E36 325i sedan 91 - Jantes!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

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frazaorB
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E36 325i sedan 91 - Jantes!

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Não é bem um projecto... mas talvez me possam dar umas ajudas e sugestões.
Acendam um ou sirvam se algo para beber e preparem-se para o testamento. :fixe

Intro

Sou o Frazão, tenho 38 anos e vivo em Lisboa.
Trabalho em IT e estou já à algum tempo colocado num Banco no Taguspark junto a Oeiras.

Os Bmws são um hobby, um brinquedo para ir para o trabalho, por isso NÃO podem afectar (muito) o budget mensal. Tem de ser tudo "on the cheap".... 8)
Neles ando 95% do tempo sozinho. Para deslocações com a familia, uso outros carros.


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Tudo começou com um 320i coupe de 93. Era de um colega de trabalho, eu conhecia bem o carro, na altura trabalhava no Parque das Nações, fazia 10 kms por dia ( consumos não eram problema ) e no meu percurso tinha 5 rotundas.
Eventualmente, fui trabalhar para Oeiras e tive de instalar Gpl.
Ao longo dos anos deixou-me apeado 2 vezes ( bomba de gasolina e bomba de agua ) mas ainda o tenho e adoro-o :inlove ( 1a vez é sempre especial )

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À 3 anos andava a precisar de algo... por isso comprei um M3 3.0 também de 93.
Tive-o 2 anos mas na pratica só andei uns 6 meses com ele e meti-lhe uns 10mil kms.
Deu 0 problemas ( embora não estivesse perfeito ), meti pneus, umas pastilhas e muita, muita gasolina 98. :sly
Infelizmente, os timings da vida não foram bons e depois de quase 1 ano parado, mandei-o embora.

Se quiserem, tenho alguns videos deles em
http://www.youtube.com/user/rodasrodas

E finalmente ( desde o fim de jan ), entra em cena o 325i. Um dos primeiros... sedan, feioso, com choques pretos.
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E não, não tive a sorte de ter Lsd.. é bastante básico de extras.
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A compra e primeiras impressões/problemas

Eu não queria mais um E36 ( especialmente um sedan do qual não gosto estéticamente ), decidi me por um E34 525i com o m50 e andava calmamente à procura de um.

Mas....

Um colega viu o anuncio, meteu o veneno ( tás a ficar velho, vai te ficar bem, liga, liga, blá blá ) e lá decidi ligar.
O primeiro problema é que o carro estáva no norte e eu não tinha tempo para o ir ver, mas o vendedor disse que vinha a Lisboa em negocio e que como ele andava com o carro eu o poderia experimentar. Excelente. Combinou-se uma hora na expo.

O carro tinha bom aspecto e pela primeira vez, achei que se calhar os kms poderiam ser verdadeiros.
Mas soluçava........
Saí da expo em direção norte pela via rapida paralela à N10. No pára arranca engasgava, o ralenti era trôpego, mas assim que passava das 2500rpm ficava bom. E os cavalos estavam lá. Dei 180kms/h sem o menor esforço. Riginho, sem ruidos nem vibrações.

Decidi comprar, mas o vendedor ficou de corrigir o Ac, um vidro electrico e o mais importante, os soluços.
3 dias depois apanhei o Alfa horas depois de desimpedirem a linha e fui buscá-lo.
A viagem foi infernal, com temporal, mas o carro portou-se bem.
O vendas só mudou velas e carregou o Ac por isso o problema mantinha-se, mas a andar em AE não se notava. 50 euros deu para 325 kms a 150/160.

Eis o problema, desculpem os videos de mxxda.
http://www.youtube.com/watch?v=JWKP0rqnUec
http://www.youtube.com/watch?v=XLdo2ePVp-Q

Tenho zero jeito para mecanica, mas era óbvio que havia um problema de faisca ou gasolina.
Tirei a tampa e uma das bobines estalava e era visivel luz. Estava rachada.
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Substituí a maldita, não melhorou muito e a conselho do mecânico, acabei por meter 6 bobines bosch novas :shock: As originais estavam todas estaladas com fissuras...... agua? uma lavagem de motor mal feita? Nunca tive este problema em carros com o triplo dos kms......


20 minutos e aprox 400 euros depois ( gulp :susto ) o problema ficou resolvido !
O ralenti não está perfeito, mas já não soluça. Está mesmo bom de se conduzir :driving

E por enquanto é tudo. Ando apertado de tempo, mas devo conseguir começar a revisão na quarta.
O primeiro passo foi comprar oleo
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castrol magnatec 10w-40 A3/B4 e comprei na roady a 40 euros cada.
Foi muito caro mas até quarta não vou ter tempo por isso teve de ser.


O que acham ? Alguem conhece o carro ou alguem o foi ver ?

Desculpem o testamento, espero que não tenha sido muito seca....
Abc e boas curvas
Última edição por frazaorB em 21 fev 2015, 11:15, editado 30 vezes no total.

