Página 1 de 4

BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Enviado: 16 ago 2010, 16:55
por pmgoliv
Boas,
No seguimento do tópico que tinha aberto de apresentação, aqui fica uma espécie de Diário de Bordo (deverá ser mais para o semanário ou "mensalário"...).
Não tenho em mente grande alterações para o carro, exceptuando talvez a saída dos pneus RFT para uns normais.

Anteriormente tinha uma Audi A4 1.9TDi 130cv, já com algumas alterações, que estava impecável. Tirando revisões e as alterações feitas, problemas que me lembre foram uma buzina, sensor de temperatura e termostato e um switch de stops, em todos os anos que esteve nas minhas mãos.

Mas procurava algo mais. O espaço no banco traseiro da A4 é exíguo e estava um bocadinho farto do típico matraquear de um 4 cilindros diesel. Vai daí que...

Desde Julho que sou o feliz proprietário de uma BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007. Foi comprada num concessionário oficial BMW da Alemanha, trazendo garantia europeia de 12 meses.
Fui eu que tratei de todo o processo de aquisição e fui à Alemanha buscar a máquina. Uma viagem bem porreira, embora cansativa.
Neste momento já rola devidamente legalizada.
Espero que me traga tantas alegrias quantas as que a A4 me deu.

Principais características da máquina:
BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007
6L 2993cc com 235cv e FAP
Caixa automática
Cerca de 61000km actualmente (tinha 57877km quando a levantei no stand)
Cor: preto carbono
Pack M completo interior e exterior
Navegação profissional com mãos livres bluetooth
Luzes xenon direccionais com máximos automáticos
Tecto panorâmico
Interiores em preto com frisos em alumínio
Bancos desportivos em pele
Head-up-Display
Sistema de som Hi-Fi com ligação USB
Comandos por voz
E outras mariquices

Uma primeira foto ainda na Alemanha:
Imagem

Aqui ficam mais algumas fotos, já em casa:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Cumps,

-- Segunda Ago 16, 2010 4:04 pm --

Depois da conversa da treta anterior, vamos ao que interessa.

Primeiras impressões:
A carrinha já fez mais de 3000km nas minhas mãos, dos quais 2500km na viagem da Alemanha para cá. Com o deslumbramento inicial, esqueci-me de fazer reset ao CB e por isso não tenho uma média exacta do consumo. Mas no CB estava com 7,6l/100, só não sei desde quando lá estava essa média. A viagem foi feita na maioria do percurso às velocidades legais respectivas, dando para apertar de quando em vez mediante as condições da estrada e do trânsito. Ainda assim deu para levar o bicho aos 250km/h, sem stress ou dificuldade... (tudo a bem da ciência...)
Factos curiosos da viagem: estradas na Alemanha todas em obras; estradas na Bélgica um verdadeiro nojo; autoestradas em França caríssimas.

O comportamento requer alguma habituação, por ter características bem diferentes do meu carro anterior. Caixa auto, tracção traseira e direcção de amortecimento variável. Apesar do peso (1775kg) e do tamanho (4,85m de comprimento), tem uma entrada em curva muito precisa (mais do que a A4) e também sai melhor e mais rápido.
O conforto não difere muito da minha anterior A4, que também tinha suspensão desportiva. Nesta noto sobretudo o efeito dos pneus RFT: muito duros e "batem" forte em qualquer buraco ou pequena depressão. Primeira alteração programada (infelizmente, daqui a bastantes kms ainda): pneus RFT out.

Relativamente ao motor, simplesmente fantástico. Muito linear e sempre muito forte. Um barulho de funcionamento que faz esquecer o facto de ser a diesel (comparativamente a um 4 cilindros). Em conjunto com a caixa auto acho que funciona muito bem, pois esta aproveita bem o que o motor tem para dar, dependendo das situações. Nota-se claramente diferenças nos regimes de troca de mudança em modo auto, dependendo das condições da estrada (subir, plano, descer) e do tipo de condução (mais calma, ou mais agressiva).
O condutor é que ainda precisa de se habituar a algumas coisas, como seja o uso do efeito kick-down. Em diversas ocasiões me aconteceu, em estrada nacional, ir a 70/80km/h e, para fazer uma ultrapassagem, carregar demais no acelerador e a caixa reduzir de imediato duas relações. O carro dispara e rapidamente vamos nos 150km/h sem querer.

