Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por navigator »

Boas pessoal,

Queria pedir a vossa opinião acerca de um negócio que fiz em que fui enganado. Comprei umas rodas usadas (originais BMW 16") com pneus Michelin. Senti necessidade de comprar visto que ando com umas 18" que comprei novas e pus pneus novos mas o carro perdeu conforto. Então pensei: vou comprar umas rodas usadas em bom estado com pneus mais altos e estreitos para ver se nas estradas que ando se resolve o problema. A estrada que eu faço foi alcatroada mas ficou estupidamente rugosa, parece alcatrão velho. Adiante.

Encontrei negócio no OLX e combinei encontro com o rapaz. Encontrámo-nos no Odivelas Parque e vi as rodas montadas no carro que ele levou. Olhei para as rodas, perguntei se estavam boas, se não tinham empenos e se quando montou os pneus tinham sido equilibradas...o costume. Ele garantiu que estava tudo bem e que os pneus tinham sido postos novos para ir a inspecção há 6 meses. Falou pouco acerca dele mas sempre a dar a entender que era particular, que não negociava com carros.

Disse-lhe que ficava com o conjunto e ele lá desmontou e meteu outras rodas no carro. Vim embora e deixei as rodas numa casa de pneus.

Resultado: as datas dos pneus são diferentes, 1999, 2000, 2001, bem recentes hein?! Têm piso mas são bem velhotes. Teve o cuidado de montar os pneus com data para dentro pois eu não as encontrei com as rodas montadas. Mais, 2 jantes empenadas. Uma delas até a olho se percebe...mas eu naquela noite no shopping não me apercebi.

Quando liguei ao rapaz a contar que aquilo não estava em condições que ele garantia, ele disse que devolvia mas que nesse dia não podia ser. A partir desse dia, tentei ligar e ligar e ele nada. Até que pôs a mulher ao telefone a dizer que já tinham falado e que ela não concordava com a devolução do dinheiro, até já nem o tinham. Já tinham comprado outras rodas e tal...deu sempre a entender que eram particulares e que se calhar era eu que os estava a tentar enganar. Nesse telefonema apenas lhe respondi que me senti enganado e que queria cancelar o negócio, para isso que ele me ligasse pois o negócio foi com ele e não com a mulher.


Desculpem o testamento mas é para o enquadramento estar +/- bem feito. A minha pergunta é:

Sendo material usado e sem factura (lamentavelmente numa compra destas não fica nada registado além do meu levantamento de dinheiro no MB) consigo denunciar isto às autoridades? Tribunal Julgados de Paz? Ou tenho de calar e comer?

Vim a descobrir os dados dele e tenho fotos, o nome, o telemóvel, email, que tem uma sociedade num stand e anda a tentar vender o BMW 318i que levou ao encontro há que tempos...até pode ser membro ou ser conhecido aqui de alguém...
Imagem

Ed09
Membro Junior
Mensagens: 389
Registado: 01 jul 2009, 23:49
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10
Localização: Loures

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por Ed09 »

Viva navigator,

Esse tipo não tinha umas BMW BBS 16" à venda?
Ele tinha pneus Michelin montados, mas eram uns pilot HX. Estive a pesquisar e, apesar dos pneus nas fotos aparentarem ter bastante rasto, eram de uma série que já não existe à venda. Cheguei a mandar-lhe um mail para vê-las, mas desisti assim que vi que os pneus eram um modelo antigo da michelin.

Acho que não te safas em tribunal porque não há papéis, apenas a tua palavra contra a dele. Acho que só te resta pressioná-lo para que aja de boa fé,e cancele o negócio e te devolva o dinheiro. :think


Cumps,

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por navigator »

Muito perspicaz Ed09, acertaste na mouche. Esse mesmo. Eu não pesquisei muito, achei que era eu que não estava a par dos modelos de pneus recentes...

Acho que já ultrapassámos a fase da boa fé. Ele simplesmente começou a rejeitar telefonemas depois da conversa "agradável" com a mulher...

Obrigado pelo input. Cumps.
Imagem

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por BRM »

Boas,

Neste tipo de negocios em que se compra material usado é sempre um tiro no escuro.
Se viste as jantes e os pneus e concordas te em ficar com elas, mesmo assumindo que poderias ter problemas com empenos!

Agora só te resta ires ao encontro da pessoa, e tentar resolver a questão no melhor possivel!

Avatar do Utilizador
samuel_20_
Membro Senior
Mensagens: 801
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Localização: Almeirim

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por samuel_20_ »

Tenta arranjar um amigo (grande :twisted:) e vão falar com ele, já que ele até tá a vender o carro, manda msgs pro negócio do carro a dizeres que Foste enganado...
_____________________________________________________________________________
E36 318is 10/96 M44
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por navigator »

BRM Escreveu:Boas,

Neste tipo de negocios em que se compra material usado é sempre um tiro no escuro.
Se viste as jantes e os pneus e concordas te em ficar com elas, mesmo assumindo que poderias ter problemas com empenos!