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fmv76
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por fmv76 »

nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..

pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
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Projecto e46: viewtopic.php?f=100&t=61477&p=854342#p854342
ex projecto e36: viewtopic.php?f=59&t=58130

compro centro jantes bmw

BRM
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por BRM »

fmv76 Escreveu:nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..

pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD
Porque devem ser os mais divertidos que os matrecos :lol1

BRM
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por BRM »

Esse 325i precisa de uns mimos e fica no ponto!

Aconselho te a uma limpeza á admissão, e ao sensor de relanti e verifica os tubos de vácuo!

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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

fmv76 Escreveu:nao conheço o carro, mas boa sorte com ele..

pq so compras carros a gasolina? para estes lados é cara xD

Boas!

Gosto dos 6 cilindros M50.
Quando comecei a fazer mais kms por dia instalei gpl.
Em custos é + ou - a mesma coisa que o diesel.

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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

BRM Escreveu:Esse 325i precisa de uns mimos e fica no ponto!

Aconselho te a uma limpeza á admissão, e ao sensor de relanti e verifica os tubos de vácuo!
Boas !
Não sei se tenho competência técnica para isso...
oleos, filtros, suspensão e travoes tenho um amigo que me ajuda, tudo o resto é mais complicado.

Preciso de um mecânico bom. Nestes anos todos nunca arranjei um decente.
Quando estou a ficar desesperado com alguma coisa tenho de ir à Bmw ou Deutsch Motors. E pagar os big bucks... :carteira

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Manuel S.
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por Manuel S. »

isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato ;) aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!

Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

Manuel S. Escreveu:isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato ;) aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!

Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
O teu E34 é sem duvida especial. E tem pedigree !
Mas a comprar carros tão velhos, prefiro que nunca tenham feito track days :sly
É tudo uma questão de sorte, mas geralmente é uma boa regra.
Experimentei um 525i 94 ao pé do restelo que estava bom. E era barato, mas o timing não era certo.

O objectivo do 325i é que seja bom de conduzir.
Já tá muito melhor mas sim, vou ter de rever aquela tubada toda. O ralenti está nas 900rpm a quente.
Acho muito alto....

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Manuel S.
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por Manuel S. »

frazaorB Escreveu:
Manuel S. Escreveu:isso e fácil, válvula icv fora,limpa, deves ter algum tubo de admissão roto, isso e barato ;) aconselho te a tirar colectores de admissão fora e limpar, vais notar diferenças!

Se querias um e34 falavas comigo... Tudo tem um preço :b
O teu E34 é sem duvida especial. E tem pedigree !
Mas a comprar carros tão velhos, prefiro que nunca tenham feito track days :sly

É tudo uma questão de sorte, mas geralmente é uma boa regra.
Experimentei um 525i 94 ao pé do restelo que estava bom. E era barato, mas o timing não era certo.

O objectivo do 325i é que seja bom de conduzir.
Já tá muito melhor mas sim, vou ter de rever aquela tubada toda. O ralenti está nas 900rpm a quente.
Acho muito alto....
Obrigado ;) acerca dos trackdays, fez alguns realmente mas todo (todo) o material de desgaste foi trocado por mim, por material novo e de qualidade. Nem queiras ver quando comprei o carro e como está neste momento, está 100 vezes melhor em todos os aspectos. Acerca do desgaste do motor, nao é por ai, neste momento ja conta com quase 330mil kms e sem problemas. Os trackday foram uma prova de fiabilidade prestada com sucesso. Hoje em dia é so drifts esporadicamente ( carro de dia a dia, portanto faz se nas rotundas e acessos a caminho do destino para onde vá eheh ) ... Nao quero vender o meu carro, porque gosto dele, porque ja tem material de qualidade, e porque faz a minha cara, mas tudo tem um preço. ;)

abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

Manuel S. Escreveu: abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
Boas!

Sem vanos, é dos primeiros e36 fabricados.
Revisão à tarde. Tenho de passar na expo na bmw para comprar umas coisas e ver uns preços.
Estão abertos à hora de almoço.

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Manuel S.
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por Manuel S. »

frazaorB Escreveu:
Manuel S. Escreveu: abraco e estima a maquina, alguma duvida apita! PS: o teu é m50b25 com ou sem vanos?
Boas!

Sem vanos, é dos primeiros e36 fabricados.
Revisão à tarde. Tenho de passar na expo na bmw para comprar umas coisas e ver uns preços.
Estão abertos à hora de almoço.
é o mesmo motor que o meu :dance :fixe
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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos.

Mais umas fotos e relato do primeiro dia da revisão:

Antes de mais, o ralenti está melhor.
Será que a centralina se está a adaptar às bobines novas ( e a mim ) ?

ligar a frio, 45 seg depois ( enquanto espero pela porta garagem ) e na chegada, 40 kms depois e quente, claro.
http://www.youtube.com/watch?v=aIQQilA8Kg0

Revisão - Radiador, bombas, tubos etc

Carro no buraco com uma bacia grande por baixo e começar a desmontar ( ninguém é pro, como vão ver )

