[nunorsilva] - BMW 520d E61

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

[nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

Viva!

Conforme comentei na minha apresentação, inicio aqui o tópico com o projeto do meu BMW.
Posso dizer que o custo total do carro ficou em cerca de 25500 euros.
Isto inclui o preço do carro, custos da viagem (ida e volta), da legalização e de todas as (muitas) burocracias portuguesas.

Escolhemos esta motorização principalmente por causa dos valores da legalização. Um 530d ou um 535d eram muito aliciantes mas depois de avaliar os custos de ISV, ficaram completamente fora de hipótese.

A carrinha foi comprada com perto de 135 mil quilómetros e é de Janeiro de 2009.

Já sei que este é o motor que "tem tendência" a partir a corrente. Estou consciente disso e vou andar atento para tentar evitar surpresas.
Irei trocar a corrente/correias da distribuição quando chegar aos 200 mil quilómetros, se não for forçado a trocar antes :roll:

A viagem da Alemanha para cá correu sem qualquer tipo de percalços. Foram pouco mais de 2200 quilómetros. Até entrar em Portugal fiz uma média de 5,7 com muito Cruise Control. Em solo português andei um pouco mais rápido e a média acabou por ficar em 5,9 :)

Deixo aqui a lista de extras que a carrinha tem e que eu consegui traduzir (consegui traduzir algumas coisas com pesquisas na Internet, outras foi com ajuda externa):

Informações do veículo
Código: PX31
Tipo: 520D OL (EUR)
Série: E61 (MUE)
Série: 5
Tipo: Tour
Direção: LL
Motor: N47
Tração: Traseira
Transmissão: Mecânica
Cor: Branco Alpine 3 (300)
Bancos: Pele Dakota/Preto (LCSW)

Equipamento standard:
548- Quadrante em quilómetros
851- Versão em alemão

Equipamento extra:
320- Sem designação do modelo
354- Pára brisas com faixa verde
386- Barras de tejadilho
4AT- Frisos interiores em preto, brilhante
402- Tecto panorâmico
423- Tapetes em alcatifa aveludada
428- Triângulo de emergência e estojo de primeiros socorros
431- Espelho retrovisor interior com função automática anti-encandeamento
481- Bancos dianteiros desportivos
494- Bancos dianteiros aquecidos
502- Sistema de lavagem dos faróis
508- PDC - sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
521- Sensor de chuva e controlo automático de luzes de condução
522- Faróis de xénon
524- Controlo de iluminação em curva
534- Ar condicionado automático
544- Cruise Control
563- Pack de luzes (frontal: luzes de leitura / iluminação de espelhos de cortesia, iluminação dos puxadores das portas e zona dos pés)
6AA- BMW serviçe (telefone)
6AB- Telefone
606- Sistema de navegação Business
612- Assistência BMW
616- BMW online
633- Mãos livres Bluetooth
676- Sistema de som HiFi

7MF- Sport Edition
704- Suspensão desportiva M
710- Volante M em pele
715- Pack aerodinâmico M
760- Frisos exteriores BMW Individual Shadow Line, brilhante

Há ainda os extras "800" que são do sistema de navegação mas que ainda não consegui traduzir

Os "defeitos e problemas" que a carrinha tinha originalmente: o "cinzeiro" não se segurava na posição de fechado, o banco do condutor tinha (e ainda tem) as marcas "do costume" e que tenciono pintar assim como a manete das velocidades. O sensor da quantidade de líquido do pára-brisas e óticas não estava a funcionar.
O rubber touch do volante está um pouco gasto na zona dos botões.
Ah, e as 4 tomadas de "isqueiro" não funcionavam... mas era só um fusível :P

Bom, vamos a fotos. Isso é o que o pessoal quer, não é?

Aqui estão as primeiras fotos dela cá em casa, acabado de chegar:
Imagem
Imagem


Uma foto das estatísticas da viagem. Só fiz o reset cerca de 100 quilómetros depois de ter arrancado :)

Imagem


Ora, a primeira coisa que comprei foi:

Imagem

Já me ajudou e concerteza me irá ajudar em manutenções caseiras futuras :)


A carrinha trazia um suporte para um telefone qualquer que não tinha utilidade nenhuma e que estava a tirar ali muito espaço na zona de arrumação do apoio de braço. Como não havia forma de aquele suporte sair sem partir nada (depois descobri porquê - um parafuso que é apertado do lado de dentro), tive mesmo que desmontar aquilo tudo.

O "cinzeiro" também estava com problemas em fixar-se (estava sempre aberto) e tive que desmontar a zona do tabliere da consola central para lá chegar.
Como estava numa de desmontar, tirei também o ecrã do sistema de navegação para limpar e polir.

Ora, como já estava a ficar com algum do interior desmontado decidimos avançar para um primeiro detalhe e limpeza interior. Começava a aparecer lixo em zonas escondidas (encontrei 2 moedas de 1 euro :D) e num sábado à tarde detalhamos o interior.

Algumas fotos do processo. Não estão com uma ordem certa, mas acho que as fotos ajudam sempre alguém que tenha curiosidade em saber como é que as coisas são "por dentro" :)


A desmontagem da zona do apoio de braço:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Este é o tal parafuso que tem que ser desapertado por dentro:

Imagem


Mais fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Para quem tiver dúvidas sobre se o guarda-objetos do apoio de braço é refrigerado ou não, esta foto mostram bem que sim :fixe
Aquele buraco ali abaixo dos fios amarelos e vermelhos é diretamente direcionado para lá!

Imagem

Imagem

Imagem



A desmontagem de algumas peças do tablier:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E o "cinzeiro" pronto a ser retirado (aquele fusível foi o que troquei por causa das tomadas de "isqueiro") :)


Imagem


A peça que partiu e que não deixava o cinzeiro se segurar na posição de fechado é mesmo muito pequena. Tive a sorte de ela não ter caído e ter-se perdido e consegui colar (viva a Araldite!!!) e fazer com que ficasse a funcionar devidamente.
Alguma fotos:

Imagem

Imagem

Imagem


Este é o mecanismo que faz com que o cinzeiro fique preso quando o empurramos a primeira vez e se solte quando o empurramos novamente :)

Imagem



Aqui podem ver a diferença do ecrã do sistema de navegação antes e depois de ser polido:

Imagem

Imagem


E depois:

Imagem

Imagem


Umas fotos do material limpo, condicionado e polido e selado no caso das peças em preto piano :)

Imagem

Imagem

Imagem


Uma fotos depois de tudo devidamente limpo e montado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Uma foto do sensor do depósito do líquido de limpa vidros que arranjei numa sucata a custo zero :P

Imagem

Já o troquei. Não tirei fotos mas a remoção é muito simples: tirar a roda esquerda frontal, desapertar uns 5 ou 6 parafusos da cava e desenroscar o sensor.

Pensei que o líquido iria cair, mas não :)

O original estava caucionado... provavelmente depois de devidamente limpo volta a funcionar. Fico com um de reserva :)


Umas fotos do volante para verem como está o rubber touch e da manete das velocidades:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Uma foto do N47 (que também irá ser detalhado):

Imagem


E termino este primeiro post com algumas fotos do exterior (que precisa de alguns mimos e irá ser devidamente detalhado como mandam as "leis" do Detalhe :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



A carrinha ainda tem ainda algum trabalho pela frente e irá ser feito com calma e com tempo (se entretanto não surgir nenhuma situação anómala).

Entretanto já desmontei o limpa vidros de trás (não tenho fotos também :oops:) porque deixou de funcionar. Aquilo estava muito muito preso mesmo e
com a devida limpeza e lubrificação ficou muito leve e já funciona perfeitamente :)

Chegou hoje um cabo para começar no mundo das codificações! :D

Força aí com os comentários!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
mota_91
Membro Juvenil
Mensagens: 225
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92
Localização: Vila N.Gaia, Porto

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por mota_91 »

estou sem palavras... :shocked

sim sr. istó é que se chama dedicação!

parabens pela maquina e pelo dono dela!

cumps...
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

tiagovieira
Membro Senior
Mensagens: 791
Registado: 31 out 2011, 17:29
O meu Carro:: E60

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por tiagovieira »

realmente muito bonita a E61 :inlove o teu processo da compra da carrinha foi mais ou menos o mesmo que o meu com o meu E60. parece a estar muito estimada, apenas um pormenor ou outro como por exemplo a manete que esta a começar a ficar descascada :( parabéns pela aquisição e que te dê muitas alegrias :D
já agora que produto utilizaste para polir o ecrã do sistema de navegação, o meu também esta todo riscado e queria ver se lhe dava um jeito :roll:

cumprimentos

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por ode_joy »

Máquina bonita. Pintar a parte do pára-choques traseiro de preto, colocar umas jantes diferentes e não vejo muito mais a fazer nessa E61.

Boa malha o detalhe. ;)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
Tronic2010
Membro Gold
Mensagens: 3582
Registado: 22 jun 2010, 22:29
O meu Carro:: BMW F54 Clubman
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por Tronic2010 »

Valeu a pena o trabalho de desmontagem do interiro..tava a precisar :fixe..a E61 é um modeo definitivamente mto bonito :fixe
Imagem
--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------

Avatar do Utilizador
b3k@s
Membro Juvenil
Mensagens: 255
Registado: 10 jan 2012, 16:44
O meu Carro:: BMW 320td E46 2003/12

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por b3k@s »

fogo carrinha linda :O
muito bom o trabalho de detalhe!
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

mota_91 Escreveu:estou sem palavras... :shocked

sim sr. istó é que se chama dedicação!

parabens pela maquina e pelo dono dela!

cumps...

