BMW 525 TDS E39 1998
Enviado: 29 set 2013, 19:55
Viva
Depois de muito tempo à procura de um E39, modelo pelo qual sou fanático, faço uma breve apresentação à minha mais recente aquisição.








Com quase 2 semanas e 700km percorridos, registo o seguinte:
- numa condução tranquila em cidade e vias rápidas o consumo médio fixa-se nos 10L / 100km. Confesso que estava à espera um pouco menos (8L a 9L). Talvez com uma maior habituação ao carro consiga esses valores;
- a nível mais pessoal e como apreciador de motores diesel de maior cilindrada, o som deste 6 cilindros é música para os meus ouvidos: a partir das 3.000 rpm é fabuloso. Acreditem, ele grita mesmo
- a baixas rotações o motor é algo amorfo (os quase 1600 kg não ajudam) o que em cidade implica consumos mais elevados. A ideia com que fiquei até ao momento é de que se trata de um bom carro para estrada: a partir dos 100Km/h ele deixa de ser molengão, respondendo sempre bem ao acelerador.
- esta versão está equipada com suspensão desportiva. Como nunca utilizei nas mesmas condições e tempo a versão com suspensão original não tenho termo de comparação mas posso dizer que resulta num inconveniente: é necessário maior atenção na subida/descida de rampas de passeios. É muito fácil "tocar" nos lancis;
- embora seja de 1998, o sistema de som é de boa qualidade. O inconveniente da entrada frontal para K7 é ultrapassada pela caixa de CDs na mala;
- esta versão tem vários extras que aconselho vivamente pela sua utilidade: sensores de estacionamento, faróis de xénon e o teto de abrir. Por outro lado existem outros que até ao momento ainda não me fizeram muita falta: cortina elétrica do vidro de trás, o sensor de chuva e os láva-farois;
- curioso que face ao E46, fico com a ideia de que o espaço interior e mala não são tão superiores como se poderia pensar (as dimensões exteriores enganam bem);
- outro ponto muito positivo é a iluminação interior. Todas as portas têm luz na parte inferior e para os 4 passageiros existe iluminação de leitura; as palas sobre os lugares dianteiros também têm iluminação.
- a caixa de velocidades parece que está embebida em manteiga tal é a facilidade e leveza com que é manuseada.
Em estrada é fenomenal a sensação de segurança e conforto a velocidades mais elevadas.
Não me querendo alongar mais pois certamente cairia em exagero tal é a paixão que tenho por este modelo, é surpreendente como um carro com 15 anos nos consegue cativar e transportar com tanto conforto e sem ruídos parasitas.
Penso que independentemente do motor, a gama e39 é um Grande automóvel.

Depois de muito tempo à procura de um E39, modelo pelo qual sou fanático, faço uma breve apresentação à minha mais recente aquisição.








Com quase 2 semanas e 700km percorridos, registo o seguinte:
- numa condução tranquila em cidade e vias rápidas o consumo médio fixa-se nos 10L / 100km. Confesso que estava à espera um pouco menos (8L a 9L). Talvez com uma maior habituação ao carro consiga esses valores;
- a nível mais pessoal e como apreciador de motores diesel de maior cilindrada, o som deste 6 cilindros é música para os meus ouvidos: a partir das 3.000 rpm é fabuloso. Acreditem, ele grita mesmo

- a baixas rotações o motor é algo amorfo (os quase 1600 kg não ajudam) o que em cidade implica consumos mais elevados. A ideia com que fiquei até ao momento é de que se trata de um bom carro para estrada: a partir dos 100Km/h ele deixa de ser molengão, respondendo sempre bem ao acelerador.
- esta versão está equipada com suspensão desportiva. Como nunca utilizei nas mesmas condições e tempo a versão com suspensão original não tenho termo de comparação mas posso dizer que resulta num inconveniente: é necessário maior atenção na subida/descida de rampas de passeios. É muito fácil "tocar" nos lancis;
- embora seja de 1998, o sistema de som é de boa qualidade. O inconveniente da entrada frontal para K7 é ultrapassada pela caixa de CDs na mala;
- esta versão tem vários extras que aconselho vivamente pela sua utilidade: sensores de estacionamento, faróis de xénon e o teto de abrir. Por outro lado existem outros que até ao momento ainda não me fizeram muita falta: cortina elétrica do vidro de trás, o sensor de chuva e os láva-farois;
- curioso que face ao E46, fico com a ideia de que o espaço interior e mala não são tão superiores como se poderia pensar (as dimensões exteriores enganam bem);
- outro ponto muito positivo é a iluminação interior. Todas as portas têm luz na parte inferior e para os 4 passageiros existe iluminação de leitura; as palas sobre os lugares dianteiros também têm iluminação.
- a caixa de velocidades parece que está embebida em manteiga tal é a facilidade e leveza com que é manuseada.
Em estrada é fenomenal a sensação de segurança e conforto a velocidades mais elevadas.
Não me querendo alongar mais pois certamente cairia em exagero tal é a paixão que tenho por este modelo, é surpreendente como um carro com 15 anos nos consegue cativar e transportar com tanto conforto e sem ruídos parasitas.
Penso que independentemente do motor, a gama e39 é um Grande automóvel.