[nunorsilva] - BMW 520d E61
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Marco, a situação dos E39 é relativamente simples, o braço dos do E39 tem um desenho específico e quando foi desenhado não havia aerotwin. Se verificares o desenho das aerotwin com as que tens actualmente no E39 verificarás que não é fácil estar a desenvolver uma aerotwin E39. Já nos E60 trata-se de um braço normal com uma escova aerotwin (pelo menos a minha quando comprei e a de subsituição BMW é aerotwin.
- djangopt
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
boas escovas... pus a um mes tambem!!
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Obrigado; ainda não experimentei pois a carrinha tem estado a "descansar"djangopt Escreveu:boas escovas... pus a um mes tambem!!
Mas vou testar não tarda nada
- Notlim
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Tou mesmo a precisar de trocar as minhas, Nuno tens link das escovas?
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Encontrei o vendedor através aqui do fórum. Foi no OLX, mas fica aqui o link da página:Notlim Escreveu:Tou mesmo a precisar de trocar as minhas, Nuno tens link das escovas?
http://sacramentoautomoveis.com/contact/
Entra em contacto com eles. São impecáveis.
Fiz transferência bancária e 2 dias depois as escovas estavam cá.
Troquei uns mails com um Sr. Filipe Sacramento.
- djangopt
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
mandei vir 2 para o e60 por 20 euros.. na mister auto como tinha mais peças para mandar vir ficou em conta
- marco pires
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
obrigado pelo esclarecimento companheiro JPimpao01 :fixe
nunorsilva, obrigado pela disponibilidade, vou ver se tem algo para mim :wink1
um abraço.
nunorsilva, obrigado pela disponibilidade, vou ver se tem algo para mim :wink1
um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
O N47 da E61 tem rolado sem problemas e este fim de semana foi alvo de uma pequena manutenção.
Conta já com perto de 156 mil quilómetros e estava na altura de fazer a mudança de óleo e filtro.
Como ainda não tinha mudado o óleo "vitalício" do diferencial traseiro, aproveitei e fiz também a mudança.
Depois de ler vários comentários e de ver alguns vídeos sobre aditivos "cerâmicos" decidi acrescentar o Liqui Moly Cera Tec ao óleo do motor.
O óleo escolhido foi o de sempre: Castrol Edge FST 5w30
O óleo para o diferencial traseiro foi o recomendado: Castrol Systrans B 75w90
O óleo do diferencial é vitalício... como tal, não há parafuso para verter o óleo; só para encher
Felizmente emprestaram-me uma bomba de vácuo (muito obrigado Pedro!!) e o processo ficou assim bastante mais simples.
Usei também a bomba de vácuo para colocar o óleo novo.
Foi desperdiçado algum óleo com este processo, mas tornou-o menos trabalhoso.
As fotos não são muitas e não tirei aquela foto bonita para ver a cor do óleo do diferencial, mas acreditem que estava bem escuro...
O material usado:
Levou um parafuso novo no diferencial; a chave para o desapertar (sextavada de 14mm) e a chave para desapertar o filtro do óleo.
Obrigado Eric!
E a título de curiosidade, a bomba de vácuo que o Pedro me emprestou:
Ainda não tenho feedback sobre o Cera Tec... fiz muito poucos quilómetros neste fim de semana.
Conto reduzir o já pouco barulho do motor e talvez até melhorar consumos.
O tempo o dirá.
Mais uma vez obrigado ao Pedro e ao Eric pela ajuda :fixe
Conta já com perto de 156 mil quilómetros e estava na altura de fazer a mudança de óleo e filtro.
Como ainda não tinha mudado o óleo "vitalício" do diferencial traseiro, aproveitei e fiz também a mudança.
Depois de ler vários comentários e de ver alguns vídeos sobre aditivos "cerâmicos" decidi acrescentar o Liqui Moly Cera Tec ao óleo do motor.
O óleo escolhido foi o de sempre: Castrol Edge FST 5w30
O óleo para o diferencial traseiro foi o recomendado: Castrol Systrans B 75w90
O óleo do diferencial é vitalício... como tal, não há parafuso para verter o óleo; só para encher
Felizmente emprestaram-me uma bomba de vácuo (muito obrigado Pedro!!) e o processo ficou assim bastante mais simples.
Usei também a bomba de vácuo para colocar o óleo novo.
Foi desperdiçado algum óleo com este processo, mas tornou-o menos trabalhoso.
