a desmontar ( ninguém é pro, como vão ver )
A viscosa da ventoinha não oferecia resistencia nenhuma a quente, de qq forma ía ser mudada.
Deu luta, estávamos a tentar soltá-la para esquerda feitos estúpidos
O plastico da ventoinha estava seco, mas está inteira e sem grandes rachadelas
O radiador não é original. É um BEHR com bom aspecto. Nice.
A agua que saiu era amarela acastanhada. Not Nice.
O celebre "housing" do termostáto.
Aspecto horrivel mas aparentemente sem rachas. Devo substituir.
A junta parece bastante nova...
O termostato até tem bom aspecto - o castanho não é ferrugem, mas a cor da agua não tem bom aspecto.
Bomba de agua. Tal como aconselho, vou substitui-la preventivamente, mas nem estava nada mal.
No entanto o veio já tinha folga lateral.
Não tem 22 anos de certeza
Já tinha reparado que a ventoinha AUX do Ac não ligava com o Ac.
Não está presa. Consigo rodá la.
E não parece ser OEM. É diferente dos outros e36 que conheço.
E está ao meio.... não deveria estar à esquerda ?
Não sabemos testar.... preciso de um electrico. Mas é para arranjar, como é obvio. Mais tarde.
As correias deram luta e aconteceu uma coisa estranha.....quando eu próprio perceber eu conto....
E é tudo. Não encontrei nada de dramático. Muita peça com aspecto recente.
O liquido do radiador tinha má cor.... mas enfim.
Amanhã continua...
Mais umas fotos e relato do primeiro dia da revisão:
Antes de mais, o ralenti está melhor.
Será que a centralina se está a adaptar às bobines novas ( e a mim ) ?
ligar a frio, 45 seg depois ( enquanto espero pela porta garagem ) e na chegada, 40 kms depois e quente, claro.
http://www.youtube.com/watch?v=aIQQilA8Kg0
Revisão - Radiador, bombas, tubos etc
Carro no buraco com uma bacia grande por baixo e começar a desmontar ( ninguém é pro, como vão ver )
A viscosa da ventoinha não oferecia resistencia nenhuma a quente, de qq forma ía ser mudada.
Deu luta, estávamos a tentar soltá-la para esquerda feitos estúpidos
O plastico da ventoinha estava seco, mas está inteira e sem grandes rachadelas
O radiador não é original. É um BEHR com bom aspecto. Nice.
A agua que saiu era amarela acastanhada. Not Nice.
O celebre "housing" do termostáto.
Aspecto horrivel mas aparentemente sem rachas. Devo substituir.
A junta parece bastante nova...
O termostato até tem bom aspecto - o castanho não é ferrugem, mas a cor da agua não tem bom aspecto.
Bomba de agua. Tal como aconselho, vou substitui-la preventivamente, mas nem estava nada mal.
No entanto o veio já tinha folga lateral.
Não tem 22 anos de certeza
Já tinha reparado que a ventoinha AUX do Ac não ligava com o Ac.
Não está presa. Consigo rodá la.
E não parece ser OEM. É diferente dos outros e36 que conheço.
E está ao meio.... não deveria estar à esquerda ?
Não sabemos testar.... preciso de um electrico. Mas é para arranjar, como é obvio. Mais tarde.
As correias deram luta e aconteceu uma coisa estranha.....quando eu próprio perceber eu conto....
E é tudo. Não encontrei nada de dramático. Muita peça com aspecto recente.
O liquido do radiador tinha má cor.... mas enfim.
Amanhã continua...
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 15:54, editado 3 vezes no total.
- frazaorB
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- O meu Carro:: E36 325i
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don
Boas a todos.
Isto não tem sido tão fácil como o esperado.
Embora o carro esteja bom no geral, creio que já percebi porque é que foi ( relativamente ) barato..
Mas vamos por partes.
Quando estávamos a desmontar as correias, ao rodar o motor para ajudar a soltar a correia ( eu sei que deviamos usar o tensor para relaxar tensão, mas estava muito rijo ), pareceu nos que a corrente tinha saltado um dente.. por isso, pelo sim pelo não..
o objectivo era verificar o ponto e substituir o tensor inferior da corrente.
( geralmente muda-se quando a corrente fica barulhenta, o que não era o meu caso, e muitos "ruidos" supostamente do vanos vem efectivamente destes tensores, o que tb não é o meu caso )
Já não era original, é a segunda versão...já foi substituido 1 vez pelo menos :think
São 5 peças que fazem o lower tensor e custaram aprox 50 euros na bmw.
Mas estava tudo bem
E as cames também sem marcas
Material comprado:
Junta da tampa das valvulas na autopartes aprox 24 euros
10 litros Liquido anti congelante - 22 euros
viscosa swag - 105 euros
Bomba de agua valeo - 59 euros
correia AC - 10 euros
correia DA, alternador e bomba de agua - 15 euros
Filtro habitaculo - 13 euros
Filtro de ar - 7 euros
Filtro de oleo - 5 euros
Termostato - 15 euros
Aproveitei para verificar o sticker da caixa para comprar e mudar o oleo da caixa e vejo isto !!
Auto??? sacrilégio !!
uma busca no google e confirmei que é normal. 1.2 litros de um DEX II ou III qualquer funciona bem ali.
