[nunorsilva] - BMW 520d E61

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

GasparM
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2012, 13:21
O meu Carro:: BMW 520d E61 2010/05

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por GasparM »

nunorsilva Escreveu:
GasparM Escreveu:Eu por acaso também tenho estado atento ao teu tópico, pois deixaste de postar consumos no spritmonitor e continuo sem perceber se a tua bimmer passou a melhorar ou piorar nos consumos que fazia...

Quando puderes dá um feedback. :fixe
:D

Não Gaspar, não deixei de colocar os consumos no Spritmonitor... a carrinha é que deixou de andar tanto :P

Com a BOX a carrinha ainda não fez mais de 400km; e grande parte deles nem foram feitos por mim. Não houve nenhum problema, apenas surgiram umas situações que fizeram com que alterasse um pouco a rotina.
Daqui a uns tempos volta tudo ao "normal".

Não te preocupes que eu coloco aqui o feedback. Não só dos consumos mas também dos ajustes que vou fazer na BOX ;)

Obrigado! :fixe

É que ando a pensar no mesmo que tu... Tenho FAP como tu e queria poder baixar consumos porque a minha E61 é automática...

Tive oportunidade de reparar que as tuas médias de velocidade no BC andam muito superiores às minhas (60km/h vs 40km/h) e que ainda assim estou consumos medianos de 0,6 lts/100 de diferença para os teus...

Gostava de poder andar um bocadinho mais depressa e não sendo possivel baixar, pelo menos manter os consumos que tenho actualmente (7,6lts).

Ainda assim tens um factor importante que é os quilometros de autoestrada que fazes diariamente, coisa que eu faço muito raramente... Diariamente só mesmo estrada nacional (100kms/dia em média).

Hoje reparando bem no teu spritmonitor vi (ou fiquei com a sensação) que tens sempre consumos parciais, i.e., nunca atestas o depósito, vais metendo gasóleo e depois logo vês... É coisa que ainda não consegui colocar para as minhas médias (atestar parcialmente o depósito...).

Por último, queria perguntar-te uma coisa, que tenho reparado que se passa comigo e que é o seguinte: Se eu atesto o depósito na totalidade e fica cheio com os 70 lts, consigo fazer 500kms até que chegue ao meio depósito. Consigo gastar 34 litros de gasóleo para fazer os 500kms, o que me indica uma média real de 6,8lts/100km. Do meio do depósito para baixo a minha média aumenta drasticamente e raramente ultrapasso os 825/840kms por depósito, i.e., do meio do depósito para baixo faz-me mais ou menos 325 a 350 kms, não mais que isso, e estão lá mais 35 ou 36 litros de combustível... :wall

Já estive tentado a encher o depósito e deixar chegar a meio e voltar a atestar dai para a frente, será que assim com 70 lts de combustível conseguiria andar a fazer em média 1000kms?

Isto passa-se contigo? Por mero acaso já notaste alguma coisa sobre o que descrevi?

Abraço e fico à espera de ver + mods (se a troika deixar claro!)
Cumprimentos,

GasparM

Projecto: GasparM Project> 520d - E61 2010
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

GasparM Escreveu: Obrigado! :fixe

É que ando a pensar no mesmo que tu... Tenho FAP como tu e queria poder baixar consumos porque a minha E61 é automática...

Tive oportunidade de reparar que as tuas médias de velocidade no BC andam muito superiores às minhas (60km/h vs 40km/h) e que ainda assim estou consumos medianos de 0,6 lts/100 de diferença para os teus...

Gostava de poder andar um bocadinho mais depressa e não sendo possivel baixar, pelo menos manter os consumos que tenho actualmente (7,6lts).

Ainda assim tens um factor importante que é os quilometros de autoestrada que fazes diariamente, coisa que eu faço muito raramente... Diariamente só mesmo estrada nacional (100kms/dia em média).

