[E39] Ajuda com o manipulo da caixa automatica

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

[E39] Ajuda com o manipulo da caixa automatica

Mensagem por noosphere »

Boas pessoal,

Tenho uma pequena duvida...
eu tenho um #39 com caixa automática... e aquela porra basta dar-lhe um tok que ela "desengata" mesmo em andamento... Não era suposto só dar com a patilha?
Sabem como arranjar aquilo? é que é perigoso :(

Obrigado.
noosphere

tiagolopes96
Membro Gold
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Re: [E39] Ajuda com o manipulo da caixa automatica

Mensagem por tiagolopes96 »

A patilha penso que apenas seja para tirar da função de "parque" isso que falas todos fazem, pelo menos nos que andei ;)

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Serio???? Não tem muita lógica.... digo eu que sou novo por estas bandas.
Então vais a puxar uma 5º[6º] em AE, e decides ir com as mãos ao AC para meteres mais fresco... das-lhe um tok no manipulo e ela fica desengatada... alta rotação com o motores sem necessidade, isto já para não falar em plena curva acentuada que exige a segurança do motor.
Alguém confirma que realmente é mesmo assim? :evil: :evil: :evil:

tiagolopes96
Membro Gold
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Mensagem por tiagolopes96 »

toque, depende do toque... não é assim tão leve para saltar logo para "N" :think

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

A m9im ja me aconteceu na subida de Vialonga (quem conhece), no sentido LX --> Alverca e quando meto o pé ao acelerador.. estava desengatada... logo no dia em que o fui buscar! Não estando habituado meti pé ao travão a pensar que era a embraiagem... tive sorte não vir ninguém na traseira pq arrumava ali logo uma confusão do caraças.
E não me lembro sequer de lhe dar um tok... deve ter sido mesmo uma coisa mínima :(

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

.... isso é assim mesmo..... para passar a N é só empurrar a manete..... apenas para R ou P é que se carrega na patilha... como é óbvio.... comigo nunca aconteceu nada desse tipo.... por vezes até passo para N em descidas... mas saltar ou mesmo por lapso passar para N nunca me aconteceu....
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Que pilha de nervos já apanhei com esta caixa :scary :scary :scary
Parado num sinal por duas vezes e não conseguia meter mudança..... por nada deste mundo aquilo entrava. Fiquei com o carro desengatado e chapéu... barraca do caraças a pedir ás pessoas p me ajudarem a empurrar o carro.... nem sabia onde me meter.... Dps com calma é que vi que p meter mudanças era preciso ter o pé no travão :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Depressa esqueci e barraca e fiquei bem mais aliviado. Estava a ver que lá ia ter que gastar uma pipa valente de massa :)
Só comigo... novato em caixas auto dá nisto. :dance

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

noosphere Escreveu:Que pilha de nervos já apanhei com esta caixa :scary :scary :scary
Parado num sinal por duas vezes e não conseguia meter mudança..... por nada deste mundo aquilo entrava. Fiquei com o carro desengatado e chapéu... barraca do caraças a pedir ás pessoas p me ajudarem a empurrar o carro.... nem sabia onde me meter.... Dps com calma é que vi que p meter mudanças era preciso ter o pé no travão :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Depressa esqueci e barraca e fiquei bem mais aliviado. Estava a ver que lá ia ter que gastar uma pipa valente de massa :)
:lol1
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

:lol1 :lol1 essa é boa!

