Boas pessoal,
Estou com um problema no carro que se tem revelado um enorme mistério.
No final do ano passado, por descuido meu, deixei o carro chegar à reserva, até conseguir meter novamente combustivel o carro andou uns kilometros assim.
Até aqui tudo ok, o problema começou uns dias depois, quando saíu de casa, o carro a trabalhar ao ralenti, começou a falhar, acabando por se desligar (isto quando já tinha combustivel), bom voltei a ligar o carro e arranquei, à medida que vou andando o carro começa a falhar acabando por se desligar, isto em andamento.
Reduzi uma mudança e o carro voltou a pegar.
Agarrei e começei a pesquisar sobre o problema, poderia efectivamente, o sistema de injecção ter apanho porcaria.
Bom levei o carro ao mecânico e foram trocadas as velas, limpo o sensor tps, trocado o filtro de gasolina e limpa a borboleta do colector de admissão.
Fui para casa todo contente a pensar que o problema estava resolvido, contudo uns dias mais tarde ele voltou.
Fui novamente ao mecânico onde foi detectado um erro na sonda lambda, troquei a mesma por uma nova.
O carro melhorou, ja n cheirava tanto a gasolina, mais uns dias e volta a acontecer.
Bom último reduto, trocar a bomba de gasolina, foi feita a troca, o depósito foi verificado, a fim de validar a sujidade, voltou-se a montar tudo e vai de testar.
Andei cerca de 1 mês com o carro, sempre a rolar bem, sem problemas.
A semana passada o meu pai agarrou no carro e foi dar uma volta, quando chegou a casa vinha o carro já na reserva.
Bom agarrei e fui as bombas para meter combustivel, a caminho das bombas o carro começa a falhar novamente, voltando a desligar-se em andamento.
Aproveitei e atestei o carro, arranquei das bombas, tudo ok, no fim de semana fiz uma viagem com ele e tudo ok.
Não consigo perceber o que se está a passar ali, antigamente ele n fazia isto.
Alguém já teve um problema deste tipo?
Será o sensor de posicionamento das árvores de cames? bom se fosse o problema teria que ocorrer sempre.
Thanks for the help.
Bruno
Problemas combustão Z3 1.9 16v
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- yoz46
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Problemas combustão Z3 1.9 16v
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Mas não voltou a falhar desde a ultima vez que metes-te gasolina certo?
É normal que falhe se após entrar na reserva percorrer alguns quilometros em excesso e prestes a acabar de vez..porque com o andamento normal da viatura, a pouca gasolina que resta no depósito não chega para um circuito fixo e continuo e vai haver falhas, interrupçoes no fornecimento da gasolina. Ar no circuito...
E se o depósito não foi aberto e todo vaporizado e limpo por dentro, haverá uma margem de erro desde que acende a luz de reserva e a quantidade correcta de combustivel no depósito.
As peças que substituiram até terão sido mais á cautela, porque nestas situações uma boa limpeza de todo o circuito (principalmente a bomba, injectores e/ou rampa, e o dito depósito) resolve o problema.
O ter terminado em definitivo o combustivel até ter desligado foi buscar toda a sujidade acumulada no depósito e espalhou-a pelo circuito. Uma grande chatice.
Agora também só o tempo acabará por fazer a limpeza por si conforme vai circulando. Não gaste mais dinheiro.
E incluso poderão ocorrer "fossos" ou perdas momentâneas de potencia.
Eu faria uns bons quilometros (uns 20 ou 30) em regimes elevados.
É normal que falhe se após entrar na reserva percorrer alguns quilometros em excesso e prestes a acabar de vez..porque com o andamento normal da viatura, a pouca gasolina que resta no depósito não chega para um circuito fixo e continuo e vai haver falhas, interrupçoes no fornecimento da gasolina. Ar no circuito...
E se o depósito não foi aberto e todo vaporizado e limpo por dentro, haverá uma margem de erro desde que acende a luz de reserva e a quantidade correcta de combustivel no depósito.
As peças que substituiram até terão sido mais á cautela, porque nestas situações uma boa limpeza de todo o circuito (principalmente a bomba, injectores e/ou rampa, e o dito depósito) resolve o problema.
