Caixa de velocidades às vezes bloquei-a

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
miguel_pvz
Membro Juvenil
Registado: 27 set 2008, 13:34
O meu Carro:: E46 320td Compact
Contacto:

Caixa de velocidades às vezes bloquei-a

Mensagem por miguel_pvz »

Boas pessoal, tenho um E46 320td.
Ontem numa descida de passeio que não prestei atenção, o carro bateu com força por baixo, porém não sei bem onde :oops:

A caixa, o carro sem contacto, funciona sem qualquer problemas, como sempre funcionou.
Às vezes, com o carro ligado, a caixa recusa-se a meter a meter qualquer mudança, só anda em ponto morto.
Desligo a chave, volto a ligar e tudo volta ao normal.
Hoje aconteceu o pior, após sair da garagem, já a descer a minha rua, a caixa bloqeou, desliguei e liguei o carro várias vezes sem sucesso, só voltou ao normal quando liguei o carro com uma mudança engatada.

Alguma ideia?? :wall :wall
Para já vou investigar como se muda o oleo da caixa, mas tenho medo que seja alguma coisa mecânica dentro da caixa, ou quem sabe, qualquer problema electrónico :roll:

Cumprimentos a todos

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Re: Caixa de velocidades às vezes bloquei-a

Tive agora a oportunidade de entrar num pequeno fosso e ver o carro por baixo.
Aparente a minha caixa é a MTF-LT-1, não tinha qualquer marca de impacto, por isso o problema não vem do impacto ao descer o tal passeio.
Pelos sintomas diria falta de oleo ou o oleo a mudar de propriedades e pedir para ser mudado. Uma coisa que cheguei à conclusão é que só me dá este problema com o carro frio, daí pensar ser o oleo a pedir ser mudado, que acham?

Cumprimentos

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

miguel_pvz Escreveu:Tive agora a oportunidade de entrar num pequeno fosso e ver o carro por baixo.
Aparente a minha caixa é a MTF-LT-1, não tinha qualquer marca de impacto, por isso o problema não vem do impacto ao descer o tal passeio.
Pelos sintomas diria falta de oleo ou o oleo a mudar de propriedades e pedir para ser mudado. Uma coisa que cheguei à conclusão é que só me dá este problema com o carro frio, daí pensar ser o oleo a pedir ser mudado, que acham?

Cumprimentos
Boas, podes preparar uns euros que à prior está na altura de meter um kit de embraiagem.
Aproveita a vida!
Imagem

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Numiga Escreveu:
miguel_pvz Escreveu:Tive agora a oportunidade de entrar num pequeno fosso e ver o carro por baixo.

Cumprimentos
Boas, podes preparar uns euros que à prior está na altura de meter um kit de embraiagem.
E se o problema for a embraiagem, é normal só bloquear a frio?? :roll:

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

miguel_pvz Escreveu:
Numiga Escreveu:

Cumprimentos
E se o problema for a embraiagem, é normal só bloquear a frio?? :roll:
Por norma não consegues engrenar a 1º nem a marcha atrás, se pisares varias vezes na embraiagem e engrenares outra mudança (3º ou 4º) depois já consegues
"não dura é muito tempo"
Aproveita a vida!
Imagem

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Bem pessoal hoje foi de vez :( Tirei o carro da garagem e ele estava impecavel, nem parecia que alguma vez tive problemas a meter mudancas, fiz uns 4km's com ele e estava perfeito, estacionei e fui a seguranca social. Quando volto ligo o carro e a caixa nada, desliguei e esperei um pouco, normalmente isto resolvia. Mas desta vez nada. Tenho quase a certeza que seja embreagem, porque engato a caixa com carro desligado, ligo o carro e ele solusa, como quando ligamos o carro engatado e esquecemo-nos de carregar na embreagem :(

Uma coisa que me lembrei, o nosso pedal de embreagem nao tem um sensor qualquer? Nao ha hipotese de ser esse sensor?

(desculpem os erros de escrita, estou a escrever num teclado azerty e nao sei onde sao os acentos nem o C com cedilha :shock: )

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Verificaste o nível de óleo da embraiagem?
Isso parece ser ao nível da embraiagem hidraulica, não de disco de embraiagem nem caixa de velocidades.

Sentes diferença no peso da embraiagem, quando carregas no pedal? Não notas nada esquisito?

Cumps e vai dando novidades
Imagem

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

navigator Escreveu:Verificaste o nível de óleo da embraiagem?
Isso parece ser ao nível da embraiagem hidraulica, não de disco de embraiagem nem caixa de velocidades.

Sentes diferença no peso da embraiagem, quando carregas no pedal? Não notas nada esquisito?

Cumps e vai dando novidades
Bem amigo agora deixaste-me completamente desnorteado :shock:
Nem sabia que tinha um deposito para liquido de embreagem. Onde fica? Porque tive agora a ver os niveis do carro e apenas descobri que o nivel de agua esta a um nivel triste mesmo, o topo da boia fica a uns 4cms abaixo do minimo :shock:
P.S.: embreiagem hidraulica nao é apenas para caixa automatica??

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Acho que fiz confusão, nestes carros não deve ter depósito não.

O circuito é este:
Imagem

Talvez a falha seja ao nível da peça 18...ou o sistema perdeu o óleo.
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Claro que tem deposito. É o mesmo do óleo de travões. Tens bomba de embraiagem primária e secundária.

O sistema é hidraulico e trabalha com óleo de travões.

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Crow Escreveu:Claro que tem deposito. É o mesmo do óleo de travões. Tens bomba de embraiagem primária e secundária.

O sistema é hidraulico e trabalha com óleo de travões.
Sendo assim nao é falat de oleo, verifiquei e esta um pouco abaixo do nivel máximo, por isso nao será oleo.
Crow o acionador é a tal peça 18 que o navigator falou?

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Yep.

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Crow Escreveu:Yep.
Sendo assim, para a semana vou tirar o olro da caixa, e poderei entao aceder ao acionador. Com ele fora ha algum teste que possa fazer para verificar se esta com bom funcionamento?

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Ponto de situaçao, hoje troquei o oleo da caixa, meti 1.8L +/-, mas tirei pouco mais de 1L :O, o oleo era o de origem...
O carro ja anda e melhorou imenso, o unico senao é ter que ligar o carro com uma mudança engatada, agora ouço um ruido vindo da bomba de recepçao que esta na caixa, mas como ja a comprei agora vou mudar tambem ja amanha. Segundo as minhas espectativas vai ficar a 100% ;)

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Hoje novo ponto de situação:

Troquei o cilindro de recepção da embreagem (o que está na caixa de velocidades), e o problema continua! :duh
O da embreagem parece não ter pressão, e o do travão mesmo com o carro em funcionamento fica com pressão a mais (a mesma senseção que se tem quando se carrega varias vezes no travão quando o carro está desligado)

Estou a dar em doido!

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”