Hoje reparando bem no teu spritmonitor vi (ou fiquei com a sensação) que tens sempre consumos parciais, i.e., nunca atestas o depósito, vais metendo gasóleo e depois logo vês... É coisa que ainda não consegui colocar para as minhas médias (atestar parcialmente o depósito...).

Por último, queria perguntar-te uma coisa, que tenho reparado que se passa comigo e que é o seguinte: Se eu atesto o depósito na totalidade e fica cheio com os 70 lts, consigo fazer 500kms até que chegue ao meio depósito. Consigo gastar 34 litros de gasóleo para fazer os 500kms, o que me indica uma média real de 6,8lts/100km. Do meio do depósito para baixo a minha média aumenta drasticamente e raramente ultrapasso os 825/840kms por depósito, i.e., do meio do depósito para baixo faz-me mais ou menos 325 a 350 kms, não mais que isso, e estão lá mais 35 ou 36 litros de combustível... :wall

Já estive tentado a encher o depósito e deixar chegar a meio e voltar a atestar dai para a frente, será que assim com 70 lts de combustível conseguiria andar a fazer em média 1000kms?

Isto passa-se contigo? Por mero acaso já notaste alguma coisa sobre o que descrevi?

Abraço e fico à espera de ver + mods (se a troika deixar claro!)

IMHO, se os consumos que fazes são fora de AE, acho-os excelentes. Ainda por cima para uma E61 com caixa automática :)
Tenho quase a certeza que se eu andasse fora de AE regularmente os consumos iriam ser iguais aos teus ;)

Eu faço quilómetros de AE mensalmente... felizmente não precisamos de carro para nos deslocar diariamente e por isso a carrinha está parada :P

Estás enganado; o Spritmonitor só mostra o valor da média se atestares o depósito. Se fores metendo combustível sem atestar, ele vai acumulando os valores e quando atestares ele apresenta-te a média.
Assim, eu tenho enchido sempre o depósito ;)

Quanto à questão sobre o ponteiro de meio depósito, tenho a noção de que é +/- senso comum que os ponteiros descem mais rápido a partir de meio depósito :)
Pelo menos é assim em todos os carros que conduzi e tive oportunidade de reparar nisso.
Por isso, apesar de não ter feito contas tão "rigorosas" como falas, tenho essa noção. Faço mais quilómetros até o ponteiro chegar a metade; depois até ter que voltar a abastecer é um instante. Deve ser da força da gravidade :lol:

Não tenho previstas grandes modificações; apenas umas coisitas mas sim, vai depender de como correrem os negócios :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

GasparM
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2012, 13:21
O meu Carro:: BMW 520d E61 2010/05

Mensagem por GasparM »

Obrigado pelos esclarecimentos :fixe :lovebmw
Cumprimentos,

GasparM

Projecto: GasparM Project> 520d - E61 2010
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Atestei hoje o primeiro depósito depois da compra da BOX. A média não foi nada de especial, pelo contrário, mas deve-se ao fato de ter feito este depósito praticamente em cidade, percursos muito pequenos e muito pára-arranca.

A média foi de 7,3 l/100km mas note-se que a velocidade média deste depósito foi de 37,6 km/h quase de metade dos últimos 3 (63,80 km/h; 56,10 km/h e 71,10 km/h).

Estou convicto que vai baixar quando voltar a fazer os percursos normais :)

Neste abastecimento voltou a acontecer uma coisa que já me tinha acontecido uma vez: atestei até a pistola disparar e depois fui enchendo devagar para evitar espuma e atestar uns litros mais. Tal como da última vez que fiz isto, a pistola não voltou a disparar e acabei por derramar um pouco de combustível :evil:

Conclusão: não volto a fazer isto neste carro. No outro consigo controlar bem, mas neste, por alguma razão, a pistola não dispara e acabo por desperdiçar gasóleo, sujar o carro e ainda me sujo a mim.

Encho até disparar e pronto.

