[nunorsilva] - BMW 520d E61

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

"ies" we do :driving
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Bom, vamos lá desenterrar isto.
A E61 até merece e tem-se portado muito bem. Atingiu recentemente a "puberdade" sem queixas nem barulhos estranhos (pelo menos para já):

(desculpem a qualidade da foto, mas a luminosidade, a estrada e o telemóvel não ajudam :))

Imagem

Arranjei um bom negócio e acabei por fazer o que já estava para fazer à algum tempo: comprei umas barras da Whispbar usadas e depois os respetivos suportes para as bikes :)

Algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Posso confirmar a 10000% o que a marca publicita: estas barras não se ouvem. Ou antes, com estas barras não há qualquer alteração ao ruído em andamento :)

Umas fotos com os suportes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E só por curiosidade, uma foto com as bikes lá em cima:

Imagem

O barulho com os suportes (com ou sem bikes é igual) já é bastante incomodativo. A partir dos 80/90 km/h ouve-se um "assobio" constante. Para quem tem "ouvidos de tísico" como eu, tenho que aumentar bastante o volume da música para não me aborrecer.
Mas pronto, pelo menos as barras são silenciosas e basta tirar os suportes para que o barulho desapareça :)

Mas as alterações não se ficam por aqui. 8)

Tinha comprado à tempos isto:

Imagem

É o punho OEM em pele para a minha carrinha, mas com uma modificação tal que ficou como os punhos dos M3 e M5, iluminado:

Imagem

:)

Como a ligação iria envolver "corte e costura" aguardei por uma outra modificação para evitar andar sempre a desmontar e montar frisos e afins.

Essa outra modificação estava planeada desde que comprei a carrinha, mas tendo em conta os valores envolvidos, teve que ser adiada para esta altura.

Então ficam algumas fotos da instalação. Foram soldados fios aos que vinham do punho para ficar com margem caso queira retirar o punho posteriormente:

Imagem

Imagem

Punho fora (puxar com bastante força controlada para não partirem os dentes :lol:):

Imagem

Fios envolvidos em fita de tecido para evitar barulhos e para ficar muito parecido à montagem de fábrica:

Imagem

O botão dos 4 piscas foi o escolhido para o "corte e costura" por ter ligações mais simples. Passou-se o fio para a zona:

Imagem

Os 2 fios correspondentes ao positivo e ao negativo:

Imagem

Tudo devidamente "soldado" com estanho:

Imagem

E depois envolvido em fita de tecido para ficar com bom aspeto:

Imagem

Em fotos não é possível mostrar o aspeto final. Ficou simplesmente fabuloso! Lindíssimo! Não tenho palavras. Ficou mesmo muito bonito.
Ficam 2 fotos:

Imagem

Imagem

Continuando, a modificação que fui adiando foi a alteração do meu iDrive CCC Business para o iDrive CIC Profissional.
A instalação envolveu a alteração física do ecrã, do leitor de DVD, do painel inferior e de algumas ligações relativas ao som.
Depois foi necessária a respetiva codificação.

Ficam algumas fotos da instalação:

Imagem

Imagem

Novo ecrã já no local:

Imagem

O novo leitor de DVD e o respetivo disco já instalado:

Imagem

A porta USB no porta luvas:

Imagem

E depois de tudo montado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

8)

As novidades no CIC para mim são muitas e ainda ando a explorar o novo sistema (se calhar é por isso que a bateria já começou a dar de si :?).

Quero deixar o meu muito obrigado ao João Pimpão, por tudo :fixe
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Como já te tinha dito, excelentes upgrades.

Eu já cá venho actualizar o meu. :P
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Junglas Escreveu:Como já te tinha dito, excelentes upgrades.

Já colocaste o extra dos M3? :P
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

nunorsilva Escreveu:
Junglas Escreveu:Como já te tinha dito, excelentes upgrades.

Já colocaste o extra dos M3? :P
É do M5. Sim, acabei hoje a montagem!

nunorsilva
Membro Juvenil

Já suspeitava que a bateria não estaria nos seus melhores dias até que no outro dia fui mesmo presenteado com um aviso de bateria fraca.

Desde aí comecei numa "odisseia" para ver preços e ver que tipo de bateria seria a mais indicada, como a mudar, e (mais importante) como fazer o respetivo registo dela no carro.