Então olha, vamos aqui dar uns conselhos ao amigo:
A manete permite por em N sem ter que carregar em nada por alguma razão. E se queres dar vida á caixa faz o seguinte:
- Quando paras num semáforo, põe o carro em N enquanto estás parado para não estar a forçar a caixa, quando abrir o verde põe em D e segue o teu caminho.
- Quando estacionas o carro (principalmente em descidas ou subidas) pões o carro em N, Travas o carro com o travão de mão (pé no meu caso), e ultimo pões o carro em P.
- No seguimento da linha anterior: Quando a iniciar marcha numa descida/subida por o carro em D/R e só depois tirar o travão de mão.
- Para engrenar de P para D, ou P para R, ou D para R é preciso carregar no travão.
- Em andamento é possivel passar de D para N e vice versa sem ser preciso fazer nada.
- Por ultimo e muito importante: Não dar patadas no travão a pensar que é o pedal da embraiagem :shaking :lol1

Há muita gente que não faz nada disto mas pronto! Isso já vai da ideia de cada um...
530dpower Escreveu:.... isso é assim mesmo..... para passar a N é só empurrar a manete..... apenas para R ou P é que se carrega na patilha... como é óbvio.... comigo nunca aconteceu nada desse tipo.... por vezes até passo para N em descidas... mas saltar ou mesmo por lapso passar para N nunca me aconteceu....
Passar de D para N em descidas não faz qualquer sentido! :duh Gasta mais gasóleo, gasta mais travão e pode ser perigoso! Já para não falar que as caixas automáticas a descer (sem acelerar) reduzem sozinhas
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Eu faço exactamente como tu dizes... deu um pouco de trabalho a habituar, mas é como tudo... uma questão de habito.

Agora já com o travão de mão afinadinho, a caixa ja não manda esticão nenhum... era ela que segurava o carro em descidas/subidas.
Acho impressionante é que tive um Ibiza exactamente do mesmo ano que este (2000) e ja tinha travão de mão nos discos assim como a afinação era feita automaticamente e esta barcaça que deveria custar o triplo ou quadruplo do Ibiza, foi preciso "desmanchar meio carro" para afinar .... para alem que que o travão de mão é de tambor!!!!
Há-de haver uma justificação... qual, não sei :]

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

noosphere Escreveu:Que pilha de nervos já apanhei com esta caixa :scary :scary :scary
HEHEH! Lá de vez em quando, os bimmer nos pregam partidas!

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

noosphere Escreveu:Eu faço exactamente como tu dizes... deu um pouco de trabalho a habituar, mas é como tudo... uma questão de habito.

Agora já com o travão de mão afinadinho, a caixa ja não manda esticão nenhum... era ela que segurava o carro em descidas/subidas.
Acho impressionante é que tive um Ibiza exactamente do mesmo ano que este (2000) e ja tinha travão de mão nos discos assim como a afinação era feita automaticamente e esta barcaça que deveria custar o triplo ou quadruplo do Ibiza, foi preciso "desmanchar meio carro" para afinar .... para alem que que o travão de mão é de tambor!!!!
Há-de haver uma justificação... qual, não sei :]
Ainda bem que é de tambor! Imagina que tens um problema qualquer no sistema hidráulico de travagem ou das maxilas de travão?!
Ficas sem maneira de travar o carro :duh
Assim sabes que tens sempre ali uma maneira de travar o carro :fixe

Uma vez numa carrinha Iveco fiquei sem travões em pleno andamento e tive a ideia de puxar o travão de mão e qual é o meu espanto que a carrinha continuava sem travar nada :susto
Ia entrando por um intermarchê a dentro com ela....
Foi um problema na bomba da maxila de travão e fiquei sem nada que travasse a carrinha, aliás cada vez que puxava o travão de mão piorava o problema porque empurrava o embulo (já partido) contra o disco (já todo esfolado)

Fiquei a adorar travões de mão de tambor :D
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Bem... visto por esse prisma.... tens toda a razão :)
Estamos sempre a aprender... e os alemães não brincam muito com a segurança.... ( excepto nos módulos do ABS :lol1 )
Acho que me foi afoitar a arranjar o meu... passei o resto da noite em busca de info e pelo que entendi aquilo não tem ciência nenhuma...

É soldar as "pontes" que ha entre circuitos... pontes essas que se partem com a temp do motor.
Eu não pesco nada de electrónica, mas posso abrir o meu modulo e se realmente for só aquilo... é entregar a um electricista qualquer aqui na zona.

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”