O ter terminado em definitivo o combustivel até ter desligado foi buscar toda a sujidade acumulada no depósito e espalhou-a pelo circuito. Uma grande chatice.
Agora também só o tempo acabará por fazer a limpeza por si conforme vai circulando. Não gaste mais dinheiro.
E incluso poderão ocorrer "fossos" ou perdas momentâneas de potencia.
Eu faria uns bons quilometros (uns 20 ou 30) em regimes elevados.
- yoz46
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Sim desde a última vez que coloquei gasolina ele n falhou.
A questão é que ele começou a ter este comportamento efectivamente por ter entrado na reserva, ao longo do tempo tenho vindo a trocar as peças de forma faseada, não foi tudo feito durante a mesma intervenção.
Já fiz uns valentes quilómetros em regimes bastante elevados, ele parece estar ok.
A limpeza do depósito foi analisada durante a ultima intervenção, onde foi colocada uma nova bomba de gasolina, estando o depósito limpo segundo o mecânico.
É estranho é o carro andar bem e mal acende a reserva, uns quilómetros depois está com este problema.
Agora como último reduto eu só vejo duas questões que podem estar a afectar o carro, ou o sensor de posicionamento das árvores de cames, mas lá está, esse não influenciava o carro só quando entra na reserva.
Ou então a boia do depósito que esteja a marcar mal o combustivel.
A questão é que ele começou a ter este comportamento efectivamente por ter entrado na reserva, ao longo do tempo tenho vindo a trocar as peças de forma faseada, não foi tudo feito durante a mesma intervenção.
Já fiz uns valentes quilómetros em regimes bastante elevados, ele parece estar ok.
A limpeza do depósito foi analisada durante a ultima intervenção, onde foi colocada uma nova bomba de gasolina, estando o depósito limpo segundo o mecânico.
É estranho é o carro andar bem e mal acende a reserva, uns quilómetros depois está com este problema.
Agora como último reduto eu só vejo duas questões que podem estar a afectar o carro, ou o sensor de posicionamento das árvores de cames, mas lá está, esse não influenciava o carro só quando entra na reserva.
Ou então a boia do depósito que esteja a marcar mal o combustivel.
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Eu cá inclino-me para que o depósito não tenha sido convenientemente limpo (inclui a boia claro) e dá esses erros..e transmite valores errados á Centralina. De notar que a gestão do automovel (programação da centralina) altera a partir do momento em que chega lá sinal que está na reserva.
Agora imagina o que é a centralina receber esse sinal alternadamente (empty / Full) com o carro sempre em circulação (ligado) ... baralha-se todo..
Por isso falei e falo no dito. Porque tudo o mais é medido (Injectores, rampa, débitos, pressão etc) e se não estiver dentro dos parâmetros é facilmente detectável e assinalado logo no diagnóstico.
Já á uns anos atrás tive esse problema com o carro de um cliente, mas era um Audi, e para arrematar o problema colocou-se um depósito novo e acabou a chatice.
Se á coisa que aprendi ao longo dos anos é que a mecânica de 2+2 ser 4 é só na faculdade.
Há avarias que são levadas do arco da velha.. e a tua pode ser uma dessas.
Só para teres uma ideia e uma história resumida de como as coisas não são lineares: Já tivemos um BMw que andamos três meses de volta dele porque criava fossos de velocidades, (perdas de potências espontâneas), mas sem um comportamento fixo.. era como calhava. A avaria não era fixa.
Resumindo...ao fim de três meses de andarmos de volta do carro descobriu-se um cabo que era da pistola da porta que estava solto e a fazer contacto na chapa. (penso que era o de massa) Esse maldito cabo quando encostava na chapa desligava o carro .. mas como ia em andamento e engatado sabes o que acontecia a seguir né.. dava um ligeiro coice (o tal fosso)e continuava (era como se pegasse de esticão). Até o sacana do cabo voltar a bater na chapa.. e repetir a brincadeira.. E para encontrar isto? um filme..
Vai colocando informação, caso se altere algo no teu bólide. E estima-o é um clássico.