Obrigado!! :)

tiagovieira Escreveu:realmente muito bonita a E61 :inlove o teu processo da compra da carrinha foi mais ou menos o mesmo que o meu com o meu E60. parece a estar muito estimada, apenas um pormenor ou outro como por exemplo a manete que esta a começar a ficar descascada :( parabéns pela aquisição e que te dê muitas alegrias :D
já agora que produto utilizaste para polir o ecrã do sistema de navegação, o meu também esta todo riscado e queria ver se lhe dava um jeito :roll:

cumprimentos

Sim, a manete está a ficar descascada mas vou tentar pintar aquilo com tinta específica. Em último caso, mudo a manete :)
Para polir o ecrã do sistema de navegação usei o 1Z Paint Polish(http://www.detailstore.pt/loja/product. ... product=38) e um aplicador microfibras ;)

ode_joy Escreveu:Máquina bonita. Pintar a parte do pára-choques traseiro de preto, colocar umas jantes diferentes e não vejo muito mais a fazer nessa E61.

Boa malha o detalhe. ;)
Sim, por acaso já equacionei essas duas coisas. Tenho que ver preços e jantes que me agradem mais :)

Obrigado!

Tronic2010 Escreveu:Valeu a pena o trabalho de desmontagem do interiro..tava a precisar :fixe..a E61 é um modeo definitivamente mto bonito :fixe
Sim, valeu mesmo.

Obrigado, eu também cada vez gosto mais da carrinha :)
b3k@s Escreveu:fogo carrinha linda :O
muito bom o trabalho de detalhe!
Obrigado!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

die46
Membro Gold
Mensagens: 2006
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv
Localização: viseu

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por die46 »

muito linda, em branco acho que nunca vi nenhuma ao vivo, mas acho que deve ser linda :D
pinta so o difusor de preto como disse o ode_joy :)
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

die46 Escreveu:muito linda, em branco acho que nunca vi nenhuma ao vivo, mas acho que deve ser linda :D
pinta so o difusor de preto como disse o ode_joy :)
Sim, está nos planos fazer isso, mas para já há outras prioridades :)

Obrigado!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
NunesTiago
Membro Gold
Mensagens: 2259
Registado: 06 jun 2011, 16:02
O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99
Localização: Porto

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por NunesTiago »

Parabens pela maquina :D
É sempre bom ver estes projectos, ficou um optimo trabalho :fixe
Gosto muito destas carrinhas em branco :assubiar
Cumprimentos
Tiago Nunes

Imagem
BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

NunesTiago Escreveu:Parabens pela maquina :D
É sempre bom ver estes projectos, ficou um optimo trabalho :fixe
Gosto muito destas carrinhas em branco :assubiar
Obrigado!
Agora já ando de volta do tema "codificações" para ver como faço umas alterações simples, para já.
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
emagalhaes
Membro Juvenil
Mensagens: 103
Registado: 03 ago 2012, 15:57
O meu Carro:: 320d E91 '07
Localização: Litoral Alentejano

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por emagalhaes »

Muito bom trabalho no interior, e tem muito bom aspecto de exterior, sorte com a máquina.
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

emagalhaes Escreveu:Muito bom trabalho no interior, e tem muito bom aspecto de exterior, sorte com a máquina.
Obrigado!

Já houveram umas (pequenas) alterações mas ainda não tive oportunidade de organizar as fotos :)

A ver se as coloco aqui.
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por navigator »

Gostei. Muito tempo já dedicado a esse novo membro da família mas acho que o tempo e o trabalho compensam. Agora está muito apresentável. E não me parece nada cara.

Só não gostei de ver uma carrinha com 3 anos e meio com tantos "problemas".

Para polir plásticos transparentes há polish específico...mas lá está...coisas do detalhe, assim também ficou bem.

Cumps
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

navigator Escreveu:Gostei. Muito tempo já dedicado a esse novo membro da família mas acho que o tempo e o trabalho compensam. Agora está muito apresentável. E não me parece nada cara.

Só não gostei de ver uma carrinha com 3 anos e meio com tantos "problemas".

Para polir plásticos transparentes há polish específico...mas lá está...coisas do detalhe, assim também ficou bem.

Cumps
Obrigado pela opinião :)

Tantos "problemas"? Estás a ser irónico, certo :D

Sim, eu tenho Plastic Polish em casa mas muito sinceramente das várias tentativas de uso, gosto muito mais dos resultados com este Paint Polish da 1Z ;)

O quadrante já levou o mesmo tratamento e ficou perfeito. Tenho que organizar fotos e colocar aqui :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Responder

Voltar para “E6x”