[E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring 1992

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 5 E34

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Mais um mimo para a menina...
Estava em falta um dos pinos que segura o tapamento de correr na mala e que o segura na forra do pilar D. Fui buscá-lo à BMW e por 1,30€ resolvi algo que me andava a incomodar à imenso tempo. O anterior proprietário deve ter perdido este pino e então a ideia mais inteligente que teve foi colocar lá um parafuso enorme com fita-cola à volta da rosca para que não saísse do sítio. Infelizmente o óbvio aconteceu. A cabeça do parafuso riscou completamente a forra do pilar e estragou aquilo tudo. Podem ver pelas fotos. Um dia se encontrar uma destas forras, substituo-a.

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por brunoazevedo55 em 14 set 2011, 18:52, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Um problema que quero resolver rapidamente é o do quadrante.
4 problemas saltam à vista quando se olha para o meu.
O 1.º e mais notório é a luz de travões ligada. Esse é um pormenor à parte pois preciso de trocar discos e calços atrás.
O 2º também se vê muito bem. A parte digital do quadrante foi prás couves. Preciso mesmo de resolver isso.
O 3º ainda mais visível é o ponteiro da velocidade em baixo quando a carrinha está em andamento. Gravíssimo. Não sei do que será, mas resolve com uma pancadinha em cima do tablier. De qualquer forma enerva.
O 4º prende-se com o facto de o motor estar quente e o ponteiro andar quase sempre a indicar o motor em frio ou então só quando se puxa bastante pelo motor é que o ponteiro vai até ao meio. Suspeito que o termóstato tenho "colado" na posição aberto ou então que não exista termóstato. Este é um problema simples de resolver, no entanto, o quadrante já é mais complicado.
Tenho de resolver isto rápido.

Imagem

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Mais um mimo que também já queria à muito tempo.
Um rádio original BMW. Consegui arranjar um BMW REVERSE RDS que é muito bom e equipava este modelo quando saíu de fábrica. Não é o topo de gama, mas está muito bem.

Imagem

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Os próximos problemas a resolver são:

- Reparação da parte inferior dos guarda-lamas frontais atrás das rodas;
- Substituição do airelon por um em bom estado;
- Reparação das jantes;
- Completar a mala de ferramentas;
- Comprar tampa de borracha que fecha o depósito do limpa vidros atrás.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

brunosousa
Membro Juvenil
Mensagens: 69
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunosousa »

esse problema da velocidade ficar a zero tambem eu tenho no meu (520i e34 de 1993 com 240mil km) e enerva-me solenemente!! com a pancada raramente resolve... acho que é da ficha que "le" a velocidade no diferencial, é uma ficha amarela. é mal comum a estes carros, já vi num site dedicado a estas maquinas. a soluçao é retira-la e limpa-la com um spray. ainda nao experimentei mas esta para breve.

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Depois de algum tempo sem postar nenhuma novidade, venho actualizar os trabalhos feitos até agora na máquina.
Esteticamente houveram algumas coisas importantes reparadas. O tejadilho foi totalmente pintado por causa da substituição da borracha velha do tecto de abrir por uma nova de origem que não foi nada barata, mas que acabou com as entradas de água. Os tubos de escoamento também estavam sujos e foram limpos. A borracha interior do tecto de abrir, que faz união com o forro do tecto, também vai ser substituída por outra pois a actual não está a vedar convenientemente.

Imagem

Imagem

A antena lateral que não estava a servir para nada foi retirada, o buraco devidamente tapado e tudo pintado de novo.

Imagem

O capot foi reparado e eliminou-se a mossa que tinha mesmo na ponta do lado esquerdo e que ficava tão mal. Foi todo pintado também.

Imagem

A parte inferior dos guarda-lamas dianteiros foi também reparada pois já estava muito degradada ficando agora a faltar apenas os novos frisos.

Imagem

Tive de fazer uma alteração ao trabalho já efectuado na suspensão hidro-pneumática traseira que retirei da carrinha. Visto a pressão criada na ponta dos tubos ser demasiado elevada e provocar uma pequena fuga de óleo, fui obrigado a desviar a linha de óleo da saída da bomba directamente para o depósito novamente. Nunca mais dará problemas. Como se perdeu bastante óleo, o mecânico substitui o restante que lá tinha por óleo ATF que não é indicado para este modelo. O resultado foi que a bomba da direcção assistida começou a gemer. No entanto, ontem já me chegou o óleo correcto para este modelo que é o Pentosin CHF 11S. Óleo sintético para sistemas centralizados pneumáticos.