As fotos não são muitas e não tirei aquela foto bonita para ver a cor do óleo do diferencial, mas acreditem que estava bem escuro...
O material usado:
Levou um parafuso novo no diferencial; a chave para o desapertar (sextavada de 14mm) e a chave para desapertar o filtro do óleo.
Obrigado Eric!
E a título de curiosidade, a bomba de vácuo que o Pedro me emprestou:
Ainda não tenho feedback sobre o Cera Tec... fiz muito poucos quilómetros neste fim de semana.
Conto reduzir o já pouco barulho do motor e talvez até melhorar consumos.
O tempo o dirá.
Mais uma vez obrigado ao Pedro e ao Eric pela ajuda :fixe
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Vou estar atento a esse cera tec e a redução de ruído do motor... :fixe
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Como já disse, bom trabalho, Nuno. A E60 agradece os mimos!
-
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Tu e eu :lol1dp123d Escreveu:Vou estar atento a esse cera tec e a redução de ruído do motor... :fixe
Obrigado!
-
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Obrigado mais uma vez Pedro!Junglas Escreveu:Como já disse, bom trabalho, Nuno. A E60 agradece os mimos!
-
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Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
A E61 foi alvo de uma modificação que eu queria desde que a comprei. Nada de especial, relativamente caro para o efeito mas que era daquelas coisas que eu queria mesmo: espelhos com rebatimento motorizado
A procura não foi simples porque há diferenças no tipo de ligações para modelos LCI e pré-LCI e até para os mais recentes (acho eu).
Portanto eu tinha que arranjar uns espelhos com rebatimento automático e preferivelmente com as puddle lights (aquelas luzes nas pontas de cada espelho) para ficarem iguais aos originais.
Mas não precisava só disso: precisava também do módulo dos botões dos vidros e da respetiva moldura.
Fui comprando as coisas sem pressa para custarem (psicologicamente) menos na carteira.
Assim, comecei por comprar o módulo usado, no eBay:
Depois a moldura, nova num concessionário:
Seguiram-se os espelhos (para estes a procura foi longa... bastante longa!), também no eBay:
A ligação é a de 4 pinos (as versões pré-LCI são de 12 pinos divididos por 3 fichas)
Os espelhos eram em preto matte e para ficarem iguais aos originais, mandei pintar.
As fotos não mostram muito bem o estado, mas ficaram muito bons!
O passo seguinte foi a montagem. Tinha que tirar as forras das portas (medo). Fiz algumas pesquisas, falei com quem já o tinha feito e felizmente correu tudo pelo melhor.
Comecei por desligar o negativo da bateria:
Tirar o vidro espelhado fora:
A capa exterior saiu de seguida:
Para desforrar porta, começa-se pela luz de baixo:
O símbolo do airbag e o parafuso que lá está dentro:
O parafuso da forra, junto à dobradiça:
E depois com o auxílio de uma ferramenta deste género, começa-se sempre por baixo a puxar.
Puxa-se com calma e com força QB, depois segue-se as laterais e desengata-se o "L" do puxador da porta. Não tenho foto mas é muito fácil de perceber, depois de olhar para ele.
Quando a forra estiver toda solta e parecer estar presa apenas no meio, puxa-se para cima e ela deverá sair.
A mola que a prende ao centro é esta:
Têm que se tirar a peça de plástico dali e voltar a encaixar na forra.
Desligam-se as ligações existentes:
E depois é desapertar os 3 parafusos que seguram a armação do espelho:
Troca-se a moldura do módulo pela nova:
E depois é fazer o processo inverso. Aproveitei e ainda fiz uma limpeza ás capas exteriores:
Depois de montado e ainda sem o vidro espelhado:
Os vidros espelhados originais eram apenas aquecidos. Como estes espelhos tinham a ligação para anti-encandeamento, tratei de procurar (também no eBay) uns vidros espelhados com aquecimento e anti-encandeamento para ficar perfeito:
Os que têm anti-encandeamento têm uma moldura:
A ligação é muito simples:
Resultado final:
Depois foi codificar o carro e pronto. Ficou perfeito.
