URGENTE: Perda de água!!!!

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

niceboy
Membro Junior
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

URGENTE: Perda de água!!!!

Mensagem por niceboy »

Boas a todos,

Recentemente comecei a perder água no meu 320D 150cv! Todos os meses tenho que repor a água ao nível porque ela desaparece...
Com algum receio de problema grave, estive atento a algumas situações:
- Aquecimento? NORMAL, não sobreaquece.
- Óleo no circuito d'água? NADA!
- Perda de potência? NADA
- Fumarada? NADA

Entretanto levei-o à BMW para fazer o teste de fugas e não acusou nada!
Fizeram também o teste de pressão a quase 2.0Bar e nada de fugas, mas... detectaram resíduos de água no tubo que vai do colector de escape para a válvula EGR!!! :duh

Agora a minha pergunta é se alguém já teve este stress ou se sabem por experiências o que poderá ser a causa disto??

Na BMW só me poderão "tentar" ver a causa desmontando a cabeça toda do motor, etc... e este trabalho só para "tentar" ver a causa custa ainda algum dinheiro em mão de obra! Daí colocar este problema aqui para tentar saber se alguém já passou por isto.

Cumprimentos.

tiagolopes96
Membro Gold
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Re: URGENTE: Perda de água!!!!

Mensagem por tiagolopes96 »

Se calhar é o que me aconteceu a uns tempos, verifica se a forra por baixo do motor não tem la agua...

verifica esta peça:
Imagem
Imagem

costuma rachar ou mesmo partir a ponta e perde a agua por aí...

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Experimenta ver se tens agua no interior do carro junto aos pes do lado condutor e pendura. A fuga pode estar no radiador da soufagem.

niceboy
Membro Junior

Mensagem por niceboy »

tiagolopes96, essas fotos não é de um 136cv?!

Crow, vou verificar essa dica ;)

mota_91
Membro Juvenil
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92

Mensagem por mota_91 »

verifica o que o crow disse

e podes testar também dando umas voltas sempre com a sofagem no frio e depois verificas o nivel, acertas o nível, depois metes a sofagem toda no quente e tentas dar umas voltas idênticas, à priori se nao estou em erro quando a sofagem está em frio uma válvula deverá estar fechada só em quente o radiador é usado, portanto a válvula deverá estar aberta e é aí que entra em pressão...

bem espero não estar enganado mas acho que podes fazer este teste...

cumps
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Já tive esse problema de perda de agua, no meu caso eram duas avarias, uma delas era o permutador da EGR que deixava passar agua para o escape, mas como era pouco e com a temperatura de escape a agua evaporava, não se notava a agua a sair pelo escape.
Depois de resolvido, passado uns tempos começou a perder novamente e depois de muitas voltas, cheguei a uma conclusão muito simples e económica!
O tampão do radiador tinha a válvula interior marada e deixava passar agua para o tubo ladrão aos poucos, dai nunca encontrar vestígios!
Comprei um tampão novo na BMW por cerca de 16 ou 18 euros e há mais de um ano que nunca mais perdeu agua!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

niceboy
Membro Junior

Mensagem por niceboy »

mota_91 Escreveu:verifica o que o crow disse

e podes testar também dando umas voltas sempre com a sofagem no frio e depois verificas o nivel, acertas o nível, depois metes a sofagem toda no quente e tentas dar umas voltas idênticas, à priori se nao estou em erro quando a sofagem está em frio uma válvula deverá estar fechada só em quente o radiador é usado, portanto a válvula deverá estar aberta e é aí que entra em pressão...

bem espero não estar enganado mas acho que podes fazer este teste...

cumps
Vou fazer esse teste ;)

niceboy
Membro Junior

Mensagem por niceboy »

rodrigues81 Escreveu:Já tive esse problema de perda de agua, no meu caso eram duas avarias, uma delas era o permutador da EGR que deixava passar agua para o escape, mas como era pouco e com a temperatura de escape a agua evaporava, não se notava a agua a sair pelo escape.
Depois de resolvido, passado uns tempos começou a perder novamente e depois de muitas voltas, cheguei a uma conclusão muito simples e económica!
O tampão do radiador tinha a válvula interior marada e deixava passar agua para o tubo ladrão aos poucos, dai nunca encontrar vestígios!
Comprei um tampão novo na BMW por cerca de 16 ou 18 euros e há mais de um ano que nunca mais perdeu agua!
Aposto mais na tua primeira dica, visto os resíduos de agua serem encontrados no permutador da EGR... o problema é que no meu não tem a versão com o "Exhaust cooler"!!
É esta a versão:
Imagem

BmwCompact_GR
Membro Juvenil
Registado: 28 fev 2012, 14:25
O meu Carro:: Bmw Compact E46

Mensagem por BmwCompact_GR »

Boas... o meu e um igual ao teu e ta exatamente com o mesmo problema. A agua simplesmente desaparece e ja procurei por tdo o lado e nao vejo ela a sair de lado nenhum lol. xD

rodrigues81
Membro Gold

niceboy Escreveu:
rodrigues81 Escreveu:Já tive esse problema de perda de agua, no meu caso eram duas avarias, uma delas era o permutador da EGR que deixava passar agua para o escape, mas como era pouco e com a temperatura de escape a agua evaporava, não se notava a agua a sair pelo escape.
Aposto mais na tua primeira dica, visto os resíduos de agua serem encontrados no permutador da EGR... o problema é que no meu não tem a versão com o "Exhaust cooler"!!
É esta a versão:
Imagem

Se o teu é essa versão sem permutador, então dai não pode ser, pois não passa lá agua.
Se eu fosse a ti verificava o tampão!
Já fizeste o teste de pressão e tava OK, o teste é feito pela boca do radiador, logo ao ser feito o teste, o tampão não é testado!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

tiagolopes96
Membro Gold
Registado: 21 nov 2009, 11:17
O meu Carro:: BMW E46 TOURING

Mensagem por tiagolopes96 »

niceboy Escreveu:tiagolopes96, essas fotos não é de um 136cv?!

Crow, vou verificar essa dica ;)
é da minha touring, outubro de 2003... foi um problema que tive a um ano ou dois

niceboy
Membro Junior

Mensagem por niceboy »

rodrigues81, o tampão que falas é mesmo o tampão onde se introduz a água?
É a peça nº 7 da foto abaixo?

Imagem

rodrigues81
Membro Gold

Sim é esse mesmo!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

niceboy
Membro Junior

Mensagem por niceboy »

Bem, parece que foi detectado o stress... radiador do óleo. Tinha uma fuga no canal da água.

rodrigues81
Membro Gold

É bom teres encontrado a fuga, mas se fosse o tampão teria sido bem melhor de resolver... :carteira
O melhor site de pneus!
Experimentem!

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”