Imagem

No entanto, ontem recebi os novos discos e calços traseiros que comprei no Ebay a um preço que aqui nem perto se arranja. Material e portes não chegavam para pagar apenas os discos aqui. A substituição vai ser feita amanhã.

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Á 2 semanas atrás foi altura de substituir o radiador que tinha uma fuga no tubo de entrada de água o que é bastante mau para este motor que, segundo consta, pode dar alguns problemas se não for refrigerado em condições. Lá teve de ser.

Imagem

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por frazaorB »

Boas !

Parabéns pela carrinha. O E34 é um carro ( na minha opinião ) cada vez mais cool.
Ando a ter sérias ideias....

Acho que estás a fazer um óptimo trabalho e ela deve estar contente de ter um dono tão dedicado !

Se me permites conselho/opinião, acho que e34 é com BBS, essas jantes destoam um pouco aí. Mas não são feias de modo nenhum.
E o rádio ? Percebo a busca de originalidade, mas um usb ou uma aux são essenciais hoje em dia, não achas ? ( quando o meu radio avariou, arranjei um sony botão preto com usb muito simples, sem cromados, em que a cor avermelhada é quase o "ambar" bmw. Não é ideal, mas pelo menos toca tudo do secXXI lol )
A propaganda a volta da matricula. Acho que a retirava. Tal como as letrinhas 525tds.
brunoazevedo55 Escreveu: Imagem
Finalmente uma questão/duvida:
Os e34 são famosos por vibrações no volante, a volta dos 100/120. E uma direção lenta ( mas boa para AE ) devido a não ser de pinhão e cremalheira ( acho que estou a dizer bem ).
O que estás a achar nesse aspecto?

Conduzi um sedan e34 recentemente que era muito confortável, mas zero desportivo.
Fazia lembrar o concorrente da altura Merc w124. Eficaz, mas comparado com os meus e36, parece um carro de uma geração anterior ( e no fundo é )... umas H&R nos amortecedores stock devem ajudar......

Desculpa o enorme testamento

Abc e boas curvas

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

:lovebmw
Última edição por brunoazevedo55 em 15 dez 2011, 09:50, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

frazaorB Escreveu:Boas !

Parabéns pela carrinha. O E34 é um carro ( na minha opinião ) cada vez mais cool.
Ando a ter sérias ideias....

Acho que estás a fazer um óptimo trabalho e ela deve estar contente de ter um dono tão dedicado !

Se me permites conselho/opinião, acho que e34 é com BBS, essas jantes destoam um pouco aí. Mas não são feias de modo nenhum.
E o rádio ? Percebo a busca de originalidade, mas um usb ou uma aux são essenciais hoje em dia, não achas ? ( quando o meu radio avariou, arranjei um sony botão preto com usb muito simples, sem cromados, em que a cor avermelhada é quase o "ambar" bmw. Não é ideal, mas pelo menos toca tudo do secXXI lol )
A propaganda a volta da matricula. Acho que a retirava. Tal como as letrinhas 525tds.
brunoazevedo55 Escreveu: Imagem
Finalmente uma questão/duvida:
Os e34 são famosos por vibrações no volante, a volta dos 100/120. E uma direção lenta ( mas boa para AE ) devido a não ser de pinhão e cremalheira ( acho que estou a dizer bem ).
O que estás a achar nesse aspecto?

Conduzi um sedan e34 recentemente que era muito confortável, mas zero desportivo.
Fazia lembrar o concorrente da altura Merc w124. Eficaz, mas comparado com os meus e36, parece um carro de uma geração anterior ( e no fundo é )... umas H&R nos amortecedores stock devem ajudar......

Desculpa o enorme testamento

Abc e boas curvas
Boas frazaorB.

Obrigado pelo incentivo.
Tens razão no que dizes. As jantes realmente não ficam muito bem, mas já estão na calha outras de 16" para lá meter. Para já vou andar com estas até romper os pneus. As BBS são realmente uma boa opção que saíu de origem, mas sinceramente não gosto do look final. Enfim, são gostos.
O rádio foi realmente uma opção que tomei porque uso um daqueles transmissores FM que me resolve a questão. No entanto, ando já com ideias de comprar um novo com monitor TFT de 8" para lá meter. Tem de ser uma coisa de cada vez :D
A propaganda da matrícula já saíu à muito porque também não gosto. As letras 525TDS até não desgosto. Sei que dá um ar mais limpinho se as tirasse, mas de momento gosto de ver.