Agora só te resta ires ao encontro da pessoa, e tentar resolver a questão no melhor possivel!
Não BRM, concordei ficar com elas pois ele garantiu que as rodas não tinham empenos. Eu perguntei directamente. E disse que tinham sido equilibradas, mostrou-me os chumbos. Eu não queria fazer negócio para a seguir ter de mandar desempenar jantes...fui mesmo enganado!
Imagem

Avatar do Utilizador
tiagolopes96
Membro Gold
Mensagens: 1671
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por tiagolopes96 »

Acho que pouco tens a fazer judicialmente, podes sim com outro mail que não seja conhecido dele combinar um encontro para ver esse tal carro que ele tem para venda e confronta-lo directamente :think

nem que ajudes a difamar esse carro para lhe estragar o negocio igualmente :lol1 :lol1

enfim... epa mal por mal, mesmo estando a espera uma eternidade que os tópicos de venda/compra aqui do clube sejam aprovados, mais vale sempre que queiram comprar alguma coisa colocar lá, aparece sempre alguém que queira vender e sempre se pode conhecer ou ter feedback das pessoas

é vergonhoso enganar mas hoje em dia já vale tudo para essa gente :duh

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por BRM »

Desculpem o OT. Tiago, viste a minha PM?

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por navigator »

Sim, tens razão. Devia ter posto tópico a dizer que estava comprador de umas rodas dessas. Até perdi um negócio de umas aqui no fórum, o rapaz até as fazia baratas mas na altura não me dava jeito e ele vendeu-as rápido. :wall

Acerca de formas para o tramar...acho que confrontar é uma hipótese mas que não vai dar frutos...dificilmente ele me vai devolver os €€... :think

Formas de o lixar lembrei-me de muitas mesmo mas acho que pelos €€ que estão em jogo não vale a pena a chatice. Se por acaso o jogo se vira contra mim vamos andar os 2 a gastar muitos mais €€ do que os gastos. Mas que ele merecia apanhar um maluco, merecia :assubiar Ajudava a acabar com a desonestidade que por aí anda.

O problema é que o gajo é um pintas refinado. Veio bem vestido, falou muito bem, pôs-me há vontade para ver e rejeitar o negócio na altura...mas sabia muito bem o que fazia. Trouxe rodas montadas no carro, o carro está todo direitinho e pintado, o lado de fora das rodas estava em boas condições, a data dos pneus todas viradas para dentro, não consegui ver quando avaliei...etc.

Mas é a vida. Obrigado pela ajuda :tellme :lovebmw
Imagem

Avatar do Utilizador
pistoleiro
Membro Junior
Mensagens: 387
Registado: 27 abr 2009, 22:37
O meu Carro:: 320d Touring //M 4/2003
Localização: Coimbra

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por pistoleiro »

Pdes sempre fazer queixa do sujeito se tiveres provas, mensagens, mails, testeminhas, etc.
Trata-se de um crime de Burla artigo 217º CP, ou 218º (depende do valor)...
Mas se fosse a ti apagava as fotografias... Artigo 199º do CP...

http://www.nao-estas-a-venda.sef.pt/doc ... _penal.pdf
A minha Maquina :) viewtopic.php?f=1&t=49054
A Pensar No Futuro...
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por navigator »

Muito obrigado pistoleiro.
Sabes como é, tratei disto sozinho e por telefonemas. Não tenho provas...nem testemunhas. Acho que é caso perdido. Se o valor fosse alto aí já me tinha de me aturar no mínimo.
Imagem

Avatar do Utilizador
tiagolopes96
Membro Gold
Mensagens: 1671
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por tiagolopes96 »

BRM Escreveu:Desculpem o OT. Tiago, viste a minha PM?
isto era para mim? :think
navigator Escreveu:Muito obrigado pistoleiro.
Sabes como é, tratei disto sozinho e por telefonemas. Não tenho provas...nem testemunhas. Acho que é caso perdido. Se o valor fosse alto aí já me tinha de me aturar no mínimo.
Fica no final disto tudo o aviso a malta para ter cuidado, hoje em dia vale tudo para se conseguir dinheiro :duh

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por BRM »

tiagolopes96 Escreveu:
BRM Escreveu:Desculpem o OT. Tiago, viste a minha PM?
isto era para mim? :think
Sim!

GasparM
Membro Juvenil
Mensagens: 167
Registado: 27 mai 2012, 13:21
O meu Carro:: BMW 520d E61 2010/05
Localização: Poortugal

Re: Negócio de compra de rodas usadas correu mal

Mensagem por GasparM »

Boas,

Esquece o tribunal, pois mesmo que leves testemunhas oculares do negócio e das garantias verbais que te deram também esse vendedor levará.

Foi um negócio entre particulares, ponto.

Foi um negócio sem garantias, ponto.

Aceitaste o negócio nas condições em que to apresentaram, ponto.

O gajo vai sempre dizer e arranjar testemunhas a dizer o mesmo, i.e., que te elucidou sobre o real estado das jantes e dos pneus. Até pode dizer que ele próprio foi enganado na montagem dos pneus, pois fizeram a montagem com os pneus voltados para dentro como tu próprio afirmas e logo o "coitadinho" também foi enganado como tu e até desconhecia que os pneus têm data de validade...

A ideia agora, infelizmente, é esqueceres o assunto, aprender com o sucedido e seguir em frente...

Para uma próxima (espero que nao haja)m nao te deixes enganar. Combina levar as jantes a uma casa da especialidade para avaliar o estado real das jantes e depois ai sim avalias a relação preço/qualidade.

A única solução que tinhas, e acho que nao valerá o dinheiro (como muito bem disseste) é arranjares um "armário" teu amigo e ir tomar um café com o sujeito...

Infelizmente, há coisas que só se resolvem assim...

Para ele ainda nao ter vendido o 318is, imagino o estado em que esse carrinho deve estar...

Boa sorte para o futuro. :fixe
Cumprimentos,

GasparM


Projecto: GasparM Project> 520d - E61 2010
Imagem

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”