Neste momento, devido à montagem do alarme (que ainda não está concluída, pois, das duas uma: ou o electricista é nabo ou estes carros são muito complicados), a média no CB foi apagada. Depois de ter atestado neste fim de semana pude calcular a média do último depósito: 8,7l/100, com alguma cidade pelo meio, o que me parece um consumo bastante razoável para o carro que é.

Cumps,

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 16 ago 2010, 19:52
por Silvio
Uma excelente máquina sem duvida! Os meus parabens pela aquisição. Em relação a mods pouco tens a fazer, porque a carrinha já é belissima assim, mas qualquer das formas há sempre qualquer coisa a fazer nos nossos meninos. :fixe

Abraço

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 16 ago 2010, 20:16
por giwasa
parabens.... sempre bem vindo maquinas como esses 530d :fixe

um conselho... os serie 5 com kit m possuem suspensao/amortecedor adequados a pneus runflat.

se um dia colocares non run flat o carro vai ficar a curvar pior porque vai adornar muito.

se tirares os runflat aconselho a mudares a suspensao do carro.. o que por 300 euros metes umas molas porreiras.. apesar de uns coiloversa fazem a tua carrinha ficar um tgv :fixe

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 17 ago 2010, 10:33
por pmgoliv
giwasa Escreveu:parabens.... sempre bem vindo maquinas como esses 530d :fixe

um conselho... os serie 5 com kit m possuem suspensao/amortecedor adequados a pneus runflat.

se um dia colocares non run flat o carro vai ficar a curvar pior porque vai adornar muito.

se tirares os runflat aconselho a mudares a suspensao do carro.. o que por 300 euros metes umas molas porreiras.. apesar de uns coiloversa fazem a tua carrinha ficar um tgv :fixe
Acredito que tenhas razão. Normalmente as coisas são pensadas em conjunto.
Mas não gosto nada dos pneus RFT. Batem muito nos pequenos buracos.
E aqueles em particular zunem que se fartam a rolar.

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 25 ago 2010, 11:34
por tuningtop
ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 02 set 2010, 16:51
por pmgoliv
tuningtop Escreveu:ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?
Boas.

O compensar é relativo. Depende do carro, uma vez que o imposto a pagar depende agora da cilindrada e das emissões CO2. Também depende muito se é um carro com muita procura ou não. E depende se existe oferta. Com as características da minha 530d, a oferta nacional era muito reduzida.

Quanto a imposto a pagar, como diz o outro, é fazer as contas, considerando a cilindrada e o CO2. Neste caso em concreto estamos a falar de 14500 biscas.

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 02 set 2010, 16:52
por pmgoliv
tuningtop Escreveu:ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?
Boas.

O compensar é relativo. Depende do carro, uma vez que o imposto a pagar depende agora da cilindrada e das emissões CO2. Também depende muito se é um carro com muita procura ou não. E depende se existe oferta. Com as características da minha 530d, a oferta nacional era muito reduzida.

Quanto a imposto a pagar, como diz o outro, é fazer as contas, considerando a cilindrada e o CO2. Neste caso em concreto estamos a falar de 14500 biscas.

-- Quinta Set 02, 2010 3:58 pm --

Boas.

Relativamente à máquina, nada de especial a apontar. Neste fds levou com mais 500km em cima e tudo a rolar impecável. Anda que é um tiro e a rolar tem um consumo perfeitamente aceitável. Nesta viagem, com pequenas deslocações pelo meio, fez 8,1lt/100 de média. Agora que voltei ao dia-a-dia, com mais cidade, a média sobe logo bastante.