A bateria ainda era a original e era uma de 80Ah e 800A AGM -> http://en.wikipedia.org/wiki/Agm_battery.

Apesar do valor bem mais alto para este tipo de baterias decidi manter-me com uma bateria AGM.
Se saiu de fábrica assim é porque acharam que seria a mais indicada. :)

Imagem

A bateria escolhida foi uma BOSCH S6 AGM com 95Ah e 850A.

Imagem

O meu primeiro problema foi perceber se a bateria caberia lá pois era uns cm mais comprida do que a original. O compartimento aparentava ter espaço mas era necessário saber se a conseguiria fixar lá.
Felizmente sim :)

Umas fotos do processo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma comparação entre a original e a nova:

Imagem

Imagem

O espaço já limpo do "lixo" alemão que ainda tinha :005:

Imagem

E a BOSCH no sitio já seguro pelo parafuso se a fixa no local. Ainda dá para baterias um pouco mais compridas; uns 2 ou 3cm no máximo.

Imagem

Imagem

Imagem

Aconselharam-me a juntar os 2 bornes (positivo e negativo) antes de ligar a nova bateria para "limpar" alguma eletricidade estática que houvesse no circuito e/ou módulos:

Imagem

E já no sito:

Imagem

A parte seguinte foi menos "física". Mas também um pouco "custosa" pois foi a primeira vez que fiz a operação.
Resumidamente tinha que dizer ao carro que já não tinha uma bateria de 80Ah mas uma de 95Ah (90Ah pois não há outra opção), reiniciar o IBS (sensor inteligente da bateria - adoro estas traduções!!) e reiniciar o histórico de cargas da bateria.

Para quem conhece o software, esta foi a sequência que fiz:
Com o NCS:
- retirei a bateria antiga do VO do carro;
- codifiquei o VO no CAS e no LMA com a nova bateria (SA536) - MUITO obrigado pela dica João!
- codifiquei o parâmetro KLASSE_BATTERIE no módulo CAS com 90ah_agm;

Com o INPA:
- Reiniciei o IBS;
- Reiniciei o histórico das cargas da bateria.

Depois confirmei com o DIS e com o INPA que tudo estava correto:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, agora ando a engendrar uma outra modificação... vamos lá ver como corre :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

Bom trabalho Nuno!

nunorsilva
Membro Juvenil

Junglas Escreveu:Bom trabalho Nuno!
Obrigado :fixe

Esqueci-me ainda de mencionar que o último passo foi inicializar a direção ativa, o teto de abrir e os vidros elétricos :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Muito bom Nuno. A pouco e pouco essa E61 fica no ponto.

Ainda bem que as dicas deram resultado, ainda que fosse a conduzir quando tas dei :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

nunorsilva
Membro Juvenil

JPimpao01 Escreveu:Muito bom Nuno. A pouco e pouco essa E61 fica no ponto.

Ainda bem que as dicas deram resultado, ainda que fosse a conduzir quando tas dei :lol1
:susto

A sério!?

Bom, então repito o que já te disse: quem sabe, sabe!! A experiência conta muito :fixe

Muito obrigado mais uma vez João!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Este fim de semana a E61 fez mais umas centenas de quilómetros e levou mais uns "mimos" necessários :)

Consegui um muito bom negócio e comprei 2 pneus para a frente. Os Goodyear Eagle NCT 5 que tinha já estavam no limiar do limite e ia ter que os trocar antes do próximo Inverno.
Assim, troquei por uns Bridgestone Turanza ER33 RFT usados mas ainda com muito muito piso:

Imagem

Imagem

Sim, a jante está muito mal tratada ali; não fui eu, foi o anterior dono :(

A seu tempo irão ser todas reparadas :)

Os pneus não são do melhor que a Bridgestone tem, mas o negócio foi mesmo muito bom.
Estas imagens são do site www.pneucity.com

Imagem

Os Goodyear têm estas características (dados tirados do mesmo site)

Imagem

Perdi um pouco no consumo (espero que a diferença seja mínima) e no ruído de rolamento (que até ver é bastante aceitável) e ganhei na aderência à chuva. Os Goodyear eram claramente pneus de Verão.

Claro que fiquei com a frente bastante mais macia em estradas com mau piso e ao nível da resposta da direção não notei rigorosamente nada :)

Uma foto num abastecimento:

Imagem

E os dados do computador de bordo passados uns 300 km depois do abastecimento (faço reset sempre que abasteço):

Imagem

Isto foi em ritmos calmos (120 km/h - 140km/h) e em AE... o que estraga "tudo" é o pára-arranca de andar na cidade.
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

5.7 de média e ainda "refilas" que os meus consumos são baixos... :P

nunorsilva
Membro Juvenil

Junglas Escreveu:5.7 de média e ainda "refilas" que os meus consumos são baixos... :P
Os teus consumos são baixos... ainda por cima para um 3 litros.
Mas não te esqueças que isto foi tudo feito em AE e a velocidades moderadas com cruise control.

Umas voltinhas aqui e ali e lá vai a média!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

A E61 continua a rolar e conta já com mais de 153 mil quilómetros, sem ruídos estranhos vindos do motor :)

Nos últimos tempos fui fazendo umas pequenas manutenções, nada de especial, mas que deixo aqui registado.

A ilharga (este nome é muito estranho) da porta do condutor tem o autocolante com a pressão dos pneus.
Quando comprei a carrinha o autocolante estava rasgado, a chapa riscada e sem tinta. Tinha ainda um valente arranhão perto.

Antes:

Imagem

Imagem

Imagem

Comprei o autocolante novo:

Imagem

Tirei o que lá estava (bendito 1Z Acrysol, os restos de cola teimavam em não sair, até que me lembrei dele :))

Imagem

Dei uns retoques com tinta original e colei o novo autocolante:

Imagem

O flash engana: o retoque que não ficou por baixo do autocolante ficou melhor, mas ainda se nota :)

Também quando a comprei, um dos apoios para a levantar não existia...
Comprei um apoio novo:

Imagem

Imagem

Como estava:

Imagem

E como ficou:

Imagem

:)

Outra coisa ainda que faltava já quando a comprei era um dos velcros que seguram o tapete; neste caso o do passageiro (acho que atrás também deviam ter pois os de trás é que andam sempre fora do sitio, mas pronto).

A BMW não vende à unidade, então tive que comprar 5. Ficam para stock :D

Imagem

Imagem

O que supostamente parte com alguma facilidade é a parte de baixo:

Imagem

Antes:

Imagem

Depois:

Imagem

Por "último" mas não menos importante, tive que voltar a desmontar a escova de trás.
Já no primeiro outono/inverno que E61 passou cá tive que o fazer pois a escova de trás mexia-se com muita dificuldade.
Achei que tinha resolvido o problema, mas reparei à uns tempos que estava a voltar ao mesmo. Antes que o esforço desse cabo do motor, voltei a desmontar tudo.

Desta vez tirei fotos e fui um pouco mais radical.

Tiram-se os plásticos que escondem os parafusos:

Imagem

Depois desapertam-se os respetivos e desliga-se a ficha da abertura do vidro da mala.

Imagem

Desaperta-se do outro lado:

Imagem

E separa-se o puxador do restante mecanismo:

Imagem

Imagem

Imagem

Não consegui (nem me quis aventurar a) desmontar mais do que isto. O mecanismo parece ser uma peça só, e o que fica aparentemente calcinado é o seu interior.
O esforço para o mexer era simplesmente absurdo, quase não o conseguia fazer. Imagino o esforço que motor já estava a fazer.

Ora então peguei no mecanismo e deixei-o de molho em "petróleo" (PetroCleaner comprado no Leroy Merlin) durante 2 dias:

Imagem

Depois disso, já se mexia um pouco melhor, mas longe do ideal.
Então deixei-o de molho durante 3 dias em WD40:

Imagem

Todos os dias ia lá rodar o veio do mecanismo e aos poucos lá foi ficando mais solto.
Ficou solto ao ponto de eu o conseguir mexer só com os dedos e só com uma mão :)
Antes eram necessárias ferramentas do tipo: alicate de pressão, chave inglesa, etc...

Depois foi montar tudo no local e verificar que a escova agora trabalha sem esforço no vidro.

Tenho tido o cuidado de tentar lubrificar o veio da parte de cima (dentro do possível) regularmente para evitar que volte ao mesmo.

E pronto, são pequenas coisas mas que vão rejuvenescendo a E61 :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Não há palavras!! Excelente!! :palmas :palmas
Imagem

BMW E46 Compact 318td