Sobre a BOX, reitero o que já havia dito: apesar de nestes últimos tempos ter andado a fazer percursos fora do normal, acredito que a média vai baixar quando voltar aos percursos normais. E tenho sempre o gozo de ter o carro a disparar muito mais rápido do que sem BOX 8)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Quando detalhei as rodas e as cavas verifiquei que as pinças (aka maxilas) de travão estavam com mau aspeto.

Decidi então fazer um facelift às mesmas.

Não é o fiz da forma ideal. Para ficar perfeito teria que as ter tirado, limpo e pintado. Só depois voltavam para o local.

Mas pronto, fica isso para a próxima muda de discos e/ou óleo de travões.

O processo foi então tirar as rodas, lixar (na medida do possível) as zonas a serem pintadas e isolar tudo com fita e jornais. Depois foi aplicada a tinta resistente a altas temperaturas.

Aproveitei ainda que as rodas estavam fora e voltei a lavar e selar devidamente :)

Vamos a fotos:

Pinça frontal, no estado inicial:

Imagem

Imagem

Isolada a zona e depois de pintada:

Imagem

Retirados os jornais e as fitas,

Imagem

Imagem

E o resultado final:

Imagem

Para as de trás o processo foi o mesmo. Antes de iniciar o trabalho:

Imagem

Imagem

Zona isolada e pintada:

Imagem

E sem o "isolamento":

Imagem

Imagem

E o resultado final:

Imagem

Como já mencionei, esta não é a forma ideal de fazer isto, mas pelo menos ficou com muito melhor aspeto.
:)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

tiagovieira
Membro Senior
Registado: 31 out 2011, 17:29
O meu Carro:: E60

Mensagem por tiagovieira »

Bem melhor :fixe

Isso de pintar um bocado os discos tambem não traz problemas? :think

lhl
Membro Juvenil
Registado: 10 set 2010, 22:40
O meu Carro:: e91

Mensagem por lhl »

tiagovieira Escreveu:Bem melhor :fixe

Isso de pintar um bocado os discos tambem não traz problemas? :think
x2.
em andamento a tinta acaba por sair.

NunesTiago
Membro Gold
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99

Mensagem por NunesTiago »

Ficou com bom aspecto :fixe
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

nunorsilva
Membro Juvenil

Obrigado pelos comentários.

Não há problema; em andamento e com as pastilhas a passarem nos discos, a tinta saiu logo depois das primeiras travagens :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Já te tinha dito, isso ficou com muito bom aspecto, mas para a próxima tens mesmo que desmontar as pinças. :P

Se mandares aquelas peças para a galvanização, avisa, que acho que vou fazer o mesmo no meu.
Aquilo cromadinho dá um charme interessante. :D
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Junglas Escreveu:Já te tinha dito, isso ficou com muito bom aspecto, mas para a próxima tens mesmo que desmontar as pinças. :P

Se mandares aquelas peças para a galvanização, avisa, que acho que vou fazer o mesmo no meu.
Aquilo cromadinho dá um charme interessante. :D
Obrigado Pedro!

Sim, depois digo-te ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

Parabens!!!

A carrinha esta espectacular..... o branco fica super bem.....

:fixe
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

nunorsilva
Membro Juvenil

530dpower Escreveu:Parabens!!!

A carrinha esta espectacular..... o branco fica super bem.....

:fixe
Obrigado!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Não têm havido grandes modificações na carrinha e tem feito alguns quilómetros, "poucos", mas alguns.

Alterei recentemente o mapa da BOX da versão "Fast" para a versão "Sport" e o resultado foi bem agradável.
Já me tinha habituado àquele mapa e decidi mudar para sentir diferenças (ou não) :)

Com o mapa "Sport" a distribuição de potência ficou mais linear e (para mim) bastante mais prazeirosa na condução.

Vamos lá ver se há alterações nos consumos.

Depois deixo aqui o feedback :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Temos que experimentar isso. :P
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem