
[nunorsilva] - BMW 520d E61
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Bom, vamos lá desenterrar isto.
A E61 até merece e tem-se portado muito bem. Atingiu recentemente a "puberdade" sem queixas nem barulhos estranhos (pelo menos para já):
(desculpem a qualidade da foto, mas a luminosidade, a estrada e o telemóvel não ajudam
)
Arranjei um bom negócio e acabei por fazer o que já estava para fazer à algum tempo: comprei umas barras da Whispbar usadas e depois os respetivos suportes para as bikes
Algumas fotos:
Posso confirmar a 10000% o que a marca publicita: estas barras não se ouvem. Ou antes, com estas barras não há qualquer alteração ao ruído em andamento
Umas fotos com os suportes:



E só por curiosidade, uma foto com as bikes lá em cima:

O barulho com os suportes (com ou sem bikes é igual) já é bastante incomodativo. A partir dos 80/90 km/h ouve-se um "assobio" constante. Para quem tem "ouvidos de tísico" como eu, tenho que aumentar bastante o volume da música para não me aborrecer.
Mas pronto, pelo menos as barras são silenciosas e basta tirar os suportes para que o barulho desapareça
Mas as alterações não se ficam por aqui.
Tinha comprado à tempos isto:

É o punho OEM em pele para a minha carrinha, mas com uma modificação tal que ficou como os punhos dos M3 e M5, iluminado:


Como a ligação iria envolver "corte e costura" aguardei por uma outra modificação para evitar andar sempre a desmontar e montar frisos e afins.
Essa outra modificação estava planeada desde que comprei a carrinha, mas tendo em conta os valores envolvidos, teve que ser adiada para esta altura.
Então ficam algumas fotos da instalação. Foram soldados fios aos que vinham do punho para ficar com margem caso queira retirar o punho posteriormente:


Punho fora (puxar com bastante força controlada para não partirem os dentes
):

Fios envolvidos em fita de tecido para evitar barulhos e para ficar muito parecido à montagem de fábrica:

O botão dos 4 piscas foi o escolhido para o "corte e costura" por ter ligações mais simples. Passou-se o fio para a zona:

Os 2 fios correspondentes ao positivo e ao negativo:

Tudo devidamente "soldado" com estanho:

E depois envolvido em fita de tecido para ficar com bom aspeto:

Em fotos não é possível mostrar o aspeto final. Ficou simplesmente fabuloso! Lindíssimo! Não tenho palavras. Ficou mesmo muito bonito.
Ficam 2 fotos:


Continuando, a modificação que fui adiando foi a alteração do meu iDrive CCC Business para o iDrive CIC Profissional.
A instalação envolveu a alteração física do ecrã, do leitor de DVD, do painel inferior e de algumas ligações relativas ao som.
Depois foi necessária a respetiva codificação.
Ficam algumas fotos da instalação:


Novo ecrã já no local:

O novo leitor de DVD e o respetivo disco já instalado:

A porta USB no porta luvas:

E depois de tudo montado:




As novidades no CIC para mim são muitas e ainda ando a explorar o novo sistema (se calhar é por isso que a bateria já começou a dar de si
).
Quero deixar o meu muito obrigado ao João Pimpão, por tudo :fixe
A E61 até merece e tem-se portado muito bem. Atingiu recentemente a "puberdade" sem queixas nem barulhos estranhos (pelo menos para já):
(desculpem a qualidade da foto, mas a luminosidade, a estrada e o telemóvel não ajudam

Arranjei um bom negócio e acabei por fazer o que já estava para fazer à algum tempo: comprei umas barras da Whispbar usadas e depois os respetivos suportes para as bikes

Algumas fotos:
Posso confirmar a 10000% o que a marca publicita: estas barras não se ouvem. Ou antes, com estas barras não há qualquer alteração ao ruído em andamento

Umas fotos com os suportes:
E só por curiosidade, uma foto com as bikes lá em cima:
O barulho com os suportes (com ou sem bikes é igual) já é bastante incomodativo. A partir dos 80/90 km/h ouve-se um "assobio" constante. Para quem tem "ouvidos de tísico" como eu, tenho que aumentar bastante o volume da música para não me aborrecer.
Mas pronto, pelo menos as barras são silenciosas e basta tirar os suportes para que o barulho desapareça

Mas as alterações não se ficam por aqui.

Tinha comprado à tempos isto:
É o punho OEM em pele para a minha carrinha, mas com uma modificação tal que ficou como os punhos dos M3 e M5, iluminado:

Como a ligação iria envolver "corte e costura" aguardei por uma outra modificação para evitar andar sempre a desmontar e montar frisos e afins.
Essa outra modificação estava planeada desde que comprei a carrinha, mas tendo em conta os valores envolvidos, teve que ser adiada para esta altura.
Então ficam algumas fotos da instalação. Foram soldados fios aos que vinham do punho para ficar com margem caso queira retirar o punho posteriormente:
Punho fora (puxar com bastante força controlada para não partirem os dentes

Fios envolvidos em fita de tecido para evitar barulhos e para ficar muito parecido à montagem de fábrica:
O botão dos 4 piscas foi o escolhido para o "corte e costura" por ter ligações mais simples. Passou-se o fio para a zona:
Os 2 fios correspondentes ao positivo e ao negativo:
Tudo devidamente "soldado" com estanho:
E depois envolvido em fita de tecido para ficar com bom aspeto:
Em fotos não é possível mostrar o aspeto final. Ficou simplesmente fabuloso! Lindíssimo! Não tenho palavras. Ficou mesmo muito bonito.
Ficam 2 fotos:
Continuando, a modificação que fui adiando foi a alteração do meu iDrive CCC Business para o iDrive CIC Profissional.
A instalação envolveu a alteração física do ecrã, do leitor de DVD, do painel inferior e de algumas ligações relativas ao som.
Depois foi necessária a respetiva codificação.
Ficam algumas fotos da instalação:
Novo ecrã já no local:
O novo leitor de DVD e o respetivo disco já instalado:
A porta USB no porta luvas:
E depois de tudo montado:

As novidades no CIC para mim são muitas e ainda ando a explorar o novo sistema (se calhar é por isso que a bateria já começou a dar de si

Quero deixar o meu muito obrigado ao João Pimpão, por tudo :fixe
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Como já te tinha dito, excelentes upgrades.
Eu já cá venho actualizar o meu.
Eu já cá venho actualizar o meu.

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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Já colocaste o extra dos M3?Junglas Escreveu:Como já te tinha dito, excelentes upgrades.
Eu já cá venho actualizar o meu.

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
É do M5. Sim, acabei hoje a montagem!nunorsilva Escreveu:Já colocaste o extra dos M3?Junglas Escreveu:Como já te tinha dito, excelentes upgrades.
Eu já cá venho actualizar o meu.
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Já suspeitava que a bateria não estaria nos seus melhores dias até que no outro dia fui mesmo presenteado com um aviso de bateria fraca.
Desde aí comecei numa "odisseia" para ver preços e ver que tipo de bateria seria a mais indicada, como a mudar, e (mais importante) como fazer o respetivo registo dela no carro.
A bateria ainda era a original e era uma de 80Ah e 800A AGM -> http://en.wikipedia.org/wiki/Agm_battery.
Apesar do valor bem mais alto para este tipo de baterias decidi manter-me com uma bateria AGM.
Se saiu de fábrica assim é porque acharam que seria a mais indicada.

A bateria escolhida foi uma BOSCH S6 AGM com 95Ah e 850A.

O meu primeiro problema foi perceber se a bateria caberia lá pois era uns cm mais comprida do que a original. O compartimento aparentava ter espaço mas era necessário saber se a conseguiria fixar lá.
Felizmente sim
Umas fotos do processo:




Uma comparação entre a original e a nova:


O espaço já limpo do "lixo" alemão que ainda tinha :005:

E a BOSCH no sitio já seguro pelo parafuso se a fixa no local. Ainda dá para baterias um pouco mais compridas; uns 2 ou 3cm no máximo.



Aconselharam-me a juntar os 2 bornes (positivo e negativo) antes de ligar a nova bateria para "limpar" alguma eletricidade estática que houvesse no circuito e/ou módulos:

E já no sito:

A parte seguinte foi menos "física". Mas também um pouco "custosa" pois foi a primeira vez que fiz a operação.
Resumidamente tinha que dizer ao carro que já não tinha uma bateria de 80Ah mas uma de 95Ah (90Ah pois não há outra opção), reiniciar o IBS (sensor inteligente da bateria - adoro estas traduções!!) e reiniciar o histórico de cargas da bateria.
Para quem conhece o software, esta foi a sequência que fiz:
Com o NCS:
- retirei a bateria antiga do VO do carro;
- codifiquei o VO no CAS e no LMA com a nova bateria (SA536) - MUITO obrigado pela dica João!
- codifiquei o parâmetro KLASSE_BATTERIE no módulo CAS com 90ah_agm;
Com o INPA:
- Reiniciei o IBS;
- Reiniciei o histórico das cargas da bateria.
Depois confirmei com o DIS e com o INPA que tudo estava correto:



Bom, agora ando a engendrar uma outra modificação... vamos lá ver como corre
Desde aí comecei numa "odisseia" para ver preços e ver que tipo de bateria seria a mais indicada, como a mudar, e (mais importante) como fazer o respetivo registo dela no carro.
A bateria ainda era a original e era uma de 80Ah e 800A AGM -> http://en.wikipedia.org/wiki/Agm_battery.
Apesar do valor bem mais alto para este tipo de baterias decidi manter-me com uma bateria AGM.
Se saiu de fábrica assim é porque acharam que seria a mais indicada.

A bateria escolhida foi uma BOSCH S6 AGM com 95Ah e 850A.
O meu primeiro problema foi perceber se a bateria caberia lá pois era uns cm mais comprida do que a original. O compartimento aparentava ter espaço mas era necessário saber se a conseguiria fixar lá.
Felizmente sim

Umas fotos do processo:
Uma comparação entre a original e a nova:
O espaço já limpo do "lixo" alemão que ainda tinha :005:
E a BOSCH no sitio já seguro pelo parafuso se a fixa no local. Ainda dá para baterias um pouco mais compridas; uns 2 ou 3cm no máximo.
Aconselharam-me a juntar os 2 bornes (positivo e negativo) antes de ligar a nova bateria para "limpar" alguma eletricidade estática que houvesse no circuito e/ou módulos:
E já no sito:
A parte seguinte foi menos "física". Mas também um pouco "custosa" pois foi a primeira vez que fiz a operação.
Resumidamente tinha que dizer ao carro que já não tinha uma bateria de 80Ah mas uma de 95Ah (90Ah pois não há outra opção), reiniciar o IBS (sensor inteligente da bateria - adoro estas traduções!!) e reiniciar o histórico de cargas da bateria.
Para quem conhece o software, esta foi a sequência que fiz:
Com o NCS:
- retirei a bateria antiga do VO do carro;
- codifiquei o VO no CAS e no LMA com a nova bateria (SA536) - MUITO obrigado pela dica João!
- codifiquei o parâmetro KLASSE_BATTERIE no módulo CAS com 90ah_agm;
Com o INPA:
- Reiniciei o IBS;
- Reiniciei o histórico das cargas da bateria.
Depois confirmei com o DIS e com o INPA que tudo estava correto:
Bom, agora ando a engendrar uma outra modificação... vamos lá ver como corre

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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Obrigado :fixeJunglas Escreveu:Bom trabalho Nuno!
Esqueci-me ainda de mencionar que o último passo foi inicializar a direção ativa, o teto de abrir e os vidros elétricos

- JPimpao01
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Muito bom Nuno. A pouco e pouco essa E61 fica no ponto.
Ainda bem que as dicas deram resultado, ainda que fosse a conduzir quando tas dei :lol1
Ainda bem que as dicas deram resultado, ainda que fosse a conduzir quando tas dei :lol1
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
:sustoJPimpao01 Escreveu:Muito bom Nuno. A pouco e pouco essa E61 fica no ponto.
Ainda bem que as dicas deram resultado, ainda que fosse a conduzir quando tas dei :lol1
A sério!?
Bom, então repito o que já te disse: quem sabe, sabe!! A experiência conta muito :fixe
Muito obrigado mais uma vez João!
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- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Este fim de semana a E61 fez mais umas centenas de quilómetros e levou mais uns "mimos" necessários 
Consegui um muito bom negócio e comprei 2 pneus para a frente. Os Goodyear Eagle NCT 5 que tinha já estavam no limiar do limite e ia ter que os trocar antes do próximo Inverno.
Assim, troquei por uns Bridgestone Turanza ER33 RFT usados mas ainda com muito muito piso:


Sim, a jante está muito mal tratada ali; não fui eu, foi o anterior dono
A seu tempo irão ser todas reparadas
Os pneus não são do melhor que a Bridgestone tem, mas o negócio foi mesmo muito bom.
Estas imagens são do site www.pneucity.com

Os Goodyear têm estas características (dados tirados do mesmo site)

Perdi um pouco no consumo (espero que a diferença seja mínima) e no ruído de rolamento (que até ver é bastante aceitável) e ganhei na aderência à chuva. Os Goodyear eram claramente pneus de Verão.
Claro que fiquei com a frente bastante mais macia em estradas com mau piso e ao nível da resposta da direção não notei rigorosamente nada
Uma foto num abastecimento:

E os dados do computador de bordo passados uns 300 km depois do abastecimento (faço reset sempre que abasteço):

Isto foi em ritmos calmos (120 km/h - 140km/h) e em AE... o que estraga "tudo" é o pára-arranca de andar na cidade.

Consegui um muito bom negócio e comprei 2 pneus para a frente. Os Goodyear Eagle NCT 5 que tinha já estavam no limiar do limite e ia ter que os trocar antes do próximo Inverno.
Assim, troquei por uns Bridgestone Turanza ER33 RFT usados mas ainda com muito muito piso:
Sim, a jante está muito mal tratada ali; não fui eu, foi o anterior dono

A seu tempo irão ser todas reparadas

Os pneus não são do melhor que a Bridgestone tem, mas o negócio foi mesmo muito bom.
Estas imagens são do site www.pneucity.com

Os Goodyear têm estas características (dados tirados do mesmo site)

Perdi um pouco no consumo (espero que a diferença seja mínima) e no ruído de rolamento (que até ver é bastante aceitável) e ganhei na aderência à chuva. Os Goodyear eram claramente pneus de Verão.
Claro que fiquei com a frente bastante mais macia em estradas com mau piso e ao nível da resposta da direção não notei rigorosamente nada

Uma foto num abastecimento:
E os dados do computador de bordo passados uns 300 km depois do abastecimento (faço reset sempre que abasteço):
Isto foi em ritmos calmos (120 km/h - 140km/h) e em AE... o que estraga "tudo" é o pára-arranca de andar na cidade.
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
5.7 de média e ainda "refilas" que os meus consumos são baixos... 

-
- Membro Juvenil
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- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Os teus consumos são baixos... ainda por cima para um 3 litros.Junglas Escreveu:5.7 de média e ainda "refilas" que os meus consumos são baixos...
Mas não te esqueças que isto foi tudo feito em AE e a velocidades moderadas com cruise control.
Umas voltinhas aqui e ali e lá vai a média!
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- Membro Juvenil
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- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
A E61 continua a rolar e conta já com mais de 153 mil quilómetros, sem ruídos estranhos vindos do motor 
Nos últimos tempos fui fazendo umas pequenas manutenções, nada de especial, mas que deixo aqui registado.
A ilharga (este nome é muito estranho) da porta do condutor tem o autocolante com a pressão dos pneus.
Quando comprei a carrinha o autocolante estava rasgado, a chapa riscada e sem tinta. Tinha ainda um valente arranhão perto.
Antes:



Comprei o autocolante novo:

Tirei o que lá estava (bendito 1Z Acrysol, os restos de cola teimavam em não sair, até que me lembrei dele
)

Dei uns retoques com tinta original e colei o novo autocolante:

O flash engana: o retoque que não ficou por baixo do autocolante ficou melhor, mas ainda se nota
Também quando a comprei, um dos apoios para a levantar não existia...
Comprei um apoio novo:


Como estava:

E como ficou:


Outra coisa ainda que faltava já quando a comprei era um dos velcros que seguram o tapete; neste caso o do passageiro (acho que atrás também deviam ter pois os de trás é que andam sempre fora do sitio, mas pronto).
A BMW não vende à unidade, então tive que comprar 5. Ficam para stock


O que supostamente parte com alguma facilidade é a parte de baixo:

Antes:

Depois:

Por "último" mas não menos importante, tive que voltar a desmontar a escova de trás.
Já no primeiro outono/inverno que E61 passou cá tive que o fazer pois a escova de trás mexia-se com muita dificuldade.
Achei que tinha resolvido o problema, mas reparei à uns tempos que estava a voltar ao mesmo. Antes que o esforço desse cabo do motor, voltei a desmontar tudo.
Desta vez tirei fotos e fui um pouco mais radical.
Tiram-se os plásticos que escondem os parafusos:

Depois desapertam-se os respetivos e desliga-se a ficha da abertura do vidro da mala.