Vou fazer um vídeo para colocar aqui. Fica sempre bem
EDIT: 2 vídeos
Este fiz ainda durante a montagem para testar o botão do módulo:
https://www.youtube.com/watch?v=BRgOQf2x4Fg
E este já com tudo devidamente montado.
https://www.youtube.com/watch?v=eMYtbWOUZJM
Está programado da seguinte forma: se fechar apenas com um click no botão do comando os espelhos não recolhem. Se mantiver pressionado os espelhos recolhem (e os vidros e tejadilho fecham). Se tiver recolhido os espelhos desta forma - com o comando - ao abrir a carrinha só com um toque no comando os espelhos abrem.
Se os tiver fechado com o botão do módulo da porta eles mantém a posição a não ser que eu mantenha pressionado o botão de abrir a carrinha no comando.
Espero não ter sido muito confuso
A procura não foi simples porque há diferenças no tipo de ligações para modelos LCI e pré-LCI e até para os mais recentes (acho eu).
Portanto eu tinha que arranjar uns espelhos com rebatimento automático e preferivelmente com as puddle lights (aquelas luzes nas pontas de cada espelho) para ficarem iguais aos originais.
Mas não precisava só disso: precisava também do módulo dos botões dos vidros e da respetiva moldura.
Fui comprando as coisas sem pressa para custarem (psicologicamente) menos na carteira.
Assim, comecei por comprar o módulo usado, no eBay:
Depois a moldura, nova num concessionário:
Seguiram-se os espelhos (para estes a procura foi longa... bastante longa!), também no eBay:
A ligação é a de 4 pinos (as versões pré-LCI são de 12 pinos divididos por 3 fichas)
Os espelhos eram em preto matte e para ficarem iguais aos originais, mandei pintar.
As fotos não mostram muito bem o estado, mas ficaram muito bons!
O passo seguinte foi a montagem. Tinha que tirar as forras das portas (medo). Fiz algumas pesquisas, falei com quem já o tinha feito e felizmente correu tudo pelo melhor.
Comecei por desligar o negativo da bateria:
Tirar o vidro espelhado fora:
A capa exterior saiu de seguida:
Para desforrar porta, começa-se pela luz de baixo:
O símbolo do airbag e o parafuso que lá está dentro:
O parafuso da forra, junto à dobradiça:
E depois com o auxílio de uma ferramenta deste género, começa-se sempre por baixo a puxar.
Puxa-se com calma e com força QB, depois segue-se as laterais e desengata-se o "L" do puxador da porta. Não tenho foto mas é muito fácil de perceber, depois de olhar para ele.
Quando a forra estiver toda solta e parecer estar presa apenas no meio, puxa-se para cima e ela deverá sair.
A mola que a prende ao centro é esta:
Têm que se tirar a peça de plástico dali e voltar a encaixar na forra.
Desligam-se as ligações existentes:
E depois é desapertar os 3 parafusos que seguram a armação do espelho:
Troca-se a moldura do módulo pela nova:
E depois é fazer o processo inverso. Aproveitei e ainda fiz uma limpeza ás capas exteriores:
Depois de montado e ainda sem o vidro espelhado:
Os vidros espelhados originais eram apenas aquecidos. Como estes espelhos tinham a ligação para anti-encandeamento, tratei de procurar (também no eBay) uns vidros espelhados com aquecimento e anti-encandeamento para ficar perfeito:
Os que têm anti-encandeamento têm uma moldura:
A ligação é muito simples:
Resultado final:
Depois foi codificar o carro e pronto. Ficou perfeito.
Vou fazer um vídeo para colocar aqui. Fica sempre bem
EDIT: 2 vídeos
Este fiz ainda durante a montagem para testar o botão do módulo:
https://www.youtube.com/watch?v=BRgOQf2x4Fg
E este já com tudo devidamente montado.
https://www.youtube.com/watch?v=eMYtbWOUZJM
Está programado da seguinte forma: se fechar apenas com um click no botão do comando os espelhos não recolhem. Se mantiver pressionado os espelhos recolhem (e os vidros e tejadilho fecham). Se tiver recolhido os espelhos desta forma - com o comando - ao abrir a carrinha só com um toque no comando os espelhos abrem.
Se os tiver fechado com o botão do módulo da porta eles mantém a posição a não ser que eu mantenha pressionado o botão de abrir a carrinha no comando.
Espero não ter sido muito confuso
Última edição por nunorsilva em 21 mai 2014, 20:35, editado 2 vezes no total.
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Ficou brutal, como já te tinha dito. Ainda hoje falei com o Erick desses espelhos anti-encadeamento, e que é pena não haver para o E46... Oh well...