Aproveitei algum tempo livre para fazer um tratamento à pele dos bancos, que ficaram visivelmente com melhor aspecto.

Entretanto, e finalmente, depois de várias peripécias em relação à montagem (o electricista não estava muito dentro da nova geração de carros e de alarmes can-bus), já tenho um alarme Cobra can-bus a funcionar no carro, através do sistema do carro (sem comandos adicionais). Eventualmente mais psicológico do que real, fico mais descansado assim.

Cumps,

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 04 set 2010, 17:16
por germanii
Boa Maquina como foi dito pouco se pode fzer eles jà sao Bonitos :inlove

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 10:25
por pmgoliv
Boas.

Mais 600km feitos de enfiada para ir ao encontro nacional. Tudo 5 estrelas com esta máquina.
Consumo de 7.8lt/100, o que me parece bastante razoável para um bicho de quase 1800kg e 235cv.

Estupidamente, não tenho uma única fotografia do carro no encontro!

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 10:47
por wurth
A Touring está bem bonita :fixe

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 12:29
por a4a4
"Entretanto, e finalmente, depois de várias peripécias em relação à montagem (o electricista não estava muito dentro da nova geração de carros e de alarmes can-bus), já tenho um alarme Cobra can-bus a funcionar no carro, através do sistema do carro (sem comandos adicionais). Eventualmente mais psicológico do que real, fico mais descansado assim."


Boas, gostava de colocar também na minha carrinha um alarme sem comandos adicionais.
podes me indicar quem o faz, onde faz e preços? se preferires podes mandar PM.

na BMW pedem me 450 euros.

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 14:15
por pmgoliv
a4a4 Escreveu: Boas, gostava de colocar também na minha carrinha um alarme sem comandos adicionais.
podes me indicar quem o faz, onde faz e preços? se preferires podes mandar PM.

na BMW pedem me 450 euros.
Boas.
Esses 450 euros não me espantam. Tinha ideia que andava por volta desses valores. Por isso estava para mim fora de hipóteses colocar um original.

Este alarme Cobra acho que cumpre perfeitamente os objectivos. Tem centralina can-bus que se liga directamente ao carro, não precisando de grandes mexidas para instalar.
Suponho que haja melhor, mas considero-o mais que suficiente para o objectivo.
O alarme ficou-me em 150 euros e a montagem em 80, o que dá um total de 230 euros. É só metade do preço do original.

Quanto a sítios, eu não te vou recomendar o sítio onde montei o meu. Aquilo no final ficou 5 estrelas, mas foram muitas peripécias até ficar OK. Felizmente depois estive lá com o carro com o representante da Cobra e esclareceu-se tudo (afinal o facto de não ter ficado logo a funcionar tinha apenas a ver com configurações).

Abraço,

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 17:14
por JPimpao01
pmgoliv Escreveu:Boas.

Mais 600km feitos de enfiada para ir ao encontro nacional. Tudo 5 estrelas com esta máquina.
Consumo de 7.8lt/100, o que me parece bastante razoável para um bicho de quase 1800kg e 235cv.

Estupidamente, não tenho uma única fotografia do carro no encontro!
Eu tenho uma ou duas, mas tenho que "limpar" a matrícula primeiro ;)

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Enviado: 28 set 2010, 17:25
por pmgoliv
JPimpao01 Escreveu:
pmgoliv Escreveu:Boas.

Mais 600km feitos de enfiada para ir ao encontro nacional. Tudo 5 estrelas com esta máquina.
Consumo de 7.8lt/100, o que me parece bastante razoável para um bicho de quase 1800kg e 235cv.

Estupidamente, não tenho uma única fotografia do carro no encontro!
Eu tenho uma ou duas, mas tenho que "limpar" a matrícula primeiro ;)
Ok. Agradeço que apagues a matrícula primeiro.
Depois posta aqui se não for incómodo.

Obrigado.
Abraço,
Pedro.

Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Enviado: 28 set 2010, 19:47
por ode_joy
Linda! :inlove