Desaperta-se do outro lado:

E separa-se o puxador do restante mecanismo:



Não consegui (nem me quis aventurar a) desmontar mais do que isto. O mecanismo parece ser uma peça só, e o que fica aparentemente calcinado é o seu interior.
O esforço para o mexer era simplesmente absurdo, quase não o conseguia fazer. Imagino o esforço que motor já estava a fazer.
Ora então peguei no mecanismo e deixei-o de molho em "petróleo" (PetroCleaner comprado no Leroy Merlin) durante 2 dias:

Depois disso, já se mexia um pouco melhor, mas longe do ideal.
Então deixei-o de molho durante 3 dias em WD40:

Todos os dias ia lá rodar o veio do mecanismo e aos poucos lá foi ficando mais solto.
Ficou solto ao ponto de eu o conseguir mexer só com os dedos e só com uma mão
Antes eram necessárias ferramentas do tipo: alicate de pressão, chave inglesa, etc...
Depois foi montar tudo no local e verificar que a escova agora trabalha sem esforço no vidro.
Tenho tido o cuidado de tentar lubrificar o veio da parte de cima (dentro do possível) regularmente para evitar que volte ao mesmo.
E pronto, são pequenas coisas mas que vão rejuvenescendo a E61

Nos últimos tempos fui fazendo umas pequenas manutenções, nada de especial, mas que deixo aqui registado.
A ilharga (este nome é muito estranho) da porta do condutor tem o autocolante com a pressão dos pneus.
Quando comprei a carrinha o autocolante estava rasgado, a chapa riscada e sem tinta. Tinha ainda um valente arranhão perto.
Antes:
Comprei o autocolante novo:
Tirei o que lá estava (bendito 1Z Acrysol, os restos de cola teimavam em não sair, até que me lembrei dele

Dei uns retoques com tinta original e colei o novo autocolante:
O flash engana: o retoque que não ficou por baixo do autocolante ficou melhor, mas ainda se nota

Também quando a comprei, um dos apoios para a levantar não existia...
Comprei um apoio novo:
Como estava:
E como ficou:

Outra coisa ainda que faltava já quando a comprei era um dos velcros que seguram o tapete; neste caso o do passageiro (acho que atrás também deviam ter pois os de trás é que andam sempre fora do sitio, mas pronto).
A BMW não vende à unidade, então tive que comprar 5. Ficam para stock

O que supostamente parte com alguma facilidade é a parte de baixo:
Antes:
Depois:
Por "último" mas não menos importante, tive que voltar a desmontar a escova de trás.
Já no primeiro outono/inverno que E61 passou cá tive que o fazer pois a escova de trás mexia-se com muita dificuldade.
Achei que tinha resolvido o problema, mas reparei à uns tempos que estava a voltar ao mesmo. Antes que o esforço desse cabo do motor, voltei a desmontar tudo.
Desta vez tirei fotos e fui um pouco mais radical.
Tiram-se os plásticos que escondem os parafusos:
Depois desapertam-se os respetivos e desliga-se a ficha da abertura do vidro da mala.
Desaperta-se do outro lado:
E separa-se o puxador do restante mecanismo:
Não consegui (nem me quis aventurar a) desmontar mais do que isto. O mecanismo parece ser uma peça só, e o que fica aparentemente calcinado é o seu interior.
O esforço para o mexer era simplesmente absurdo, quase não o conseguia fazer. Imagino o esforço que motor já estava a fazer.
Ora então peguei no mecanismo e deixei-o de molho em "petróleo" (PetroCleaner comprado no Leroy Merlin) durante 2 dias:
Depois disso, já se mexia um pouco melhor, mas longe do ideal.
Então deixei-o de molho durante 3 dias em WD40:
Todos os dias ia lá rodar o veio do mecanismo e aos poucos lá foi ficando mais solto.
Ficou solto ao ponto de eu o conseguir mexer só com os dedos e só com uma mão

Antes eram necessárias ferramentas do tipo: alicate de pressão, chave inglesa, etc...
Depois foi montar tudo no local e verificar que a escova agora trabalha sem esforço no vidro.
Tenho tido o cuidado de tentar lubrificar o veio da parte de cima (dentro do possível) regularmente para evitar que volte ao mesmo.
E pronto, são pequenas coisas mas que vão rejuvenescendo a E61

- ode_joy
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Não há palavras!! Excelente!! :palmas :palmas

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