A viscosa da ventoinha não oferecia resistencia nenhuma a quente, de qq forma ía ser mudada.
Deu luta, estávamos a tentar soltá-la para esquerda feitos estúpidos
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O plastico da ventoinha estava seco, mas está inteira e sem grandes rachadelas
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O radiador não é original. É um BEHR com bom aspecto. Nice.
A agua que saiu era amarela acastanhada. Not Nice.
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O celebre "housing" do termostáto.
Aspecto horrivel mas aparentemente sem rachas. Devo substituir.
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A junta parece bastante nova...
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O termostato até tem bom aspecto - o castanho não é ferrugem, mas a cor da agua não tem bom aspecto.
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Bomba de agua. Tal como aconselho, vou substitui-la preventivamente, mas nem estava nada mal.
No entanto o veio já tinha folga lateral.
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Não tem 22 anos de certeza
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Já tinha reparado que a ventoinha AUX do Ac não ligava com o Ac.
Não está presa. Consigo rodá la.
E não parece ser OEM. É diferente dos outros e36 que conheço.
E está ao meio.... não deveria estar à esquerda ?
Não sabemos testar.... preciso de um electrico. Mas é para arranjar, como é obvio. Mais tarde.
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As correias deram luta e aconteceu uma coisa estranha.....quando eu próprio perceber eu conto....

E é tudo. Não encontrei nada de dramático. Muita peça com aspecto recente.
O liquido do radiador tinha má cor.... mas enfim.

Amanhã continua...
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 15:54, editado 3 vezes no total.

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frazaorB
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Re: E36 325i sedan 91 - Intro e Compra/primeiro problema don

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos.

Isto não tem sido tão fácil como o esperado.
Embora o carro esteja bom no geral, creio que já percebi porque é que foi ( relativamente ) barato..

Mas vamos por partes.

Quando estávamos a desmontar as correias, ao rodar o motor para ajudar a soltar a correia ( eu sei que deviamos usar o tensor para relaxar tensão, mas estava muito rijo ), pareceu nos que a corrente tinha saltado um dente.. por isso, pelo sim pelo não..

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o objectivo era verificar o ponto e substituir o tensor inferior da corrente.
( geralmente muda-se quando a corrente fica barulhenta, o que não era o meu caso, e muitos "ruidos" supostamente do vanos vem efectivamente destes tensores, o que tb não é o meu caso )
Já não era original, é a segunda versão...já foi substituido 1 vez pelo menos :think
São 5 peças que fazem o lower tensor e custaram aprox 50 euros na bmw.
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Mas estava tudo bem
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E as cames também sem marcas
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Material comprado:

Junta da tampa das valvulas na autopartes aprox 24 euros
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10 litros Liquido anti congelante - 22 euros
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viscosa swag - 105 euros
Bomba de agua valeo - 59 euros
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correia AC - 10 euros
correia DA, alternador e bomba de agua - 15 euros
Filtro habitaculo - 13 euros
Filtro de ar - 7 euros
Filtro de oleo - 5 euros
Termostato - 15 euros
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Aproveitei para verificar o sticker da caixa para comprar e mudar o oleo da caixa e vejo isto !!
Auto??? sacrilégio !!
uma busca no google e confirmei que é normal. 1.2 litros de um DEX II ou III qualquer funciona bem ali.
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E pronto. Revisão / manutenção preventiva quase feita. Falta caixa e diff.

Quando tudo estava montado, o carro a trabalhar em busca de fugas, notámos que o motor não estava certo, e uma bobine estava a deitar fumo !!! MxxDA!!

Uma das bobines originais que vinha no carro - reparem na estaladela
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e a nova, que tem 1 semana e uns 200 kms !!!
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O meu carro come bobines !
Ajudem-me a pensar:
O sensor da arvore de cames diz a posição à centralina, que por sua vez diz a cada bobine quando deve "disparar". Existe alguma coisa mais que me esteja a escapar ?

Mau, isto é muito preocupante, porque pensava que tinha isto resolvido e as bobines custam muito caro ( à volta de 65 euros cada e são 6 !! )
Esta é a fase em que começo a gastar dinheiro à toa :wall

Vou começar pela DME, aka centralina :(
Como é que se testa isto?
a minha ( felizmente original )
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Como sempre, estou a tentar comprar cá em PT, mas vai ser dificil...
Ou não responem / atendem ou pedem 290, 150 por modelos diferentes... no ebay alemão é 75...

caramba, vou ter de dar mais dinheiro à Fraulein Merkel :scary

Não está a correr bem.........

Por favor opinem e mais uma vez - alguem conhece este carro?

Abc grande
Última edição por frazaorB em 29 abr 2014, 10:57, editado 1 vez no total.

BRM
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Re: E36 325i sedan 91 devorador de bobines.. ajuda?

Mensagem por BRM »

Viva,

O que se passou com as bobines anteriores?
O que pode ter se passado, seria algum curto circuito, por defeito da peça, ou da alimentação das bobines.
Com um multimetro, faz uns testes, de tensão e intensidade.

Os valores de fabrica estão disponiveis no Autodata!

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JPimpao01
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Re: E36 325i sedan 91 devorador de bobines.. ajuda?

Mensagem por JPimpao01 »

Vê os pontos de massa, nomeadamente do motor. Isso não é normal, o nosso E36 M50 leva escáfia à séria e nunca houve problema de bobines...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
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