Cumprimentos,
Agora imagina o que é a centralina receber esse sinal alternadamente (empty / Full) com o carro sempre em circulação (ligado) ... baralha-se todo..
Por isso falei e falo no dito. Porque tudo o mais é medido (Injectores, rampa, débitos, pressão etc) e se não estiver dentro dos parâmetros é facilmente detectável e assinalado logo no diagnóstico.
Já á uns anos atrás tive esse problema com o carro de um cliente, mas era um Audi, e para arrematar o problema colocou-se um depósito novo e acabou a chatice.
Se á coisa que aprendi ao longo dos anos é que a mecânica de 2+2 ser 4 é só na faculdade.

Há avarias que são levadas do arco da velha.. e a tua pode ser uma dessas.
Só para teres uma ideia e uma história resumida de como as coisas não são lineares: Já tivemos um BMw que andamos três meses de volta dele porque criava fossos de velocidades, (perdas de potências espontâneas), mas sem um comportamento fixo.. era como calhava. A avaria não era fixa.
Resumindo...ao fim de três meses de andarmos de volta do carro descobriu-se um cabo que era da pistola da porta que estava solto e a fazer contacto na chapa. (penso que era o de massa) Esse maldito cabo quando encostava na chapa desligava o carro .. mas como ia em andamento e engatado sabes o que acontecia a seguir né.. dava um ligeiro coice (o tal fosso)e continuava (era como se pegasse de esticão). Até o sacana do cabo voltar a bater na chapa.. e repetir a brincadeira.. E para encontrar isto? um filme..
Vai colocando informação, caso se altere algo no teu bólide. E estima-o é um clássico.
Cumprimentos,
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Olha que essa questão do cabo tocar na chapa não é de todo descabida tb.
Bom de qualquer forma vou enviar o carro novamente para o mecânico para se limpar o depósito.
obrigado pelas dicas
Bom de qualquer forma vou enviar o carro novamente para o mecânico para se limpar o depósito.
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Cabo de massa dentro da porta tocava na chapa e o carro tinha esse comportamento? Ora se é um cabo de massa qual o problema de tocar na chapa?
Se ainda me dissesses que era um cabo de rede CAN, ainda fazia algum sentido visto que a rede CAN não permite modo degradado e por uma questão de segurança corta o funcionamento de motor.
Mas dentro da porta não existe CAN, o mais que pode existir é rede LIN para os modulos de vidros, fecho central, sinal de porta aberta/fechada, trancada/destrancada, etc.
Se ainda me dissesses que era um cabo de rede CAN, ainda fazia algum sentido visto que a rede CAN não permite modo degradado e por uma questão de segurança corta o funcionamento de motor.
Mas dentro da porta não existe CAN, o mais que pode existir é rede LIN para os modulos de vidros, fecho central, sinal de porta aberta/fechada, trancada/destrancada, etc.
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Boa tarde,
Eu disse: "Penso que era o cabo de massa". Não tenho certezas portanto, e isso já foi á muito tempo.
Acho que o "YOZ46" não percebeu o que você disse das redes embarcadas, Can, Lin, FlexRay...
Seria util uma explicação simples que se puder dar a gente agradece.
Contudo continuo a pensar que na porta existe corrente.. o trinco para funcionar precisa de corrente. É electromecânico.
O sinal (Data ou dados) que ele emite para o modulo ou ECu como lhe quiserem chamar, que por sua vez está integrado no protocolo CAN já é outra conversa.
Secalhar se trabalhas no ramo podes trazer mais luz ao assunto. Até porque dessas redes "multiplexas" tambem não percebo muito.
Isto é como tudo na vida. Desde que acabei o curso e saí da FAP que já não ando com as "mãos no óleo" (como se costumava dizer) á bem uma década e por isso estou a ficar "ultrapassado". Precisava fazer uma actualização de conhecimentos.
Cumprimentos,
Eu disse: "Penso que era o cabo de massa". Não tenho certezas portanto, e isso já foi á muito tempo.
Acho que o "YOZ46" não percebeu o que você disse das redes embarcadas, Can, Lin, FlexRay...
Seria util uma explicação simples que se puder dar a gente agradece.
Contudo continuo a pensar que na porta existe corrente.. o trinco para funcionar precisa de corrente. É electromecânico.
O sinal (Data ou dados) que ele emite para o modulo ou ECu como lhe quiserem chamar, que por sua vez está integrado no protocolo CAN já é outra conversa.
Secalhar se trabalhas no ramo podes trazer mais luz ao assunto. Até porque dessas redes "multiplexas" tambem não percebo muito.
Isto é como tudo na vida. Desde que acabei o curso e saí da FAP que já não ando com as "mãos no óleo" (como se costumava dizer) á bem uma década e por isso estou a ficar "ultrapassado". Precisava fazer uma actualização de conhecimentos.
Cumprimentos,
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Re: Problemas combustão Z3 1.9 16v
Para o funcionamento dos componentes da porta são necessários fios de potencia e de comando. O comando é feito por rede LIN (na maior parte dos casos) é uma rede de baixa velocidade e barata e por isso é usada para os mais diversos componentes de um automovel que não tenham a ver com gestão de motor e segurança.
Para gestão de motor e segurança é usada a rede CAN, uma rede mais rápida e também mais complexa e por esta rede não permitir modo degradado, quando existe um problema nessa rede o sistema de segurança corta o funcionamento de motor.
Na porta existem fios positivos de potencia para acionamento dos diversos componentes (vidros, fecho, retrovisores, etc.) e fios de comando. O botão dá comando ao módulo (ZKE ou FRM no caso dos BMW´s) e destes sai potencia para accionamento dos diversos mecanismos. Nenhum destes sistemas interfere com o funcionamento do motor. Ou seja se existir um curto circuito nos fios que estão dentro da porta, existem alguns sistemas de segurança (fusiveis nos carros mais antigos ou sistemas integrados digitais nos mais recentes) que vão proteger contra esse curto cirtuito.
Os vidros, portas aberta/fechada ou porta trancada/destrancada não interferem com a ECU. A ECU pouco quer saber se a porta está aberta ou fechada para o motor funcionar. Até podes sair do carro em andamento que a ECU pouco se importa.
Todas essas informações servem para o condutor ou para o sistema de acesso e conforto da viatura. Não servem para a ECU.
Com isto tudo quis dizer que não vejo nenhum fio ou componente dentro da porta de um automovel que possa interferir com o funcionamento do motor.
O que disseste em relação à reserva faz sentido. Alguns automoveis mudam a gestão de motor quando a reserva chega a um determinado ponto. No caso dos Volvos, quando o combustivel está mesmo a acabar, a ECU corta motor não deixando o mesmo fazer acima de x´s rpm.
Para gestão de motor e segurança é usada a rede CAN, uma rede mais rápida e também mais complexa e por esta rede não permitir modo degradado, quando existe um problema nessa rede o sistema de segurança corta o funcionamento de motor.
Na porta existem fios positivos de potencia para acionamento dos diversos componentes (vidros, fecho, retrovisores, etc.) e fios de comando. O botão dá comando ao módulo (ZKE ou FRM no caso dos BMW´s) e destes sai potencia para accionamento dos diversos mecanismos. Nenhum destes sistemas interfere com o funcionamento do motor. Ou seja se existir um curto circuito nos fios que estão dentro da porta, existem alguns sistemas de segurança (fusiveis nos carros mais antigos ou sistemas integrados digitais nos mais recentes) que vão proteger contra esse curto cirtuito.
Os vidros, portas aberta/fechada ou porta trancada/destrancada não interferem com a ECU. A ECU pouco quer saber se a porta está aberta ou fechada para o motor funcionar. Até podes sair do carro em andamento que a ECU pouco se importa.
Todas essas informações servem para o condutor ou para o sistema de acesso e conforto da viatura. Não servem para a ECU.
Com isto tudo quis dizer que não vejo nenhum fio ou componente dentro da porta de um automovel que possa interferir com o funcionamento do motor.
O que disseste em relação à reserva faz sentido. Alguns automoveis mudam a gestão de motor quando a reserva chega a um determinado ponto. No caso dos Volvos, quando o combustivel está mesmo a acabar, a ECU corta motor não deixando o mesmo fazer acima de x´s rpm.