E pronto. Revisão / manutenção preventiva quase feita. Falta caixa e diff.
Quando tudo estava montado, o carro a trabalhar em busca de fugas, notámos que o motor não estava certo, e uma bobine estava a deitar fumo !!! MxxDA!!
Uma das bobines originais que vinha no carro - reparem na estaladela
e a nova, que tem 1 semana e uns 200 kms !!!
O meu carro come bobines !
Ajudem-me a pensar:
O sensor da arvore de cames diz a posição à centralina, que por sua vez diz a cada bobine quando deve "disparar". Existe alguma coisa mais que me esteja a escapar ?
Mau, isto é muito preocupante, porque pensava que tinha isto resolvido e as bobines custam muito caro ( à volta de 65 euros cada e são 6 !! )
Esta é a fase em que começo a gastar dinheiro à toa :wall
Vou começar pela DME, aka centralina
Como é que se testa isto?
a minha ( felizmente original )
Como sempre, estou a tentar comprar cá em PT, mas vai ser dificil...
Ou não responem / atendem ou pedem 290, 150 por modelos diferentes... no ebay alemão é 75...
caramba, vou ter de dar mais dinheiro à Fraulein Merkel
Não está a correr bem.........
Por favor opinem e mais uma vez - alguem conhece este carro?
Abc grande
Isto não tem sido tão fácil como o esperado.
Embora o carro esteja bom no geral, creio que já percebi porque é que foi ( relativamente ) barato..
Mas vamos por partes.
Quando estávamos a desmontar as correias, ao rodar o motor para ajudar a soltar a correia ( eu sei que deviamos usar o tensor para relaxar tensão, mas estava muito rijo ), pareceu nos que a corrente tinha saltado um dente.. por isso, pelo sim pelo não..
o objectivo era verificar o ponto e substituir o tensor inferior da corrente.
( geralmente muda-se quando a corrente fica barulhenta, o que não era o meu caso, e muitos "ruidos" supostamente do vanos vem efectivamente destes tensores, o que tb não é o meu caso )
Já não era original, é a segunda versão...já foi substituido 1 vez pelo menos :think
São 5 peças que fazem o lower tensor e custaram aprox 50 euros na bmw.
Mas estava tudo bem
E as cames também sem marcas
Material comprado:
Junta da tampa das valvulas na autopartes aprox 24 euros
10 litros Liquido anti congelante - 22 euros
viscosa swag - 105 euros
Bomba de agua valeo - 59 euros
correia AC - 10 euros
correia DA, alternador e bomba de agua - 15 euros
Filtro habitaculo - 13 euros
Filtro de ar - 7 euros
Filtro de oleo - 5 euros
Termostato - 15 euros
Aproveitei para verificar o sticker da caixa para comprar e mudar o oleo da caixa e vejo isto !!
Auto??? sacrilégio !!
uma busca no google e confirmei que é normal. 1.2 litros de um DEX II ou III qualquer funciona bem ali.
E pronto. Revisão / manutenção preventiva quase feita. Falta caixa e diff.
Quando tudo estava montado, o carro a trabalhar em busca de fugas, notámos que o motor não estava certo, e uma bobine estava a deitar fumo !!! MxxDA!!
Uma das bobines originais que vinha no carro - reparem na estaladela
e a nova, que tem 1 semana e uns 200 kms !!!
O meu carro come bobines !
Ajudem-me a pensar:
O sensor da arvore de cames diz a posição à centralina, que por sua vez diz a cada bobine quando deve "disparar". Existe alguma coisa mais que me esteja a escapar ?
Mau, isto é muito preocupante, porque pensava que tinha isto resolvido e as bobines custam muito caro ( à volta de 65 euros cada e são 6 !! )
Esta é a fase em que começo a gastar dinheiro à toa :wall
Vou começar pela DME, aka centralina
Como é que se testa isto?
a minha ( felizmente original )
Como sempre, estou a tentar comprar cá em PT, mas vai ser dificil...
Ou não responem / atendem ou pedem 290, 150 por modelos diferentes... no ebay alemão é 75...
caramba, vou ter de dar mais dinheiro à Fraulein Merkel
Não está a correr bem.........
Por favor opinem e mais uma vez - alguem conhece este carro?
Abc grande
Última edição por frazaorB em 29 abr 2014, 10:57, editado 1 vez no total.
Re: E36 325i sedan 91 devorador de bobines.. ajuda?
Viva,
O que se passou com as bobines anteriores?
O que pode ter se passado, seria algum curto circuito, por defeito da peça, ou da alimentação das bobines.
Com um multimetro, faz uns testes, de tensão e intensidade.
Os valores de fabrica estão disponiveis no Autodata!
O que se passou com as bobines anteriores?
O que pode ter se passado, seria algum curto circuito, por defeito da peça, ou da alimentação das bobines.
Com um multimetro, faz uns testes, de tensão e intensidade.
Os valores de fabrica estão disponiveis no Autodata!
- JPimpao01
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- Registado: 08 set 2006, 16:27
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Re: E36 325i sedan 91 devorador de bobines.. ajuda?
Vê os pontos de massa, nomeadamente do motor. Isso não é normal, o nosso E36 M50 leva escáfia à séria e nunca houve problema de bobines...