Em relação à direcção posso dizer-te que acho excelente. Não reconheço a lentidão, mas concordo que poderá ser mais lenta do que outros modelos mais modernos. Outra coisa que ajuda a essa impressão é o volante de grande dimensão. Dá muito mais trabalho para manobrar. Em relação à vibração não sinto nada na minha, mas sei se existe um problema com este modelo que é a desafinação da caixa de direcção. Pelo que me foi dito é um problema fácil de resolver, bastando apertar um parafuso.

Não vais retirar uma impressão muito desportiva deste carro. Eu que tenho a carrinha muito menos. São excelentes carros, mas foram feitos para ser estradistas e não desportivos. Quando o meu irmão comprou no início do ano o 525D E39 achei demais. Esse apesar de ser enorme dá para ter uma sensação de desportivo. É extremamente rápido em arranque e desenvolve que é uma loucura. Os 163 cv naquele motor ajudam muito. Já os 143 cv neste motor não são grande coisa para o arranque. Fazem um grande trabalho quando a velocidade aumenta. Se o turbo fosse outro... uiui!
O E36 beneficia de uma grande redução de peso em relação ao E34. O mesmo motor tem um efeito diferente.
A ideia das molas surgiu ontem no mecânico. Só depois é que vi a tua mensagem :tellme
Como substitui as originais por umas de um carro, muito provavelmente as molas são diferentes. Feitas para aguentar menos peso suponho que a espessura da mola seja mais fina e que o n.º de espirais seja inferior. É outro detalhe a alterar.

Não tens de pedir desculpa. Até gosto mais quando é assim. :fixe

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Mais um upgrade que fiz hoje na máquina. Instalação de um kit xénon HID H1 35W 6000K.
Fantástico!!! O que se ganha em luminosidade é excelente.
Apesar de a luz esta foto parecer azulada, na verdade é branca. Penso que a máquina não estava com grande qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Nos últimos trabalhos terminei de forrar todo o tecto à excepção das tampas do tecto de abrir. Ficou excelente, mas dá um trabalho daqueles. Já o tinha desmontado à bastante tempo, mas como estava a vedar todo o tecto de abrir que deixava entrar água, fui arrastando a montagem.
O tecto de abrir levou uma nova borracha que comprei na BMW visto que a que tinha estava muito velha e ressequida. Para o trabalho ficar em condições, o tecto foi todo pintado de novo, assim como o capot e o painel traseiro esquerdo de onde foi retirada a antena que não servia para nada.
Tive de meter umas novas matriculas visto que as já tinha montado anteriormente não passam na inspecção por falta da barra amarela com o ano e mês. Aparentemente todos os carros novos ou legalizados após 01/01/1998 têm de usar uma matricula deste tipo.
Os próximos trabalhos são: verificar todas as velas pois está a pegar muito mal com este frio e tentar reparar os pixéis mortos no digital do quadrante.
Se alguém tiver dicas de como fazer isto, por favor, diga-me pois está difícil arranjar solução para este problema.

Avatar do Utilizador
David Nunes
Membro Senior
Mensagens: 752
Registado: 02 jun 2009, 21:02
O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
Localização: Porto

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por David Nunes »

Esta muito bonita a carrinha parabens pela dedicação continua com o bom projecto e eu pensava em relação as BBS RS :)

Abraço

Avatar do Utilizador
brunoazevedo55
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 22 fev 2011, 20:36
O meu Carro:: BMW 525 TDS E34 1992

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por brunoazevedo55 »

Obrigado David.
As jantes já tenho outras em mente. Vamos lá ver se o negócio acontece. :D

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: [E34] Diário de manutenção da minha E34 525 TDS Touring

Mensagem por Manuel S. »

aprovaste o xenon? eu cá prefiro as luzes amarelinhas!!

se quiseres material da TDS ou do 525i ou do E39 diz que eu tenho algum ;) abraco e continua.

es de onde?

abraco
Imagem Imagem

Responder

Voltar para “E34”